Estudo de Jeremias 4:4 – Comentado e Explicado

Circuncidai-vos em honra do Senhor, tirai os prepúcios de vossos corações, para que meu furor se não converta em fogo, e não vos consuma, sem que ninguém possa extingui-lo, por causa da perversidade de vossos atos.
Jeremias 4:4

Comentário de Albert Barnes

Veja a nota de Deuteronômio 10:16. A natureza, tal como é em si mesma, não consagrada a Deus, deve ser removida de nosso ser interior, para que uma natureza nova e espiritual possa tomar seu lugar.

Para que minha fúria… – Deus sofra longamente, mas, a menos que essa mudança ocorra, o tempo do julgamento deve chegar a todos como chegou a Jerusalém – “como fogo” (compare 1 Coríntios 3:13; Filemom 2:12 -13).

Jeremias 10:25, mas quebrado no início de Jeremias 7 por um novo cabeçalho. O assunto de todos é o mesmo, a saber, a devastação que se aproxima da Judéia por um exército hostil, punindo sua persistência na idolatria. A profecia de Jeremias 7 provavelmente foi escrita no primeiro ano de Jeoiaquim, enquanto no restante eles provavelmente se estenderam por um período considerável de tempo. Esse grupo, que podemos razoavelmente acreditar ter chegado até nós como estava no pergaminho de Jeoiaquim, nos dá uma visão geral da natureza dos esforços de Jeremias durante aquele período importante, quando sob Josias ainda era possível uma reforma nacional, e o o exílio pode ter sido evitado. A profecia Jeremias 7 , proferida no primeiro ano de Jeoiaquim, quando a provação de Judá terminou virtualmente, foi o fechamento solene do apelo à consciência do povo e um protesto, enquanto o novo rei ainda estava jovem em seu trono. , contra aquele curso ruinoso no qual ele entrou imediatamente.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 4: 4 . Circuncidam-se – A circuncisão, assim como o batismo, tinha um significado moral e denotava a obrigação de afastar todas as concupiscências pecaminosas da carne, todo afeto e apetite irregulares e desordenados. Compare Deuteronômio 10:16 ; Deuteronômio 30: 6 . Romanos 2:29 . Colossenses 2:11 .

Comentário de Adam Clarke

Circuncide-se – guarde tudo o que tem uma tendência a entristecer o Espírito de Deus ou a tornar infrutíferas as suas santas resoluções atuais.

Comentário de John Calvin

O Profeta expressa aqui mais claramente o que ele havia dito antes metaforicamente ou por uma figura; pois ele os ordenara a erradicar seus vícios, de acordo com o que geralmente é feito destruindo o terreno baldio; mas agora deixando de lado essa figura, ele mostra claramente o que deveria ser feito, e ainda assim a cláusula contém o que é figurativo. Ele chama a atenção deles para a circuncisão, que era um símbolo de renovação, como se ele tivesse dito: – Que eles entenderam suficientemente o que deveriam fazer, exceto que eram totalmente intocáveis; “Por que,” ??ele diz, “a circuncisão foi proibida? Por esse símbolo, Deus não mostra que, se um homem aspira corretamente à religião verdadeira, deve começar adiando todas as más propensões de sua carne? Ele não deve negar a si mesmo e morrer como se fosse para si e para o mundo? pois a circuncisão inclui tudo isso. ” Então o Profeta mostra que os israelitas não tinham desculpa, que não se perderam por engano ou por ignorância; mas eles estavam agindo perversamente e enganosamente com Deus; pois a circuncisão, pela qual eles haviam sido iniciados no serviço de Deus, ensinou-os suficientemente, que Deus não é servido de maneira correta nem fiel, exceto quando os homens se negam.

Agora vemos o que o Profeta quis dizer com essas palavras, quando ele pede que sejam circuncidadas a Deus e tirem o prepúcio de seus corações: Sejam circuncidadas, diz ele , a Jeová a circuncisão era o seu grande orgulho; mas somente diante dos homens; pois nada além de ambição e vaidade reinava neles, enquanto eles exultavam abertamente e se vangloriavam de que eram o povo santo e peculiar de Deus. Por isso, o Profeta pede que não valorizem o que não tinha importância, mas que sejam circuncidados a Jeová; isto é, ele pede que não procurem aplausos diante do mundo, mas que considerem seriamente que eles tinham a ver com Deus. E, portanto, ele acrescenta: Tire o prepúcio do seu coração, como se ele tivesse dito: “Quando Deus ordenou que a semente de Abraão fosse circuncidada ( Gênesis 17:10 ), não era seu objetivo ter uma pequena porção de pele. cortado, mas ele considerou algo mais alto, para que você fosse circuncidado de coração. ”

O Profeta, em suma, nos ensina aqui o que Paulo explicou mais claramente ( Romanos 2:29 ), mesmo isto, – que a carta não tem valor diante de Deus, mas que o espírito é o que ele exige: para Paulo nestes palavras significa que o sinal externo é inútil, exceto acompanhado pela realidade interior; pois a circuncisão literal mencionada por Paulo é meramente o rito externo; da mesma maneira, o batismo conosco pode ser chamado de letra, quando não há arrependimento e fé. Mas o espírito, ou circuncisão espiritual, é a negação do eu; é uma renovação e, em uma palavra, a verdadeira conversão a Deus, da qual o Profeta fala aqui. Moisés também não se calou sobre esse ponto; pois no décimo capítulo de Deuteronômio ele mostra que os judeus se enganaram grandemente, se pensavam que fizeram tudo o que Deus exigia, quando foram circuncidados na carne; “Circuncide”, diz ele, “seus corações para o Senhor”. De fato, ele nos lembra em outro lugar, que isso é totalmente obra de Deus; mas, embora Deus circuncida o coração, ainda assim essa exortação, de que os homens devem se circuncidar, não é supérflua: e o mesmo acontece com o batismo; pois quando Paulo exorta os fiéis a temer a Deus e a levar uma vida santa, ele se refere ao batismo. Ainda é certo que os homens não concedem a si mesmos o que Deus significa pelo sinal do batismo; mas ele os aconselha a buscar de Deus a graça de seu Espírito, para que não sejam em vão selados pelo rito externo do batismo, enquanto destituídos de sua realidade. Quando, portanto, o Profeta pede aos israelitas que tirem o prepúcio de seus corações, é o mesmo como se ele dissesse que eles eram de fato liberais o suficiente em relação a cerimônias e adoração externa, mas que essas eram máscaras vazias, a menos que precedido por uma disposição correta dentro.

E ele se dirige aos judeus, e também aos habitantes de Jerusalém, pois eles pensavam que superavam em muito os israelitas, aos quais Deus infligira um castigo tão severo. Ele então mostra que a tribo de Judá, ou seja, que os próprios habitantes e cidadãos de Jerusalém não eram melhores que os outros, e que eles não podiam ser isentos, por assim dizer, por privilégio, a menos que voltassem à sua mente certa, exceto que eles sazonalmente e do coração se arrependeu.

Ele então acrescenta: Para que minha fúria não saia como fogo O Profeta aqui declara expressamente que os judeus não deveriam esperar até que Deus aparecesse como vingador; pois, então, ele diz, se seria tarde demais para se arrepender: em suma, ele pede que antecipem no devido tempo o julgamento de Deus; pois se a sua fúria surgisse, queimaria como fogo para consumi-los, e não haveria extinção dela. Mas se eles se arrependeram, ele lhes oferece a esperança de perdão; pois a fúria de Deus ainda não havia surgido.

Depois ele se submete: Por causa da maldade de seus atos (101) Por essas palavras, o Profeta novamente os reprova profundamente, e mostra que eles não ganharam nada com suas evasões; pois quando Deus sobe em seu tribunal e começa a executar sua vingança, todas as desculpas vãs terminam, como, por exemplo, que eles não mereciam tal coisa, ou que a atrocidade de seus pecados não era grande: “Deus” diz: “irá, por sua própria mão, ensinar-lhe como tem sido dolorosa a atrocidade de seus vícios; então ele não vai lidar com você em palavras. Em seguida, segue –

Comentário de E.W. Bullinger

Circuncidar. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 10:16 ; Deuteronômio 30: 6 ). A circuncisão espiritual no AT está confinada a essas três passagens.

Comentário de John Wesley

Circuncida-te ao SENHOR, e tira os prepúcios do teu coração, homens de Judá e habitantes de Jerusalém; para que a minha fúria não se manifeste como fogo, e queime que ninguém possa apagá-la, por causa do mal dos seus feitos.

Circuncidar – Afaste suas corrupções.

Coração – seja interno, não externo apenas na carne.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *