Estudo de Lucas 22:39 – Comentado e Explicado

Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos.
Lucas 22:39

Comentário de Albert Barnes

Veja Lucas 22:43

Fortalecendo-o – Sua natureza humana, para sustentar o grande fardo que estava sobre sua alma. Alguns supõem que ele não era tão divino quanto humano; pois se ele era “Deus”, como poderia um anjo dar força ou consolo? e por que a natureza divina “sozinha” não sustentou o humano? Mas o fato de ele ser “divino” não afeta o caso. Pode-se perguntar com a mesma propriedade: se ele era, como todos admitem, amigo de Deus, e amado por Deus e santo, por que, se ele era um mero homem, “Deus” não o sustentava sozinho, sem um anjo está intervindo? Mas a objeção em nenhum dos casos teria força. O “homem, Jesus Cristo”, estava sofrendo. Sua natureza humana estava em agonia, e é a “maneira” de Deus de sustentar os aflitos pela intervenção de outros; nem havia mais “inaptidão” em sustentar a natureza humana de seu Filho dessa maneira do que qualquer outro sofredor.

Lucas 22:44

Em agonia – Veja este versículo explicado nas notas em Mateus 26: 42-44 .

Lucas 22:45

Dormindo por tristeza – Por causa da grandeza de sua tristeza. Veja as notas em Mateus 26:40 .

Comentário de E.W. Bullinger

como ele costumava = de acordo com (grego. kata. App-104.) [Seu] costume.

discípulos. As onze.

Comentário de Spurgeon

Antecipando a comunhão que deve seguir esse culto, vamos ler mais uma vez a história da agonia e prisão de nosso Senhor, conforme registrado no vigésimo segundo capítulo do Evangelho segundo Lucas. Provavelmente todos nós estamos familiarizados com a narrativa do evento que aconteceu naquela noite terrível; que o Espírito Santo nos ensine o que eles queriam dizer!

22:39 . E Jesus saiu, e foi, como costumava, ao monte das Oliveiras; e seus discípulos também o seguiram.

O jardim do Getsêmani costumava ser o local da oração particular de nosso Senhor e, portanto, era bem selecionado como cenário de sua feroz luta com o inimigo. Onde obtemos força de Deus em particular, muitas vezes pode acontecer que teremos de suportar nossos maiores conflitos. Singularmente, diz-se que os judeus tinham o costume de levar a novilha vermelha ao Monte das Oliveiras antes de ser sacrificada, como se tivessem estabelecido nesse mesmo ato a liderança de Cristo Jesus ao Getsêmani, e a trazê-lo de volta. com seu traje todo vermelho com seu próprio sangue. Podemos alterar um pouco as palavras do profeta e perguntar: “Quem é esse que vem de Oliveiras, com roupas tingidas de Getsêmani?” e o próprio sofredor divino pode responder: “Eu que falo em justiça, poderoso para salvar”.

Lucas 22:40 . E quando ele estava no lugar, disse-lhes: Ore para que não entreis em tentação.

Ele sabia o que significava a tentação dolorida, e estava prestes a sentir isso ao máximo, e, portanto, exortou seus discípulos a orar, como havia ensinado anteriormente na oração modelo: “Não nos deixeis tentar”.

Lucas 22: 41-43 . E ele foi retirado deles sobre o lance de pedra, e ajoelhou-se e orou, dizendo: Pai, se quiser, retire de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, fortalecendo-o.

Esta é uma prova tão clara da condescendência de Cristo como homem que dominou algumas pessoas; eles mal conseguiam entender como isso poderia ser verdade. Portanto, acredito que este quadragésimo terceiro versículo é omitido em algumas versões das Escrituras, e houve vários homens instruídos que, embora não pudessem refutar a existência do versículo nos manuscritos mais antigos, ainda se esforçaram muito para cortá-lo. fora, uma vez que eles acharam demais uma inclinação para Cristo dar. Mas, meus queridos amigos, nesta condescendência de nosso Senhor, aprendemos como ele realmente era osso de nosso osso e carne de nossa carne. Sem dúvida, recebemos muito fortalecimento dos anjos: “Eles não são todos espíritos ministradores, enviados para ministrar aqueles que serão herdeiros da salvação?” E por que Cristo, que era em todas as coisas semelhante a seus irmãos, também não deveria ser fortalecido por um anjo?

Lucas 22:44 . E, em agonia, ele orou com mais sinceridade: e seu suor era como se fossem grandes gotas de sangue caindo no chão.

O grego tem a idéia do alongamento dos tendões; Cristo orou para o próprio alongamento de seus nervos e tendões. Como quando os homens lutam por suas vidas, Cristo em oração pressionou todo poder da mente e do corpo para que ele pudesse prevalecer. Somente Lucas descreve essa cena terrível da agonia de Cristo até o sangue; mas não há dúvida de que, nesta passagem, que nosso Senhor Jesus realmente suou sangue – não algo como sangue, mas o próprio sangue – e que em grandes gotas e em quantidades que não aderiram apenas à sua carne, e tingir todas as suas vestes, mas havia tanta abundância que, em grandes gotas, caiu no chão.

Lucas 22: 45-46 . E, levantando-se da oração, e chegando a seus discípulos, encontrou-os dormindo para tristeza e disse-lhes: Por que dormis? levanta-te e ora, para que não entreis em tentação.

Nosso próprio Senhor era tão doloroso sob a dor da tentação feroz que ele fez com que seus discípulos orassem até uma agonia, para que não fossem levados a ela. E ai! se você e eu temos que orar para que não sejamos levados à tentação, quanto mais devemos ser instantâneos em súplicas quando estamos na fornalha da tentação! Então, de fato, se restringirmos a oração diante de Deus, estaremos em um caso maligno.

Lucas 22:47 . E enquanto ele ainda falava, eis que uma multidão, e o chamado Judas, um dos doze, foi adiante deles e se aproximou de Jesus para beijá-lo.

É um fato notável que não lemos nas Escrituras que outro apóstolo de nosso Senhor – nem mesmo João – tenha beijado o Salvador. Parece que a familiaridade mais insolente estava muito próxima da traição covarde. Os onze teriam achado uma grande honra poder até beijar os pés de Cristo; mas Judas, tendo perdido o respeito por seu mestre, não foi uma descida muito grande primeiro vender seu Senhor e depois traí-lo com um beijo. Irmãos, observe que nosso Senhor Jesus Cristo é geralmente traído dessa maneira. Como, por exemplo, os homens geralmente começam seus livros quando pretendem minar a inspiração das Escrituras? Ora, com uma declaração de que desejam promover a verdade de Cristo! Há o beijo de Judas, e a traição vem logo depois. Como é que o nome de Cristo é freqüentemente mais difamado entre os homens? Ora, por aqueles que fazem uma alta profissão de amor a ele e depois pecam mal como chefe dos transgressores!

22:48 . Mas Jesus lhe disse: Judas, traiu o Filho do homem com um beijo?

Cristo pode fazer essa pergunta a muitos de seus seguidores nominais nos dias atuais: “Trai um beijo ao Filho do homem?”

Lucas 22:49 . Quando os que estavam a seu redor viram o que se seguiria, disseram-lhe: Senhor, devemos ferir à espada?

Sempre existe essa tendência, mesmo entre o povo cristão, de pôr as mãos no punho da espada, e a mão de um homem bom nunca está mais deslocada do que lá. Quando ele tem as mãos entrelaçadas em oração, ou impostas às promessas de Deus, está tudo bem; mas um cristão com a mão na espada é como um anjo estendendo a mão para a iniqüidade.

Lucas 22: 50-53 . E um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou a orelha direita. E Jesus respondeu e disse: Sofra até agora. E ele tocou sua orelha, e o curou. Então Jesus disse aos principais sacerdotes e capitães do templo, e aos anciãos que vieram a ele: Saiam, como contra um ladrão, com espadas e paus? Quando eu estava diariamente com você no templo, não estendestes mãos contra mim; mas esta é a sua hora, e o poder das trevas.

“Este é o momento em que eu desisto, por um lado, das tentações de Satanás – o poder das trevas – e, por outro lado, a você: ‘Esta é a sua hora’.” E, como bestas que rondar nas trevas são geralmente os mais vorazes e ferozes, assim eram esses principais sacerdotes, capitães e anciãos mais determinados em buscar o sangue de Cristo. Paulo depois escreveu que nenhum dos príncipes deste mundo conhecia a sabedoria oculta, “pois, se a soubessem, não teriam crucificado o Senhor da glória”. Foram apenas as trevas de suas mentes que os levaram a caçar o único Salvador dos pecadores até sua morte. O próprio Satanás dificilmente teria ajudado a crucificar a Cristo se tivesse entendido que, por essa mesma crucificação, Cristo quebraria a cabeça da velha serpente para sempre.

Lucas 22:54 . Então o pegaram, o levaram e o trouxeram para a casa do sumo sacerdote. E Pedro seguiu de longe.

Pelo qual ele não deve ser totalmente culpado. Não acho que nenhum outro discípulo tenha seguido a Cristo tão perto quanto Pedro; João estava, provavelmente, ainda mais longe no começo. No entanto, queridos amigos, você e eu podemos ter certeza de que, se seguirmos a Cristo de longe, não demorará muito para que nós o negemos. Os discípulos que têm vergonha de seu Mestre, que nunca saem e confessam abertamente sua fé nele, têm as sementes da traição já semeadas dentro deles. Ó irmãos e irmãs, sejam ousados ??e apeguem-se a Cristo, pois este é o caminho para andar com segurança!

Lucas 22:55 . E, quando acenderam uma fogueira no meio do corredor, e foram assentados juntos, Pedro sentou-se entre eles.

“Comunicações más corrompem boas maneiras.” Levante-se, Peter, e fuja; que negócio você está sentado aí? Melhor estar no frio, longe da companhia, do que no calor no meio dos pecadores.

Lucas 22: 56-57 . Uma certa empregada, porém, viu-o sentado junto ao fogo, e o olhou seriamente, e disse: Este homem também estava com ele. E ele o negou, dizendo: Mulher, eu não o conheço.

Veja como os mais corajosos são freqüentemente derrotados pelos meios mais leves. A língua de uma pobre mulher débil é demais para este valente Pedro, que disse que nunca negaria seu Mestre, mesmo que ele morresse com ele.

Lucas 22: 58-60 . E pouco depois, outro o viu e disse: Tu também és um deles. E Pedro disse: Cara, eu não sou. E sobre o espaço de uma hora após a outra afirmou com confiança, dizendo: Na verdade, esse sujeito também estava com ele, pois ele é um galileu. E Pedro disse: Cara, não sei o que dizes.

Mateus e Marcos nos dizem que, para provar essa afirmação e deixar bem claro que ele não era seguidor de Cristo, ele começou a amaldiçoar e a jurar, como se a melhor evidência de que ele não era cristão fosse oferecida por amaldiçoando e xingando.

Lucas 22: 60-61 . E imediatamente, enquanto ele ainda falava, a equipe do galo. E o Senhor se virou e olhou para Pedro.

Como esse olhar deve ter perfurado Peter completamente!

Lucas 22: 61-64 . E Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E Pedro saiu e chorou amargamente. E os homens que seguravam Jesus zombaram dele e o feriram. E, quando o vendaram, o golpearam no rosto e lhe perguntaram, dizendo: Profetize, quem é que te feriu?

Nesta passagem, um homem bom observa bem que, um dia desses, Cristo responderá a essa provocação. Com o dedo infalível, o juiz de todos os indicará e dirá a cada um: “Tu és o homem”. Talvez muitos de vocês estejam cometendo pecados em particular, e você acha que isso não é conhecido. Você está quase pronto para fazer a pergunta sobre quem você vê como um Deus de olhos vendados: “Quem é que te feriu?” Ah! mas ele vê você o tempo todo, ele lê o segredo dos pensamentos de seus corações, e chegará o dia em que ele informará que nada escapou do seu olho que tudo vê.

Lucas 22:65 . E muitas outras coisas disseram blasfemamente contra ele.

O Senhor abençoe a todos nós a leitura desta triste e triste história! Amém.

Comentário de John Wesley

E ele saiu, e foi, como costumava, ao monte das Oliveiras; e seus discípulos também o seguiram.

Mateus 26:30 .

Referências Cruzadas

Mateus 26:36 – Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.

Marcos 11:11 – Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.

Marcos 11:19 – Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

Marcos 13:3 – Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, de frente para o templo, Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular:

Marcos 14:32 – Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”.

Lucas 21:37 – Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras.

João 18:1 – Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *