Estudo de Marcos 14:32 – Comentado e Explicado

Foram em seguida para o lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto vou orar.
Marcos 14:32

Comentário de Joseph Benson

Marcos 14: 32-38 . Eles vieram ao Getsêmani – Para uma explicação desses versículos, veja as notas em Mateus 26: 36-39 . E começou a ficar espantado – o grego, e??aµße?s?a? , ficou consternado. A palavra implica a mistura mais chocante de terror e espanto: a palavra seguinte, ad?µ??e?? , que tornamos muito pesada, significa estar bastante deprimida e quase sobrecarregada com a carga: e a palavra pe????p?? , no próximo verso, o que traduzimos como extremamente triste implica que ele estava cercado de tristeza por todos os lados, invadindo-o com tanta violência que, humanamente falando, não havia como escapar. O Dr. Doddridge parafraseia a passagem assim: “Ele começou a ficar muito admirado e angustiado, por causa de algumas sensações dolorosas e terríveis, que depois foram impressas em sua alma pela mão imediata de Deus. Então, voltando-se para seus três discípulos, ele diz: Minha alma está cercada por todos os lados com uma extremidade de angústia e tristeza, que me tortura até quase até a morte; e sei que a enfermidade da natureza humana deve afundar rapidamente nela sem algum alívio extraordinário de Deus. Enquanto, portanto, solicito a ele, continue aqui e assista. O Dr. Whitby supõe que essas agonias de nosso Senhor não surgiram da mão imediata de Deus sobre ele, mas de uma profunda apreensão da malignidade do pecado e da miséria trazida ao mundo por ele. Mas, considerando o quanto a mente de Cristo foi ferida e quebrada com o que ele agora suportava, de modo a dar alguns sinais externos de angústia maiores do que em qualquer outra circunstância de seus sofrimentos, há motivos para concluir: havia algo extraordinário no grau da impressão; que com toda a probabilidade era da ação imediata do Pai, impondo-lhe o castigo de nossa paz ou fazendo de sua alma uma oferta por nossos pecados. Ver Isaías 53: 5 ; Isaías 53:10 . Ele avançou um pouco – diz Luke, sobre uma peça de pedra, e caiu no chão – Mateus, caiu de cara no chão e rezou para que a hora passasse dele – Aquela época terrível de tristeza, com a qual ele estava quase sobrecarregado , e que passou dele logo depois. E ele disse: Abba, Pai – Ou seja, Pai, Pai: ou, talvez, a palavra Pai seja adicionada por Marcos, por meio da interpretação da palavra siríaca, Abba. Todas as coisas são possíveis para ti – Todas as coisas próprias a serem feitas. Tire esse copo de mim – Este copo de angústia amarga. Nada é mais comum do que expressar uma porção de conforto ou angústia por um copo, aludindo ao costume do pai de uma família ou mestre de um banquete, enviando a seus filhos ou convidados um copo do licor que ele projetou para eles. . No entanto, não o que eu quero, mas o que você quer – Como se ele tivesse dito: Se você achar necessário continuar ou acrescentar ainda mais ingredientes penosos, eu estou aqui pronto para recebê-lo em submissão à sua vontade; pois, embora a natureza não possa deixar de recuar diante desses sofrimentos, é meu propósito determinado suportar tudo o que a tua infinita sabedoria achar conveniente nomear. E ele vem, etc. – Levantando-se do chão, sobre o qual jazia prostrado: ele volta aos três discípulos; e os encontra dormindo – Não obstante a profunda angústia em que se encontrava e a solene injunção que lhes dera para vigiar; e disse a Pedro : O zeloso, o confiante Pedro! Simon, você dorme? – Você dorme em um momento como este e depois de ter declarado sua resolução de morrer comigo? esqueces-te tão cedo a tua promessa de me apoiar, e não tanto quanto ficar acordado e vigiar uma hora? Tens forças para morrer comigo, quem não pode assistir tão pouco por mim? Observe e ore – também vós, que estavam tão prontos para se juntar a Pedro na mesma profissão; para que não entreis em tentação – para que não caia na dura provação que está agora à mão, e sobre a qual tenho repetidamente advertido. Observe, leitor, assistir e orar são meios absolutamente necessários para ser usado, se desejamos permanecer na hora da provação. O espírito está realmente pronto, mas a carne é fraca – eu sei que sua mente e vontade estão bem inclinadas a me obedecer, mas sua experiência pode convencê-lo de que sua natureza é muito fraca e que suas resoluções, por mais sinceras e fortes que sejam, são fáceis de suportar. baixo e quebrado. Todo mundo é capaz de lisonjear-se, quando está fora de perigo, para suportar facilmente as tentações; mas sem oração e vigilância particular, as paixões costumam prevalecer sobre a razão, e a carne para contrariar os movimentos do Espírito. É justamente observado pelo arcebispo Tillotson ( Sermons, vol. 2. p. 435) que “uma repreensão tão gentil e um pedido de desculpas tão gentil como lemos aqui, eram as mais notáveis, pois a mente de nosso Senhor agora estava descomposta. tristeza, de modo que ele deve ter tido a sensação mais profunda e terna da crueldade de seus amigos. E ai! em que grau estamos aptos, em geral, a considerar a aflição uma desculpa para a irritação, e quão diferentes somos de Cristo nesse pensamento, e quão desagradáveis ??para nós mesmos, assim como para nossos amigos, para quem, em tais circunstâncias, com nosso melhor temperamento. , devemos ser mais problemáticos do que poderíamos desejar. ”

Comentário de E.W. Bullinger

veio = vem.

Getsêmani. Veja nota em Mateus 28:36 .

orar. Grego. proseuchomai. App-134.

Comentário de John Wesley

E chegaram a um lugar chamado Getsêmani; e disse aos seus discípulos: Senta-te aqui, enquanto eu orarei.

Mateus 26:36 .

Referências Cruzadas

Salmos 18:5 – As cordas do Sheol me envolveram; os laços da morte me alcançaram.

Salmos 22:1 – Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

Salmos 88:1 – Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite.

Salmos 109:4 – Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração.

Mateus 26:36 – Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.

Marcos 14:36 – E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

Marcos 14:39 – Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras.

Lucas 22:39 – Como de costume, Jesus foii para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.

João 18:1 – Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *