Estudo de João 1:47 – Comentado e Explicado

Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.
João 1:47

Comentário de Albert Barnes

Um israelita de fato – alguém que é realmente um israelita – não apenas por nascimento, mas alguém digno desse nome. Alguém que possui o espírito, a piedade e a integridade que se torna um homem que é realmente judeu, que teme a Deus e obedece à sua lei. Compare Romanos 9: 6 ; Romanos 2: 28-29 .

Sem dolo – sem engano, sem fraude, sem hipocrisia. Ele é realmente o que ele professa ser – um judeu, um descendente do patriarca Jacó, temendo e servindo a Deus. Ele não faz nenhuma profissão que não faz jus. Ele não diz que Natanael estava sem culpa ou pecado, mas que ele não tinha disfarce, truque ou engano – ele era sincero e correto. Este foi um testemunho muito honrado. Quão feliz seria se ele, que conhece o coração de todos como conheceu o de Natanael, pudesse prestar o mesmo testemunho de todos os que professam a religião do evangelho!

Comentário de E.W. Bullinger

Israelita : ou seja, não um “Jacob” . Veja notas em Gênesis 32:28 .

de fato = verdadeiramente. Alethos grego . Advérbio do número 1, App-175.

Comentário de John Calvin

47. Eis que um verdadeiramente israelita. Não é por conta própria de Natanael que Cristo concede a ele essa recomendação, mas, sob sua pessoa, ele mantém uma doutrina geral. Pois, como muitos que se gabam de ser crentes estão muito longe de serem realmente crentes, é de grande importância que seja encontrada alguma marca para distinguir o verdadeiro e o genuíno do falso. Sabemos quão orgulhosamente os judeus se glorificaram em seu pai Abraão, e quão presunçosamente se vangloriavam da santidade de sua descendência; e, no entanto, havia apenas um dentre cem que não era totalmente degenerado e alienado da fé dos Pais. Por essa razão, Cristo, a fim de arrancar a máscara dos hipócritas, dá uma breve definição de um verdadeiro israelita e, ao mesmo tempo, remove a ofensa que surgiria depois da obstinação perversa da nação. Para aqueles que desejavam ser considerados os filhos de Abraão e o povo santo de Deus, logo se tornaram os inimigos mortais do Evangelho. Para que ninguém fique desanimado ou alarmado com a impiedade que geralmente se encontra em quase todas as fileiras, ele alerta atempadamente que, daqueles pelos quais se assume o nome de israelitas, poucos são os verdadeiros israelitas.

Novamente, como esta passagem contém uma definição de cristianismo, não devemos passar por ela um pouco. Para resumir o significado de Cristo em poucas palavras, deve-se observar que o engano é contrastado com retidão e sinceridade; (41) para que ele chame as pessoas astutas (42) e enganosas que são chamadas em outras partes das Escrituras de coração duplo ( Salmos 12: 2 ). Também não é apenas a hipocrisia grosseira pela qual aqueles que estão conscientes de sua maldade fingem ser bons homens, mas também outra hipocrisia interior, quando os homens são tão cegos por seus vícios que não apenas enganam os outros, mas a si mesmos. Portanto, é a integridade do coração diante de Deus e a retidão diante dos homens que fazem um cristão; mas Cristo destaca principalmente o tipo de engano mencionado nos Salmos 32: 2 . Nesta passagem, ?????? ( verdadeiramente ) significa algo mais do que certamente . A palavra grega, sem dúvida, é freqüentemente usada como uma afirmação simples; mas como devemos aqui fornecer um contraste entre o fato e o mero nome, diz-se que ele é verdadeiramente quem é, na realidade, o que deveria ser.

Comentário de Adam Clarke

Eis um israelita de fato – um descendente digno do patriarca Jacó, que não apenas professa acreditar no Deus de Israel, mas que o adora em sinceridade e verdade, de acordo com sua luz.

Em quem não há dolo! O engano sempre foi, e ainda é, a característica profundamente marcada do povo judeu. Encontrar um homem, vivendo no meio de tanta corrupção, andando em retidão diante de seu Criador, era um assunto digno da atenção do próprio Deus. Eis este homem! e, enquanto você vê e admira, imita a conduta dele.

Comentário de Thomas Coke

João 1:47 . Jesus viu Natanael Natanael, sendo um homem de disposição sincera, resolveu ir conversar com Jesus, para que ele pudesse julgar com mais certeza a respeito de suas pretensões. Ele estava vindo com Filipe nesta missão, quando Jesus, que conhecia seus pensamentos, o honrou com o caráter amável de um verdadeiro

Israelita, em quem não havia dolo; um homem simples, honesto e honesto, livre de hipocrisia e convicção opentiva; que não apenas derivaram sua linhagem de Abraão, mas que herdaram suas virtudes. Compare Apocalipse 3: 9 e João 8:39 . Isso contém o caráter dado a Jacó, Gênesis 25:27, de acordo com o sentido do hebraico, que mostra completamente em que sentido nosso Senhor deve ser entendido, quando ele chama Natanael de israelita sem dolo.

Referências Cruzadas

Salmos 32:2 – Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Salmos 73:1 – Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 8:39 – “Abraão é o nosso pai”, responderam eles. Disse Jesus: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.

Romanos 2:28 – Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

Apocalipse 14:5 – Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *