Estudo de Hebreus 6:17 – Comentado e Explicado

Por isso, querendo Deus mostrar mais seguramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua resolução, interpôs o juramento.
Hebreus 6:17

Comentário de Albert Barnes

Em que Deus – Por causa disso; ou desde que um juramento teve esse efeito, Deus estava disposto a apelar a ele, a fim de assegurar a salvação do seu povo.

Disposição mais abundante – da maneira mais abundante, ou para tornar o caso o mais seguro possível. Isso não significa mais do que no caso de Abraão, mas ele estava disposto a dar a maior garantia possível. Coverdale o processa corretamente, “em abundância”.

Os herdeiros da promessa – Os herdeiros a quem a promessa da vida pertencia; isto é, todos os que estavam interessados ??nas promessas feitas a Abraão – abraçando assim os herdeiros da salvação agora.

A imutabilidade de seu conselho – Seu propósito fixo. Ele pretendia mostrar da maneira mais solene que seu propósito não mudaria. Os planos de Deus nunca mudam; e toda a esperança que podemos ter do céu se baseia no fato de que seu propósito é imutável. Se ele mudasse de planos; se ele era controlado por capricho; se ele quisesse uma coisa hoje e outra amanhã, quem poderia confiar nele ou quem teria alguma esperança do céu? Ninguém saberia o que esperar; e ninguém podia confiar nele. O fazendeiro ara e semeia porque acredita que as leis da natureza são estabelecidas e fixadas; o marinheiro se aventura em mares desconhecidos porque a agulha aponta em uma direção; plantamos uma macieira porque acreditamos que ela produzirá maçãs, um pêssego porque produzirá pêssegos, uma pêra porque produzirá uma pêra. Mas suponha que não houvesse leis estabelecidas, que tudo fosse governado por capricho; quem saberia o que plantar? Quem então plantaria alguma coisa? Então na religião. Se não houvesse nada consertado, quem saberia o que fazer? Se Deus mudar seus planos por capricho, e salvar um homem pela fé hoje e condenar outro pela mesma fé amanhã; ou se ele perdoasse um homem hoje e retirasse o perdão amanhã, que segurança poderíamos ter da salvação? Quão gratos devemos, portanto, que Deus tenha um “conselho imutável” e que isso seja confirmado por um juramento solene! Ninguém poderia honrar um Deus que não tivesse uma imutabilidade de propósito; e toda a esperança que o homem pode ter do céu está no fato de que Ele é imutável.

Confirmado por um juramento – Margem, “se interpôs”. Tyndale e Coverdale “fizeram um juramento”. O grego é “interposto com juramento” – ?µes?te?se? ???? emesiteusen horko. A palavra usada aqui – µes?te?? mesiteuo – significa mediar ou interceder por um; e depois intervir ou interpor. O significado aqui é “que ele interpôs um juramento” entre si e a outra parte por meio de uma confirmação ou promessa.

Comentário de E.W. Bullinger

Em que = (em grego. En) qual.

disposto . Grego. boulomai. App-102.

até = para.

promessa = a promessa. Veja Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:22 , Gálatas 1:29 .

imutabilidade = imutabilidade . Grego. para ametatheton. O neutro. do adjetivo usado como substantivo. Aqui e em Hebreus 6:18 . Figura do discurso Antimereia . App-6 (3).

conselho . Grego. boule. App-102.

confirmou = interveio. Grego. mesiteuo. Só aqui. Compare Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:19 .

Comentário de John Calvin

17. Deus, disposto, etc. Veja como Deus, como Pai gracioso, se acomoda à nossa lentidão para crer; como ele vê que não descansamos em sua simples palavra, para que ele possa imprimi-la mais plenamente em nossos corações, ele acrescenta um juramento. Portanto, parece também o quanto nos interessa saber que existe tanta certeza a respeito de sua boa vontade em relação a nós, que não há mais ocasião para vacilar ou tremer. Pois quando Deus proíbe que seu nome seja levado em vão ou em uma ligeira ocasião, e denuncia a mais severa vingança contra todos os que a abusam impetuosamente, quando ele ordena que a reverência seja prestada à sua majestade, ele nos ensina que ele mantém seu nome em a mais alta estima e honra. A certeza da salvação é então uma coisa necessária; pois quem proíbe jurar sem razão tem o prazer de jurar tornar certo. E podemos, portanto, concluir também que grande relato ele dá de nossa salvação; pois, a fim de protegê-lo, ele não apenas perdoa nossa incredulidade, mas renuncia por direito próprio e, cedendo a nós muito mais do que aquilo que poderíamos reivindicar, ele gentilmente fornece um remédio para isso.

Aos herdeiros da promessa, etc. Ele parece apontar especialmente os judeus; pois, embora a herança tenha chegado aos gentios, os primeiros foram os primeiros herdeiros legais, e os últimos, sendo estrangeiros, foram feitos os segundos herdeiros, e isso além do direito da natureza. Então Pedro, dirigindo-se aos judeus em seu primeiro sermão, diz:

“A você e a seus filhos é feita a promessa, e aos que estão longe, a quem o Senhor chamará.” ( Atos 2:39 .)

De fato, ele deixou um lugar para herdeiros adventícios, mas coloca os judeus em primeiro lugar, de acordo com o que ele também diz no terceiro capítulo: “Vocês são filhos dos pais e da aliança” etc. ( Atos 3: 25. ) Assim também neste local o apóstolo, a fim de tornar os judeus mais prontos para receber a aliança, mostra que foi por causa deles, principalmente, que foi confirmado por um juramento. Ao mesmo tempo, esta declaração pertence a nós também neste dia, pois entramos no lugar abandonado por eles por incredulidade

Observe que o que nos é testemunhado no Evangelho é chamado de conselho de Deus, para que ninguém duvide, mas que essa verdade procede dos pensamentos mais íntimos de Deus. Os crentes devem, portanto, ser plenamente convencidos de que sempre que ouvem a voz do Evangelho, o conselho secreto de Deus, que estava escondido nele, é proclamado a eles e, portanto, lhes é divulgado o que ele decretou, respeitando nossa salvação antes. a criação do mundo.

Comentário de Adam Clarke

The heirs of promise – All the believing posterity of Abraham, and the nations of the earth or Gentiles in general.

The immutability of his counsel – His unchangeable purpose, to call the Gentiles to salvation by Jesus Christ; to justify every penitent by faith; to accept faith in Christ for justification in place of personal righteousness; and finally to bring every persevering believer, whether Jew or Gentile, to eternal glory.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 6:17 . Wherein Portanto, ou , portanto: em que conta. A palavra traduzida confirmada, eµes?te?se?, significa adequadamente, como na margem, interposto; e, portanto, é renderizado em várias versões.

Comentário de John Wesley

Em que Deus, desejando mais abundantemente mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade de seus conselhos, confirmou-o por um juramento:

Deus interpôs um juramento – condescendência surpreendente! Aquele que é o melhor de todos age como se fosse uma pessoa do meio; como se, enquanto jurasse, fosse menos que ele, por quem jura! Tu que ouves a promessa, ainda não acreditas?

Referências Cruzadas

Gênesis 26:28 – Eles responderam: “Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós. Queremos firmar um acordo contigo:

Exodo 22:11 – a questão entre eles será resolvida prestando-se um juramento diante do Senhor de que um não lançou mão da propriedade do outro. O dono terá que aceitar isso e nenhuma restituição será exigida.

Jó 23:13 – “Mas ele é ele! Quem poderá fazer-lhe oposição? Ele faz o que quer.

Salmos 33:11 – Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Provérbios 19:21 – Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Isaías 14:24 – O Senhor dos Exércitos jurou: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será.

Isaías 14:26 – Esse é o plano estabelecido para toda a terra; essa é a mão estendida sobre todas as nações.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Isaías 54:9 – “Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Jeremias 33:20 – “Assim diz o Senhor: ‘Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado,

Jeremias 33:25 – Assim diz o Senhor: ‘Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra,

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 11:29 – pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Gálatas 3:29 – E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 6:16 – Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 11:9 – Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 3:7 – Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *