Estudo de Romanos 9:6 – Comentado e Explicado

Não quer dizer, porém, que a palavra de Deus tenha falhado. Porque nem todos os que descendem de Israel são verdadeiros israelitas,
Romanos 9:6

Comentário de Albert Barnes

Não como se … – Não como se a promessa de Deus tivesse falhado completamente. Embora eu sofra assim Romanos 9: 2-3 , apesar de estar profundamente apreensivo pela nação, ainda não afirmo que toda a nação deve ser destruída. A promessa de Deus não falhará inteiramente.

Nem todo Israel – nem todos os descendentes de Jacó têm o verdadeiro espírito dos israelitas, ou são judeus no sentido bíblico do termo; veja a nota em Romanos 2: 28-29 .

Comentário de E.W. Bullinger

palavra. Grego. logotipos. App-121.

Deus App-98.

tomado, & c Literalmente caído = falhou. Compare 1 Coríntios 13: 8 .

Comentário de John Calvin

6. Não, porém, etc. Paulo havia sido levado pelo ardor de seu desejo, por assim dizer, a um excesso de sentimento ( em êxtase ), mas agora, voltando a ocupar seu cargo de professor, acrescenta o que pode ser visto como algo que qualifica o que ele dissera, como se reprimisse a dor imoderada. E na medida em que deplorando a ruína de sua própria nação, parece seguir-se essa inconsistência, que a aliança feita por Deus com a semente de Abraão havia fracassado (pois o favor de Deus não poderia estar desejando aos israelitas sem a aliança ser abolido), ele antecipa razoavelmente essa inconsistência e mostra que, apesar da grande cegueira dos judeus, o favor de Deus continuou ainda para aquele povo, de modo que a verdade da aliança permaneceu firme.

Alguns leem: “Mas não é possível”, etc., como se estivesse em grego (290), mas como não encontro essa leitura em nenhuma cópia, adoto a leitura comum, mas não falhou, etc. e, de acordo com esse sentido, “que deploro a destruição de minha nação não é porque acho que a promessa, feita anteriormente por Deus a Abraão, agora é nula ou abolida”.

Para não todos, etc. A afirmação é: – que a promessa foi feita a Abraão e à sua semente, que a herança não pertencia a toda semente sem distinção; segue-se, portanto, que a deserção de alguns não prova que o pacto não permaneça firme e válido.

Mas, para que fique mais evidente em que condição o Senhor adotou a posteridade de Abraão como um povo peculiar para si mesmo, duas coisas devem ser consideradas aqui. A primeira é que a promessa de salvação dada a Abraão pertence a todos que podem rastrear sua descendência natural para ele; pois é oferecido a todos, sem exceção, e por esse motivo são corretamente chamados de herdeiros da aliança feita com Abraão; e, a esse respeito, são seus sucessores ou, como as Escrituras os chamam, os filhos da promessa. Pois, como era da vontade do Senhor que seu pacto fosse selado, não menos em Ismael e Esaú, do que em Isaac e Jacó, parece que eles não estavam totalmente alienados dele; exceto que pode ser que você não faça contas da circuncisão que lhes foi conferida pelo mandamento de Deus; mas não pode ser assim considerado sem desonra a Deus. Mas isso lhes pertencia, de acordo com o que o apóstolo havia dito antes, “de quem são os convênios”, embora fossem incrédulos; e em Atos 3:25 , são chamados por Pedro, os filhos dos convênios, porque eram descendentes dos Profetas. O segundo ponto a ser considerado é que os filhos da promessa são estritamente aqueles em quem seu poder e efeito são encontrados. Por esse relato, Paulo nega aqui que todos os filhos de Abraão eram filhos de Deus, embora uma aliança tivesse sido feita com eles pelo Senhor, pois poucos continuaram na fé da aliança; e, no entanto, o próprio Deus testifica, em Ezequiel 6: 9 , que todos eram considerados por ele como crianças. Em resumo, quando um povo inteiro é chamado de herança e povo peculiar de Deus, o que se quer dizer é que eles foram escolhidos pelo Senhor, a promessa de salvação lhes foi oferecida e confirmada pelo símbolo da circuncisão; mas, por sua ingratidão, muitos rejeitam essa adoção e, portanto, não gozam de seus benefícios, surge entre eles outra diferença no que diz respeito ao cumprimento da promessa. Para que não parecesse estranho a ninguém, que esse cumprimento da promessa não era evidente em muitos judeus, Paulo nega que eles tenham sido incluídos na verdadeira eleição de Deus.

Alguns podem preferir uma afirmação como esta: – “A eleição geral do povo de Israel não é obstáculo, para que Deus não escolha dentre eles, por seu conselho oculto, aqueles a quem ele quiser”. Na verdade, é um exemplo ilustre de misericórdia gratuita, quando Deus se digna fazer um pacto de vida com uma nação: mas o seu favor oculto parece mais evidente nessa segunda eleição, que é confinada apenas a uma parte.

Mas quando ele diz que todos os que são de Israel não são israelitas e que todos os que são da descendência de Abraão não são filhos, é uma espécie de mudança no significado das palavras ( pa????µas?a ); pois na primeira cláusula ele inclui toda a raça, na segunda ele se refere apenas aos filhos verdadeiros, que não foram degenerados.

Comentário de Adam Clarke

Não como se a palavra de Deus não tivesse surtido efeito – um judeu poderia ter objetado, como em Romanos 3: 3 ; : “Deus não está vinculado por sua fidelidade a continuar os judeus como sua Igreja e seu povo peculiar, apesar da infidelidade da maior parte deles? Se eles são levados ao nível dos gentios, não se seguirá que Deus falhou em o cumprimento de sua promessa a Abraão? Gênesis 17: 7 , Gênesis 17: 8 ;: Estabelecerei minha aliança entre mim e ti para uma aliança eterna: ser Deus para ti e tua semente após ti. ” A que pode ser respondida: Esta terrível dispensação de Deus aos judeus não é inconsistente com a veracidade da promessa divina; pois mesmo todo o corpo de judeus natos não é todo o israelita compreendido na promessa. Abraão é o pai de muitas nações; e sua semente não é apenas a que é da lei, mas também a que é da fé de Abraão, Romanos 4:16 , Romanos 4:17 . Os gentios foram incluídos na aliança abraâmica, bem como os judeus; e, portanto, os judeus não têm direito exclusivo às bênçãos do reino de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9: 6 . A palavra de Deus A palavra da promessa. Veja Romanos 9: 9 e cap. Romanos 3: 3 . São Paulo pede que eles não sejam todos Israel que são de Israel, como uma razão para provar que a promessa de Deus falhou em não ter efeito, embora o corpo da nação judaica tenha rejeitado o Senhor Jesus Cristo e, portanto, tenha sido naturalmente rejeitado por Deus por não ser mais seu povo. O raciocínio é o seguinte: “A posteridade de Jacó, ou Israel, não eram os únicos que deveriam fazer aquele Israel, ou aquele povo escolhido de Deus, que se destinavam à promessa feita a Abraão, Gênesis 17: 7-8 . Outros , além dos descendentes de Jacó, seriam levados para este Israel, para constituir o povo de Deus sob o Evangelho; e, portanto, o chamado e a vinda dos gentios era uma conclusão dessa promessa: “e então ele acrescenta o versículo seguinte: “Nem toda a posteridade de Abraão foi compreendida nessa promessa; nem os que foram levados no tempo do Messias para fazer o Israel de Deus, foram levados porque eram descendentes naturais de Abraão; nem os judeus o reivindicaram por toda a sua raça: “e isso ele prova pela limitação da promessa à semente de Abraão apenas por Isaque. Ele faz tudo isso para mostrar o direito dos gentios a essa promessa, se eles cressem; uma vez que essa promessa não se referia apenas aos descendentes naturais de Abraão ou Jacó, mas àqueles que eram da fé de seu pai Abraão, de quem descendia. Ver cap. Romanos 4: 11-17 e Locke. Podemos ler a última cláusula deste versículo, pois nem todos os que são de Israel são Israel.

Comentário de Scofield

Pois eles não são todos Israel

A distinção é entre Israel segundo a carne, a mera posteridade natural de Abraão, e os israelitas que, pela fé, também são filhos espirituais de Abraão. Gentios que acreditam também são da semente espiritual de Abraão; mas aqui o apóstolo não está considerando-os, mas apenas os dois tipos de israelitas, o Israel natural e o espiritual. ( Romanos 4: 1-3 ; Gálatas 3: 6 ; Gálatas 3: 7 ; João 8: 37-39 .)

(Veja Scofield “ Romanos 11: 1 “) .

Comentário de John Wesley

Não como se a palavra de Deus não tivesse efeito. Pois eles não são todos Israel, que são de Israel;

Não como se – Os judeus imaginavam que a palavra de Deus deveria falhar se toda a sua nação não fosse salva. Este São Paulo agora refuta, e prova que a palavra em si havia predito a sua queda.

A palavra de Deus – As promessas de Deus para Israel.

Caíra no chão – Isso não podia ser. Mesmo agora, diz o apóstolo, alguns desfrutam das promessas; e daqui em diante “todo o Israel será salvo”. Esta é a soma dos nono, décimo e décimo primeiro capítulos.

Para – Aqui ele entra na prova disso.

Nem todos são Israel, que são de Israel – os judeus mantiveram veementemente o contrário; a saber, que todos os que nasceram israelitas e somente eles eram o povo de Deus. A primeira parte dessa afirmação é refutada aqui, a segunda, Romanos 9:24 , etc. A soma é que Deus aceita todos os crentes, e somente eles; e isso não é contrário à sua palavra. Não, ele declarou em sua palavra, tanto por tipos quanto por testemunhos expressos, que os crentes são aceitos como “filhos da promessa”, enquanto os incrédulos são rejeitados, embora sejam “filhos segundo a carne”. Nem todos são Israel – não são a favor de Deus. Que descendem linearmente de Israel.

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

João 10:35 – Se ele chamou ‘deuses’ àqueles a quem veio a palavra de Deus ( e a Escritura não pode ser anulada )

Romanos 2:28 – Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 4:12 – e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Gálatas 6:16 – Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.

2 Timóteo 2:13 – se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *