Estudo de Salmos 119:82 – Comentado e Explicado

Enlanguescem-me os olhos desejando a vossa palavra; quando vireis consolar-me?
Salmos 119:82

Comentário de Albert Barnes

Meus olhos falham pela tua palavra – A mesma palavra em hebraico como no versículo anterior e no Salmo 73:26 . A idéia aqui é procurar algo – forçar os olhos – para que seu poder se esgote. A linguagem expressa um desejo de espera – uma espera – um desejo intenso – por uma coisa, como quando procuramos um navio há muito esperado, ou um amigo ausente há muito tempo, ou por ajuda quando em perigo. Tal desejo que o salmista tinha pela palavra de Deus, pela verdade divina.

Dizendo: Quando me consolas? Quanto tempo devo ser obrigado a esperar por conforto? Com que frequência nos Salmos as expressões ocorrem: “Quando” e “Por quanto tempo!” Quantas vezes na vida do crente agora são apropriadas expressões semelhantes! Deus muitas vezes parece muito tentar a fé e a paciência de seu povo por mero atraso; e a força da fé e o poder da religião são demonstrados em tais circunstâncias pela fé perseverante nas promessas divinas, mesmo quando parece não haver evidência de que ele interporá.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 82 . Meus olhos falham Isso é olhar atentamente ao meu redor, para ver de onde virá a libertação prometida. Uma garrafa na fumaça, Salmos 119: 83, significa uma garrafa de pele ou couro (as únicas garrafas então em uso) que estão penduradas na fumaça e, dessa forma, ressecadas e secas, representa apropriadamente uma desgastada e seca com longa suspeita e expectativa. O autor das observações, no entanto, dá uma interpretação diferente. Ele observa que as garrafas de couro eram uma parte necessária dos móveis de uma tenda árabe; e deles bebem frequentemente. São vasos de beber muito rudes, em comparação com xícaras de prata ou ouro, como antigamente eram usadas nas cortes dos príncipes; de acordo com o que lemos em 1 Reis 10:21, onde nos dizem que a magnificência de Salomão não sofreu em seu palácio nenhum recipiente para beber que não fosse de ouro; nenhuma de prata, nada sendo explicado em seus dias; enquanto deveria parecer nos reinos anteriores, copos de prata e ouro eram usados ??nas casas reais. E à diferença entre esses vasos de prata ou ouro e essas garrafas de pele de cabra, o salmista parece se referir quando ele diz: eu me tornei como uma garrafa na fumaça; “Minha aparência no meu estado atual é tão diferente do que era quando eu morava na corte, como os móveis de um palácio diferem dos da tenda de um pobre árabe, entre os quais eu moro (e que era notavelmente esfumaçado)”. Assim, o profeta lamenta que os preciosos filhos de Sião, comparáveis ??ao ouro fino, ou vasos de ouro fino , tenham afundado em suas estimativas, e não sejam considerados melhores do que os jarros de barro, as obras das mãos do oleiro. Lamentações 4: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

falhou. A mesma palavra que “desmaia” , nos Salmos 119: 81 .

Comentário de Adam Clarke

Meus olhos falham – Ao procurar o cumprimento de tua promessa, como meu coração falha ao desejar sua presença.

Comentário de John Calvin

82 Meus olhos se obscureceram ao procurar a tua palavra. Este versículo é muito semelhante ao anterior, transformando aos olhos o que havia sido dito antes a respeito da alma. A única diferença é que, em vez de desejar a salvação ou a ajuda, a expressão, desejando o comprometimento da palavra de Deus, é usada aqui; pois a salvação é um ato, como é denominado; isto é, consiste em efeito, enquanto uma promessa nos mantém suspensos na expectativa. Deus não pode, de uma só vez, executar abertamente o que prometeu; e, neste caso, sendo apenas em sua palavra que ele nos promete ajuda, não há outro caminho pelo qual possamos esperar ajuda, a não ser por repousarmos em sua palavra. Como, então, a palavra precede, em ordem, a ajuda que Deus oferece, ou melhor, como é a maneira pela qual é representada em nossa opinião, o profeta, ao suspirar após a salvação, declara muito apropriadamente que ele manteve sua fé. olhos fixos na palavra divina, até que sua visão lhe falhou. Aqui nos apresentamos o maravilhoso e incrível poder da paciência, sob a enfermidade da carne, quando, sendo fracos e privados de todo o rigor, recorremos a Deus por ajuda, mesmo enquanto ela está escondida de nós. Em suma, o profeta, para impedir que ele fosse muito efeminado e de coração fraco, sugere que seu desmaio não foi sem causa. Ao perguntar a Deus: quando me consolar? ele mostra, com suficiente clareza, que esteve por um longo tempo, por assim dizer, expulso e abandonado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *