Estudo de 2 Coríntios 12:8 – Comentado e Explicado

Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.
2 Coríntios 12:8

Comentário de Albert Barnes

Por essa coisa – Por conta disso; para que essa calamidade possa ser removida.

Eu implorei ao Senhor – A palavra “Senhor” no Novo Testamento, quando permanece sem nenhuma outra palavra em conexão para limitar sua significação, geralmente denota o Senhor Jesus Cristo; veja a nota em Atos 1:24 . O versículo a seguir mostra conclusivamente que foi o Senhor Jesus a quem Paulo dirigiu essa oração. A resposta foi que sua graça era suficiente para ele; e Paulo consolou-se dizendo que era um apoio suficiente se o poder de Cristo implicado nessa resposta repousasse sobre ele. Ele se gloriaria nas provações se esse fosse o resultado. Até Rosenmuller sustenta que foi o Senhor Jesus a quem essa oração foi dirigida e diz que os próprios socinianos a admitem. Então Grotius (em 2 Coríntios 12: 9 ) diz que a resposta foi dada por Cristo. Mas se isso se refere ao Senhor Jesus, isso prova que é certo ir a ele em tempos de angústia e que é certo adorá-lo. A oração é o ato mais solene de adoração que podemos realizar; e nenhuma autoridade melhor pode ser necessária para prestar honras divinas a Cristo do que o fato de Paulo o adorar e o convocar a remover uma calamidade severa e dolorosa.

Três vezes – Isso pode significar que ele orou por isso com frequência ou que o procurou em três ocasiões fixas e solenes. Muitos comentaristas supuseram que o primeiro foi feito. Mas para mim parece provável que Paulo, em três ocasiões especiais, orasse seriamente pela remoção dessa calamidade. Recorde-se que o Senhor Jesus orou três vezes no jardim do Getsêmani, para que o cálice lhe fosse removido, Mateus 26:44 . Na terceira vez, ele cessou e se submeteu à qual era a vontade de Deus. Há alguma razão para supor que os judeus costumavam orar três vezes por qualquer bênção importante ou pela remoção de qualquer calamidade; e Paulo nisto não apenas se conformava ao costume usual, mas especialmente ele se dispunha a imitar o exemplo do Senhor Jesus. Entre os judeus, três era um número sagrado, e ocorrências repetidas ocorrem onde uma transação importante é mencionada como tendo sido feita três vezes; veja Números 22:28 ; Números 24:10 ; 1 Samuel 3: 8 ; 1 Samuel 20:41 ; 1 Reis 18:44 ; Provérbios 22:20 ; Jeremias 7: 4 ; Jeremias 22:29 ; João 21:17 .

A probabilidade, portanto, é que Paulo, em três ocasiões diferentes, fervorosamente pediu ao Senhor Jesus que essa calamidade pudesse ser removida dele. Pode ter sido extremamente doloroso, ou pode, como ele supunha, interferir em seu sucesso como pregador; ou poderia ter sido de tal natureza que o expusesse ao ridículo; e ele orou, portanto, se fosse possível que fosse tirado. A passagem prova que é correto orar fervorosamente e repetidamente pela remoção de qualquer calamidade. O Salvador orou assim no jardim; e Paulo então orou aqui. No entanto, também prova que deve haver um limite para essas orações. O Salvador orou três vezes; e Paulo limitou-se ao mesmo número de petições e depois se submeteu à vontade de Deus. Isso não prova que devemos nos limitar exatamente a esse número em nossas petições; mas prova que deve haver um limite; que não devemos ficar ansiosos demais e que, quando estiver claro por alguma causa que a calamidade não será removida, devemos nos submeter a ela.

O Salvador no jardim sabia que o cálice não seria removido e ele concordou. Paulo foi informado indiretamente de que sua calamidade não seria removida e ele se submeteu. Podemos não esperar tal revelação do céu, mas podemos saber de outras maneiras que a calamidade não será removida; e devemos enviar. A criança ou outro amigo por quem oramos pode morrer; ou a calamidade, como, por exemplo, cegueira, surdez ou perda de saúde ou pobreza, pode se tornar permanente, de modo que não há esperança de removê-la; e então devemos deixar de orar para que seja removido, e devemos alegremente concordar com a vontade de Deus. Então Davi orou com mais fervor por seu filho quando ele estava vivo; quando morreu, e não teve mais utilidade orar por ele, ele se curvou em submissão à vontade de Deus, 2 Samuel 12:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

For = Em nome de. Grego. huper. App-104.

implorado . Grego. parakaleo. App-134.

Senhor . App-98.

isso = para que isso. Grego. hina.

a partir de. Grego. apo. App-104.

Comentário de John Calvin

8. Por isso, supliquei três vezes ao Senhor. Aqui também (907) o número três é empregado para denotar repetições frequentes. (908) Ele quer dizer, porém, íntimo, que esse aborrecimento foi sentido por ele angustiante, na medida em que ele tantas vezes rezava para ser dispensado. Pois se tivesse sido leve ou fácil de suportar, ele não teria desejado tanto se libertar dela; e, no entanto, ele diz que não havia conseguido isso: daí parece, quanta necessidade ele tinha de ser humilhado. Ele confirma, portanto, o que havia dito anteriormente – que, por meio desse freio, foi impedido de ser arrogante; pois, se o alívio tivesse sido para sua vantagem, ele nunca teria encontrado uma recusa.

Pode parecer, no entanto, a partir disso, que Paulo não tinha, de forma alguma, orado com fé, se não anulássemos todas as promessas de Deus. (909) “Lemos em toda parte nas Escrituras, que obteremos o que pedirmos com fé: Paulo ora e não obtém.” Eu respondo que, como existem diferentes maneiras de perguntar, existem diferentes maneiras de obter. Pedimos em termos simples as coisas às quais temos uma promessa expressa – como, por exemplo, o aperfeiçoamento do reino de Deus e a santificação de seu nome ( Mateus 6: 9 ), a remissão de nossos pecados e tudo mais. isso é vantajoso para nós; mas, quando pensamos que o reino de Deus pode, ou seja , deve ser promovido, dessa maneira particular ou daquilo, e que essa coisa ou aquilo é necessária para a santificação de seu nome, muitas vezes nos enganamos em nossa opinião. . Da mesma maneira, muitas vezes caímos em um erro grave sobre o que tende a promover nosso próprio bem-estar. Por isso , pedimos essas coisas antigas com confiança, e sem qualquer reserva, enquanto não nos pertence prescrever os meios. Se, no entanto, especificarmos os meios, sempre haverá uma condição implícita, embora não expressa. Agora, Paulo não era tão ignorante a ponto de não saber disso. Portanto, quanto ao objeto de sua oração, não resta dúvida de que ele foi ouvido, embora tenha se recusado quanto à forma expressa . Por isso, somos advertidos a não dar lugar ao desânimo, como se nossas orações tivessem sido perdidas em trabalho, quando Deus não gratifica ou cumpre com nossos desejos, mas que devemos estar satisfeitos com sua graça, isto é, com respeito a nossa não. sendo abandonado por ele. Pela razão, por que às vezes ele se recusa misericordiosamente ao seu próprio povo, o que, em sua ira, ele concede aos ímpios, é isso – que ele prevê melhor o que é conveniente para nós, do que nosso entendimento é capaz de apreender.

Comentário de Adam Clarke

Eu implorei ao Senhor – isto é, Cristo, como o próximo verso prova absolutamente, e os próprios socinianos confessam. E se Cristo é um objeto de oração em um caso como este, ou mesmo em qualquer caso, é uma prova segura de sua divindade; pois apenas um ser onisciente pode ser transformado em objeto de oração.

Três vezes – vários supõem que esse seja um certo número para um incerto; como se ele dissesse, muitas vezes implorei a Cristo que me livrasse desse atormentador: ou, o que talvez seja mais provável, o apóstolo pode se referir a três aplicações solenes, fixas e fervorosas feitas a Cristo em momentos diferentes; no último dos quais ele recebeu a resposta que ele imediatamente submete. É digno de nota que nosso Senhor, em sua agonia, agiu da mesma maneira: em três momentos diferentes, ele se candidatou a Deus para que o cálice se afastasse dele; e em cada aplicação ele falou as mesmas palavras, Mateus 26: 39-44 . Há, portanto, uma alusão manifesta à conduta de nosso Senhor nessas palavras do apóstolo.

Comentário de John Wesley

Por isso, supliquei três vezes ao Senhor, para que ele se afastasse de mim.

Com relação a isso – agora ele havia se esquecido de ser levantado.

Eu implorei ao Senhor três vezes – Como nosso Senhor implorou ao Pai.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 3:23 – Naquela ocasião implorei ao Senhor:

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

2 Samuel 12:16 – E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.

Salmos 77:2 – Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!

Mateus 20:21 – “O que você quer? “, perguntou ele. Ela respondeu: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *