Estudo de Salmos 100:1 – Comentado e Explicado

Salmo de ação de graças. Aclamai o Senhor, por toda a terra.
Salmos 100:1

Comentário de Albert Barnes

Faça um barulho alegre ao Senhor – Veja as anotações no Salmo 95: 1 .

Todos vós terras – Margem, como em hebraico, “toda a terra”. A margem expressa o sentido. A idéia no salmo é que esse louvor não se refere apenas a uma nação; que não era apropriado apenas para um povo; que não deveria ser confinado ao povo hebreu, mas que havia uma base adequada de louvor para “todos”; havia aquilo em que todas as nações, de todas as línguas e condições, podiam se unir. O fundamento disso era o fato de que eles tinham um Criador, Salmo 100: 3 . O salmo é baseado na unidade da raça humana; no fato de que há um Deus e Pai de todos, e uma grande família na terra.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 100.

Uma exortação a louvar a Deus alegremente, por sua grandeza e por seu poder.

Um Salmo de Louvor.

Título. ????? ????? mizmor lethodah Este é o único salmo de toda a coleção intitulado “Um Salmo de Louvor”; e é suposto ter recebido essa denominação porque peculiarmente adaptado, se não projetado, para ser cantado quando os sacrifícios de ação de graças eram oferecidos. Veja Levítico 7:12 . Os gregos pensam que foi escrito por David, que aqui convida todo o mundo a se unir aos israelitas no serviço de Deus, cuja soberania divina ele reconhece aqui.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 100: 1-2 . Faça um barulho alegre ao Senhor – Em parte, com vozes e cânticos de regozijo e ação de graças; e em parte com instrumentos musicais, como era antes; todas as terras vós – isto é, todos os habitantes da terra. Quando todas as nações forem discipuladas e o evangelho pregado a toda criatura, essa convocação será totalmente obedecida. Sirva ao Senhor com alegria – Dedique-se e empregue-se no serviço dele. Venha antes de sua presença cantando – Nas ordenanças que ele designou e nas quais prometeu se manifestar ao seu povo. Em todos os atos de culto religioso, seja em segredo ou em nossa família, podemos dizer que realmente entramos na presença de Deus; mas é especialmente na adoração pública que entramos em seus portões, e em seus tribunais, como expressam os Salmos 100: 4 , que devem ser agradecidos por um privilégio tão grande, e louvados por sua bondade aqui manifestada.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

louvor = ação de graças. o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. vós terras. Hebraico a terra; Israel na terra.

Comentário de Adam Clarke

Faça um barulho alegre – ????? hariu , exulte, triunfe, salte de alegria.

Todos vós terras – Não apenas judeus, mas gentios, pois o Senhor concede seus benefícios a todos com uma mão liberal.

Comentário de John Calvin

1 Faça um barulho alegre O salmista se refere apenas à parte do serviço de Deus que consiste em contar seus benefícios e dar graças. E uma vez que ele convida todos os habitantes da terra indiscriminadamente a louvar a Jeová, ele parece, no espírito de profecia, se referir ao período em que a Igreja seria reunida em diferentes nações. Por isso, ele ordena (versículo 2) que Deus seja servido com alegria, insinuando que sua bondade para com seu próprio povo é tão grande que lhes fornece um terreno abundante para se alegrar. Isso é melhor expresso no terceiro versículo, no qual ele primeiro repreende a presunção daqueles homens que se revoltaram perversamente do Deus verdadeiro, tanto na formação de muitos deuses para si como na criação de várias formas de adorá-los. E como uma multidão de deuses destrói e suprime o verdadeiro conhecimento de um único Deus, e mancha a sua glória, o profeta, com grande propriedade, apela a todos os homens para que se reconheçam e que deixem de roubar a honra a Deus devido ao seu nome. ; e, ao mesmo tempo, investe contra sua loucura, pois, não contentes com o Deus único, eles se tornam vaidosos em sua imaginação. Pois, por mais que sejam constrangidos a confessar com a boca que existe um Deus, o criador do céu e da terra, ainda assim eles estão sempre e pouco a pouco despojando-o de sua glória; e dessa maneira, a Deidade é, na máxima extensão de seu poder, reduzida a uma não-entidade. Como é então a coisa mais difícil de reter os homens na prática da adoração pura a Deus, o profeta, sem razão, lembra o mundo de sua vaidade acostumada e ordena que reconheçam Deus como Deus. Pois devemos prestar atenção a esta breve definição do conhecimento dele, a saber, que sua glória seja preservada intacta e que nenhuma divindade se oponha a ele que possa obscurecer a glória de seu nome. É verdade que, no Papado, Deus ainda mantém seu nome, mas como sua glória não é compreendida nas meras letras de seu nome, é certo que ali ele não é reconhecido como Deus. Saiba, portanto, que a verdadeira adoração a Deus não pode ser preservada em toda a sua integridade até que a profanação básica de sua glória, que é o inseparável assistente da superstição, seja completamente reformada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *