Estudo de Deuteronômio 16:11 – Comentado e Explicado

Alegrar-te-ás em presença do Senhor, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo e tua serva, o levita que vive em teus muros, assim como o estrangeiro, o órfão e a viúva que vivem no meio de ti, no lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus, para aí habitar o seu nome.
Deuteronômio 16:11

Comentário de Adam Clarke

Regozijar-se – As ofertas dos israelitas deveriam ser comidas com festividade, comunicadas aos amigos com liberalidade, e concedidas aos pobres com grande generosidade, para que pudessem participar com eles nessas refeições com alegria diante do Senhor. Para responder a esses pontos de vista, era necessário comer a carne enquanto estava fresca, pois nesse momento a putrefação climática logo ocorreu; portanto, eles foram ordenados a deixar que nada restasse até a manhã, Deuteronômio 16: 4 . Essa consideração é suficiente para explicar o comando aqui, sem recorrer às razões morais e evangélicas designadas pelo Sr. instruído e devoto.

Ainsworth para o comando. Quão benéfico e alegre é o design desta instituição! Harmer, vol. i., p. 396

Comentário de John Calvin

11. E você precisará. Em outro terreno, ele os exorta e os excita à vontade, porque o serviço de Deus traz esse gozo; pois não há nada que deva mais nos estimular à obediência, que quando sabemos que Deus antes consulta nosso bem do que procura obter alguma vantagem de nós. Homens ímpios, de fato, também se regozijam; antes, são devassos e intemperantes em sua alegria; mas como essa alegria não é apenas transitória, mas o riso deles se transforma em choro e ranger de dentes, não é sem razão que Moisés aqui a amplia como uma bênção peculiar, para se alegrar diante de Deus; como se um pai convidasse seus filhos a se deleitarem com ele. Mas, por esse exercício externo, os crentes foram lembrados de que não há alegria real ou desejável, a menos que em referência a Deus. E certamente, por mais que os iníquos possam exultar em seus prazeres e abandonar-se a gratificações, ainda assim, uma vez que a tranquilidade da consciência, que por si só traz verdadeiro regozijo, está desejando para eles, eles não desfrutam da alegria em que mergulham. Finalmente, Moisés amplifica por comparação o bem que eles desfrutaram no serviço de Deus, quando ele diz: “E lembrarás que eras um servo no Egito;” para que sua condição atual lhes fosse mais agradável, ele aumentou sua doçura pela lembrança de seu mais miserável cativeiro. Negligenciei aqui a distinção muito sutil de Cícero (360) entre as palavras gaudium e laetitia, pois , a menos que tomo as duas em um bom sentido, não poderia traduzir as palavras hebraicas, pelas quais Deus expressaria com que indulgência Ele lida com Seus filhos. Enquanto isso, esta passagem contém uma exortação para agradecer a Deus nosso libertador.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 12:7 – Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.

Deuteronômio 12:12 – E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu Deus, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas e os levitas que vivem nas cidades de vocês, por não terem recebido terras nem propriedades.

Deuteronômio 12:18 – Ao invés disso, vocês os comerão na presença do Senhor, do seu Deus, no local que o Senhor, o seu Deus, escolher; vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas das suas cidades. Alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, em tudo o que fizerem.

Deuteronômio 16:14 – Alegrem-se nessa festa com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Isaías 66:10 – “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.

Habacuque 3:18 – ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *