Estudo de Hebreus 6:12 – Comentado e Explicado

e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.
Hebreus 6:12

Comentário de Albert Barnes

Que não sejas preguiçoso – indolente; inativo. Era disso que ele estava especialmente desejoso de protegê-los. Por um esforço diligente e árduo, somente eles poderiam se proteger do perigo da apostasia.

Mas seguidores – imitadores – para que você possa viver como eles viveram.

Daqueles que pela fé e paciência – pela fé ou confiança em Deus e pela paciência no sofrimento – referem-se àqueles que em tempos de provação haviam permanecido fiéis a Deus e haviam sido admitidos no céu. Em Hebreus 11 , o apóstolo deu uma longa lista de tais amigos perseverantes e fiéis de Deus; veja as notas nesse capítulo.

A promessa – A promessa do céu.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina.

preguiçoso . Grego. nothros. Veja Hebreus 5:11 .

seguidores . Grego. mimita . Ver 1 Coríntios 4:16 .

paciência = longanimidade ou resistência do paciente. Ver Romanos 2: 4 . Compare o verbo em Hebreus 6:15 .

herdar = são herdeiros de.

promessas . Compare Lucas 24:49 . Atos 1: 4 . Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:14 ; & c.

Comentário de John Calvin

12. Mas seguidores, ou imitadores, etc. Para preguiça, ele se opõe à imitação; é então a mesma coisa que ele disse, que havia necessidade de constante vivacidade mental; mas, quando ele os lembrou, tinha muito mais peso que os pais não eram feitos participantes das promessas, exceto através da firmeza invencível da fé; por exemplo, transmite-nos uma ideia mais impressionante das coisas. Quando uma verdade nua é apresentada diante de nós, isso não nos afeta tanto, como quando vemos o que é exigido de nós cumprido na pessoa de Abraão. Mas o exemplo de Abraão é mencionado, não porque é o único, mas porque é mais ilustrativo que o de qualquer outro. Pois, embora Abraão tivesse essa fé em comum com todos os piedosos; contudo, não é sem razão que ele é chamado o pai dos fiéis. Não é de admirar que o apóstolo o tenha escolhido dentre todos os demais, e voltado para ele os olhos de seus leitores quanto ao espelho mais claro da fé.

Fé e paciência, etc. O que se entende é uma fé firme, que tem paciência como companheira. Pois fé é o que é, principalmente requerido; mas como muitos que, a princípio, mostram uma maravilhosa demonstração de fé, logo fracassam, ele mostra que a verdadeira evidência dessa fé que não é passageira e evanescente é resistência. Ao dizer que as promessas foram obtidas pela fé, ele tira a noção de mérito; e ainda mais claramente, dizendo que eles vieram por “herança”; pois de nenhuma outra maneira somos herdeiros, a não ser pelo direito de adoção. (104)

Quanto a “herdar”, o presente, como diz Grotius, é usado para o passado – “quem herdou”, ou melhor, “tornou-se herdeiro das promessas”. Eles realmente não os possuíam, como encontramos em Hebreus 11:13 , mas os controlaram, como podemos dizer; eles morreram na fé e tiveram direito a eles. A palavra “promessas” é usada aqui e também no capítulo 11; pois muitas coisas foram incluídas no que Deus havia prometido aos pais, mas principalmente o Messias e a herança celestial. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Que você não seja preguiçoso – Isso mostra como a plena garantia da esperança deve ser regulada e mantida. Eles devem ser diligentes; a preguiça os privará da esperança e da fé. A fé que opera por amor manterá a esperança em seu pleno e devido exercício.

Seguidores deles – ??µ?ta? de???????µ???t?? ta? epa??e??a? · Que sejais imitadores ou imitadores daqueles que estão herdando as promessas. E eles herdaram essas promessas pela fé naquele que é invisível e que, eles sabiam, não podia mentir; e eles pacientemente suportaram, através de dificuldades e adversidades de todo tipo, e perseveraram até a morte. “As promessas feitas a Abraão e à sua semente foram,

  1. Que Abraão deveria ter uma semente numerosa pela fé e também por descendência natural.
  • Que Deus seria um Deus para ele e sua semente em suas gerações, sendo objeto de sua adoração e protetor.
  • Que ele lhes daria a posse de Canaã.
  • Que ele abençoaria todas as nações da terra nele.
  • Que ele assim abençoaria as nações através de Cristo, a semente de Abraão.
  • Que, por meio de Cristo, ele também abençoaria as nações com a revelação do Evangelho. Quatro dessas promessas que os gentios crentes estavam herdando na época em que o apóstolo escreveu esta carta.
  • Eles se tornaram a semente de Abraão pela fé.
  • Deus se tornou o objeto de sua adoração e seu protetor.
  • Eles estavam desfrutando do conhecimento de Deus na Igreja do Evangelho e dos dons do Espírito. Gálatas 3: 4 .
  • Todas essas bênçãos foram concedidas a eles por meio de Cristo. Observando que os gentios crentes estavam realmente herdando as promessas; isto é, as quatro bênçãos prometidas acima mencionadas, o apóstolo apelou a um fato inegável, na prova de que os gentios crentes, igualmente com os judeus crentes, eram herdeiros das promessas feitas a Abraão e sua semente. “Veja o Dr. Macknight. As promessas podem ser considerado como referindo-se ao resto da fé aqui e ao restante da glória a seguir.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 6:12 . Mas seguidores deles, etc. – Ele quer dizer os santos cristãos que perseveraram em sua profissão sincera de Cristo, bem como outros crentes fiéis que viveram na expectativa justa de sua vinda e agora estavam de posse das promessas feitas a Abraão, que foram totalmente realizados. O apóstolo, portanto, incentiva os hebreus a serem imitadores daqueles que os precederam com fé e esperança, uma vez que agora viram todas as promessas cumpridas, e aqueles que perseverantemente criam em Cristo na posse daquilo que há tanto tempo era esperado. O Sr. Peirce explica isso dos gentios que se converteram ao cristianismo. Se ele pretende ser uma sugestão para levar os judeus à emulação, como ele supõe, é certamente muito obscuro; pois, comparativamente, é um senso baixo em que se pode dizer que os cristãos, nesse estado imperfeito, herdam as promessas. “Acho que sim”, diz o Dr. Doddridge, “refere-se a todos os homens bons que partiram do mundo, seja nos primeiros ou nos últimos dias, e sob qualquer dispensação em que morreram”. Partindo deste ponto de vista (que, estou totalmente convencido, é justo), será, como vários observaram, um argumento irrespondível contra a continuação da alma em estado de sono durante o período intermediário entre a morte e a ressurreição.

    Comentário de John Wesley

    Para que não sejas preguiçoso, mas seguidores daqueles que, pela fé e paciência, herdam as promessas.

    Herdou as promessas – O descanso prometido; paraíso.

    Referências Cruzadas

    Provérbios 12:24 – As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

    Provérbios 13:4 – O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.

    Provérbios 15:19 – O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana.

    Provérbios 18:9 – Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.

    Provérbios 24:30 – Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo;

    Cânticos 1:8 – Se você, a mais linda das mulheres, se você não o sabe, siga a trilha das ovelhas e faça as suas cabritas pastarem junto às tendas dos pastores.

    Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

    Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

    Mateus 25:26 – “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?

    Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

    Lucas 16:22 – “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

    Lucas 20:37 – E que os mortos ressuscitam, já Moisés mostrou, no relato da sarça, quando ao Senhor ele chama ‘Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó’.

    Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

    Romanos 4:12 – e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

    Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

    Romanos 12:11 – Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

    1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

    Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

    Hebreus 5:11 – Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.

    Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

    Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

    Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

    Hebreus 11:9 – Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.

    Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

    Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

    Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

    Hebreus 13:7 – Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

    Tiago 5:10 – Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

    1 Pedro 3:5 – Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,

    2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

    1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

    Apocalipse 13:10 – Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

    Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

    Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *