Estudo de Lucas 11:1 – Comentado e Explicado

Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.
Lucas 11:1

Comentário de Albert Barnes

Enquanto ele orava – Lucas notou as orações de nosso Salvador com frequência. Assim, em seu batismo, Lucas 3:21 ; no deserto Lucas 5:16 ; antes da nomeação dos apóstolos, ele continuou a noite toda em oração Lucas 6:12 ; ele estava sozinho orando Lucas 9:18 ; sua transfiguração também ocorreu quando ele subiu para orar Lucas 9: 28-29 .

Ensine-nos a orar – Provavelmente eles foram atingidos pela excelência e fervor de suas orações e, lembrando que “João” havia ensinado seus discípulos a orar, pediram que ele também os ensinasse. Aprendemos, portanto:

1. Que os dons e graças de outras pessoas devem nos levar a desejar o mesmo.

2. Que o verdadeiro método de orar só pode ser aprendido por sermos adequadamente ensinados. De fato, não podemos orar de maneira aceitável, a menos que Deus nos ensine a orar.

3. Que é apropriado que meditemos de antemão o que devemos pedir a Deus e organizemos nossos pensamentos, para que não entremos sem pensar na presença dele.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 11: 1-4 . Enquanto ele orava em um determinado lugar – todo o tempo de Nosso Senhor estava ocupado, instruindo seus numerosos seguidores ou confirmando sua doutrina por milagres de misericórdia, feitos para o alívio dos aflitos ou nos exercícios de devoção. Este evangelista mencionou a oração de Cristo com muito mais frequência do que qualquer outro evangelista. Ele nos diz, Lucas 3:21 , quando ele foi batizado, ele estava orando; Lucas 5:16 , que ele se retirou para o deserto e orou; Lucas 6:12 , que ele foi a uma montanha para orar e continuou a noite toda em oração; Lucas 9:18 , que ele estava sozinho, orando; e logo depois subiu a uma montanha e, ao orar, foi transfigurado, Lucas 9: 28-29 ; e aqui, que ele estava orando em um determinado lugar. Se ele agora estava orando sozinho, e os discípulos apenas sabiam que ele estava assim, ou se ele orou com eles, é incerto; é mais provável que eles estivessem se juntando a ele. Um de seus discípulos disse: Senhor, ensina-nos a orar – Informe-nos pelo que devemos especialmente desejar e orar, e com que palavras devemos expressar nossos desejos e petições. Parece que esse discípulo não estava presente quando nosso Senhor, no início de seu ministério, deu aos ouvintes instruções sobre suas devoções; ou, se ele estivesse presente, havia esquecido o que havia sido dito. Como João também ensinou a seus discípulos – Os mestres judeus costumavam dar a seus seguidores alguma forma curta de oração, como um distintivo peculiar de sua relação com eles. É provável que João Batista tenha feito isso. E, nesse sentido, parece que os discípulos agora pediram a Jesus que os ensinasse a orar. Nesse sentido, ele aqui repete a forma que ele lhes dera antes em seu sermão no Monte, e da mesma forma aumenta na mesma cabeça, embora ainda fale as mesmas coisas em substância. E esta oração, proferida de coração, e em seu verdadeiro e pleno significado, é de fato o emblema de um verdadeiro cristão: pois não é aquele cujo primeiro e mais ardente desejo é a glória de Deus e a felicidade do homem, por a vinda do seu reino? Quem não pede mais deste mundo do que o seu pão diário, enquanto isso anseia pelo pão que desce do céu? e cujos únicos desejos para si mesmo são o perdão dos pecados (como ele perdoa sinceramente os outros) e a santificação? Quando orar, diga – E o que ele disse a eles é, sem dúvida, dito a nós também. Portanto, estamos aqui orientados não apenas a imitar isso em todas as nossas orações, mas frequentemente, pelo menos, a usar essa mesma forma de oração. Para uma explicação desta oração, consulte as notas em Mateus 6: 9-13 . Existem algumas diferenças entre o formulário em Mateus e este registrado aqui; pelo que parece que não era o desígnio de Cristo que devêssemos estar sempre confinados às próprias palavras de qualquer das formas; pois então não haveria diferença entre eles. Uma diferença, de fato, que o leitor provavelmente notará, está apenas na tradução, que não deveria estar, onde não há nenhuma no original; e isso está na terceira petição, como no céu, assim na terra; considerando que as palavras são as mesmas e na mesma ordem que em Mateus; mas há uma diferença na quarta petição: em Mateus oramos: Dá-nos pão diariamente neste dia; aqui, dê-nos [ ?a??µe?a? ] dia a dia: isto é, dê-nos a cada dia o pão que nosso corpo necessita, como eles pedem; Não, dê-nos pão hoje por muitos dias; mas, como os israelitas tinham maná, tenhamos pão, hoje, hoje, e amanhã, amanhã; para que assim sejamos mantidos em um estado de contínua dependência de Deus, como filhos de seus pais, e que possamos ter nossas misericórdias frescas de sua mão diariamente; e podemos encontrar-nos sob novas obrigações de fazer o trabalho de todos os dias do dia, conforme o dever do dia exigir, porque temos de Deus os suprimentos de todos os dias do dia, conforme a necessidade do dia. Aqui está, igualmente, alguma diferença na quinta petição. Em Mateus, é: perdoa-nos as nossas dívidas, como perdoamos; aqui está, perdoa-nos os nossos pecados (o que prova que nossos pecados são nossas dívidas)

pois perdoamos; não que nosso perdão àqueles que nos ofenderam possa merecer perdão de Deus ou ser um incentivo para que ele nos perdoe; ele perdoa por causa de seu próprio nome e por causa de seu Filho: mas esta é uma qualificação muito necessária para o perdão: e se Deus fez isso em nós, podemos implorar a obra de sua graça, para fazer cumprir nossos pedidos de perdão. dos nossos pecados; Senhor, perdoa-nos, porque tu mesmo nos inclinaste a perdoar os outros. Há outra adição aqui; defendemos não apenas em geral, perdoamos nossos devedores, mas em particular professamos perdoar todos os que nos são devedores, sem exceção. Nós perdoamos tanto nossos devedores, que não levamos malícia ou má vontade a ninguém, mas amor verdadeiro a todos, sem exceção alguma. Aqui também a doxologia no final é totalmente omitida, e o Amém; pois Cristo deixaria seus discípulos em liberdade para usar isso, ou qualquer outra doxologia, extraída dos Salmos de Davi; ou melhor, ele deixou um espaço aqui para ser preenchido por uma doxologia mais peculiar aos institutos cristãos, atribuindo glória ao Pai, Filho e Espírito Santo.

Comentário de E.W. Bullinger

aconteceu. Um hebraísmo. Ver Lucas 2: 1 .

como Ele estava orando = em (grego. en. App-104.)

Sua oração . A sexta das sete ocasiões.

Rezar. Grego. proseuchomai. App-134.

dentro Grego. en. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 11: 2 , Lucas 11: 6 , Lucas 11: 7 , Lucas 11:33 -.

quando = como.

até = para. Grego. profissionais. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 11:24 , Lucas 11:51 .

Senhor. Observe a forma de endereço do discípulo.

as = mesmo como.

Comentário de John Calvin

É incerto se essa forma foi uma ou duas vezes entregue por Cristo a seus discípulos. (429) Alguns pensam que o último é mais provável; porque Lucas diz que ele foi solicitado a fazê-lo, enquanto Mateus o representa como ensiná-lo por sua própria vontade. Mas, como dissemos, que Mateus reúne todos os principais pontos da doutrina, a fim de que toda a quantidade deles seja percebida mais claramente pelos leitores quando colocados em estreita sucessão, é possível que Mateus tenha omitido mencionar a ocasião que é relatada por Lucas. Sobre este assunto, no entanto, não estou disposto a debater com qualquer pessoa.

Lucas 11: 1 Como João também ensinou seus diciples. João entregou a seus discípulos uma forma particular de oração; e ele fez isso, na minha opinião, porque o tempo exigia. O estado de coisas entre os judeus estava, naquele tempo, extremamente corrompido. Tudo o que se relacionava com a religião havia caído tão miseravelmente, que não precisamos nos surpreender ao encontrar poucos dentre eles, pelos quais a oração era oferecida de maneira adequada. (430) Além disso, era apropriado que as mentes dos crentes fossem estimuladas, pela oração, a esperar e desejar a redenção prometida que estava à mão. João pode, portanto, ter coletado, em várias passagens das Escrituras, uma certa oração adaptada ao tempo, e se aproximando mais do reino espiritual de Cristo, que já havia começado a ser revelado.

Comentário de Adam Clarke

Ensine-nos a orar – Veja a natureza da oração, com uma ampla explicação das diferentes partes da Oração do Senhor, tratadas em Mateus 6: 5-16 ; (Nota). A oração relatada aqui por Lucas não é exatamente a mesma mencionada por Mateus; e, de fato, não é provável que tenha sido dado ao mesmo tempo. Isso em Mateus parece ter sido dado após a segunda páscoa; e isso em Lucas foi dado provavelmente após a terceira páscoa, entre as festas dos tabernáculos e a dedicação. É assim que o bispo Newcome os coloca em sua harmonia grega dos evangelhos.

Existem muitas variações no MSS. nesta oração; mas eles parecem ter procedido principalmente do desejo de tornar isso semelhante ao de Mateus. Tentativas dessa natureza deram origem a multidões das várias leituras no MSS. do Novo Testamento. Deve-se observar, também, que não há vestígio da doxologia encontrada em Mateus, em nenhuma cópia do Evangelho de São Lucas.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 11: 1 . Enquanto ele orava Enquanto Jesus estava no país além do Jordão, ele orou publicamente com tanto fervor, que um de seus discípulos, afetou extremamente tanto a questão quanto a maneira de seu discurso, implorou que os ensinasse a orar. Esse discípulo provavelmente não estava presente quando nosso Senhor, no início de seu ministério, deu aos ouvintes instruções sobre suas devoções. Portanto, Jesus, que sempre se alegrava ao encontrar seus ouvintes desejosos de instrução, de bom grado aproveitou essa oportunidade e repetiu o discurso sobre a oração, que ele havia proferido anteriormente em seu sermão no monte; mas com essa diferença, ele agora lidou com os argumentos que ele havia oferecido como motivos para o dever, um pouco mais do que antes. Muitos homens instruídos supõem que os mestres judeus costumavam dar a seus seguidores alguma forma curta de oração, como um distintivo peculiar de sua relação com eles. João Batista provavelmente tinha feito isso; nessa visão, somente podemos supor que os discípulos agora poderiam pedir a Jesus que os ensinasse a orar; pois não se deve pensar que, nos três anos precedentes de seu ministério, ele não lhes havia dado frequentemente instruções, tanto sobre o assunto quanto a maneira de orar.

Comentário de Scofield

ensina-nos a orar

Esta é a passagem central do NT sobre a oração. No Sermão da Montanha, Cristo havia anunciado a nova base da oração, a saber: relacionamento Mateus 6: 9 ; Mateus 6: 28-32 . O crente é um filho de Deus através do novo nascimento. (Veja Scofield “ João 3: 3 “) . A clara revelação desse fato estabelece ao mesmo tempo a razoabilidade da oração; uma razoabilidade contra a qual o argumento da aparente uniformidade da lei natural se quebra. Deus é mais que um Criador, criando um universo e estabelecendo leis para ele; mais do que um decretador que determina eventos futuros por um decreto eterno. Acima de tudo, esta é a família divina para quem o universo com suas leis existe; Colossenses 1: 16-20 ; Hebreus 1: 2 ; Hebreus 2:10 ; Hebreus 2:11 ; Romanos 8:17 “.

Quando orar, diga, Pai Nosso. “O que Deus habitualmente faz no universo material diz respeito ao reverente investigador desse universo. O que Ele pode fazer em sua própria família diz respeito a Ele e a eles, e é assunto para promessas e revelações divinas. Ciência , que lida apenas com fenômenos naturais, não pode se intrometer lá 1 Coríntios 2: 9 .

A lei da oração de Cristo pode ser assim resumida:

(1) Ele baseia a oração no relacionamento e revela a Deus que se encarrega livremente de todas as responsabilidades, à medida que Seu coração brilha com todas as afeições do Pai em relação a todos que crêem em Jesus Cristo Mateus 6:25 ; Mateus 6:32 ; Mateus 7: 9-11 . A oração, portanto, é uma petição de criança a um Pai-Deus onisciente, amoroso e onipotente.

(2) Na chamada oração do Senhor, Cristo dá um modelo incomparável para toda a oração. Ensina que a oração correta começa com a adoração; coloca o interesse do reino antes do interesse meramente pessoal; aceita de antemão a vontade do Pai, quer conceda ou retenha; e petições para a necessidade atual, deixando o futuro para os cuidados e o amor do Pai. Usada como uma forma, a oração do Senhor é, dispensacionalmente, sobre o terreno legal, não sobre a igreja; não é uma oração em nome de Cristo (cf) João 14:13 ; João 14:14 ; João 16:24 e torna o perdão humano, como nos termos da lei, a condição do perdão divino; uma ordem que a graça inverte exatamente (cf) Efésios 4:32 .

(3) A oração deve ser definida Lucas 11: 5 ; Lucas 11: 6 e,

(4) importunate, que não é desencorajado por respostas atrasadas.

Comentário de Spurgeon

Lucas 11: 1 . E aconteceu que, enquanto ele orava em certo lugar, quando cessou, um de seus discípulos disse-lhe: Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos.

Pareceu a esse discípulo como se ele não soubesse orar depois de ouvir Cristo orar. A oração de Jesus estava tão infinitamente acima de qualquer coisa que ele já havia alcançado que disse: “Senhor, ensina-nos a orar;” e, como se sentisse que precisava de um precedente para pedir instruções tão consagradas, ele disse: ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos. ” Todos devemos sentir que, se quisermos orar corretamente, devemos ser ensinados por Deus, por seu Espírito Santo. Estamos cheios de enfermidades, e se há algum momento em que nossas enfermidades são mais sentidas, é quando nos envolvemos em oração, mas “o Espírito também ajuda nossas enfermidades: pois não sabemos pelo que devemos orar como deveria”. Vamos então respirar esta oração ao nosso grande Mestre: “Senhor, ensine-nos a orar”.

Lucas 11: 2 . E ele lhes disse: Quando orar, diga: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Tua vontade ele fez, como no céu, assim na terra.

Quando chegamos a Deus em oração, estamos aptos a pensar primeiro em nossas próprias necessidades, mas se viermos corretamente, no espírito de filiação, dizendo verdadeiramente: “Pai nosso que estás nos céus”, deveríamos começar nossa oração assim. , ‘Santificado seja o teu nome.’ Que todos os homens honrem, reverenciem e adorem o teu santo nome. Venha o teu reino. Não estamos satisfeitos que você seja algo menos que rei; o desejo do nosso coração é: ‘Reinado, Deus gracioso sobre nós e sobre todos os homens’. ‘Seja feita a tua vontade, como no céu, assim na terra.’ Seja feita a tua vontade, e não a nossa. Agora vem uma oração para nós mesmos:

Lucas 11: 3 . Dá-nos dia a dia o nosso pão diário.

“Dá-nos, ó Senhor, o que realmente precisamos; não aquilo que seria um luxo, mas aquilo que é uma necessidade. ‘Dê-nos’, conforme precisarmos dia a dia, o que realmente precisaremos ‘nosso pão diário’ ”. Não temos garantia de pedir muito mais do que isso em assuntos temporais. Todos estão incluídos nesta petição, na medida do necessário, mas Deus não nos deu carta branca para pedir riqueza, honra ou coisas perigosas. Não há mal em pedir pão, e ele nos dará isso.

Lucas 11: 4 . E perdoa-nos os nossos pecados;

Também precisamos fazer esta oração; Eu não acho que nosso Salvador já tenha antecipado um tempo em que seus discípulos na Terra não precisariam orar: “Perdoe-nos nossos pecados”.

Lucas 11: 4 . Pois também perdoamos todo aquele que é devedor de nós. E não nos deixe cair em tentação;

“Senhor, não nos tente e nos teste mais do que o absolutamente necessário, pois estamos tão aptos a cair: ‘Não nos deixeis cair em tentação;’ mas, se formos tentados, ”-

Lucas 11: 4 . Livrai-nos do mal.

“Se algum objetivo bom deve ser respondido por sermos assim testados, que assim seja, mas, ó Senhor, ‘livra-nos do mal’, e especialmente do mal; nos faz não cair nas mãos dele na hora da tentação. ”

Lucas 11: 5-6 . E ele lhes disse: Qual de vós terá um amigo, e irá a ele à meia-noite, e lhe dirá: Amigo, empresta-me três pães; pois um amigo meu em sua jornada chegou a mim e não tenho nada para lhe apresentar;

Este homem estava em uma situação triste; seu amigo estava fraco e com fome, e ele próprio estava disposto o suficiente para entretê-lo, mas não tinha “nada a pôr diante dele”. Então ele age com muita sabedoria; ele vai a um amigo e pede que ele empreste três pães.

Lucas 11: 7 . E ele de dentro deve responder e dizer: Não me incomode: a porta está fechada agora, e meus filhos estão comigo na cama; Eu não posso me levantar e te dar.

Se o homem do lado de fora continuar batendo, se ele não for embora sem o pão que deseja para o amigo, o que acontecerá?

Lucas 11: 8 . Digo-vos: Embora ele não se levante e o dê, porque ele é seu amigo, contudo, devido à sua imunidade, ele se levantará e lhe dará o quanto for necessário.

Veja o poder da oração importunada; e vocês, amados, podem ter tudo o que realmente precisam para si mesmos ou para os outros, se apenas pedirem da maneira certa. Se, convocando todas as faculdades do seu ser, você decide suplicar, suplicar e suplicar repetidas vezes, e nunca aceitar o “Não” como resposta, o desejo do seu coração será concedido.

Lucas 11: 9 . E eu te digo: pergunte, e isso lhe será dado;

Mas se perguntar não parece prevalecer com Deus, –

Lucas 11: 9 . Procure, e você encontrará;

E se, por um tempo, você não encontrar, se aproxime; –

Lucas 11: 9 . Bata, e será aberto para você.

Existem diferentes métodos de oração, e cada um tem sua adaptação especial ao estado em que você pode estar; então use o método para o qual o Espírito Santo o guia, use todos os métodos até que você prevaleça.

Lucas 11: 10-11 . Porque todo aquele que pede recebe, e o que procura encontra; e àquele que bate será aberto. Se um filho pedir pão a algum de vocês que é pai, ele lhe dará uma pedra?

Havia muitas pedras naqueles dias que eram maravilhosamente parecidas com o pão que eles usavam no Oriente; mas algum pai zombaria de seu filho, dando-lhe uma daquelas pedras para quebrar os dentes, em vez de pão que ele poderia comer? Nunca.

Lucas 11: 11-13 . Ou se ele pedir um peixe, ele dará um peixe a ele uma serpente? Ou se ele pedir um ovo, ele oferecerá a ele um escorpião? Se, pois, sendo maus, sabeis dar bons presentes a seus filhos: quanto mais seu Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedem?

Se você tem o Espírito Santo, tem virtualmente todos os bons dons, pois o Espírito é o fervoroso amor de Deus, o penhor de alegrias que virão; e ele traz consigo todas as coisas necessárias e boas para você.

11:14 . E ele estava expulsando um diabo, e isso foi idiota.

Para que este pobre homem não pudesse obedecer aos ensinamentos do Salvador. Ele não podia orar, pois estava sob a influência de um demônio burro. Quantos desse tipo ainda existem no mundo! Eles não podem falar com Deus, nunca aprenderam a orar, pois são possuídos por um diabo burro.

11:14 . E aconteceu que, quando o demônio saiu, o mudo falou; e as pessoas se perguntavam.

Quando o diabo é expulso dos homens por Cristo, eles logo começam a orar. A pequena frase “Eis que ele ora” era a indicação de um novo nascimento em Saulo de Tarso. O Senhor concede que alguns aqui, que foram possuídos por um espírito mudo, possam ser graciosamente levados a orar! Lembre-se, querido amigo, que Deus ouvirá sua oração na primeira vez que você o invocar; e há um texto que diz: “Antes que eles chamem, eu responderei; e enquanto eles ainda estiverem falando, eu ouvirei. ”

11:15 . Mas alguns deles disseram: Ele expulsou demônios através de Belzebu, o chefe dos demônios.

Eles não poderiam ter proferido uma falsidade mais suja do que essa; e se as pessoas assim caluniaram o Senhor Jesus Cristo, não precisamos nos surpreender se falarem mal de nós.

11:16 . E outros, tentando-o, procuravam dele um sinal do céu.

No entanto, eles tinham uma pessoa muito impressionante no diabo burro sendo expulso do homem; que sinal mais claro do que eles poderiam ter?

Lucas 11: 17-18 . Mas ele, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si é levado à desolação; e uma casa dividida contra uma casa cai. Se Satanás também se dividir contra si mesmo, como permanecerá o seu reino? porque dizeis que expulso demônios por Belzebu.

Se Satanás o expulsasse, seu reino logo chegaria ao fim. Observe com que calma o Salvador conheceu esses zombadores e caipiras. Não há traço de raiva em suas palavras; disseram a pior coisa que podiam dizer sobre ele e seu trabalho, e, no entanto, da maneira mais legal possível, ele fecha a boca no silêncio da vergonha. Deus nos conceda graça para sermos calmos e fortes, mesmo quando somos atacados mais furiosamente! É quando temos pressa e preocupação que ficamos fracos.

Lucas 11: 19-23 . E se eu, por Belzebu, expulsava demônios, por quem seus filhos os expulsavam? portanto eles serão seus juízes. Mas se eu, com o dedo de Deus expulso demônios, sem dúvida o reino de Deus veio sobre você. Quando um homem forte armado guarda o seu palácio, seus bens estão em paz; mas quando um homem mais forte do que ele virá sobre ele e o vencer, ele tira toda sua armadura em que confiava e divide seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Cristo não fez compacto com os poderes das trevas. Ele não estava expulsando os demônios com a ajuda do diabo, era absurdo pensar que ele estava. Ele estava lutando com eles e expulsando-os por sua própria energia divina e onipotente. Agora vem uma parábola muito marcante: –

Lucas 11:24 . Quando o espírito imundo sai do homem,

Às vezes, Satanás sai dos homens inteiramente por sua própria vontade, sem ser expulso. Ele sai para passear, querendo voltar novamente. Muitos homens deixaram de ser um bêbado, ou deixaram de ser lascivos – por um tempo: “quando o espírito impuro se esvai do homem” –

Lucas 11:24 . Ele anda por lugares secos, procurando descanso; e, não achando nada, diz: voltarei para minha casa.

Você vê que ele ainda chama de casa dele. Ele saiu para passear, mas levou a chave de sua casa. Algumas pessoas assinam a promessa e deixam de ser bêbados por um tempo, mas se o diabo ainda é seu mestre, ele só se afastou por um tempo, e ele voltará em breve. Se ele sair por vontade própria, voltará quando quiser: “Voltarei para minha casa” –

Lucas 11:24 ; 11:26 . De onde eu saí. E quando ele vem, acha que é varrido e decorado.

O homem tornou-se um tipo bastante decente de companheiro. Ele desistiu de seus maus modos e é um membro respeitável da sociedade. A casa é varrida e decorada, mas é a casa do diabo da mesma forma.

11:26 . Então vai ele, e leva até ele outros espíritos mais perversos que ele, e eles entram e habitam ali: e o último estado daquele homem é pior que o primeiro.

Existem, infelizmente! muitos que têm apenas uma conversão falsa, uma conversão que dura apenas um pouquinho. O diabo não foi expulso deles, mas ele saiu por vontade própria. Mas onde Cristo veio – Aquele que é muito mais forte que o diabo – para expulsá-lo de sua casa, ele nunca poderá voltar novamente, Cristo cuidará disso. Tendo conquistado a vitória e tomado a casa, ele a manterá à força das armas; mas cuidado, peço-lhe, de uma “conversão” sem Cristo. Cuidado com uma “reforma” na qual o próprio diabo é um colega de trabalho com você, pois no final as coisas piorarão. Deixe-me ler o versículo novamente: “Então vai ele e leva para ele outros sete espíritos mais ímpios que ele, e eles entram e habitam ali; e o último estado desse homem é pior que o primeiro. ” Ele se torna um homem pior do que nunca, porque uma vez prometeu ser melhor, mas apenas prometeu com suas próprias forças, o que era uma fraqueza total

Comentário de John Wesley

Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos – Os mestres judeus costumavam dar a seus seguidores alguma forma curta de oração, como um distintivo peculiar de sua relação com eles. É provável que João Batista tenha feito. E nesse sentido, parece que os discípulos agora pediram a Jesus que os ensinasse a orar. Nesse sentido, ele aqui repete essa forma, que ele lhes dera antes em seu sermão na montanha, e da mesma forma amplia na mesma cabeça, embora ainda fale as mesmas coisas em substância. E esta oração proferida de coração, e em seu verdadeiro e pleno significado, é de fato a insígnia de um verdadeiro cristão: pois não é aquele cujo primeiro e mais ardente desejo é a glória de Deus e a felicidade do homem pela vinda do seu reino? Quem não pede mais deste mundo do que o seu pão diário, enquanto isso anseia pelo pão que desceu do céu? E cujos únicos desejos para si mesmo são o perdão dos pecados (como ele perdoa sinceramente os outros) e a santificação.

Referências Cruzadas

Salmos 10:17 – Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.

Salmos 19:14 – Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

Lucas 6:12 – Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Lucas 9:18 – Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: “Quem as multidões dizem que eu sou? “

Lucas 9:28 – Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.

Lucas 22:39 – Como de costume, Jesus foii para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Tiago 4:2 – Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *