Estudo de Deuteronômio 3:23 – Comentado e Explicado

Entrementes, roguei ao Senhor, dizendo:
Deuteronômio 3:23

Comentário de Thomas Coke

Ver. 23. E implorei ao Senhor naquela época O texto samaritano apresenta esta petição, etc. em Números 20:13 , onde, provavelmente, foi omitido no texto hebraico por uma questão de brevidade: E implorei a graça, diz Moisés; de acordo com o original, orei a Deus para me perdoar. Os castigos que Deus denuncia contra os pecadores às vezes não são senão ameaças, cuja execução o arrependimento impede, 2 Reis 1: 6 ; Jonas 3: 4 ; Jonas 3:10 e Deus havia concedido aos israelitas um sucesso tão surpreendente pelo ministério de Moisés, que esse santo homem poderia muito bem presumir que o Senhor garantiria o prolongamento de seus dias e lhe daria o consolo de ver as pessoas felizes estabelecidas na terra de Canaã.

Veja o comentário em Deuteronômio 3:29

Comentário de John Wesley

E implorei ao Senhor naquele tempo, dizendo:

Eu implorei ao Senhor – Não devemos permitir nenhum desejo em nossos corações, que não podemos com fé oferecer a Deus pela oração.

Comentário de John Calvin

23 E supliquei ao Senhor. (239) Outros disseram: “Eu pedi;” mas eu preferi usar o tempo mais do que perfeito, porque, na minha opinião, Moisés se interrompe para mostrar por que ele havia renunciado a seu cargo para outro, e não preferia declarar que ele seria o líder deles, até agora, e ao mesmo tempo um exemplo para as pessoas de coragem. Ele diz, portanto, que quando ele orou para que ele pudesse entrar na terra, ele recebeu uma recusa. Pois não é provável que, depois de ter substituído Josué por si mesmo, ele tenha imediatamente concebido um desejo que estava em oposição direta a ele.

A deriva da oração é que Deus, concedendo-lhe permissão para entrar na terra, deve, assim, preencher ao máximo a medida de Sua graça para com ele: pois ele enumera as bênçãos já concedidas a ele, como o fundamento de sua confiança em Deus. pedindo, e que Deus, que não costuma abandonar a obra de suas próprias mãos, possa levar ao fim as misericórdias que havia começado. Por esse motivo, ele diz que o poder de Deus lhe fora mostrado; modestamente sugerindo que era natural esperar que ele participasse da bênção, para que o fim correspondesse ao começo. Ele também amplia o poder de Deus como proclamado pelos milagres; que um trabalho tão magnífico não pode ser interrompido. Por outro lado, ele fala em louvor à bondade da terra e mostra expressamente que seu desejo de vê-la brota de piedade sincera; pois subscrevo de bom grado a opinião daqueles que entendem Sion pela “boa montanha”; pois, com exceção do Líbano, não havia outra montanha tão deliciosa na terra; enquanto o Líbano, como se estivesse próximo a ele na classificação, é mencionado em segundo lugar.

Referências Cruzadas

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *