Estudo de Salmos 97:1 – Comentado e Explicado

O Senhor reina! Que a terra exulte de alegria, que se rejubile a multidão das ilhas.
Salmos 97:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor reina – Veja as notas no Salmo 93: 1 . Esse é o fato geral sobre o qual devemos nos ater; esse é o fundamento da alegria e do louvor. O universo não está sem um soberano. Não é a morada da anarquia. Não é a produção do acaso. Não está sujeito a meras leis físicas. Não está sob o controle do mal. Está sob o governo de um Deus: um Ser sábio, santo, inteligente, justo e benevolente, que o governa bem e que preside todos os seus assuntos. Se há algo pelo qual devemos nos alegrar, é que existe uma Mente, eterna e mais gloriosa, que preside o universo e conduz todas as coisas de acordo com seu próprio plano sábio e eterno.

Que a terra se regozije – a própria terra; todas as partes dele; todos os que habitam nela. Como a Terra em todo lugar deriva de Deus tudo o que tem de fertilidade, beleza, grandeza ou estabilidade, de Deus – como ordem, beleza e produtividade são difundidas por toda parte -, pois recebeu tantas provas da beneficência divina em relação a ela, tem ocasião para alegria universal.

Alegre-se a multidão de ilhas – Margem: “Muitas, ou grandes ilhas”. O hebraico é muitos. Assim, a Septuaginta, a Vulgata Latina, os Caldeus e os Siríacos. Os olhos do salmista estão evidentemente nas muitas ilhas espalhadas pelo mar. Não apenas os continentes – os extensos países onde as nações habitam – têm ocasião de alegria, mas as belas ilhas – os pontos de terra que surgiram das profundezas e cobertos de frutas e flores – também têm ocasião de se alegrar. : regozijar-se que Deus os levantou das águas; que ele os impede de serem transbordados ou lavados; que ele os veste com beleza; que ele os torna a morada da vida feliz; que ele os coloca nos desertos do oceano, assim como as estrelas nos desertos do céu, para embelezar o universo. A idéia no versículo é que toda a terra tem motivo para se alegrar que o Senhor reine.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 97.

A majestade do reino de Deus. A igreja se alegra com os julgamentos de Deus sobre os idólatras. Uma exortação à piedade e alegria.

Os gregos chamam isso de “Salmo de Davi, depois que sua terra lhe foi restaurada”; ou seja, como o bispo Patrick explica, depois que ele se tornou mestre de todos os países que Deus antigamente designou para ser a herança de Israel. Ver 1 Crônicas 18: 1-2 . Mas em seu significado subliminar, ele pertence ao triunfo de Cristo sobre o túmulo em sua ressurreição. Isso aparece daquelas palavras que o apóstolo dos hebreus alega no sétimo versículo, e se aplica ao poder e autoridade reais de Cristo sobre os anjos: e isso os próprios rabinos hebreus, como Kimchi confessa, consideram estar aqui pretendido. Concordantemente, o título do salmo, na versão siríaca, diz: “Este salmo prediz a vinda de Cristo”. O leitor atento observará uma grande semelhança entre este e o 18º salmo: a imagem poética de ambos é extremamente elevada e grandiosa; e os pensamentos e o estilo de ambos são tão parecidos que não se pode questionar se ambos foram escritos pela mesma mão. Para citar um exemplo: A invisibilidade de Deus é, portanto, minuciosamente descrita no salmo 18, no 9º e nos seguintes versículos: A escuridão estava sob seus pés: ele fazia da escuridão seu lugar secreto: seu pavilhão ao redor dele era águas escuras e nuvens espessas de os céus: e então, para mostrar que, por essa cena sombria e sombria, ele apenas pretendia descrever esse atributo de Deus, acrescenta o salmista, Salmos 97:12 . No brilho que estava diante dele, & c. Da mesma maneira, aqui é descrito o mesmo atributo, Salmos 97: 2, nuvens e trevas, etc. e então também segue-se, no versículo seguinte, um fogo diante dele. O leitor curioso irá comparar o todo e julgar por si mesmo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 97: 1 . O Senhor reina – Aquele que criou o mundo, o governa; aquele que chamou a existência do universo o sustenta e preside; e ele governa, julga e recompensa, ou pune suas criaturas inteligentes, livres e imortais, sejam homens ou anjos. O Senhor Jesus reina; o reino providencial está entrelaçado com o mediador, e a administração de ambos está nas mãos de Cristo; que é, portanto, chefe da igreja e chefe de todas as coisas para a igreja: veja nos Salmos 93: 1 ; Salmos 96:10 . Que a terra se regozije – Os habitantes do mundo em toda parte; pois são honrados e beneficiados indizivelmente: são abençoados com proteção segura, um governo sábio e eqüitativo, leis sagradas, justas e salutares, e uma ampla provisão para suprir todas as suas necessidades. Alegre-se a multidão de ilhas – Não somente o povo de Israel se regozijará nele, como rei dos judeus, e a filha de Sião, como seu rei, mas toda a terra se alegrará em sua exaltação; pois os reinos do mundo se tornarão, mais cedo ou mais tarde, seus reinos. Há o suficiente em Cristo para a multidão de ilhas se alegrar; pois, embora milhões tenham sido felizes nele, ainda há espaço.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

O SENHOR reina. Veja nota no Salmo 93: 1 .

reina = tomou um reino.

a Terra. Observe que este livro (IV) e seus salmos têm relação com a terra ou terra. Veja notas na p. 809

ilhas = costas ou costas além da Palestina. Coloque para o mundo gentio.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor reina – Aqui está uma proposição simples, que é um axioma evidente e não exige provas: Jeová é infinito e eterno; possui poder ilimitado e sabedoria infalível; como ele é o Criador, deve ser o governador de todas as coisas. Sua autoridade é absoluta, e seu governo, portanto, universal. Em todos os lugares, em todas as ocasiões e em todos os tempos, Jeová reina.

Mas esse rei supremo não é apenas chamado de Jeová, que significa seu ser infinito e eterno, poder ilimitado e sabedoria infalível; e, como Criador, seu governo universal; mas ele também é) Adonai, o diretor e juiz. Ele dirige as ações humanas por sua palavra, Espírito e Providência. Portanto, são suas leis e revelação em geral; pois os governados devem conhecer seu governador e conhecer suas leis e os motivos pelos quais a obediência se baseia. Como Adonai ou Diretor, ele mostra a diferença entre o bem e o mal; e seu dever para com Deus, seus vizinhos e eles mesmos: e ele finalmente se torna o juiz de suas ações. Mas como sua lei é santa, e seu mandamento santo, justo e bom, e o homem está em um estado caído e pecaminoso; daí ele se revela como; ????? Elohim , Deus, celebrando uma aliança graciosa com a humanidade, para iluminar suas trevas e ajudar suas fraquezas; para que ele veja o que é justo e seja capaz de fazê-lo. Mas, como isso não cancelará os pecados já cometidos, daí a necessidade de um Salvador, uma expiação; e, portanto, a encarnação, paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus. Esta é a provisão feita pelo grande Deus para a administração mais eficaz de seu reino na Terra. Jeová, Adonai, Elohim reina; et sua animação, e esses pontos considerados, não é de admirar que o salmista acrescente,

Que a terra se regozije; que a multidão de ilhas seja feliz – A terra, o globo terrestre; especialmente aqui os vastos continentes, sobre todas as partes das quais o domínio de Deus se estende. Mas não está confinado a eles; leva nas ilhas do mar; toda a multidão daquelas ilhas, até a menor rocha habitada; que são tanto os objetos de seus cuidados, o número de habitantes considerados, quanto os continentes mais vastos nos quais se fundam os impérios mais poderosos. Todo esse governo brota de sua santidade, retidão e benignidade; e é exercido no que chamamos de providência, de pro, para, antes e vídeo, para ver qual palavra é bem definida e aplicada por Cícero: Providentia est, por quam futurism aliquid videtur, antequam factum sit . “A providência é aquela pela qual qualquer coisa é vista antes de acontecer”. De Invent. c. 53. E, em referência a uma providência divina, ele assumiu a opinião geral, a saber, Esse deos e eorum providentia mundum administrari . De Divinat. c. 51 ad finem. “Existem deuses; e por sua providência os assuntos do mundo são administrados.”

Essa providência não é apenas geral, acolhendo em massa a terra e seus habitantes; dar e estabelecer leis pelas quais todas as coisas serão governadas; mas também é particular; absorve as multidões das ilhas, bem como os vastos continentes; as diferentes espécies, bem como os gêneros; o indivíduo, bem como a família. Como todo todo é composto de suas partes, sem a menor das quais não poderia ser um todo; então todos os generais são compostos de particulares. E pela providência particular de Deus, a providência geral é formada; ele cuida de cada indivíduo; e, conseqüentemente, ele cuida do todo. Portanto, na providência particular de Deus, a providência geral é construída; e a providência geral não poderia existir sem o particular, assim como um todo poderia subsistir independentemente de suas partes. É por essa providência particular que Deus governa a multidão das ilhas, percebe a queda de um pardal, garrafas; as lágrimas do enlutado e numera os cabelos de seus seguidores. Agora, como Deus é um Ser infinitamente sábio e bom, e governa o mundo em sabedoria e bondade, a terra pode muito bem se alegrar e a multidão das ilhas se alegrar.

Comentário de John Calvin

1 Jeová reina Seus homens convidativos para se alegrarem, é uma prova de que o reino de Deus está inseparavelmente conectado à salvação e à melhor felicidade da humanidade. E, a alegria que ele fala de ser comum ao mundo inteiro e às regiões além dos mares, é evidente que ele prediz o alargamento do reino de Deus, que havia sido confinado dentro dos estreitos limites da Judéia, em uma extensão muito mais ampla. O salmista, ao expor os vários detalhes da glória divina nos quatro versículos a seguir, procuraria impressionar todos os homens com um medo reverente a ele. Assim, ele nos dá uma representação da majestade formidável ligada a Deus, para que ele possa arremessar e humilhar a confiança vã e o orgulho carnal. Um céu nublado nos domina mais do que um céu claro, pois a escuridão produz um efeito peculiar sobre os sentidos. O salmista faz uso desse símbolo, sem dúvida, para impressionar o mundo com a maior reverência de Deus. Outros refinam mais as palavras e pensam que se diz que as nuvens são redondas em torno de Deus, para controlar a imprudência e a presunção humana, e restringem a curiosidade excessiva que levaria mais do que o que é adequado aos mistérios da Deidade. Esta é uma interpretação das palavras que as leva a transmitir uma lição muito útil; mas sou contra todas as representações refinadas e acho que o salmista pretendia associar as trevas a Deus, para impressionar os corações dos homens com um medo dele em geral. (97) O mesmo significado é destacado no contexto restante, quando se diz que o fogo vai adiante dele e queima seus inimigos, seus relâmpagos para abalar a terra e as montanhas para fluir. Caso algum objeto que não esteja de acordo com o que foi dito sobre a alegria que seu reino difunde, devo responder, primeiro, que embora Deus esteja pronto de sua parte para difundir a bênção onde quer que reine, nem todos são capazes de apreciá-la. Além disso, como já sugeri, a verdade é útil para os crentes, humilhando o orgulho da carne e aprofundando a adoração a Deus. O trono de Deus é representado como fundamentado na justiça e no julgamento , para denotar o benefício que dele derivamos. A maior miséria que se pode conceber é a de viver sem justiça e julgamento, e o salmista menciona isso como uma questão de louvor exclusivamente devido a Deus, que quando ele reina, a justiça revive no mundo. Evidentemente, ele nega que possamos ter alguma justiça, até que Deus nos sujeite ao jugo de sua palavra, pelas influências suaves mas poderosas de seu Espírito. Uma grande proporção de homens resistem e rejeitam obstinadamente o governo de Deus. Por isso, o salmista foi forçado a exibir Deus em seu aspecto mais severo, a ensinar aos iníquos que sua perversa oposição não passaria impune. Quando Deus se aproxima dos homens em misericórdia, e eles deixam de recebê-lo com reverência e respeito, isso implica impiedade de uma descrição muito agravada; por que razão é que a linguagem da denúncia se ajusta ao reino de Cristo. O salmista sugere que aqueles que desprezam a Deus na pessoa de seu Filho unigênito, sentirão no devido tempo e certamente o peso terrível de sua majestade. Muito está implícito na expressão usada – A terra verá. Para os iníquos, quando descobrirem que suas tentativas são inúteis na luta contra Deus, recorra ao subterfúgio e à ocultação. O salmista declara que eles não teriam sucesso com nenhum artifício vã em se esconder de Deus.

Comentário de John Wesley

O Senhor reina; alegre a terra; alegre-se a multidão de ilhas.

Ilhas – As nações gentias, como esta palavra, usaram Isaías 42: 4 , são expostas, Mateus 12:21 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *