Estudo de Salmos 33:11 – Comentado e Explicado

Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações.
Salmos 33:11

Comentário de Albert Barnes

O conselho do Senhor – O propósito do Senhor.

Permanece para sempre – Será realizado. Isso nunca será alterado. Não pode haver conselho “superior” ou vontade de mudá-lo, como é o caso dos planos dos homens; e nenhum propósito de seres “inferiores” a si mesmo – anjos, homens ou demônios – pode afetar, derrotar ou modificar seus planos eternos. Nenhuma mudança nos assuntos humanos pode impedir seus planos; nenhuma oposição pode derrotá-los; nenhum progresso pode substituí-los.

Os pensamentos de seu coração – As coisas que ele “projetou”, ou as quais ele pretende que sejam realizadas.

Para todas as gerações – Margem, como no hebraico, “para geração e geração”. Ou seja, de uma geração de homens para outra; ou, para todos os tempos. Os planos de Deus não são mudados pela morte de uma geração e pela vinda de outra; por novas dinastias de reis, ou pelas revoluções que podem ocorrer em estados e impérios. Os homens raramente podem levar seus planos adiante além da geração em que vivem; e eles não podem ter segurança de que as próximas gerações, com seus próprios planos, não abolirão ou mudarão tudo o que foi planejado ou proposto antes. Ninguém pode ter certeza de que sua vontade, mesmo em relação à “propriedade”, será realizada na geração que o suceder. Nenhum monarca pode ter certeza de que seus planos serão aperfeiçoados por seus sucessores. Esquemas elaboradas com o mais profundo cuidado e a mais alta sabedoria podem ser deixadas de lado por aqueles que são os próximos no poder; e nenhum indivíduo pode esperar que as próximas eras sintam interesse suficiente nele ou em sua memória para levar adiante seus planos. Quem sente agora alguma obrigação de realizar os projetos de César ou Alexandre? Há quanto tempo todos os seus planos faleceram! O mesmo acontecerá com todos os que agora estão fazendo seu papel na terra! Mas nenhuma dessas coisas afeta os propósitos dAquele que continuará vivendo e realizando Seus próprios desígnios quando todas as gerações de seres humanos tiverem passado.

Comentário de Adam Clarke

O conselho do Senhor – O que ele determinou será feito. Ele decidiu fazer um mundo, e ele o fez; para criar o homem, e ele o criou. Ele determinou que em um certo período Deus deveria se manifestar na carne, e assim foi; que ele provaria a morte por todo homem, e ele o fez; que seu evangelho deve ser pregado em todo o mundo; e eis que já quase invadiu toda a terra. Todos os seus outros conselhos e pensamentos, que se referem ao futuro, serão realizados em seus tempos.

Comentário de John Calvin

11. O conselho de Jeová. O profeta exalta o poder infinito de Deus de maneira que ele possa edificar nossa fé em sua grandeza; pois ele não recomenda aqui um conselho de Deus que está oculto no céu, e que ele gostaria que honrássemos e venerássemos à distância. Mas como o Senhor em toda parte nas Escrituras testifica que ele ama a retidão e a verdade; que ele cuida dos justos e bons; e que ele está sempre inclinado a socorrer seus servos quando eles são injustamente oprimidos; – o profeta quer dizer que tudo isso permanecerá seguro e firme. Assim, ele declara para que fim Deus traria em nada os conselhos das nações, a saber, porque sem discriminação eles correm de cabeça para a violação de toda ordem.

Em primeiro lugar, então, vamos aprender a olhar para o conselho de Deus no copo de sua palavra; e quando tivermos nos convencido de que ele prometeu nada além do que ele decidiu realizar, lembremos imediatamente a firmeza de que o profeta aqui fala. E, como muitas nações, ou melhor, inteiras, às vezes se esforçam para impedir seu curso por inúmeras dificuldades, lembre-se também da declaração anterior de que, quando os homens imaginam muitos dispositivos, está no poder de Deus, e freqüentemente em seu prazer, trazê-los para nada. O Espírito Santo pretendia inquestionavelmente exercitar nossa fé nesse conhecimento prático; caso contrário, o que ele aqui diz sobre o conselho de Deus seria apenas frio e infrutífero. Mas quando uma vez nos convencermos disso, que Deus defenderá seus servos que invocam seu nome e os livrará de todos os perigos; quaisquer que sejam as travessuras que os iníquos possam praticar contra eles, seus esforços e tentativas de modo algum nos aterrorizarão, porque, tão logo Deus se oponha a suas maquinações, nenhum ofício de sua parte será capaz de derrotar seus conselhos.

Comentário de John Wesley

O conselho do Senhor permanece para sempre, os pensamentos do seu coração a todas as gerações.

O Conselho – Todos os seus propósitos e projetos são sempre bem-sucedidos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *