Estudo de Romanos 11:1 – Comentado e Explicado

Pergunto, então: Acaso rejeitou Deus o seu povo? De maneira alguma. Pois eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.
Romanos 11:1

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Hath = Fez.

Deus App-98.

jogado à frente y = empurrado para o lado. Veja Atos 7:27 .

pessoas . Veja Romanos 10:21 .

Deus não permita . Ver Romanos 3: 4 .

também = de fato.

Comentário de John Calvin

1. Eu digo então, etc. O que ele até agora disse sobre a cegueira e a obstinação dos judeus pode parecer importar que Cristo em sua vinda transferiu para outro lugar as promessas de Deus e privou os judeus de toda esperança de salvação. Essa objeção é o que ele antecipa nesta passagem, e ele modifica o que ele havia dito anteriormente, respeitando o repúdio dos judeus, para que ninguém possa pensar que o pacto anteriormente feito com Abraão está agora revogado, ou que Deus havia esquecido que os judeus estavam agora tão completamente alienados do seu reino, como os gentios antes da vinda de Cristo. Tudo isso ele nega, e ele mostrará atualmente que é totalmente falso. Mas a questão não é se Deus havia rejeitado o povo de maneira justa ou injusta; pois ficou provado no capítulo anterior que, quando o povo, por falso zelo, rejeitou a justiça de Deus, sofreu um castigo justo por sua presunção, foi merecidamente cego e, por fim, cortado da aliança.

A razão então para a rejeição não está sendo considerada; mas a disputa é relativa a outra coisa, que é esta: que, embora eles merecessem tal punição de Deus, se a aliança que Deus fez anteriormente com os pais foi abolida. Que isso fracassasse em qualquer perfídia dos homens era totalmente irracional; pois Paulo sustenta isso como um princípio fixo, de que, como a adoção é gratuita e baseada apenas em Deus e não nos homens, ela permanece firme e inviolável, por maior que seja a infidelidade dos homens, o que tende a aboli-la. Era necessário que esse nó fosse desatado, para que não se pensasse que a verdade e a eleição de Deus dependiam da dignidade dos homens.

Porque eu também sou israelita etc. Antes de prosseguir com o assunto, ele prova, de passagem, por seu próprio exemplo, quão irracional era pensar que a nação foi totalmente abandonada por Deus; pois ele próprio era em sua origem um israelita, não um prosélito, ou alguém recentemente introduzido na comunidade de Israel. Como então ele era justamente considerado um dos servos especiais de Deus, era uma evidência de que o favor de Deus repousava em Israel. Ele então assume a conclusão como provada, que ainda explicará a seguir de maneira satisfatória.

Que, além do título de israelita, ele se chamava a semente de Abraão e mencionava também sua própria tribo; fez isso para ser considerado um genuíno israelita e fez o mesmo em sua epístola aos Filipenses, Filipenses 3: 4 . Mas o que alguns pensam, que foi feito para elogiar a misericórdia de Deus, na medida em que Paulo surgiu daquela tribo que estava quase destruída, parece forçado e forçado.

Comentário de Adam Clarke

Eu digo então: Deus rejeitou o seu povo? Ele os rejeitou completamente e finalmente? pois esse é necessariamente o significado do apóstolo e é a importância da palavra grega ap?sat? , que significa empurrar ou afastar-se de ap? , de e ??e? , empurrar ou dirigir; Ele os expulsou e os expulsou eternamente dele? Deus proíba – de maneira alguma. Essa rejeição não é universal nem final. Porque eu também sou israelita – sou descendente regular de Abraão, através de Israel ou Jacó, e de seu filho Benjamim. E eu permaneço na Igreja de Deus e na aliança peculiar; pois a rejeição é apenas dos obstinados e desobedientes; pois aqueles que crêem em Cristo, como eu, continuam na Igreja.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11: 1 , etc. Eu digo então, etc. – Este capítulo é do tipo profético. Foi pelo espírito de profecia que o apóstolo previu a rejeição dos judeus, o que ele supõe nos dois capítulos anteriores; pois quando ele escreveu esta Epístola, eles não foram de fato rejeitados, visto que sua igreja e sua comunidade estavam de pé: mas o evento provou que ele era um verdadeiro profeta; pois sabemos que em cerca de dez ou onze anos após a escrita desta carta, o templo foi destruído; a política judaica derrubada; e os judeus expulsaram a terra prometida, que eles nunca puderam recuperar até hoje. Isso, primeiro, confirma os argumentos que o apóstolo apresentou para estabelecer o chamado dos gentios; pois os judeus são de fato rejeitados; consequentemente, nossa vocação não é de fato invalidada por qualquer coisa que eles tenham sugerido, relativa à perpetuidade da dispensação de Mosaical; mas essa dispensação sendo totalmente subvertida, nosso título para os privilégios da igreja e do povo de Deus permanece claro e forte. A instituição constitucional judaica poderia estabelecer objeções móveis contra a reivindicação; e o evento silenciou todas as objeções desse trimestre. Em segundo lugar, a efetiva rejeição dos judeus prova que São Paulo é um verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, que falou pelo Espírito de Deus; caso contrário, ele não poderia ter argumentado tão completamente sobre um caso que ainda estava por vir e sobre o qual não havia nenhuma aparência no estado das coisas, quando ele escreveu esta Epístola. Isso deve nos dispor a prestar muita atenção ao presente capítulo, no qual ele discursa sobre a extensão e a duração da rejeição de seus compatriotas, para impedir que sejam insultados e desprezados pelos cristãos gentios. Primeiro, quanto à extensão dessa rejeição: não é absolutamente universal; alguns dos judeus adotaram o evangelho e são incorporados à igreja de Deus pelos gentios crentes. Sobre o caso daqueles judeus crentes, ele comenta, ver. l-7. Em segundo lugar, quanto à duração do mesmo; não é final e perpétuo; pois todo o Israel, ou a nação dos judeus, que agora estão cegos, será um dia salvo ou trazido novamente ao reino e convênio peculiar de Deus. Sobre o estado desses judeus cegos, ele comenta, Romanos 11: 7 até o final do capítulo. Seu objetivo ao discursar sobre esse assunto não era apenas tornar a coisa conhecida, mas em parte atrair a atenção do judeu incrédulo; conciliar seu favor; e, se possível, induzi-lo a entrar no esquema do evangelho; e, em parte, dispor dos cristãos gentios para não tratarem os judeus com desprezo; (considerando que eles produziram todas as suas bênçãos presentes dos patriarcas, os ancestrais da nação judaica, e foram enxertados na boa oliveira, de onde foram quebrados) e adverti-los a advertir pela queda dos judeus, que eles melhoraram seus privilégios religiosos, para que, por descrença, qualquer um deles recaia no paganismo, ou pereça finalmente no último dia. O fio de seu discurso o leva a uma pesquisa geral e comparação das várias dispensações de Deus para os gentios e judeus; que ele conclui com adoração das profundezas do conhecimento e da sabedoria divinos, exercidos nas várias constituições erguidas no mundo: Romanos 11:30 , etc.

Este primeiro verso é uma pergunta na pessoa de um judeu, que fez as objeções no capítulo anterior, e continua objetando aqui. A palavra ‘ ?p?sat?, jogado fora, é muito forte e enfático. “Deus tem absolutamente, universalmente, e sempre empurrou seu povo para longe dele?” Ver Atos 27:31 ; Atos 13:46 , 1 Timóteo 1:19 .

Em vez de Wot, não sois, e faz intercessão; alguns leem: ” Não sabem” – fazem reclamações.

Comentário de Scofield

fundida

O fato de Israel não ter sido deixado de lado para sempre é o tema deste capítulo.

(1) A salvação de Paulo prova que ainda existe um remanescente ( Romanos 11: 1 )

(2) A doutrina do remanescente prova isso ( Romanos 11: 2-6 ).

(3) A atual descrença nacional estava prevista ( Romanos 11: 7-10 ).

(4) A incredulidade de Israel é a oportunidade dos gentios ( Romanos 11: 11-25 ).

(5) Israel é judicialmente separado da boa oliveira, Cristo ( Romanos 11: 17-22 ).

(6) Eles devem ser enxertados novamente ( Romanos 11:23 ; Romanos 11:24 ).

(7) O libertador prometido sairá de Sião e a nação será salva ( Romanos 11: 25-29 ). Que o cristão agora herda as distintas promessas judaicas não é ensinado nas Escrituras. O cristão é da semente celestial de Abraão; Gênesis 15: 5 ; Gênesis 15: 6 ; Gálatas 3:29 e participa das bênçãos espirituais da Aliança Abraâmica.

(Ver Scofield “ Gênesis 15:18 “), mas Israel como nação sempre tem seu próprio lugar, e ainda deve ter sua maior exaltação como povo terreno de Deus. Veja “Israel” Gênesis 12: 2 ; Romanos 11:26 “Reino”; Gênesis 1: 26-28 ; Zacarias 12: 8 .

Para outro ponto de vista: consulte o tópico 301242

Comentário de John Wesley

Eu digo então: Deus rejeitou o seu povo? Deus não permita. Porque eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

Deus rejeitou todo o seu povo – todo o Israel? De maneira nenhuma. Agora há “um remanescente” que acredita, Romanos 11: 5 ; e daqui em diante “todo o Israel será salvo”, Romanos 11:26 .

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:22 – Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.

2 Reis 23:27 – Por isso o Senhor disse: “Também retirarei Judá da minha presença, tal como retirei de Israel, e rejeitarei Jerusalém, a cidade que escolhi, e este templo, do qual eu disse: ‘Ali porei o meu nome’ “.

Salmos 77:7 – “Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?

Salmos 89:31 – se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos,

Salmos 94:14 – O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.

Jeremias 31:36 – “Somente se esses decretos desaparecerem de diante de mim”, declara o Senhor, “deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre”.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Oséias 9:17 – Meu Deus os rejeitará porque não lhe deram ouvidos; serão peregrinos entre as nações.

Amós 9:8 – “Sem dúvida, os olhos do SENHOR, o Soberano, se voltam para este reino pecaminoso. Eu o varrerei da superfície da terra, mas não destruirei totalmente a descendência de Jacó”, declara o SENHOR.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Atos dos Apóstolos 26:4 – “Todos os judeus sabem como tenho vivido desde pequeno, tanto em minha terra natal como em Jerusalém.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

2 Coríntios 11:22 – São eles hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São descendentes de Abraão? Eu também.

Filipenses 3:5 – circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *