Estudo de Romanos 8:26 – Comentado e Explicado

Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.
Romanos 8:26

Comentário de Albert Barnes


Da mesma forma que o Espírito – Isto introduz uma nova fonte de consolo e apoio, o que é derivado do Espírito. É uma continuação do argumento do apóstolo, para mostrar o poder sustentador da religião cristã. O “Espírito” aqui, sem dúvida, refere-se ao Espírito Santo, que habita em nós e que nos fortalece.

Helpeth – Esta palavra significa propriamente, sustentar conosco; para nos ajudar no apoio. É aplicado geralmente àqueles que se unem para apoiar ou carregar um fardo. O significado pode ser assim expresso: “ele nos ajuda ou ajuda muito”.

Nossas fraquezas – Ajuda-nos em nossas fraquezas, ou nos ajuda a suportá-las. A palavra “enfermidades” refere-se às fraquezas às quais estamos sujeitos e às nossas várias provações nesta vida. O Espírito nos ajuda nisso,

(1) Ao nos dar forças para suportá-los;

(2) estimulando-nos a fazer esforços para sustentá-los;

(3) Ministrando para nós consolações, verdades e visões de nossos privilégios cristãos, que nos permitem suportar nossas provações.

Pois não sabemos … – Esta é uma especificação da ajuda que o Espírito Santo nos presta. As razões pelas quais os cristãos não sabem por que orar podem ser:

(1) Que eles não sabem o que seria realmente melhor para eles.

(2) eles não sabem o que Deus pode estar disposto a conceder a eles.

(3) eles são, em grande parte, ignorantes do caráter de Deus, da razão de seus negócios, dos princípios de seu governo e de suas próprias necessidades reais.

(4) eles estão frequentemente em real, profunda perplexidade. Eles são abrangidos por provações, expostos a tentações, fracos por doenças e sujeitos a calamidades. Nessas circunstâncias, se deixados sozinhos, eles não seriam capazes de suportar suas provações, nem saberiam o que pedir na mão de Deus.

Mas o próprio Espírito – O Espírito Santo; Romanos 8: 9-11 .

Faça intercessão – A palavra usada aqui ?pe?e?t??????e? huperentungchanei não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. A palavra ??t??????? entungchano no entanto, é usada várias vezes. Significa estar presente com alguém com o objetivo de ajudar, como um advogado faz em um tribunal de justiça; portanto, interceder por alguém ou ajudar ou ajudar de qualquer maneira. Nesse lugar, significa simplesmente que o Espírito Santo nos ajuda ou ajuda grandemente; não orando por nós, mas em nossas orações e enfermidades.

Com gemidos – Com suspiros, ou aquele sentimento profundo e intensa ansiedade que existe no coração oprimido e sobrecarregado do cristão.

Que não pode ser pronunciado – Ou melhor, talvez, que não é proferido; aquelas emoções que são profundas demais para serem pronunciadas ou expressadas em linguagem articulada. Isso não significa que o Espírito produz esses gemidos; mas que nessas emoções profundas, quando a alma é oprimida e oprimida, ele nos ajuda e nos sustenta. A frase pode ser assim traduzida: “O Espírito nos ajuda muito ou nos apoia naquelas emoções profundas, naqueles sentimentos intensos, nos suspiros interiores que não podem ser expressos em linguagem, mas que ele nos permite suportar, e que são entendidos por Aquele que busca os corações.”

Comentário de E.W. Bullinger

ajuda . Grego. sunantilambanomai. Somente aqui e Lucas 10:40 .

enfermidades . Os textos lêem enfermidade. Grego. astenia. Veja Romanos 6:19 .

ore por . Grego. proseuchomai. Veja App-184.

faça intercessão . Grego. huperentunchano. Só aqui.

para nós Todos os textos omitem.

com . Sem preposição.

gemidos . Grego. stenagmos. Somente aqui e Atos 7:34 .

qual . . . proferido = indizível. Grego. alaletos. Só aqui.

Comentário de John Calvin

26. E da mesma forma o Espírito , etc. Para que os fiéis não façam essa objeção – que sejam tão fracos que não possam suportar tantas e tão pesadas cargas, ele traz diante deles a ajuda do Espírito, que é abundante. suficiente para superar todas as dificuldades. Não há, portanto, motivo para alguém reclamar, que o porte da cruz está além de sua própria força, pois somos sustentados por um poder celestial. E há uma grande força na palavra grega s??a?t??aµß??eta? , o que significa que o Espírito assume uma parte do fardo, pelo qual nossa fraqueza é oprimida; para que ele não apenas nos ajude e nos socorra, mas nos exalte; como se ele estivesse sob o fardo conosco. (264) A palavra enfermidades , estando no número plural, é expressiva de extremidade. Pois, como mostra a experiência, que, a menos que sejamos apoiados pelas mãos de Deus, logo somos esmagados por inúmeros males, Paulo nos lembra que, embora sejamos fracos em todos os aspectos e várias enfermidades ameaçam nossa queda, ainda há proteção suficiente no Espírito de Deus preservar-nos da queda e impedir-nos de ser esmagados por qualquer massa de males. Ao mesmo tempo, esses suprimentos do Espirito provam mais claramente para nós que é pela nomeação de Deus que lutamos, por gemidos e suspiros, por nossa redenção.

Pelo que devemos orar , etc. Ele já havia falado do testemunho do Espírito, pelo qual sabemos que Deus é nosso Pai, e em que confiar, ousamos invocá-lo como nosso Pai. Ele agora se refere novamente à segunda parte, invocação e diz que somos ensinados pelo mesmo Espírito a orar e o que pedir em nossas orações. E apropriadamente anexou orações aos desejos ansiosos dos fiéis; pois Deus não os aflige com misérias, para que eles se alimentem interiormente da tristeza oculta, mas que possam se libertar da oração e assim exercitar sua fé.

Ao mesmo tempo, eu sei que existem várias exposições dessa passagem; (265) mas Paulo parece-me que simplesmente quis dizer isso: Que somos cegos em nossos endereços a Deus; pois, embora sintamos nossos males, ainda assim nossas mentes estão mais perturbadas e confusas do que podem escolher com razão o que é conveniente e conveniente. Se alguém faz essa objeção – que uma regra é prescrita para nós na palavra de Deus; a isto eu respondo, que nossos pensamentos continuam oprimidos pelas trevas, até que o Espírito os guie pela sua luz.

Mas o próprio Espírito intercede , (266) etc. Embora realmente ou pelo evento, não pareça que nossas orações tenham sido ouvidas por Deus, mas Paulo conclui que a presença do favor celestial já brilha no desejo de oração. ; pois ninguém pode dar origem a aspirações devotas e piedosas. Os incrédulos, de fato, fazem suas orações, mas apenas brincam com Deus; pois não há neles nada sincero, sério ou formado corretamente. Portanto, a maneira de orar corretamente deve ser sugerida pelo Espírito: e ele chama esses gemidos indescritíveis , nos quais rompemos pelo impulso do Espírito, por esse motivo – porque eles excedem em muito a capacidade de nossas próprias mentes. (267) E diz-se que o Espírito intercede , não porque ele realmente se humilha para orar ou gemer, mas porque desperta em nossos corações aqueles desejos que devemos alimentar; e ele também afeta nossos corações de tal maneira que esses desejos, por seu fervor, penetram no próprio céu. E Paulo falou assim, para que ele pudesse atribuir mais significativamente o todo à graça do Espírito. De fato, somos convidados a bater; mas ninguém pode premeditar nem mesmo uma sílaba, exceto Deus, pelo impulso secreto de seu Espírito, bate à nossa porta e, assim, abre para si nossos corações.

Coopitulatur ” é o latim de [Calvin] – co-ajuda “,” una sublevat – de Beza] se eleva juntos “, isto é, junto com aqueles que trabalham sob enfermidades. A Vulgata tem ” adjuvat – ajuda”, como a nossa versão. [Schleusner] diz que significa socorrer aqueles cuja força é desigual para carregar seu fardo sozinho. Pode ser encontrada em outro lugar, Lucas 10:40 . É dado pela Septuaginta nos Salmos 89:21 , para ??? – “fortalecer, revigorar” e em Êxodo 18:22 , para ??? ??? – “suportar”, isto é, “um fardo contigo”. – a própria idéia que parece ter aqui – ed.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito também ajuda nossas fraquezas – O mesmo Espírito, mencionado anteriormente, como testemunha do nosso de que somos filhos de Deus; e, conseqüentemente, não é uma disposição ou estado de espírito, pois a disposição de nossa mente certamente não pode ajudar as enfermidades de nossas mentes.

A palavra s??a?t??aµßa?eta? é muito inadequadamente expressa por helpeth. É composto de s?? , juntos, a?t? , contra e ?aµßa??µa? , para apoiar ou ajudar, e significa a assistência que é prestada por duas pessoas, uma que mutuamente carregam a mesma carga ou a carregam entre elas. Quem ora recebe ajuda do Espírito de Deus; mas quem não ora não recebe tal ajuda. Qualquer que seja a nossa força, devemos expressá-la, mesmo que de forma implícita, dependendo da força do próprio Deus.

Pois não sabemos pelo que devemos orar como deveríamos – e, portanto, devemos estar sujeitos a erros intermináveis ??em nossas orações, se desejos adequados não foram excitados pelo Espírito Santo e poder recebido para trazer esses desejos, pela oração, diante do trono de Deus. graça.

Mas o próprio Espírito – same?t? t? p?e?µa , O mesmo Espírito, viz. o Espírito que testemunha nossa adoção e filiação, Romanos 8:15 , Romanos 8:16 , faz intercessão por nós. Certamente, se o apóstolo tivesse planejado nos ensinar que ele queria dizer nosso próprio senso e entendimento pelo Espírito, ele nunca poderia ter falado de uma maneira em que o bom senso comum provavelmente nunca compreenderia seu significado. Além disso, como se pode dizer que nosso próprio espírito, nossa disposição filial, testemunha com nosso próprio espírito; que nosso próprio espírito ajuda as enfermidades de nosso próprio espírito; que nosso próprio espírito ensina a nosso próprio espírito aquilo de que é ignorante; e que nosso próprio espírito faz intercessão por nosso próprio espírito, com gemidos indizíveis? Isso teria sido incongruente e absurdo. Devemos, portanto, entender esses lugares daquela ajuda e influência que os seguidores de Deus recebem do Espírito Santo; e conseqüentemente, do cumprimento das várias promessas relativas a esse ponto que nosso Senhor fez aos seus discípulos, particularmente em João 14:16 , João 14:17 , João 14:26 ; João 15:26 , João 15:27 ; João 16: 7 ; e particularmente João 16:13 , João 16:14 ; Porém, quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele o guiará a toda a verdade; e ele lhe mostrará o que está por vir. Ele me glorificará; porque ele receberá o meu e o mostrará.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:26 . Da mesma forma, o Espírito, etc. –Osa?t?? , da mesma forma, sempre no Novo Testamento significa da mesma maneira, ou de acordo com o que é mencionado antes.

Aqui pode ser traduzido, de acordo com isso, a saber, por sermos salvos pela esperança [ou em um curso de expectativa do paciente, mencionado no versículo anterior]. Dr. Doddridge processa s??a?t??aµßa?eta?, leva a mão amiga. Significa literalmente “a ação de alguém que ajuda o outro a levantar ou carregar um fardo, agarrando-o de um lado e levantando-o ou carregando-o com ele:” e, portanto, parece intimar a obrigação de nós, exercer nossa responsabilidade. pouca força, por mais débil que seja, em concordância com este

Comentário de Spurgeon

Romanos 8:26 . Da mesma forma, o Espírito também ajuda nossas fraquezas: pois não sabemos pelo que devemos orar como devemos: mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos.

Gemidos, então, são orações e orações que o Espírito de Deus certamente ouve. E aqueles desejos que esgotam completamente a linguagem, ou que não podem ser colocados em linguagem por causa do esgotamento de nossa tristeza, são, no entanto, ouvidos por Deus, pois o Espírito de Deus está neles.

Romanos 8:27 . E aquele que perscruta os corações conhece a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Ou seja, quando a mente permanece quieta, e Deus, o Espírito Santo, escreve sua vontade sobre ela, e também escreve a vontade de Deus. Portanto, tais orações certamente serão eficazes, pois são apenas a sombra do propósito secreto de Deus que cai sobre a alma como uma espécie de prelúdio para o cumprimento vindouro desse propósito. As orações dos santos são profetas das misericórdias de Deus. Temos certeza disso; não temos dúvida de que seja; nós o conhecemos por experiência, bem como por revelação.

Romanos 8:28 . E sabemos que todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus,

Ainda não “toda a humanidade”, mas aqueles que “amam a Deus”.

Romanos 8:28 . Para aqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.

Pois eles nunca teriam amado a Deus se ele não os tivesse chamado e não tivesse o propósito de chamá-los.

Romanos 8: 29-30 . Para quem ele conheceu, ele também predestinou para se conformar à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos. Além disso, a quem predestinou, a eles também chamou; e a quem chamou, a eles também justificou; e a quem justificou, a esses também glorificou.

A pessoa é tentada a permanecer nessa corrente de ouro e examinar todos os elos. É suficiente, no entanto, observar que todos os links estão bem presos ao próximo. Onde existe a “presciência”, que é conhecida como “forelove”, também há “eleitos” – deve ser “chamado” – certamente haverá “justificativa” e, onde isso ocorre, deve haver “glória”.

Essa exposição consistia em leituras de Romanos 8: 26-30 ; Apocalipse 21: 10-27 ; Apocalipse 22: 1-5.

Comentário de Spurgeon

Romanos 8:26 . Da mesma forma, o Espírito também ajuda nossas enfermidades:

Oh, quantos são esses! Falta de memória, falta de fé, falta de sinceridade, ignorância, orgulho, morte, frieza de coração – essas são algumas de nossas enfermidades; mas, graças a Deus, temos o onipotente Espírito de Deus para nos ajudar.

Romanos 8:26 . Pois não sabemos pelo que devemos orar como devemos: mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos.

Esses gemidos são profundos demais, cheios de significado para serem expressos em palavras. Há algumas coisas que o cristão deseja pelas quais ele não pode pedir; talvez ele nem saiba o que quer. Há um vácuo em seu coração, mas ele não sabe o que o preencheria. Há uma fome em seu espírito, mas ele não sabe o que é o pão, nem onde está o pão, que pode satisfazer seus desejos. Mas o Espírito Santo pode articular esses gemidos não proferidos, e as mais profundas necessidades de nossa alma podem ser trazidas diante de Deus por seu próprio Espírito. Você, então, que acha difícil orar, não desiste de orar. O diabo diz a você que preces pobres como a sua nunca podem chegar aos ouvidos de Deus. Não acredite nele. O Espírito ajuda suas fraquezas: e quando ele te ajudar, você deverá prevalecer.

Romanos 8:27 . E aquele que perscruta os corações conhece a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Não se pode supor que o Pai não saiba qual é a mente do Espírito, já que eles são um Deus e, além disso, na medida em que o Espírito de Deus nunca intercede por algo que não esteja de acordo com a vontade de Deus, temos certeza de que nosso Pai celestial concederá toda oração induzida pelo Espírito.

Romanos 8:28 . E sabemos que todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito. ”

Quase tudo neste mundo parece estar confuso, mas aos olhos de Deus tudo está em ordem. Uma onda corre dessa maneira, e outra que, mas todos estão trabalhando juntos e também estão trabalhando com um grande objetivo. Não diga, cristão: “Todas estas coisas estão contra mim.” Ah, pobre alma! esse é o veredicto de sua incredulidade, mas você saberá melhor do que isso hoje em dia. Todas as coisas estão funcionando para você, e nenhuma delas está trabalhando contra você; portanto, não fique consternado. Todos estão trabalhando juntos para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:29 . Para quem ele conheceu, ele também predestinou para se conformar à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.

Esse foi o fim e o objetivo de sua predestinação de que eles pudessem se tornar como Cristo, seu grande e perfeito irmão mais velho.

“’Cristo, seja meu primeiro eleito’, ele disse,

Então escolheu nossas almas em Cristo, nossa Cabeça

Antes de ele dar à luz montanhas

Ou lançou bases para a terra. ”

Romanos 8:30 . Além disso, a quem predestinou, também chamou:

Minha alma, você foi chamado por Deus? O Espírito de Deus já te chamou? Se sim, regozija-se no teu predestinador. Não tenha dúvidas e medos sobre esse assunto, pois ele nunca teria chamado você se não tivesse a intenção de salvá-lo antes da fundação do mundo.

Romanos 8:30 . E a quem chamou, a estes também justificou; e a quem justificou, a estes também glorificou.

Meu filho, você acredita em Jesus? Confiaste no seu precioso sangue? Então tu és justificado. Nunca ceda, portanto, a nenhum medo relacionado à sua salvação eterna, pois, como certamente existe um céu, você será participante de suas glórias, pois nunca houve uma alma justificada que depois não foi glorificada.

Romanos 8:31 . O que diremos então a essas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Tens o mundo contra o cristão? Qual é a oposição do mundo quando Deus está do seu lado? Teu próprio coração está contra ti? O que então? Deus é maior que o teu coração. O diabo está contra ti? Ah! ele é poderoso, mas Deus é onipotente, e em breve pisará Satanás debaixo de seus pés. Paulo não era fanático; ele era um homem de grande experiência e de bom senso; no entanto, ele não faz nada de todos os nossos inimigos quando Deus está do nosso lado.

Romanos 8:32 . Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

Quando Deus nos deu Cristo, Ele nos deu tudo, pois todas as bênçãos desta vida e da vida que está por vir estão ocultas em Cristo, pois o núcleo está dentro da casca da noz. Que encorajamento temos aqui para crer na oração! Cristão, Cristo é a chave de ouro dos tesouros de Deus; você tem que usá-lo corretamente, e o que você precisar será seu.

Romanos 8:33 . Quem deve impor alguma coisa à acusação dos eleitos de Deus?

Aqui está a verdadeira ousadia; Paulo, que se considerava o chefe dos pecadores, ousa desafiar alguém a colocar alguma coisa sob a acusação dos eleitos de Deus? Certamente Deus pode fazer isso. Não “, diz Paulo, –

Romanos 8:33 . É Deus que justifica.

Ele é justo e justificador de todos os que crêem em Jesus, e eles são

“Eleitos de Deus.”

Romanos 8:34 . Quem é ele que condena?

“Por que”, diz um deles, “Cristo, o grande Juiz, condenará”. Não, que ele não vai, por –

Romanos 8:34 . É Cristo quem morreu, sim, que ressuscitou, quem está à direita de Deus, que também faz intercessão por nós.

Cristão, como Cristo faz intercessão por você, ele nunca irá condená-lo. Ele derramou seu sangue por você, e ainda assim o lançará no inferno? Ele ressuscitou dos mortos por você, e ainda assim o deixará entre os mortos e os perdidos? Não pense tão estranhamente no Cristo de Deus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, e que nunca condenará aqueles que confiam nele.

Romanos 8:35 . Quem nos separará do amor de Cristo? tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Eles foram tentados novamente e novamente.

Romanos 8:36 . Está escrito: Por tua causa, somos mortos o dia inteiro; somos contabilizados como ovelhas para o abate.

Qual foi o efeito dessa perseguição? Os santos foram afastados de Cristo por isso?

Romanos 8: 37-39 . Não, em todas essas coisas, somos mais do que vencedores por aquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem as coisas presentes, nem as coisas que virão, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderão nos separar do amor. de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Comentário de John Wesley

Da mesma forma, o Espírito também ajuda nossas fraquezas: pois não sabemos pelo que devemos orar como devemos: mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos.

Da mesma forma, o Espírito – Não, não apenas o universo, não apenas os filhos de Deus, mas o Espírito de Deus também, por assim dizer, geme, enquanto ele ajuda nossas enfermidades ou fraquezas. Nossos entendimentos são fracos, particularmente nas coisas de Deus, nossos desejos são fracos; nossas orações são fracas.

Nós não sabemos – muitas vezes.

Pelo que devemos orar – Muito menos somos capazes de orar por isso como deveríamos: mas o Espírito faz intercessão por nós – Em nossos corações, assim como Cristo faz no céu.

Com gemidos – O assunto é de nós mesmos, mas o Espírito os forma; e são frequentemente inexprimíveis, mesmo pelos próprios fiéis.

Referências Cruzadas

Salmos 6:3 – Todo o meu ser estremece. Até quando, Senhor, até quando?

Salmos 6:9 – O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.

Salmos 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.

Salmos 42:1 – Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

Salmos 55:1 – Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;

Salmos 69:3 – Cansei-me de pedir socorro; minha garganta se abrasa. Meus olhos fraquejam de tanto esperar pelo meu Deus.

Salmos 77:1 – Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.

Salmos 88:1 – Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite.

Salmos 102:5 – De tanto gemer estou reduzido a pele e osso.

Salmos 102:20 – para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 119:82 – Os meus olhos fraquejam de tanto esperar pela tua promessa, e pergunto: “Quando me consolarás? “

Salmos 143:4 – O meu espírito se desanima; o meu coração está em pânico.

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Mateus 10:20 – pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

Mateus 20:22 – Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? ” “Podemos”, responderam eles.

Lucas 11:1 – Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele”.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Romanos 7:24 – Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 15:1 – Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

2 Coríntios 5:2 – Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,

2 Coríntios 5:4 – Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.

2 Coríntios 12:5 – Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas.

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:2 – Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.

Tiago 4:3 – Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *