Estudo de Filipenses 3:3 – Comentado e Explicado

Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos nossa glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
Filipenses 3:3

Comentário de Albert Barnes

Pois nós somos a circuncisão – nós que somos cristãos. Temos e mantemos a verdadeira doutrina da circuncisão. Temos o que se destinava a ser assegurado por esse rito – pois somos levados a renunciar à carne e a adorar a Deus em espírito. O apóstolo neste versículo ensina que a ordenança da circuncisão não foi projetada para ser uma mera cerimônia externa, mas destinava-se a simbolizar a renúncia da carne com suas propensões corruptas e a levar à adoração pura e espiritual de Deus. Nisso, ele indubitavelmente declarou seu verdadeiro design. Os que agora exigiam a salvação como necessária, e que faziam a salvação depender de sua mera observância externa, haviam perdido de vista esse objeto do rito. Mas esse, o verdadeiro desígnio da circuncisão, foi alcançado por aqueles que foram levados a renunciar à carne e que se haviam dedicado à adoração a Deus; veja as notas em Romanos 2: 28-29 .

Que adoram a Deus no espírito – Veja as notas em João 4:24 ; compare Gênesis 17: 10-14 .

E regozije-se em Cristo Jesus – Veja Filipenses 3: 1 . Ou seja, nós, através dele, renunciamos à carne; nós nos tornamos os verdadeiros adoradores de Deus e, assim, alcançamos o que foi originalmente contemplado pela circuncisão e por todos os outros ritos de religião.

E não temos confiança na carne – Em nossa própria natureza corrupta; ou em quaisquer ordenanças que se relacionem meramente com a carne. Não dependemos da circuncisão para a salvação, nem de ritos externos e formas, seja qual for – de qualquer vantagem de posição ou sangue. A palavra “carne” aqui parece se referir a todas as vantagens que alguém possa ter ao nascer; a qualquer conformidade externa à lei e a tudo o que a natureza humana sem ajuda pode fazer para efetuar a salvação. Ou nenhuma dessas coisas podemos confiar na salvação; nenhum deles constituirá uma base de esperança.

Comentário de E.W. Bullinger

a circuncisão . ou seja, a verdadeira circuncisão. Grego. peritome. Observe o Katatome da Paronomasia (App-6), peritome.

adoração . App-137 e App-190.

Deus. App-98. Todos os textos têm Theou., Em vez de Theo, tornando-o dependente de pneumati, e lendo, “adoração pelo espírito de Deus” , isto é, a nova natureza. App-101. Compare Romanos 8: 9 .

e regozijar-se = regozijo ou glória.

Cristo Jesus . App-98.

tem , & c. = não (App-105) confiante (App-150.)

Comentário de John Calvin

3. Pois nós somos a circuncisão – isto é, somos a verdadeira semente de Abraão e herdeiros do testamento que foi confirmado pelo sinal da circuncisão. Pois a verdadeira circuncisão é do espírito e não da letra, interior e situada no coração, não visível de acordo com a carne. ( Romanos 2:29 .)

Por adoração espiritual, ele quer dizer o que é recomendado para nós no evangelho, e consiste em confiança em Deus e invocação dele, renúncia própria e consciência pura. Devemos fornecer uma antítese, pois ele censura, por outro lado, a adoração legal, que lhes foi exclusivamente pressionada pelos falsos apóstolos.

“Eles ordenam que Deus seja adorado com observâncias exteriores, e porque eles observam as cerimônias da lei, eles se gabam por falsos fundamentos de que são o povo de Deus; mas somos os verdadeiramente circuncidados, que adoram a Deus em espírito e em verdade. ” ( João 4:23 .)

Mas aqui alguém perguntará se a verdade exclui os sacramentos, pois o mesmo pode ser dito do batismo e da ceia do Senhor. Respondo que esse princípio sempre deve ser mantido em vista, que as figuras foram abolidas pelo advento de Cristo e que a circuncisão deu lugar ao batismo. Segue-se, também, desse princípio, que a adoração pura e genuína a Deus é livre das cerimônias legais e que os crentes têm a verdadeira circuncisão sem nenhuma figura.

E nos gloriamos em Cristo. Devemos sempre manter em vista a antítese. “Temos a ver com a realidade, enquanto eles descansam nos símbolos: temos a ver com a substância, enquanto eles olham para as sombras.” E isso se encaixa suficientemente bem com a cláusula correspondente, que ele acrescenta a título de contraste – Não confiamos na carne. Pois, no termo carne, ele inclui tudo de um tipo externo no qual um indivíduo está preparado para se gloriar, como aparecerá em o contexto, ou, para expressá-lo em menos palavras, ele dá o nome de carne a tudo que está separado de Cristo. Ele, assim, reprova, e de maneira não desprezível, os fanáticos perversos da lei, porque, não satisfeitos com Cristo, eles recorrem a motivos de glória separados dele. Ele empregou os termos glória e confiança, para denotar a mesma coisa. Pois a confiança eleva o homem, de modo que ele se aventura até a glória, e assim as duas coisas estão conectadas.

Comentário de Adam Clarke

Nós somos a circuncisão – Nós, que abraçamos a fé de Cristo crucificado, agora entramos na nova aliança e, de acordo com essa nova aliança, adoramos a Deus no Espírito, exultando, ?a???µe??? , nos vangloriando de Cristo Jesus, como nosso único Salvador, não tendo confiança na carne – em qualquer ritual ou cerimônia externa prescrita pelas instituições judaicas.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 3: 3 . Nós somos a circuncisão, isto é, “nós temos aquilo que foi significado pela circuncisão;” pois isso não é a circuncisão que é externa na carne, mas a circuncisão é a do coração; no espírito, e não na letra. Romanos 2: 28-29 . Veja também Colossenses 2:11 . Em vez de nos regozijarmos em Cristo Jesus, o grego deve ser prestado, nos gloriamos ou nos orgulhamos de Cristo Jesus, a quem São Paulo considerava o espírito da lei, em contraste com a letra dela. Assim será a soma do que ele diz é o seguinte: “Nós somos a verdadeira circuncisão, que adoramos a Deus em e por Jesus Cristo, e temos toda a nossa dependência dele; e para isso foi o objetivo da lei liderar os homens”. Veja Gálatas 3:24 . Romanos 10: 4 .

Comentário de John Wesley

Pois nós somos a circuncisão, que adoramos a Deus no espírito, e nos alegramos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Para nós – cristãos. São a única verdadeira circuncisão – O povo agora em aliança com Deus.

Que adoram a Deus em espírito – Não apenas na letra, mas com o culto espiritual da santidade interior.

E glória em Cristo Jesus – Como a única causa de todas as nossas bênçãos.

E não tenha confiança na carne – em qualquer vantagem externa ou prerrogativa.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:5 – Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.

Deuteronômio 10:16 – Sejam fiéis à sua aliança em seus corações, e deixem de ser obstinados.

Deuteronômio 30:6 – O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.

Salmos 105:3 – Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Jeremias 4:4 – Purifiquem-se para o Senhor, sejam fiéis à aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém! Se não fizerem isso, a minha ira se acenderá e queimará como fogo, por causa do mal que vocês fizeram; queimará e ninguém conseguirá apagá-la.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Jeremias 9:26 – como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinado. “

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

1 Coríntios 1:29 – para que ninguém se vanglorie diante dele.

Gálatas 6:13 – Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 3:4 – embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *