Estudo de Mateus 23:34 – Comentado e Explicado

Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores. Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros nas vossas sinagogas. Persegui-los-eis de cidade em cidade,
Mateus 23:34

Comentário de Albert Barnes

Eu vos envio profetas … – Jesus sem dúvida se refere aqui aos apóstolos e outros mestres da religião. Profetas, homens sábios e escribas eram os nomes pelos quais os mestres da religião eram conhecidos entre os judeus, e, portanto, ele usava os mesmos termos ao falar dos mensageiros que enviaria. “Eu envio” tem a força do futuro, eu “enviarei”.

Alguns deles matareis – como no caso de Atos 7:59 e Atos 12: 1-2 .

Crucificar – Punir com a morte na cruz. Não há casos disso mencionados; mas poucos registros históricos dessa época chegaram até nós. Os judeus não tinham o poder de crucificar, mas tinham poder para entregar aqueles que condenaram à morte nas mãos dos romanos para fazê-lo.

Deve flagelar – Veja as notas em Mateus 10:17 . Isso foi feito, Atos 22: 19-24 ; 2 Coríntios 11: 24-25 .

Perseguir … – Veja as notas em Mateus 5:10 . Isso foi cumprido no caso de quase todos os apóstolos.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Por causa disso. Grego. dia (App-104. Mateus 23: 2 ) .

ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

from = longe de. Grego. apo . App-104.

Comentário de John Calvin

34. Portanto, eis que envio a você. Lucas o introduz de maneira ainda mais enfática. Portanto , também a Sabedoria de Deus disse; que alguns comentaristas explicam assim: “Eu, que sou a eterna Sabedoria de Deus, declaro isso a seu respeito.” Mas estou mais inclinado a acreditar que, de acordo com o costume comum das Escrituras, Deus é aqui representado como falando na pessoa de sua Sabedoria; de modo que o significado é: “Deus predisse há muito tempo, pelo Espírito profético, o que aconteceria com relação a você”. Esta frase, reconheço, não pode ser encontrada em nenhum lugar literalmente: mas como Deus denuncia a obstinação incorrigível desse povo em muitos lugares das Escrituras, Cristo elabora uma espécie de resumo deles, e por essa personificação (111) expressa mais claramente o que foi o julgamento de Deus quanto à maldade incurável daquela nação. Pois, se esses professores não tivessem sucesso, poderia parecer estranho que Cristo desejasse que eles se cansassem sem nenhum propósito. Os homens argumentam assim: “Deus trabalha em vão, quando envia sua palavra aos réprobos, que, ele sabe, continuarão obstinados”. E os hipócritas, como se fosse suficiente, por si só, ter pregadores da doutrina celeste continuamente com eles, embora se mostrem desobedientes, nutrem a convicção de que Deus é reconciliado e favorável a eles, desde que a palavra externa seja ouvida entre eles. .

Assim, os judeus se vangloriavam ferozmente de que, em comparação com outras nações, sempre desfrutaram dos melhores profetas e mestres e, como se tivessem merecido uma honra tão grande, consideraram que essa era uma prova indubitável de sua própria excelência. (112) Para reprimir esse orgulho tolo, Cristo não apenas afirma que não supera outras nações por ter recebido de Deus profetas e expoentes distintos de sua Sabedoria, mas sustenta que esse favor requintado é uma reprovação maior, e trará sobre eles uma condenação mais pesada, porque o propósito de Deus era diferente do que eles supunham, ou seja, torná-los mais indesculpáveis ??e levar sua malícia perversa ao ponto mais alto; como se ele tivesse dito: “Embora os profetas lhe tenham sido designados pelo céu em sucessão, é ocioso e tolo que você reivindique isso como uma honra; pois Deus tinha um objeto bem diferente em seu julgamento secreto, que era o de abrir, por uma sucessão ininterrupta de convites graciosos, sua obstinação perversa e, ao ser condenado por isso, envolver as crianças na mesma condenação com a pais.

Com relação às palavras, o discurso relatado por Mateus é defeituoso, mas seu significado deve ser fornecido pelas palavras de Lucas. A menção de escribas e sábios junto com profetas tende a engrandecer a graça de Deus; pelo qual sua ingratidão se torna mais aparente, pois, embora Deus não tenha deixado nada desfeito para sua instrução, eles não fizeram proficiência. Em vez de sábios e escribas, Lucas menciona apóstolos, mas o significado é o mesmo. Esta passagem mostra que Deus nem sempre concede salvação aos homens quando envia sua palavra a eles, mas que às vezes pretende proclamá-la aos réprobos, que, ele sabe, continuarão obstinados, para que possa ser para eles.

o salvador da morte até a morte ( 2 Coríntios 2:16 .)

A palavra de Deus, de fato, em si mesma e por sua própria natureza, traz salvação e convida todos os homens indiscriminadamente à esperança da vida eterna; mas como nem todos são atraídos interiormente, e como Deus não fere os ouvidos dos aliados – em resumo, como eles não são renovados ao arrependimento ou inclinados à obediência, aqueles que rejeitam a palavra de Deus a tornam, por sua incredulidade, mortal e mortal. destrutivo.

Embora Deus preveja que esse será o resultado, ele propositadamente envia seus profetas a eles, para que possa envolver os réprobos em uma condenação mais severa, como é explicado em mais detalhes por Isaías ( Isaías 6:10 .) Isso, eu reconheço, é muito longe de ser agradável à razão da carne, como vemos que desprezadores profanos de Deus a consideram uma desculpa plausível para latir, que Deus, como um tirano cruel, tem prazer em infligir uma punição mais severa a homens que, sem nenhum expectativa de vantagem, ele conscientemente e voluntariamente endurece cada vez mais. Mas por tais exemplos Deus exerce a modéstia dos crentes. Vamos manter uma sobriedade que treme e adora o que excede nossos sentidos. Aqueles que dizem que a presciência de Deus não impede que os incrédulos sejam salvos, tolamente fazem uso de uma defesa ociosa para desculpar a Deus. Admito que os réprobos, ao trazerem a morte sobre si mesmos, não têm a intenção de fazer o que Deus previu que aconteceria, e, portanto, que a falha de perecerem não pode ser atribuída à Sua presciência; mas afirmo que é impróprio empregar esse sofisma na defesa da justiça de Deus, porque pode-se objetar imediatamente que cabe a Deus fazê-los se arrepender, pois o dom da fé e do arrependimento está em seu poder.

A seguir, seremos recebidos por essa objeção: Qual é a razão pela qual Deus, por um propósito fixo e deliberado, aponta a luz de sua palavra para os cegos? Quando eles foram dedicados à morte eterna, por que ele não está satisfeito com a simples ruína deles? e por que ele deseja que eles pereçam duas ou três vezes? Nada nos resta senão atribuir glória aos julgamentos de Deus, exclamando com Paulo, que eles são um abismo profundo e insondável ( Romanos 11:33 ). Mas é perguntado: Como ele declara que as profecias serão recorrer à destruição dos judeus, enquanto sua adoção ainda continuava em vigor em relação àquela nação? Eu respondo: Como apenas uma pequena porção adotou a palavra pela fé para a salvação, esta passagem se refere ao maior número ou a todo o corpo; como Isaías, depois de ter previsto a destruição geral da nação, é ordenado

selar a lei de Deus entre os discípulos ( Isaías 8:16 .)

Vamos saber então que, onde quer que a Escritura denuncie a morte eterna contra os judeus, ela excede um remanescente ( Isaías 1: 9 ; Romanos 11: 5 😉 ou seja, aqueles em quem o Senhor preserva alguma semente por causa de sua livre eleição

Comentário de Adam Clarke

Portanto – Para mostrar como minha previsão, Ye irá preencher a medida de seus pais, será verificado. Eis que eu envio (vou apenas comissioná-los) profetas, etc. e alguns matarão (com processo legal) , e alguns crucificarão, pretenderão tentar ser culpados e entregá-los nas mãos dos romanos, que por meio de vós os matarão. Veja em Lucas 11:49 ; (Nota). Por profetas, sábios e escribas, nosso Senhor pretende que os evangelistas, apóstolos, diáconos, etc., sejam empregados na proclamação de seu Evangelho: homens que devem ser iguais aos profetas antigos, sábios e escribas, em todos os dons e graças do Espírito Santo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 23:34 . Portanto ??a t??t?, “por esta causa – de que sois serpentes e uma ninhada de víboras, que preencherão a medida das iniqüidades de seus pais.” O significado de nosso Salvador não era que ele lhes enviasse profetas para serem mortos, para que eles escapassem da condenação do inferno; mas que todo método possível poderia ser tentado para a conversão deles, embora ele soubesse que eles tirariam luz de tudo e, ao fazê-lo, derrubariam sobre si uma terrível vingança, como deveria ser um monumento permanente do desagrado divino contra todos. os assassinatos cometidos na face da terra desde o início dos tempos. Pois “assim como antigamente Sodoma e Gomorra, e as cidades ao seu redor, entregando-se à fornicação e perseguindo carne estranha, são apresentadas por exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno”; da mesma maneira que a nação judaica foi escolhida, e essa geração da nação foi alvo de vingança de Deus contra o assassinato, e um exemplo de punição para todas as gerações, pois eram o corpo mais atroz de assassinos que já existiram. Os títulos mencionados por nosso Senhor neste versículo, profetas, sábios, escribas, correspondem à diversidade de dons mencionados na primeira epístola aos coríntios: são profetas encalhados , porque inspirados a prever as coisas vindouras; homens sábios, porque foram iluminados com o conhecimento dos mistérios celestes; e escribas, a partir de seu conhecimento superior da lei. Entre os primeiros mártires, cuja morte comprovou essa profecia, estavam Estevão, apedrejado; Paulo, que foi açoitado e morto; e Pedro, que foi crucificado. Veja Macknight e Hammond. Em vez de matareis, devemos flagelar, podemos ler, matareis, etc.

Comentário de Scofield

envie para você

Está provado o tratamento dos apóstolos pelos judeus, Mateus 23: 31-33 .

Comentário de John Wesley

Portanto, eis que vos envio profetas, sábios e escribas; e alguns deles matareis e crucificaremos; e alguns deles açoitareis nas vossas sinagogas, e os perseguireis de cidade em cidade.

Portanto – para que pareça que vocês são os verdadeiros filhos desses assassinos e têm o direito de receber suas iniqüidades: Eis que eu envio – isso não é falar como alguém que tem autoridade? Profetas – Homens com credenciais sobrenaturais: Homens sábios – Como aqueles que possuem habilidades e experiência naturais; e escribas – Homens instruídos: mas nem tudo valerá. 11:49 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *