Estudo de Marcos 14:36 – Comentado e Explicado

Aba! {Pai!}, suplicava ele. Tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça o que eu quero, senão o que tu queres.
Marcos 14:36

Comentário de Albert Barnes

Abßßa AbbaEsta palavra indica “pai”. É uma palavra siríaca e é usada pelo Salvador como uma palavra que denota afeição e ternura filial. Compare Romanos 8:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

Abba . Aramaico para o pai. Ocorre apenas aqui, Romanos 8:15 e Gálatas 1: 4 , Gálatas 1: 6 . Veja App-94.

(Hebraico. “Ab .) Pai. App-98.

vai . . . murchar . Grego. thelo. App-102. 1

Comentário de Adam Clarke

Abba, Pai – Esta palavra siríaca, que sugere afeição e respeito filial, e ternura dos pais, parece ter sido usada por nosso abençoado Senhor meramente considerado como homem, para mostrar sua completa submissão à vontade de seu Pai e a terna afeição que ele era. consciente de que seu pai tinha por ele, Abba , siríaco, está aqui unido a ? pat?? , grego, ambos significando pai; então São Paulo, Romanos 8:15 ; Gálatas 4: 6 . A razão é que, a partir do momento em que os judeus se familiarizaram com o idioma grego, por meio da versão da Septuaginta e de seu comércio com as províncias romana e grega, eles freqüentemente misturaram palavras gregas e romanas com sua própria língua. Há a evidência mais completa desse fato nos primeiros escritos dos judeus; e eles freqüentemente adicionam uma palavra do mesmo significado em grego ao seu próprio termo; como ???? ??? , Mori , ????e meu Senhor, Senhor; , father, father: see several examples in Schoettgen. ??? ???? , pili , p??? , shuar , portão, portão: e acima, ??? , pat?? , pai, pai: veja vários exemplos em Schoettgen. As palavras ??? e ??? parecem ter sido usadas de maneira diferente entre os hebreus; o primeiro Abbi , era um termo de respeito civil; o segundo, Abba, um termo de afeto filial. Portanto, Abba, Abbi, como na versão siríaca neste lugar, pode ser considerado como expressão: Meu Senhor, meu Pai. E, nesse sentido, São Paulo deve ser entendido nos lugares mencionados acima. Veja Lightfoot.

Comentário de Scofield

copo

Veja a nota sobre o significado do copo. (Veja Scofield “ Mateus 26:39 “) .

Comentário de John Wesley

E ele disse: Abba, pai, tudo é possível para ti; tira-me este cálice; todavia, não o que eu quero, mas o que queres.

Abba, pai – São Marcos parece acrescentar a palavra pai, a título de explicação.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:14 – Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Jeremias 32:27 – “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Marcos 10:27 – Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.

Lucas 22:41 – Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

João 18:11 – Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? “

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

2 Timóteo 2:13 – se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *