Estudo de Sofonias 3:17 – Comentado e Explicado

O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito
Sofonias 3:17

Comentário de Albert Barnes

O Senhor teu Deus no meio de ti é poderoso; Ele salvará – O que Ele não pode fazer por ti, pois Ele é Todo-Poderoso? O que Ele não fará por ti, visto que “Ele salvará?” a quem devemos temer? “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31 . Mas então Ele estava especialmente “no meio de” nós, quando Deus “o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e vimos Sua glória, a glória do unigênito do Pai, cheia de graça e verdade ” João 1:14 . A partir de então, ele já está no meio de Seus próprios. Ele com o Pai e o Espírito Santo “vem a eles e habita com eles” João 14:23 , para que eles sejam “o templo de Deus. Ele salvará ”, como diz:“ Meu Pai é maior que tudo, e nenhum homem é capaz de arrancá-los da mão de Meu Pai. Eu e meu Pai somos um ” João 10: 29-30 . Na mesma época de Cristo, Isaías diz quase nas mesmas palavras; “Fortalece as mãos fracas e confirma os joelhos fracos, diga aos que têm um coração débil: Seja forte, não temas, eis que vosso Deus virá, Ele virá e os salvará” Isaías 35: 3-4 ; e da Santíssima Trindade, “Ele nos salvará” Isaías 33:22 .

Ele se regozijará sobre ti com alegria – Amor, alegria, paz no homem são sombras daquilo que está em Deus, por quem são criados no homem. Somente em Deus eles existem indivisíveis, não criados. Por isso, Deus fala segundo a maneira dos homens, daquilo que realmente está em Deus. Deus goza “com uma alegria incriada” pelas obras de Suas mãos ou pelos objetos de Seu amor, como o homem se alegra com o objeto de “seu” amor. Assim diz Isaías: “Como o noivo se alegra com a noiva, assim teu Deus se alegra com ti” Isaías 62: 5 . Assim como no amor não criado, o Pai repousa de bom prazer no Seu bem-amado Filho, assim “Deus se agrada dos sacrifícios de ações amorosas” Hebreus 13:16 . e, “o Senhor se deleita em ti” Isaías 62: 4 ; e: “Regozijarei-me em Jerusalém e gozo no meu povo” Isaías 65:19 ; e, “o Senhor se alegrará novamente por ti” Deuteronômio 30: 9 . E assim, de uma maneira dupla, Deus encontra o desejo do coração do homem.

A alma, até encontrar Deus, está sempre buscando algum amor para preenchê-lo e não pode encontrar nenhum, pois o amor de Deus sozinho pode satisfazê-lo. Então também deseja ser amado, como ama. Deus diz a ele que todo sentimento e expressão do amor humano pode ser encontrado nele, a quem, se houver algum amor, ele apenas “O ama, porque nos amou primeiro” 1 João 4:19 . Toda expressão interior e exterior ou sinal de amor são amontoados, para expressar o amor daquele que medita e como se ansiava “acabar” (é repetido duas vezes) o próprio a quem ama. Então também Ele te ama, como manda que você o ame; e como o amor do homem não pode ser como o amor do Deus Infinito, Ele aqui retrata Seu próprio amor nas palavras do amor do homem, para transmitir à sua alma a unicidade com que o amor a une a Deus. Aqui, ele ecoa de uma maneira a alegria da Igreja, à qual a chamara em 1 João 4:14 , em palavras como a mesma pessoa ou o mesmo significado.

Temos “alegria” aqui por “alegria” lá; “Cantar” ou o jubileu inabalável e insondável do coração, que não pode expressar em palavras sua alegria e amor, e goza e ama mais em suas profundezas íntimas, porque não pode expressá-lo. Uma sombra do indescritível, porque o Amor Infinito de Deus, e isso repetido três vezes; como sendo o amor eterno da Santíssima Trindade. Esse amor e alegria do qual o profeta fala, como uma alegria exuberante, que se limita ao íntimo de si, e novamente é totalmente “silencioso em Seu amor”, como o amor mais profundo, terno e ansioso que paira sobre o objeto de seu amor, ainda é mantido em silêncio pela própria profundidade de seu amor; e então, novamente, irrompe em movimento externo, salta de alegria e pronuncia o que não pode formar em palavras, pois verdadeiramente o amor de Deus em seu amor indescritível e alegria é crença passada, expressão passada, pensamento passado. Rup .: “Verdadeiramente aquela alegria com que ‘Ele se calará em Seu amor’, aquela exultação com que ‘Se alegrará sobre ti cantando’ Os olhos não viram nem ouvidos ouviram, nem entraram no coração do homem ‘ 1 Coríntios 2: 9.

A palavra hebraica também contém o significado: “Ele, em Seu amor, não fará menção aos pecados passados, não os trará contra ti, nem os repreenderá, sim, não se lembrará deles” Jeremias 31:34 ; Jeremias 33: 8 ; Miquéias 7:18 . Também pode expressar o amor imóvel e invariável do Deus imutável. E novamente lance o próprio silêncio de Deus, quando Ele parece não ouvir, como Ele não parecia ouvir Paulo, é um fruto muito do Seu amor. No entanto, todo o perdão dos pecados e a aparente ausência são apenas maneiras de mostrar Seu amor. Portanto, Deus fala de Seu próprio amor: “Ele se calará em Seu amor”, pois, antes e depois, “Ele se alegrará, se alegrará por ti”.

Nos próximos versículos Sofonias 3: 18-21, continuando o número “três”, a profecia se encerra com a inversão final de tudo o que, nesse estado imperfeito das coisas, parece virado de cabeça para baixo, quando aqueles que agora choram serão confortados , aqueles que agora sofrem repreensão e vergonha terão glória, e aqueles que agora afligem o povo de Deus serão desfeitos.

Comentário de Thomas Coke

Sofonias 3:17 . Ele salvará, etc. – Ele trará salvação; ele se alegrará e se alegrará de ti; ele renovará seu amor e alegria sobre ti cantando, como em uma assembléia solene. Sofonias 3:18 . Pois tirarei aqueles que te oprimiram; eles estarão longe de ti, para que não tragam censura a ti. Houbigant.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor teu Deus – ????? ???? Yehová Eloheycha , “O Ser auto-existente e eterno, que está em aliança com você;” o caráter de Deus em referência aos judeus quando estão na relação mais próxima deles.

É poderoso – ???? gibbor , é o que prevalece, o herói que tudo conquista. O caráter que é dado a Cristo, Isaías 9: 6 ; : “Seu nome será chamado ???? ?? El gibbor , o Deus Todo-Poderoso predominante.”

Ele salvará – Livra-te de todo o poder, de toda a culpa e de toda a poluição dos teus pecados; e quando assim salvo “ele se alegrará de ti com alegria”, com alegria peculiar. “Ele descansará em seu amor” – ele renovará seu amor. Ele lhe mostrará o mesmo amor que fez com Abraão, Isaque e Jacó.

Ele se alegrará com você cantando – A conversão dos judeus será um assunto de deleite e exultação peculiar ao próprio Deus! Haverá uma alegria mais do que comum no céu, quando os judeus voltarem a Deus por meio de Cristo. Este evento não pode estar a uma grande distância; eles são tão miseráveis ??e ímpios quanto podem ser. Os braços dos cristãos estão abertos para recebê-los; e tudo está pronto agora!

Comentário de E.W. Bullinger

é poderoso; Ele salvará. Os sotaques hebraicos colocam a principal pausa ou ênfase em “salvar” , implicando não que Ele salvará em algum momento futuro, mas que Ele é um Salvador sempre presente. Leia “Jeová, teu Elohim, está no meio de ti, poderoso para salvar [em todos os momentos]”. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 10:17 ).

Ele se alegrará, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 30: 9 ). App-92.

descansará. O hebraico ficará em silêncio. Septuaginta diz “te renovará”

sobre ti. O sotaque hebraico enfatiza essas duas palavras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *