Estudo de 2 Timóteo 2:13 – Comentado e Explicado

Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará. Se formos infiéis… ele continua fiel, e não pode desdizer-se.
2 Timóteo 2:13

Comentário de Albert Barnes

Se não crermos, ele permanecerá fiel – Isso não pode significar que, se vivermos em pecado, ele certamente nos salvará, como se tivesse feito alguma promessa aos eleitos ou formado algum objetivo de salvá-los; qualquer que seja a conduta deles; Porque:

(1) ele acabara de dizer que, se o negarmos, ele nos negará; e,

(2) não existe tal promessa na Bíblia, e nenhum propósito foi formado. A promessa é que o crente deve ser salvo, e não há nenhum propósito para salvar alguém que não seja o de levar uma vida santa. O significado deve ser que, se formos incrédulos e infiéis, Cristo permanecerá fiel à sua palavra e não podemos esperar ser salvos. O objetivo do apóstolo é evidentemente excitar Timóteo à fidelidade no desempenho do dever e encorajá-lo a suportar provações, com a certeza de que não podemos esperar escapar se não formos fiéis à causa do Salvador. Essa interpretação está de acordo com o design que ele tinha em vista.

Ele não pode negar a si mesmo – o que implica que seria uma negação de sua própria natureza salvar aqueles que são infiéis. Ele é santo; e como ele pode salvar alguém que é profano? Sua própria natureza é a pureza; e como ele pode salvar alguém que não tem pureza? Ninguém, então, suponha que, porque ele é eleito, ele está seguro, se ele vive em pecado. O propósito de eleição de Deus, de fato, garante a salvação; mas é apenas para aqueles que levam uma vida justa. Nada seria meramente desonroso para Deus do que resolver salvar um homem que vivia habitualmente em pecado; e se essa fosse a doutrina da eleição, ela mereceria todo o opróbrio que já foi sobre ela.

Comentário de E.W. Bullinger

não creias = são incrédulos. Grego. apieteo. Atos 28:24 .

permanece . Veja a pág. 1511

Ele O prefixo dos textos “For” .

não pode = não é (App-105.) capaz.

Comentário de John Calvin

13 Se somos incrédulos, ele permanece fiel. O significado é que nossa deserção básica nada tira do Filho de Deus ou de sua glória; porque, tendo tudo em si, ele não precisa da nossa confissão. Como se ele tivesse dito: “Abandonem a Cristo quem quiser, mas não tiram nada dele; pois quando perecem, ele permanece inalterado. ”

Ele não pode negar a si mesmo. Essa é uma expressão ainda mais forte. “Cristo não é como nós, para desviar da sua verdade.” Por isso, é evidente que todos os que negam a Cristo são deserdados por ele. E assim ele afasta dos apóstatas maus as lisonjas com que se acalmam; porque, tendo o hábito de mudar de cor, de acordo com as circunstâncias, eles imaginariam de bom grado que Cristo, da mesma maneira, assume várias formas e é passível de mudar; que Paulo afirma ser impossível. No entanto, ao mesmo tempo, devemos acreditar firmemente no que afirmei brevemente em uma passagem anterior, que nossa fé se baseia na verdade eterna e imutável de Cristo, a fim de que não vacile com a inconstância ou a apostasia dos homens.

Comentário de Adam Clarke

Se não acreditarmos – Devemos negar a fé e apostatar, ele é o mesmo, tão fiel às ameaças quanto às promessas; ele não pode negar – agir contrário a si mesmo.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:13 . Se não acreditarmos, se somos infiéis, ele continua fiel; [tanto em suas ameaças quanto em suas promessas;] ele não pode se contradizer. Heylin. Um homem pode ser infiel, negando a religião cristã ou rejeitando-a; corrompendo-a ou misturando outra doutrina com ela; ou, vivendo indigno disso. Se provarmos ser infiéis de qualquer uma dessas maneiras, ainda assim, Cristo é fiel e deve nos renegar, como sendo nenhum de seus discípulos. A infidelidade aqui mencionada parece ter sido, negando a religião cristã em tempos de perseguição, a fim de evitar sofrer

Comentário de John Wesley

Se não crermos, ele permanece fiel; ele não pode negar a si mesmo.

Se não acreditarmos – isto é, embora alguns não acreditem, Deus cumprirá todas as suas promessas para os que crerem.

Ele não pode negar a si mesmo – Sua palavra não pode falhar.

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

1 Tessalonicenses 5:24 – Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *