Estudo de Isaías 12:2 – Comentado e Explicado

Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador.
Isaías 12:2

Comentário de Albert Barnes

Eis que Deus é minha salvação – ou Deus é o autor, ou fonte, da minha salvação. Não foi criado por mãos humanas, mas deve ser rastreado diretamente a ele. O valor de um presente é sempre aumentado pela dignidade e excelência do doador, e confere um valor inestimável às bênçãos da salvação, que são conferidas por um ser não menos que o Deus infinito. Não é pelo poder humano ou angélico; mas deve ser rastreado direta e inteiramente ao Senhor.

Eu vou confiar, e não ter medo – Uma vez que Deus é o seu autor; como ele é capaz de me defender e aperfeiçoar o que iniciou, eu lhe confiarei, e não tenho medo do poder ou das maquinações de qualquer inimigo. Nas mãos dele estou seguro. Deus é o fundamento de nossa confiança; e confiando nele, seu povo nunca será abalado.

Para o Senhor Jeová – Este é um dos quatro lugares em que nossos tradutores mantiveram a palavra original Yahweh, embora a palavra hebraica ocorra frequentemente nas Escrituras. Os outros lugares onde a palavra Jeová é retida em nossa versão são Êxodo 6: 3 ; Salmo 68:18 ; lsa. Salmo 26: 4 . is an abbreviation of the word Yahweh. O original neste local é ???? ?? yah yehovâh A palavra ?? yah é uma abreviação da palavra Yahweh. ; Psalm 104:35 ; Psalm 105:15 ; Psalm 106:1 , Psalm 106:48 ; Psalm 111:1 ; Psalm 113:1 , “et al.”) In this place, and Isaiah 26:4 , “the repetition” of the name seems to be used to denote “emphasis;” A forma abreviada é freqüentemente usada para fins de concisão, particularmente nos Salmos, como na expressão “Aleluia” ( ???????? halelûyah ), ou seja, louvado seja o Senhor ( Salmo 89: 9 ; Salmo 94: 7 , Salmo 94:12 ; Salmo 104: 35 ; Salmo 105: 15 ; Salmo 106: 1 , Salmo 106: 48 ; Salmo 111: 1 ; Salmo 113: 1 , “et al.”) Neste local, e Isaías 26: 4 , “A repetição” do nome parece ser usada para denotar “ênfase”; ou talvez para indicar que o Senhor é sempre o mesmo – um Deus imutável. Em dois códices de Kennicott, no entanto, o nome ?? yâh é omitido, e foi conjecturado por alguns que a repetição é um erro dos transcritores; mas o melhor MSS. guarde-o. A Septuaginta, os Caldeus e os Siríacos, no entanto, o omitem.

É minha força e minha música – A mesma expressão ocorre no hino que Moisés compôs após a passagem do Mar Vermelho, em imitação da qual essa música é evidentemente composta; Êxodo 15: 2 :

Jeová é minha força e meu cântico,

E ele se tornou minha salvação.

A palavra ‘força’ significa que ele é a fonte de força e implica que todos os que são redimidos estão dispostos a reconhecer que toda a sua força está em Deus. A palavra ‘canção’ implica que ele é o objeto apropriado de louvor; é para celebrar seu louvor que a ‘canção’ é composta.

Ele também se tornou minha salvação – Isso também é encontrado na canção de Moisés Êxodo 15: 2 . Significa que Deus se tornou, ou foi o autor da salvação. É por sua mão que a libertação foi efetuada, e para ele deve ser o louvor.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor Jeová – A palavra ?? Yah lida aqui provavelmente é um erro; e surgiu originalmente do costume dos escribas judeus, que, quando encontraram uma linha curta demais para a palavra, escreveram tantas letras quanto a encheu, e então começaram a próxima linha com a palavra inteira. Ao escrever a palavra ???? Jeová , a linha pode terminar com ?? Yah , as duas primeiras letras; e então, no início da próxima linha, toda a palavra ???? Yehová seria escrita. Isso pode dar origem a ???? ?? Yah Yehová . O Yah está querendo aqui em dois dos MSS do Dr. Kennicott, em um antigo MS. de minha autoria e na Septuaginta, Vulgata, Siríaca e Árabe. Veja Houbigant e De Rossi.

Minha música – O pronome é aqui necessário; e é acrescentado pela Septuaginta, Vulgata e Siríaca, que lêem ????? zimrathi , como está em um EM. Dois MSS. omita Yah , veja Houbigant, não. in loc. Outro MS. tem em uma palavra, ?????? zimrathyah . Sete outros omitem ???? Yehová . Veja Êxodo 15: 2 , com Var. Lect. Kennicott.

Comentário de John Calvin

2. Eis que Deus é a minha salvação. Embora seja apropriado contemplar pela fé a salvação de Deus no meio de nossas aflições, mas aqui Isaías fala de conhecimento derivado da experiência; pois ele estabelece a forma de uma canção alegre, na qual Deus mostra por sinais exteriores que ele é pacificado em direção à sua Igreja. Essa é também a importância da frase ??? , ( hinneh ). Eis ; por enquanto brilha o brilho do semblante de Deus, escondido por um tempo, para que possam apontá-lo como com o dedo. Visto que, portanto, nossos castigos nos enchem de pavor, e é impossível para nossa mente não ficar sobrecarregada por nossos pecados, como se não tivéssemos interesse na salvação de Deus ou como se ela fosse retirada de nós, o Profeta descreve aqui um mudança de sentimento, quando Deus se reconcilia conosco. Mas essa previsão se refere principalmente à vinda de Cristo, que primeiro exibiu completamente a salvação de Deus.

Eu vou confiar e não ter medo. Ele acrescenta que, quando estamos totalmente convencidos de que a salvação é estabelecida para nós em Deus, esse é um fundamento sólido de total confiança e o melhor remédio para acalmar os medos. Mas, por isso, devemos ter tremido e ficado inquietos, angustiados e torturados por emoções dolorosas. Concluímos, portanto, que a confiança procede da fé, como efeito de sua causa. Pela fé, percebemos que a salvação é estabelecida para nós em Deus, e um estado mental calmo e pacífico surge dela; mas quando a fé está faltando, não pode haver paz de consciência. Portanto, saibamos que fizemos um bom progresso na fé, quando fomos dotados de tanta confiança como o Profeta descreve.

Além disso, essa confiança deve ter o lugar principal em nossos corações ( Colossenses 3:15 ), para banir todo o medo e pavor; não que estejamos livres de toda angústia e desconforto, mas que essa garantia será finalmente vitoriosa. No entanto, devemos ter em mente o que eu disse, que o Profeta aqui fala da alegria que os crentes, que antes estavam quase sobrecarregados pelo peso das tentações, obtêm quando Deus se reconcilia com eles.

Pois o Senhor JEOVÁ é a minha força. Ele declara mais clara e expressamente que os crentes terão boas razões para cantar, porque saberão por experiência que são fortes em seu Deus, pois de fato a redenção era uma demonstração ilustre do poder de Deus. Visto que Isaías não descreve o benefício de um único dia, mas o que Deus havia decidido levar adiante até a vinda de Cristo, segue-se que não há ninguém que sincera e sinceramente cante os louvores a Deus, mas aqueles que, convencidos de fraqueza, procure obter força somente de Deus em resposta à oração. Nem ele é chamado aqui de parte ou de auxílio de nossa força, mas de nossa força completa; pois somos fortes, na medida em que ele nos fornece força.

E a minha música. A razão pela qual ele é chamado O cântico dos piedosos é que ele lhes concede tanta bondade com o objetivo de estimulá-los a cumprir o dever de gratidão. Portanto, concluímos que o começo da alegria brota do favor de Deus e que o fim é o sacrifício de louvor . ( Salmos 50:23 .) Assim, o coração dos piedosos deve ser treinado para ter paciência, para que não deixem de abençoar a Deus; mas em um estado de alegria e prosperidade, sua boca é aberta, de modo que proclamam em voz alta os benefícios de Deus. Mas como os ímpios se entregam livremente a desprezar a Deus e, tendo adormecido suas consciências, revoltam-se como brutamontes em uma bebedeira e nunca acordam para louvar a Deus, Cristo amaldiçoa justamente sua alegria.

Ai de vocês que riem, porque lamentarão; sua alegria será transformada em tristeza, e sua risada em ranger de dentes.
( Lucas 6:25 .)

E ele se tornou minha salvação. (194) Se for considerado melhor adotar esta cláusula no passado, o significado será que os crentes cantam alegremente, porque Deus os salvou . Mas será mais apropriado levá-lo no tempo futuro, e ele se tornará minha salvação ; isto é, Deus não apenas foi salvação para o seu povo, mas será até o fim; pois os crentes não devem limitar sua atenção ao presente benefício, mas estender sua esperança ao progresso ininterrupto de seu favor.

Comentário de John Wesley

Eis que Deus é a minha salvação; Confiarei, e não temas; porque o SENHOR JEOVÁ é a minha força e o meu cântico; ele também se tornou minha salvação.

Deus – Minha salvação não foi realizada pelo homem, mas pelo todo-poderoso poder de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *