Estudo de Filipenses 3:1 – Comentado e Explicado

No mais, meus irmãos, alegrai-vos no Senhor. Tornar a escrever-vos as mesmas recomendações, a mim por certo não me é penoso, e a vós vos é conveniente.
Filipenses 3:1

Comentário de Albert Barnes

Finalmente, meus irmãos, regozijem-se no Senhor – isto é, no Senhor Jesus; veja Filipenses 3: 3 ; compare a nota de Atos 1:24 e a nota de 1 Tessalonicenses 5:16 . A idéia aqui é que é dever dos cristãos se alegrar no Senhor Jesus Cristo. Este dever implica o seguinte:

(1) Eles devem se alegrar por terem um Salvador assim. Pessoas de todos os lugares sentiram a necessidade de um Salvador, e para nós deve ser um assunto de alegria não fingida que alguém nos tenha fornecido. Quando pensamos em nossos pecados, podemos agora nos alegrar por haver alguém que possa nos livrar deles; quando pensamos no valor da alma, podemos nos alegrar por haver alguém que possa salvá-lo da morte; quando pensamos em nosso perigo, podemos nos alegrar por haver alguém que pode nos salvar de todo perigo e nos levar a um mundo onde estaremos para sempre seguros.

(2) podemos nos alegrar por termos um Salvador assim. Ele é exatamente o que precisamos. Ele realiza exatamente o que queremos que um Salvador faça. Precisamos de um para nos dar a conhecer uma maneira de perdoar, e ele faz isso. Precisamos de alguém para fazer expiação pelo pecado, e ele faz isso. Precisamos de um para nos dar paz a partir de uma consciência perturbada, e ele faz isso. Precisamos de um para nos apoiar em provações e lutas, e ele faz isso. Precisamos de alguém que possa nos consolar no leito da morte e nos guiar pelo vale escuro, e o Senhor Jesus é exatamente o que queremos. Quando olhamos para o caráter dele, é exatamente como deveria ser conquistar nossos corações e fazer-nos amá-lo; e quando olhamos para o que ele fez, vemos que ele realizou tudo o que podemos desejar, e por que não devemos nos alegrar?

(3) podemos e devemos nos alegrar nele. A principal alegria do verdadeiro cristão deve estar no Senhor. Ele deveria encontrar sua felicidade não em riquezas, em alegria, em vaidade, em ambição, em livros ou no mundo de qualquer forma, mas em comunhão com o Senhor Jesus, e na esperança da vida eterna através dele. Em sua amizade e em seu serviço, deve ser a mais alta de nossas alegrias, e nessas podemos ser sempre felizes. Portanto, é um privilégio de um cristão se alegrar. Ele tem mais fontes de alegria do que qualquer outro homem – fontes que não falham quando todos os outros falham. Religião não é tristeza ou melancolia, é alegria; e o cristão nunca deve deixar para os outros a impressão de que sua religião o torna sombrio ou sombrio. Um semblante alegre, um olho de benignidade, uma conversa agradável e gentil, devem sempre evidenciar a alegria de seu coração e, em todo o contato com o mundo ao redor, ele deve mostrar que seu coração está cheio de alegria.

Escrever as mesmas coisas – ou seja, repetir as mesmas verdades e advertências. Talvez ele se refira nisto às exortações que ele lhes dera quando estava com eles, sobre os mesmos tópicos nos quais agora está escrevendo para eles. Ele diz que, para ele registrar essas exortações e transmiti-las por carta, pode ser o meio de bem-estar permanente para elas, e não seria oneroso ou opressivo para ele. Não era absolutamente necessário para eles, mas ainda assim seria propício para a ordem e o conforto deles como igreja. Podemos supor que este capítulo seja um resumo do que ele freqüentemente inculcava quando estava com eles.

Para mim, de fato, não é grave – não é oneroso ou opressivo para mim repetir essas exortações dessa maneira. Eles podem supor que, na multidão de cuidados que ele teve, e em suas provações em Roma, poderia ser um fardo muito grande para ele dar tanta atenção aos seus interesses.

Mas para você é seguro – contribuirá para sua segurança como cristãos, ter esses sentimentos e advertências registrados. Eles foram expostos a perigos que os tornaram adequados. Quais eram esses perigos, o apóstolo especifica nos seguintes versículos.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

dentro App-104.

Senhor. App-98.

não App-105.

grave = irritante. Grego. oknneros. Veja Romanos 12:11 .

seguro . Grego. aspira. Veja Atos 21:34 .

Comentário de John Calvin

1 Alegrai-vos no Senhor Esta é uma conclusão do que vem antes, pois, como Satanás nunca deixou de incomodá-los com os rumores diários, ele lhes pede que se livrem da ansiedade e tenham boa coragem. Desse modo, ele os exorta à constância, para que não se afastem da doutrina que receberam uma vez. A frase a partir de agora denota um curso contínuo, de que, no meio de muitas dificuldades, eles não podem deixar de exercer santa alegria. É uma rara excelência quando Satanás se esforça para exasperar-nos (164) por meio da amargura da cruz, de modo a tornar o nome de Deus desagradável (165) , a ter tanta satisfação com o simples gosto da graça de Deus, que todos os aborrecimentos, tristezas, ansiedades e tristezas são adoçadas.

Para escrever a mesma coisa para você. Aqui ele começa a falar dos falsos apóstolos, com quem, no entanto, ele não luta lado a lado, como na Epístola aos Gálatas, mas em poucas palavras (166) os expõe severamente, na medida do suficiente. Pois, como eles simplesmente fizeram uma tentativa contra os filipenses, e não fizeram uma incursão sobre eles, (167) não era tão necessário entrar em nenhuma disputa regular com o objetivo de refutar erros, aos quais eles nunca haviam ouvido. . Por isso, ele simplesmente os aconselha a serem diligentes e atentos na detecção de impostores e na proteção contra eles.

Em primeiro lugar, no entanto, ele os chama de cães; a metáfora fundamentada nisso – que, para encher a barriga, eles assaltaram a verdadeira doutrina com seus latidos impuros. Consequentemente, é como se ele tivesse dito: pessoas impuras ou profanas; pois não concordo com aqueles que pensam que são chamados com base em invejar os outros ou mordê-los (168)

Em segundo lugar, ele os chama de trabalhadores maus, o que significa que, sob o pretexto de edificar a Igreja, eles nada fizeram além de arruinar e destruir tudo; pois muitos estão ocupados (169) que fariam melhor em permanecer ociosos. Como o publicador (170), ao ser perguntado por Gracchus em zombaria, no chão de sua ociosidade, o que ele estava fazendo? tinha a resposta pronta: “Não, mas o que você está fazendo?” pois ele era o líder de uma sedição ruinosa. Portanto, Paulo teria uma distinção feita entre obreiros, para que os crentes estivessem em guarda contra aqueles que são maus.

No terceiro termo empregado, há um jogo elegante ( p??s???µas?a ) sobre as palavras. Eles se gabaram de que eram a circuncisão: ele se afasta disso, chamando-os de concisão (171) , na medida em que rasgam a unidade da Igreja. Nisto, temos um exemplo tendendo a mostrar que o Espírito Santo em seus órgãos (172) nem sempre evitou a inteligência e o humor, mas, ao mesmo tempo, manter-se afastado de um prazer que não era digno de sua majestade. . Existem inúmeros exemplos nos Profetas, e especialmente em Isaías, de modo que não há autor profano que abunda mais em brincadeiras agradáveis ??com palavras e formas figurativas de expressão. Devemos, no entanto, com mais cuidado ainda observar a veemência com que Paulo investiga contra os falsos apóstolos, que certamente surgirão onde houver ardor de zelo piedoso. Entretanto, nesse meio tempo, devemos estar atentos para que qualquer calor indevido ou amargura excessiva se infiltre sob um pretexto de zelo.

Quando ele diz que escrever as mesmas coisas não é doloroso para ele, ele parece íntimo de que já havia escrito em alguma outra ocasião aos filipenses. Contudo, não haveria inconsistência em entendê-lo como significado, que ele agora, por seus escritos, os lembra das mesmas coisas que o ouviram dizer com frequência quando estava com eles. Pois não há dúvida de que muitas vezes ele lhes sugerira com palavras, quando estava com eles, o quanto eles deveriam estar atentos a essas pragas: no entanto, ele não se importa em repetir essas coisas, porque os filipenses teriam incorrido perigo no caso de seu silêncio. E, inquestionavelmente, é parte de um bom pastor, não apenas suprir o rebanho com pastagem e governar as ovelhas por sua orientação, mas afastar os lobos ao ameaçar atacar o rebanho, e isso não é apenas em uma ocasião, mas para estar constantemente vigiando e ser incansável. Pois como ladrões e assaltantes ( João 10: 8 ) estão constantemente vigiando a destruição da Igreja, que desculpa o pastor terá se, depois de repulsá-los corajosamente em vários casos, ele ceder por ocasião do nono ou décimo ataque ?

Ele também diz que uma repetição dessa natureza é proveitosa para os filipenses, para que eles não tenham – como costuma acontecer ocasionalmente – um humor excessivamente exigente e o desprezem como algo supérfluo. Muitos são tão difíceis de agradar, que não conseguem suportar que lhes seja dito uma segunda vez e, nesse meio tempo, não consideram que o que lhes é inculcado diariamente é com dificuldade retida em sua memória dez anos depois. Mas se era vantajoso para os filipenses ouvir essa exortação de Paulo – estar em guarda contra lobos, o que os papistas querem dizer com quem não permite que qualquer julgamento seja formado quanto à sua doutrina? Por quem, peço-lhe, Paulo se dirigiu a si mesmo quando disse: Cuidado! Não era para aqueles a quem eles não permitem ter o direito de julgar? E das mesmas pessoas que Cristo diz, da mesma maneira,

Minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem; eles fogem de um estrangeiro e não ouvem a voz dele. ( João 10: 5. )

Comentário de Adam Clarke

Alegre-se no Senhor – Seja sempre feliz; mas deixe que a felicidade seja como você deriva do Senhor.

Escrever as mesmas coisas – Ele quer dizer aquelas que ele anteriormente pregara para eles ou para outras Igrejas, pois ele tinha apenas um Evangelho; e podemos ter certeza de que a doutrina dessa epístola era a mesma com sua pregação.

Para você, é seguro – é muito melhor ter essas coisas divinas comprometidas com a escrita do que confiadas à memória. Pelo último, eles podem ser perdidos ou corrompidos; pelo primeiro, serão preservados.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3: 1 . Por fim, —Rejoice—, alguns apreenderam aqui um contraste com o cap. Filipenses 2:25 ; Filipenses 2:28 onde o apóstolo diz que ele enviou Epafrodito, para que se regozijem com a sua vinda: como se ele tivesse dito: “E agora eu acrescento, que enquanto você está se regozijando nele, eu gostaria que você se regozijasse no Senhor. , discernindo a interposição de Cristo, sendo preservado e restaurado para você. ” Nesse sentido, pode ter chegado à conclusão do segundo capítulo: contudo, parece mais natural introduzir o que se segue, assim: “Quanto ao que resta, meus irmãos, permita-me exortá-lo, seja o que for que seja de mim ou de si mesmo , no que diz respeito a qualquer interesse ou perspectiva mundana, que se regozijem na proteção e cuidado do Senhor Jesus Cristo, e nas promessas e esperanças dadas por Ele. Eu já os insisti com prazer (cap. Filipenses 1: 5-6 ; Filipenses 1: 10-11 ; Filipenses 1:20 , ou seja, Filipenses 2: 5 ; Filipenses 2:11 .) E escrever as mesmas coisas para você, sobre esse assunto, não é doloroso. para mim, enquanto é seguro e necessário para você. ” Alguns pensam que as palavras, escrevendo as mesmas coisas, indicam que São Paulo lhes havia escrito uma antiga Epístola , que agora está perdida; outros supõem que se referem ao que ele lhes dissera anteriormente; e que ele apenas dá algumas dicas para essas conversas maiores nos versículos seguintes.

Comentário de John Wesley

Finalmente, meus irmãos, regozijem-se no Senhor. Escrever as mesmas coisas para você, para mim, de fato, não é doloroso, mas para você é seguro.

As mesmas coisas – que você já ouviu antes.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 12:18 – Ao invés disso, vocês os comerão na presença do Senhor, do seu Deus, no local que o Senhor, o seu Deus, escolher; vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas das suas cidades. Alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, em tudo o que fizerem.

Deuteronômio 16:11 – E alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher para habitação do seu Nome, junto com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas que vivem na sua cidade, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem com vocês.

1 Samuel 2:1 – Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.

1 Crônicas 15:28 – E todo Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas.

1 Crônicas 16:10 – Gloriem-se no seu santo nome; alegrem-se os corações dos que buscam o Senhor.

1 Crônicas 16:31 – Que os céus se alegrem e a terra exulte, e diga-se entre as nações: “O Senhor reina! “

1 Crônicas 29:22 – Naquele dia, comeram e beberam com grande alegria na presença do Senhor. Então pela segunda vez proclamaram Salomão, filho de Davi, como rei, ungindo-o diante do Senhor como soberano, e Zadoque como sacerdote.

2 Crônicas 30:26 – Houve grande alegria em Jerusalém, pois desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não havia acontecido algo assim na cidade.

Neemias 8:10 – E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.

Jó 22:26 – É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus.

Salmos 5:11 – Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Salmos 32:11 – Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!

Salmos 33:1 – Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.

Salmos 37:4 – Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

Salmos 42:4 – Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.

Salmos 97:1 – O Senhor reina! Exulte a terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes.

Salmos 100:1 – Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!

Salmos 149:2 – Alegre-se Israel no seu criador, exulte o povo de Sião no seu rei!

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 41:16 – Você irá peneirá-los, o vento os levará, e uma ventania os espalhará. Mas você se regozijará no Senhor e no Santo de Israel se gloriará.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Isaías 65:14 – os meus servos cantarão com alegria no coração, e vocês se lamentarão com angústia no coração e uivarão pelo quebrantamento de espírito.

Isaías 66:11 – Pois vocês irão mamar e saciar-se em seus seios reconfortantes, e beberão à vontade e se deleitarão em sua fartura. “

Joel 2:23 – Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Sofonias 3:14 – Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

Sofonias 3:17 – O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

Zacarias 10:7 – Efraim será como um homem poderoso; seu coração se alegrará como se fosse com vinho, seus filhos o verão e se alegrarão; seus corações exultarão no Senhor.

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Lucas 1:47 – e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *