Estudo de Tiago 5:10 – Comentado e Explicado

Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor.
Tiago 5:10

Comentário de Albert Barnes

Tomai, meus irmãos, os profetas – isto é, em suas provações e perseguições. Para encorajá-los ao exercício da paciência, ele os aponta para o exemplo daqueles que trilharam o mesmo caminho espinhoso diante deles. Os profetas eram em geral uma raça de homens muito perseguida; e o argumento em que o apóstolo se baseia em seu exemplo é este:

(1) que, se os profetas foram perseguidos e julgados, pode-se esperar que outros homens bons sejam;

(2) que eles demonstraram tanta paciência em suas provações como um modelo para nós.

Um exemplo de sofrimento – ou seja, eles nos mostraram como os males devem ser enfrentados.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 5: 10-11 . Tome os profetas – Uma vez perseguidos como você, mesmo por falar em nome do Senhor – Os próprios homens que se glorificaram em ter os profetas, ainda não puderam levar sua mensagem. Tampouco a santidade ou a alta comissão desses mensageiros de Deus os impediram de sofrer; por um exemplo de sofrer aflição – ou perseguição das pessoas a quem trouxeram revelações divinas; e de paciência – no sofrimento. Eis que os consideramos felizes – Nós os elogiamos e cremos que eles são os filhos amados de Deus; que suportam – Suportem seus sofrimentos com paciência, mansidão e uma mente contente. O apóstolo mencionar isso imediatamente depois de ter proposto os profetas como um exemplo de paciência no sofrimento, mostra que aqui faz alusão às palavras de Cristo ( Mateus 5:11 ): Bem-aventurados vós, quando os homens vos desprezarem, etc., por serem tão perseguidos. eles são os profetas que estavam diante de você. Ouvistes da paciência de Jó – Sob seus sofrimentos particularmente pesados; e viram o fim do Senhor – Vistes, na história daquele homem bom, que assunto feliz o Senhor deu a seus sofrimentos; ou quanto a sua honra e consolo suas várias e pesadas aflições concluíram; que o Senhor é muito lamentável, etc. – E é com as entranhas de um pai afetuoso que ele corrige seus amados filhos, e não para sua própria gratificação, mas tendo em vista a vantagem eterna deles.

Comentário de E.W. Bullinger

os profetas . ou seja, os profetas do AT. App-189.

falou = falou. App-121.

para = como.

exemplo . Ver João 13:15 .

sofrendo aflição . Grego. kakopatheia. Só aqui. Compare Tiago 5:13 .

paciência . Como em Hebreus 6:12 .

Comentário de John Calvin

10 Tomai, meus irmãos, os profetas . O conforto que ele traz não é o que está de acordo com o provérbio comum, que a miserável esperança de companheiros em males. Que pusessem diante deles associados, em cujo número era desejável ser classificado; e ter a mesma condição com eles, não era miséria. Pois, como devemos necessariamente sentir um pesar extremo, quando acontece algum mal que os filhos de Deus nunca experimentaram, é um consolo singular quando sabemos que não sofremos nada diferente deles; ou melhor, quando sabemos que temos que sustentar o mesmo jugo com eles.

Quando Jó ouviu de seus amigos,

“Volte-se para os santos, você pode encontrar alguém como você?”
( Jó 5: 1 )

era a voz de Satanás, porque ele queria levá-lo ao desespero. Quando, por outro lado, o Espírito, pela boca de Tiago, planeja elevar-nos a uma boa esperança, mostra-nos todos os santos futuros, que, por assim dizer, estendem a mão para nós e por seu exemplo. encoraje-nos a sofrer e vencer aflições.

A vida dos homens está de fato indiscriminadamente sujeita a problemas e adversidades; mas James não apresentou nenhum tipo de homem como exemplo, pois de nada valeria perecer com a multidão; mas ele escolheu os profetas, uma comunhão com quem é abençoada. Nada nos destrói e nos desanima como o sentimento de miséria; é, portanto, um consolo real saber que essas coisas comumente consideradas más são ajudas e ajudam a nossa salvação. Isso é, de fato, o que está longe de ser entendido pela carne; todavia, os fiéis devem se convencer disso, de que são felizes quando, por vários problemas, são provados pelo Senhor. Para nos convencer disso, Tiago nos lembra de considerar o fim ou o desígnio das aflições sofridas pelos profetas; pois, como nossos próprios males, estamos sem julgamento, sendo influenciados pela dor, pela tristeza ou por outros sentimentos desagradáveis, pois não vemos nada sob o céu nebuloso e no meio de tempestades, e sendo jogados aqui e ali como se fosse uma tempestade. , portanto, é necessário que olhemos para outro quarto, onde o céu é sereno e brilhante. Quando as aflições dos santos estão relacionadas a nós, não há ninguém que permita que elas sejam infelizes, mas, pelo contrário, que elas sejam felizes.

Então James se saiu bem por nós; pois ele colocou diante de nossos olhos um padrão, para que possamos aprender a olhá-lo sempre que formos tentados à impaciência ou ao desespero; e ele aceita esse princípio como garantido, que os profetas foram abençoados em suas aflições, pois eles os sustentaram com coragem . Sendo assim, ele conclui que o mesmo julgamento deve ser formado por nós quando afligido.

E ele diz, os profetas que falaram em nome do Senhor ; pelo qual ele sugere que eles foram aceitos e aprovados por Deus. Se, então, tivesse sido útil para eles estarem livres de misérias, sem dúvida Deus os manteria livres. Mas foi o contrário. Daí resulta que as aflições são salutares aos fiéis. Ele, portanto, pede que eles sejam tomados como um exemplo de sofrimento. Mas é preciso também acrescentar paciência, o que é uma evidência real de nossa obediência. Por isso, ele juntou os dois.

Comentário de Adam Clarke

Pegue os profetas – Os profetas que haviam falado com seus antepassados ??pela autoridade de Deus, foram perseguidos pelas mesmas pessoas a quem eles entregaram a mensagem divina; mas eles sofreram aflição e perseguição com paciência, recomendando sua causa àquele que julga com retidão; portanto, imite o exemplo deles.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 5:10 . Tomem, meus irmãos, os profetas, etc. – “Vocês podem pensar que suas calamidades atuais são grandes e pesadas, e de fato são; mas seu caso não é singular; ( Lamentações 1:12 .) Outros já sofreram tanto antes. você e aqueles dos homens mais eminentes e santos. Aprenda, portanto, com o exemplo deles, a sofrer maus usos com paciência “.

Comentário de John Wesley

Tomemos, meus irmãos, os profetas, que falaram em nome do Senhor, como um exemplo de sofrimento e paciência.

Tome os profetas como exemplo – uma vez perseguidos como você, mesmo por falar em nome do Senhor. Os próprios homens que se gloriavam em ter profetas ainda não podiam transmitir sua mensagem: nem a santidade ou a alta comissão os protegiam do sofrimento.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 36:16 – Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

Isaías 39:8 – “É boa a palavra do Senhor que você falou”, Ezequias respondeu. Pois pensou: “Haverá paz e segurança enquanto eu viver”.

Jeremias 2:30 – “De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador.

Jeremias 23:22 – Mas se eles tivessem comparecido ao meu conselho, anunciariam as minhas palavras ao meu povo e teriam feito com que se convertessem do seu mau procedimento e das suas obras más.

Jeremias 26:16 – Então os líderes e todo o povo disseram aos sacerdotes e aos profetas: “Este homem não deve ser condenado à morte! Ele nos falou em nome do Senhor, do nosso Deus”.

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Mateus 21:34 – Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Lucas 6:23 – “Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.

Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

Atos dos Apóstolos 3:21 – É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

Atos dos Apóstolos 7:52 – Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —

1 Tessalonicenses 2:14 – Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,

Hebreus 11:32 – Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,

Hebreus 13:7 – Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *