Estudo de Isaías 25:1 – Comentado e Explicado

Senhor, vós sois meu Deus; exaltar-vos-ei e celebrarei vosso nome, porque executastes maravilhosos desígnios, concebidos, de há muito, com firme constância.
Isaías 25:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, tu és o meu Deus – o profeta fala, não em seu próprio nome, mas em nome do povo que seria libertado da escravidão. O sentido é que o Senhor se manifestara como Deus que cumpria a aliança; e que, em vista de sua fidelidade em cumprir suas promessas, eles agora demonstravam que ele era o Deus deles.

Eu te exaltarei – Uma forma de expressão frequentemente usada para denotar louvor Salmo 118: 28 ; Salmo 145: 1 , significando que o adorador exaltaria a Deus na visão de sua própria mente, ou o consideraria acima de todos os outros seres e objetos.

Pois tu fizeste coisas maravilhosas – Sobre o significado do hebraico, pel ?? pel ‘ – ‹maravilhoso’, veja a nota em Isaías 9: 6 .

Teus conselhos de antigamente – Que foram formados e revelados há muito tempo. Os conselhos mencionados são aqueles que respeitam a libertação de seu povo da escravidão, que haviam sido expressos mesmo muito antes do início do cativeiro, e que agora seriam completa e triunfantemente cumpridos.

São fidelidade – Foram levados a cabo; não falhe.

E a verdade – hebraico, presságio – de onde vem nossa palavra Amém. Septuaginta, G????t? Genoito – ‹Deixe estar. A palavra denota que os propósitos de Deus eram firmes e certamente seriam cumpridos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 25: 1 . Ó Senhor, tu és meu Deus A elegância do profeta é observável neste versículo, que ele começa sem nenhuma partícula ou introdução de conexão; explodindo imediatamente em louvor, ao ver a grande libertação mencionada no último versículo do capítulo anterior. Costuma-se pensar que os anciãos e professores do povo são aqui apresentados como os primeiros oradores. Teus conselhos antigos, ou de longe, significam não apenas aqueles que foram tomados muito antes, mas também que haviam sido declarados e publicados há muito tempo pelos profetas. Fidelidade e verdade, está no hebraico, ??? ????? emunah presságio, a verdade mais verdadeira, ou, a fé mais fiel, uma expressão enfática, mostrando que existe a analogia mais exata entre a promessa e a conclusão da promessa; para que a conclusão mostre a mais pura fidelidade de Deus. Vitringa. Veja 1 Macabeus 4:24 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 25: 1 . Ó Senhor – ó Jeová, tu és o meu Deus – em aliança comigo: meu amigo, meu pai, minha porção. O profeta fala em nome de toda a igreja e de todo membro verdadeiro dela. Eu te exaltarei, louvarei o teu nome – Expressões que fluem de um profundo e agradecido senso da bondade divina. Os que têm Jeová como seu Deus têm o dever de louvá-lo. Pois tu fizeste coisas maravilhosas – Em diferentes eras e nações desde o princípio até agora, especialmente para o teu próprio povo, e contra os seus inimigos. Teus conselhos dos antigos – hebraico, ???? , propriamente, de longe, significando não apenas conselhos muito antes de serem tomados, mas que haviam sido declarados e publicados há muito tempo pelos profetas; são fidelidade e verdade – isto é, teus conselhos, dos quais todas as tuas obras procedem, e que de tempos em tempos revelas aos teus profetas e pessoas, que eram antigas, sendo concebidas desde toda a eternidade, são verdadeiras e firmes, e certamente será realizado.

Comentário de Adam Clarke

Os teus conselhos da antiguidade são fidelidade e verdade – isto é, todas as tuas declarações passadas pelos profetas serão cumpridas no seu devido tempo.

Comentário de John Calvin

1. Ó Senhor, tu és o meu Deus. Até agora Isaías profetizou sobre os julgamentos de Deus, que ameaçavam não apenas uma única nação, mas quase o mundo inteiro. Agora, era impossível que a contemplação de calamidades tão sombrias como aquelas que ele previa não lhe causassem grande desconforto; pois as pessoas piedosas desejam que toda a humanidade seja salva e, embora honrem a Deus, desejam também amar tudo o que lhe pertence; e, enfim, na medida em que qualquer homem teme sinceramente a Deus, ele tem um sentimento poderoso e vivo dos julgamentos divinos. Enquanto os homens iníquos ficam maravilhados com os julgamentos de Deus, e não são movidos por nenhum terror, os homens piedosos tremem ao menor sinal de sua ira. E se esse é o nosso caso, o que supomos ter sido experimentado pelo Profeta, que tinha quase diante de seus olhos aquelas calamidades que ele predisse? Pois, para que os ministros da palavra pudessem se convencer da certeza do que ensinavam, era necessário que ficassem mais impressionados com ela do que a generalidade dos homens.

Visto que, portanto, o Senhor estendeu a Isaías, como em uma figura, aquelas terríveis calamidades, ele achou necessário, sob a influência avassaladora do sofrimento e da ansiedade, se dirigir ao Senhor; caso contrário, as emoções confusas de sua mente o teriam agitado além da medida. Ele, portanto, tem coragem da crença de que, no meio dessas tempestades, o Senhor ainda decide promover as vantagens de sua Igreja e sujeitar a si mesmo aqueles que antes estavam afastados. Isaías, portanto, permanece firme e firme em seu chamado, e não se deixa desviar de seu propósito, mas confia continuamente na expectativa de misericórdia e, portanto, persevera em celebrar os louvores a Deus. Assim, aprendemos que essa ação de graças está relacionada às profecias anteriores, e que Isaías considera não apenas o que ele predisse, mas por que o Senhor fez isso; isto é, por que o Senhor afligiu tantas nações com várias calamidades. Era para ele subjugar aqueles que eram anteriormente incorrigíveis e que avançavam com uma ansiedade brutal, que não tinham medo de Deus e nenhum sentimento de religião ou piedade.

Tu és o meu Deus. Sendo perplexo e confuso, ele repentinamente eleva seus pensamentos a Deus, como já dissemos. Portanto, devemos traçar uma doutrina muito útil, a saber: quando nossas mentes ficam perplexas com uma variedade de pensamentos desconfortáveis, devido a numerosas angústias e aflições que acontecem diariamente, devemos imediatamente recorrer a Deus e confiar em sua providência; pois mesmo as menores calamidades nos subjugarão, se não nos entregarmos a ele, e apoiarmos nossos corações por essa doutrina. A fim de trazer mais à tona o significado do Profeta, a palavra, mas ou mesmo assim, pode ser inserida apropriadamente desta maneira: “Quaisquer tentações daquele bairro podem me perturbar, no entanto, reconhecerei que você é meu Deus.” Assim, ele promete que dará a Deus o louvor que lhe é devido; e isso não pode ser, a menos que uma firme convicção de sua graça habite em nossos corações e mantenha uma superioridade, da qual a graça brota uma alegria, que nos rende o terreno mais abundante para louvores, quando estamos certos de nossa salvação e somos totalmente convencido de que o Senhor é nosso Deus. Consequentemente, aqueles que são influenciados por nenhum desejo de louvar a Deus, não creram e não provaram a bondade de Deus; pois se realmente confiamos em Deus, devemos ser levados a ter grande prazer em louvar o seu nome.

Pois tu fizeste uma coisa maravilhosa. Ele usa a palavra wonderful?? , ( pele ,) maravilhoso , no número singular, em vez do plural. O Profeta não limita sua visão à aparência atual das coisas, mas olha para o fim; pois até os homens que, em outros aspectos, são pagãos, contemplam no governo do mundo eventos surpreendentes, cuja visão os assombra de espanto; o que sem dúvida aconteceu aos habitantes de Tiro e Sidom, e aos babilônios e moabitas. Mas somente aqueles que provaram sua bondade e sabedoria podem lucrar com as obras de Deus; pois, de outro modo, subestimam e desprezam suas obras, e não compreendem sua excelência, porque não percebem seu fim, ou seja, que Deus, maravilhosamente trazendo luz das trevas ( 2 Coríntios 4: 6 ), eleva sua Igreja da morte. para a vida, e regula da melhor maneira, e direciona para o propósito mais valioso, aquelas coisas que aos olhos do homem parecem confusas.

Conselhos que já foram decretados. (136) Agora, a fim de conferir ainda mais elogios à providência de Deus, ele acrescenta, que os “conselhos já foram decretados antes;” como se ele tivesse dito que para Deus nada é repentino ou imprevisto. E, de fato, embora ele às vezes pareça agir de repente, ainda assim, sem dúvida, todas as coisas foram ordenadas por ele antes da criação do mundo. ( Atos 15:18 .) Por essa palavra, portanto, o Apóstolo quer dizer que todos os milagres que acontecem contrários às expectativas dos homens são o resultado daquela ordem regular que Deus mantém ao governar o mundo, organizando todas as coisas desde o princípio. até o fim. Agora, como não entendemos esses decretos secretos, e nossos poderes de entendimento não podem subir tão alto, nossa atenção deve, portanto, ser direcionada à manifestação deles; pois eles estão ocultos de nós e excedem nossa compreensão, até que o Senhor os revele por sua palavra, na qual ele se acomoda à nossa fraqueza; pois seu decreto é ( ??e?e???t?? ) insondável.

Verdade firme. (137) A partir dos eternos decretos de Deus, o Profeta procede assim a doutrinas e promessas, que ele indubitavelmente denota pela palavra verdade ; pois a repetição seria frívola, se essa palavra não significasse uma relação; porque, quando Deus nos revelou seu propósito, se cremos em suas palavras, ele parece ser realmente verdadeiro. Ele elogia a firmeza e a certeza da palavra, quando diz que é “verdade inabalável”; isto é, tudo o que vem de Deus, tudo o que é declarado por ele, é firme e imutável.

FT394 “Conselhos antigos.” – Eng. Ver. “Conselhos dos velhos tempos.” – Estoque

FT395 “ De estrangeiros , um termo com os judeus sinônimo de bárbaros ou inimigos; como os romanos confundiram os hospitaleiros com os anfitriões , sendo para eles quase a mesma coisa. ” – Estoque

FT396 Ver página 191

FT397 “O ramo dos terríveis.” – Eng. Ver. “Assim será reduzida a canção dos tiranos.” – Alexander

FT398 “Dos vinhos nas borras bem refinados.” – Eng. Ver.

FT399 “ Que tipo de remédios e remédios ?” – “Para que possamos estar cheios e satisfeitos com isso.”

FT400 “Você pode armazenar em cache a face de todas as pessoas ;” – “O véu que cobre o rosto de todas as pessoas.”

FT401 “Ele engolirá a morte em vitória.” – Eng. Ver.

FT402 “Quando consideramos a expressão que se segue ((evidentemente entendida por um paralelismo, como exegética)) p??t?? pe????µa , há poucas dúvidas de que o sentido de pe???a???µata seja ‘as limpezas’, pois pe????µa é ‘as varreduras ou por aí;’ metaforicamente, denotando ‘as coisas mais vis’ ou ‘pessoas’, os próprios ‘párias’ da sociedade. ” – Bloomfield em 1 Coríntios 4:13 . ” Denotese????µa indica limalhas ou raspagens de qualquer tipo, e também as varreduras que são limpas com uma escova.” – Calvin on Corinthians, vol. 1 p. 166

FT403 “ J’ay mieux aimé le tourner, On dira ;” – “Eu preferi render, deve ser dito.”

FT404 “ Ces deux mots, Voici, Cestui-ci ;” – “Essas duas palavras, Lo, isso . ”

FT405 “ C’est-ci l Eternel ;” – “Este é o Eterno.”

FT406 “Essa é uma supervisão estranha. ????? ( nagillah ) e ????? ( nismechah ) estão no tempo futuro, e são interpretados pelo nosso Autor em sua versão, “ Exultabimus et lætabimur ” – “Vamos nos alegrar e ficar felizes.” “O futuro aumentado no final”, diz o professor Alexander, aludindo à paragogia de He, “pode denotar determinação fixa (‘vamos nos alegrar, ficaremos felizes’) ou uma proposição ((‘vamos nos alegrar’) para o qual o idioma não tem outra forma distinta. ” – Ed

FT407 Ou seja, Abraão e Ló. ( Gênesis 11:31 .)

FT408 “Como a palha é pisada pelo dunghill, (ou golpeada em Madmenah.)” – (Port. Ver.)

O professor Alexander o traduz “na água do dunghill”, e observa: “O Keri, ou leitura massorética na margem, tem ??? , um equivalente poético de ? , a preposição. O Kethib, ou leitura textual, que provavelmente é mais antiga, está na água . Isso, com a próxima palavra, pode denotar uma poça na qual o canudo foi deixado em putrefação. ”

FT410 Ver Comentário sobre Isaiah, vol. 1 p. 488

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, tu és o meu Deus; Eu te exaltarei, louvarei o teu nome; porque tu fizeste coisas maravilhosas; teus conselhos antigos são fidelidade e verdade.

Ó Senhor – O profeta, refletindo sobre as grandes e gloriosas profecias que ele havia proferido, interrompe o curso de suas profecias e começa uma celebração solene das maravilhosas obras de Deus.

Teus conselhos – Dos quais todas as tuas obras procedem e que de tempos em tempos revelas aos teus profetas e pessoas, que eram antigas, sendo concebidas desde toda a eternidade, são verdadeiras e firmes, e certamente serão cumpridas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *