Estudo de Salmos 73:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Asaf. Oh, como Deus é bom para os corações retos, e o Senhor para com aqueles que têm o coração puro!
Salmos 73:1

Comentário de Albert Barnes

Verdadeiramente Deus é bom para Israel – isto é, para o seu povo; para os justos; para aqueles que o servem. Ou seja, Deus é o amigo “real” dos justos. Ele não os esqueceu. Ele não os abandona. Ele não é indiferente a eles. Ele não é amigo de pessoas más; e a administração de seu governo não é a favor da maldade. Depois de tudo o que parece indicar isso, depois de tudo o que perturba a mente em relação aos seus tratos, é verdade que Deus é amigo da justiça, e não da maldade, e que há vantagem em seu serviço. Para ver a força do que é dito aqui pelo salmista, devemos entender que a linha de pensamento do salmo passou por sua mente e que suas perplexidades foram aliviadas da maneira especificada no salmo. A margem aqui é “ainda”; “Ainda Deus é bom para Israel.” A palavra “ainda” seria, neste lugar, uma tradução feliz. O salmista então seria representado como tendo se empenhado em meditar sobre o assunto e em olhar para todas as suas perplexidades, e então ele diz: “No entanto, Deus é bom; apesar de todas as dificuldades do caso, é verdade que ele é amigo do seu povo – amigo da justiça. ”

Mesmo para os que têm um coração limpo – Margem, como em hebraico, “limpo de coração”. Veja Salmo 73:13 . A referência é para aqueles que são verdadeiramente justos, pois toda a verdadeira justiça está no coração. Veja Salmo 51:10 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 73.

O Profeta, prevalecendo em uma tentação, mostra a ocasião disso, a prosperidade dos ímpios, a ferida dada por isso, desconfiança; a vitória sobre ela, conhecimento do propósito de Deus, na destruição dos iníquos e na sustentação dos justos.

Um Salmo de Asafe.

Título. ????? ????? mizmor leasaph. O salmista aqui considera essa grande questão: por que os homens maus podem prosperar e os homens bons são miseráveis ??e aflitos; e, para esclarecer o caso, ele descreve esses homens maus como devassos até o último grau; altamente ímpio para com Deus e prejudicial aos homens; e, no entanto, sofreu para viver à vontade e à riqueza, e finalmente desfrutar de uma morte sem grandes dores. Não há faixas em sua morte, Salmos 73: 4 . Eles não sentem dores quando morrem, diz Le Clerc. Isso quase o tentara, diz ele, a duvidar da providência de Deus; mas logo ele foi curado da tentação, quando refletiu sobre os milagres que Deus havia feito para o seu povo, que não deixou espaço para questionar uma providência. Veja nos Salmos 73:15 . Ainda assim, ele ficou perplexo enquanto não procurava mais do que as aparências visíveis das coisas; até que ele entrou no santuário de Deus; então entendeu o fim desses homens: seu futuro estado miserável em outro mundo. Veja nos Salmos 73:17 . Em conseqüência da qual ele expressa sua firme esperança e confiança em Deus: assegurado de um futuro estado de recompensas e punições, seu coração estava tão perfeitamente e inteiramente em repouso, que ele parece se perguntar como poderia ser tão fraco a ponto de cair dúvidas e perplexidades sobre esse assunto. Ver Salmos 73: 21-22 e Peters sobre Jó.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73: 1 . Verdadeiramente, ou no entanto, & c. – O começo é abrupto e sugere suficientemente que ele teve um grande conflito consigo mesmo sobre o assunto aqui mencionado, e que muitas dúvidas e objeções foram levantadas em sua mente a respeito. Mas, finalmente, a luz e a satisfação irromperam sobre ele, como o sol debaixo de uma nuvem, e venceram e silenciaram seus escrúpulos, em consequência dos quais ele estabelece essa conclusão. Deus é bom para Israel – embora ele às vezes pareça negligente e severo e severo com seu povo; todavia, se todas as coisas forem consideradas, é mais certo, e daqui em diante se manifestará que ele é realmente superlativamente bom, isto é, mais gentil e generoso, e um verdadeiro amigo deles, e que eles são mais felizes em possuindo seu favor, e não tem razão para invejar os pecadores de sua felicidade presente e aparente. Até para os que têm um coração limpo – Para todos os verdadeiros israelitas, que amam a Deus de todo o coração e o servem em espírito, em verdade e em retidão: ver João 4:23 ; Romanos 2: 28-29 . Portanto, esta cláusula limita a primeira e retira grande parte da força da objeção, de fato todo o que foi extraído das calamidades que se abateram sobre os israelitas hipócritas e sem coração, que eram vastamente o maior número desse povo. .

Comentário de Scofield

terminou

Aceso. para terminar, ou seja, em resposta completa. 2 Samuel 23: 1-4 .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. Veja App-65.

de Asafe. O segundo dos doze Salmos de Asafe, sendo o Salmo 50 o primeiro. Ver App-63.

Verdadeiramente, & c. = Nada além de bom é Deus para Israel. Ocorre três vezes neste salmo: aqui, traduzido como “verdadeiramente” ; Salmos 73:13 , “Verdadeiramente”; Salmos 73:18 , “Certamente”. A renderização uniforme seria “Somente” ou “Afinal”.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Boa. A conclusão é afirmada antes que a distração da mente causada pela ocupação do coração com os outros seja descrita.

Israel. Isso está vinculado no livro III com o livro II.

Comentário de Adam Clarke

Verdadeiramente Deus é bom para Israel – cativos como eram, eles ainda tinham muitas bênçãos de Deus; e eles tinham promessas de libertação, que devem ser cumpridas no devido tempo.

Os que têm um coração limpo – Aqueles que têm um coração limpo devem ter felicidade interior: e, por se parecerem com Deus, nunca podem ser abandonados por ele.

Comentário de John Calvin

Quanto ao autor deste salmo, não estou disposto a argumentar muito fortemente, embora eu ache provável que o nome de Asafe lhe tenha sido prefixado porque a acusação de cantá-lo foi confiada a ele, enquanto o nome de David, seu autor , foi omitido, como é habitual para nós, quando as coisas são conhecidas por si mesmas, para não ter o problema de indicá-las. Quanto lucro podemos obter da meditação sobre a doutrina contida neste salmo, é fácil descobrir a partir do exemplo do profeta, que, embora ele não tivesse exercido nenhum grau comum na verdadeira piedade, ainda tinha grande dificuldade em manter sua fé. enquanto caminhava de um lado para o outro no chão escorregadio em que se encontrava colocado. Não, ele reconhece que, antes de voltar a ter a mente sã que lhe permitia formar um julgamento justo das coisas que ocasionaram seu julgamento, ele havia caído em um estado de estupidez quase brutal. Quanto a nós mesmos, a experiência mostra quão pequenas impressões temos da providência de Deus. Sem dúvida, todos concordamos em admitir que o mundo é governado pela mão de Deus; mas se essa verdade estivesse profundamente enraizada em nossos corações, nossa fé se distinguiria por muito maior firmeza e perseverança em superar as tentações com as quais somos atacados pela adversidade. Mas quando a menor tentação com a qual despeja essa doutrina de nossas mentes, é manifesto que ainda não estamos verdadeiramente e sinceramente convencidos de sua verdade.

Além disso, Satanás tem inúmeros artifícios pelos quais deslumbra nossos olhos e confunde a mente; e então a confusão de coisas que prevalece no mundo produz uma névoa tão espessa, que dificulta a visão dela e a conclusão de que Deus governa e estende seu cuidado às coisas aqui abaixo. Os ímpios em sua maioria triunfam; e embora deliberadamente incitem a Deus para se enfurecer e provocar sua vingança, ainda que poupando-os, parece que eles não fizeram nada de errado em ridicularizá-lo, e que nunca serão chamados a prestar contas. (149) Por outro lado, os justos, beliscados pela pobreza, oprimidos por muitos problemas, assediados por erros multiplicados e cobertos de vergonha e censura, gemem e suspiram; e na proporção da seriedade com que se esforçam para fazer o bem a todos os homens, é a liberdade que os iníquos têm o descaramento de abusar de sua paciência. Quando esse é o estado das coisas, onde encontraremos a pessoa que às vezes não é tentada e importunada pela sugestão profana de que os assuntos do mundo continuam aleatoriamente e, como dizemos, são governados pelo acaso? (150) Sem dúvida, essa imaginação inabalável obteve a completa posse da mente dos incrédulos, que não são iluminados pelo Espírito de Deus, e assim levou a elevar seus pensamentos à contemplação da vida eterna. Assim, vemos a razão pela qual Salomão declara que, como “todas as coisas se assemelham a todos, e há um evento para os justos e para os iníquos”, os corações dos filhos dos homens estão cheios de impiedade e desprezo por Deus, ( Eclesiastes 9: 2 😉 – a razão é que eles não consideram que coisas aparentemente tão desordenadas estão sob a direção e o governo de Deus.

Alguns dos filósofos pagãos discursaram e mantiveram a doutrina de uma providência divina; mas era evidente pela experiência que eles não tinham, apesar de nenhuma persuasão real e completa de sua verdade; pois quando as coisas desmoronavam contrariamente às suas expectativas, eles abertamente negavam o que haviam professado anteriormente. (151) Disso temos um exemplo memorável em Brutus. Dificilmente podemos conceber um homem que o supere com coragem, e todos que o conheceram intimamente prestaram testemunho de sua distinta sabedoria. Sendo da seita dos filósofos estóicos, ele falou muitas coisas excelentes em louvor ao poder e providência de Deus; e, no entanto, quando finalmente vencido por Antônio, ele clamou que tudo o que ele acreditava sobre a virtude não tinha fundamento na verdade, mas era a mera invenção dos homens, e que todas as dores necessárias para viver de maneira honesta e virtuosa estavam perdidas. trabalho, uma vez que a fortuna domina todos os assuntos da humanidade. Assim, esse personagem, que se destacou pela coragem heróica, e um exemplo de maravilhosa resolução, ao renunciar à virtude e, sob o nome de amaldiçoar a Deus, caiu vergonhosamente. Por isso, é manifesto como os sentimentos dos ímpios flutuam com a flutuação dos eventos. E como se pode esperar que os pagãos, que não são regenerados pelo Espírito de Deus, sejam capazes de resistir a ataques tão poderosos e violentos, quando até o próprio povo de Deus precisa da assistência especial de sua graça para impedir a mesma tentação de prevalecer em seus corações, e quando às vezes são abalados por ela e estão prontos para cair; mesmo como Davi aqui confessa, que seus passos quase escorregaram? Mas vamos agora proceder à consideração das palavras do salmo.

1. No entanto, Deus é bom para Israel. O advérbio ?? , (152) ach, aqui não implica certamente uma afirmação simples , como costuma acontecer em outros lugares, mas é tomado de maneira adversa por ainda, não obstante, ou por uma palavra semelhante. Davi abre o salmo abruptamente; e disso aprendemos, o que é digno de nota especial, que antes de ele irromper nessa língua, sua mente estava agitada com muitas dúvidas e sugestões conflitantes. Como um bravo e valente campeão, ele havia sido exercitado em lutas e tentações muito dolorosas; mas, depois de um esforço longo e árduo, ele finalmente conseguiu sacudir todas as imaginações perversas e chegou à conclusão de que Deus é misericordioso com seus servos e o fiel guardião de seu bem-estar. Assim, essas palavras contêm um contraste tácito entre as imaginações não-consagradas sugeridas a ele por Satanás, e o testemunho a favor da religião verdadeira com a qual ele agora se fortalece, denunciando, por assim dizer, o julgamento da carne, dando lugar a pensamentos errôneos. com respeito à providência de Deus. Vemos então o quão enfática é essa exclamação do salmista. Ele não sobe na cadeira para disputar a maneira dos filósofos, e proferir seu discurso em um estilo de oratória estudada; mas, como se ele tivesse escapado do inferno, ele proclama, com uma voz alta e com um sentimento apaixonado, que havia obtido a vitória. Para nos ensinar, por seu próprio exemplo, a dificuldade e a árdua situação do conflito, ele abre, por assim dizer, seu coração e entranhas, e gostaria que compreendêssemos algo mais do que é expresso pelas palavras que emprega. A quantidade de sua linguagem é que, embora Deus, aos olhos dos sentidos e da razão, pareça negligenciar seus servos, ele sempre os abraça com seu favor. Ele celebra a providência de Deus, especialmente quando estendida aos santos genuínos; para mostrar a eles, não apenas que eles são governados por Deus em comum com outras criaturas, mas que ele zela pelo bem-estar deles com cuidado especial, mesmo quando o mestre de uma família cuida e cuida de sua própria casa. Deus, é verdade, governa o mundo inteiro; mas ele tem o prazer de fazer uma inspeção mais íntima e peculiar de sua Igreja, que ele se comprometeu a manter e defender.

Esta é a razão pela qual o profeta fala expressamente de Israel; e por que imediatamente depois que ele limita esse nome àqueles que têm razão de coração; que é um tipo de correção da primeira frase; pois muitos orgulhosamente reivindicam o nome de Israel, como se constituíssem os principais membros da Igreja, enquanto não são ismaelitas e edomitas. Davi, portanto, com a visão de apagar do catálogo dos piedosos todos os filhos degenerados de Abraão (153), reconhece que ninguém pertence a Israel, mas que adora a Deus pura e corretamente; como se ele tivesse dito: “Quando declaro que Deus é bom para seu Israel, não quero dizer todos aqueles que, descansando satisfeitos com uma mera profissão externa, carregam o nome de israelitas, aos quais não têm um título justo; mas falo dos filhos espirituais de Abraão, que se consagram a Deus com sincera afeição de coração. ” Alguns explicam a primeira cláusula: Deus é bom para Israel, como se referindo ao seu povo escolhido; e a segunda cláusula, para aqueles que têm razão de coração, como se referindo a estrangeiros, a quem Deus seria misericordioso, desde que andassem em verdadeira retidão. Mas esta é uma interpretação frígida e forçada. É melhor aderir ao que afirmei. Davi, ao elogiar a bondade de Deus para com o povo escolhido e a Igreja, estava sob a necessidade de separar de seu número muitos hipócritas que haviam apostatado no serviço de Deus e, portanto, eram indignos de desfrutar de seu favor paternal. A suas palavras corresponde a linguagem de Cristo a Natanael ( João 1:47 ): “Eis um israelita de fato, em quem não há dolo!” Como o temor de Deus entre os judeus estava quase extinto naquela época, restava entre eles quase nada além da “circuncisão feita com as mãos”, ou seja, circuncisão externa, Cristo, para discriminar entre os verdadeiros filhos de Abraão e hipócritas definem como característica distintiva dos primeiros que eles são livres de dolo. E, seguramente, a serviço de Deus, nenhuma qualificação é mais indispensável que a retidão de coração.

Comentário de John Wesley

Verdadeiramente Deus é bom para Israel, mesmo para os que são de coração puro.

Um coração limpo – Para todos os verdadeiros israelitas, que amam a Deus, e o servem em espírito e verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *