Estudo de Hebreus 11:32 – Comentado e Explicado

Que mais direi? Faltar-me-á o tempo, se falar de Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e dos profetas.
Hebreus 11:32

Comentário de Albert Barnes

E o que devo dizer mais? Existem muitos outros exemplos mostrando a força da fé que não há tempo para mencionar.

Pois o tempo não me permitiria contar – Recontar tudo o que eles fizeram; todas as ilustrações da força e poder da fé evidenciadas em suas vidas.

Of Gedeon – A história de Gideon é detalhada em Juízes 15:16; Juízes 16:30.

E de Jefté – A história de Jefté é registrada em Juízes 11: 29-32.

(Não é provável que a fé de Jefté tenha encontrado um registro aqui, se não fosse de um tipo mais elevado do que isso. Peirce admite seu crime antinatural, mas supõe que ele se arrependeu. “Deve ser possuído”, diz ele, “que se Jefté não tivesse se arrependido dessa maldade tão hedionda, não teria direito à salvação.O apóstolo, portanto, que nos garantiu sua salvação, deve sem dúvida ter assumido a suposição de que Jefté realmente se arrependeu dela antes de morrer. O fato de ele ter tido tempo de se arrepender está fora de disputa, porque viveu quase seis anos depois disso, pois é expressamente dito que ele julgou Israel seis anos, Juízes 12: 7, e é certo que ele fez esse voto no início de seu governo. (…) Não posso dizer que evidência o apóstolo tinha do arrependimento de Jefté. Ele pode conhecê-lo com a ajuda de antigas histórias judaicas ou com inspiração. ”)

Mesmo no grande e impróprio sacrifício de sua única filha, que a interpretação óbvia do registro a respeito dele em Juízes 11:39, nos leva a supor que ele fez, ele fez isso como uma oferta ao Senhor, e sob essas visões equivocadas de dever , ele mostrou pelo maior sacrifício que um homem poderia fazer – o de um filho único que estava disposto a fazer o que acreditava ser exigido pela religião. Um exame completo do caso de Jefté e da questão de se ele realmente sacrificou sua filha pode ser encontrado na Divina Legação de Moisés , de Warburton, livro 9, notas, nas Notas de Bush sobre Juízes 11 ; e no Repositório Bíblico de janeiro de 1843. Não é necessário entrar na investigação muito litigada aqui se ele realmente matou sua filha, pois se o fez ou não, é igualmente verdade que ele demonstrou forte confiança em Deus. Se ele fizesse isso, em obediência como deveria cumprir e ao mandamento divino, nenhum exemplo superior de fé em Deus como tendo o direito de dispor de tudo o que possuía poderia ser fornecido; se não, seu eminente valor e sucesso nas batalhas mostram que ele confiava em força e vitória no braço do Senhor. A única razão pela qual a piedade de Jefté já foi posta em causa foi o fato de ele sacrificar sua própria filha. Se ele não fez isso, ninguém duvidará de suas reivindicações de uma posição honrada entre aqueles que demonstraram fé em Deus.

De David também – Louvado justamente como um exemplo eminente de um homem que tinha fé em Deus, embora não se possa supor que tudo o que ele fez foi aprovado.

E Samuel – No início da juventude, distinguiu-se por sua piedade, e a manifestou através de sua vida; veja 1Sam.

E dos profetas – Eles eram homens que tinham forte confiança na verdade do que Deus os ordenara a predizer, e que estavam sempre prontos, dependendo dele, a tornar conhecidas as verdades mais indesejáveis ??para seus semelhantes, mesmo sob o perigo de a vida deles.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11:32 . E o que devo dizer mais – Sobre esse assunto copioso e inesgotável? Pois o tempo me falharia – Se eu tentasse discursar em geral; de Gideão – que com um pequeno grupo de homens cortou tantos milhares de midianitas; e Barak – que, pela fé na profecia de Débora, libertou Israel da opressão de Jabin e derrotou Sísera, seu general; e Sansão – que, pela fé no poder de Deus, matou tantos milhares de filisteus com a mandíbula de um jumento, e realizou muitas outras realizações surpreendentes; e de Jefté – Quem, acreditando na promessa de Deus a Abraão, que sua posteridade deveria possuir a terra de Canaã (veja 11:24 ) e obedecendo ao impulso divino, que o levou a lutar contra os amonitas, obteve uma grande vitória sobre esses inimigos do povo de Deus. Também de Davi – cuja fé se manifestou, como em muitos outros atos heróicos, especialmente em seu combate a Golias: e até mesmo de Samuel – que, apesar de profeta e juiz, ainda liderou os exércitos do Senhor de maneira notável. ocasião, para uma vitória ilustre: e dos profetas – Depois de Samuel, os profetas são mencionados corretamente: Davi também era profeta, mas também era rei. Pelos profetas, ele pretendia especialmente Elias, Eliseu, Isaías, etc., incluindo igualmente os crentes que viviam em seus dias.

Comentário de E.W. Bullinger

falhou. Grego. epileipo. Só aqui.

dizer = na narrativa. Grego. diegeomai. Veja Atos 8:33 . Pela figura do discurso Paraleipsis (App-6), o escritor faz alusão breve a muitos dignos, dos quais o tempo deixa de falar em detalhes. Também Figura do discurso Epitrochasmos, ou Resumindo. No resumo estão quatro juízes, dois profetas e um grupo no qual todos os outros profetas estão incluídos. Gedeão e Jefté se destacam juntos como exemplos mais elevados de fé, Barak e Sansão como associados a mulheres, a primeira em sua ascensão, a segunda em sua queda.

Comentário de John Calvin

32. E o que devo dizer mais? etc. Como era de se temer, que ao se referir a alguns exemplos, ele deveria parecer confinar os louvores da fé a alguns homens; ele antecipa isso e diz que não haveria fim se ele insistisse em todos os casos; pelo que ele havia dito de alguns estendidos a toda a Igreja de Deus.

Ele primeiro se refere ao tempo que interveio entre Josué e Davi, quando o Senhor levantou juízes para governar o povo; e esses eram os quatro que ele menciona agora: Gideão, Baraque, Sansão e Jefté.

Parecia realmente estranho em Gideon, com trezentos homens atacar uma imensa hoste de inimigos e sacudir jarros parecia um alarme falso. Barak era muito inferior aos seus inimigos e era guiado apenas pelo conselho de uma mulher. Sansão era um mero compatriota e nunca usara outras armas além dos instrumentos de criação: o que ele poderia fazer contra conquistadores tão provados, por cujo poder todo o povo havia sido subjugado? Quem, a princípio, não teria condenado a imprudência de Jefté , que se declarou vingador de um povo que já havia passado pela esperança? Porém, todos eles seguiram a orientação de Deus e, animados por sua promessa, cumpriram o que lhes foi ordenado, foram honrados com o testemunho do Espírito Santo. (235)

Então o apóstolo atribui à fé tudo o que era louvável; embora não houvesse um deles cuja fé não parasse. Gideon foi mais lento em pegar em armas do que deveria ser; nem se aventurou sem hesitar em se comprometer com Deus. Barak, a princípio, tremia, e quase foi forçado pelas repreensões de Débora. Sansão, sendo dominado pelas doçuras de uma concubina, traiu a segurança de todo o povo. Jefté , apressado em fazer um voto tolo e obstinado demais em realizá-lo, estragou a melhor vitória pela morte cruel de sua própria filha. Assim, em todos os santos, algo repreensível deve ser encontrado; no entanto, a fé, embora interrompida e imperfeita, ainda é aprovada por Deus. Portanto, não há razão para que as falhas em que trabalhamos devam nos derrubar ou nos desanimar, desde que continuemos pela fé na corrida de nosso chamado.

De Davi, etc. Sob o nome de Davi, ele inclui todos os reis piedosos e, a eles, acrescenta Samuel e os Profetas. Portanto, ele quer, em suma, ensinar-nos que o reino de Judá foi fundado na fé; e que isso permaneceu até o fim pela fé. As muitas vitórias de Davi, que ele havia conquistado sobre seus inimigos, eram comumente conhecidas. Também conhecida, era a retidão de Samuel e sua consumada sabedoria em governar o povo. Também eram conhecidos os grandes favores conferidos por Deus aos profetas e reis. O apóstolo declara que não há nada disso que não deva ser atribuído à fé.

Mas é apenas para alguns desses inumeráveis ??benefícios de Deus que ele se refere, a fim de que os judeus possam tirar uma conclusão geral: – como a Igreja sempre foi preservada pela mão de Deus pela fé, então hoje existe nenhuma outra maneira pela qual possamos conhecer sua bondade para conosco.

Foi pela fé que Davi tantas vezes voltou para casa como conquistador; que Ezequias se recuperou de sua doença; que Daniel saiu a salvo e intocado da cova dos leões e que seus amigos entraram em uma fornalha ardente tão alegremente quanto em um prado agradável. Visto que todas essas coisas foram feitas pela fé, devemos nos sentir convencidos de que, pela fé, a bondade e a generosidade de Deus devem ser comunicadas a nós. E essa cláusula deve ser notada especialmente por nós, onde se diz que eles obtiveram as promessas pela fé; (236) porque, embora Deus continue fiel, éramos todos incrédulos, mas nossa incredulidade anula as promessas, isto é, ineficazes para nós.

“Obter promessas” é receber as coisas prometidas. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

O tempo me falharia – ?e d?????µe??? ? ?????? . Um modo de expressão muito comum com os melhores escritores gregos, quando eles desejam intuir que ainda há muita informação importante a ser comunicada sobre o assunto em questão, que deve ser omitida por causa de outros pontos que ainda não foram tratados.

Gedeão – Quem pela fé em Deus, com 300 homens, destruiu uma multidão incontável de midianitas e amalequitas, e libertou Israel da opressão e da escravidão. Juízes 6, 7, 8.

Baraque – que derrubou Jabin, rei de Canaã, e libertou Israel da servidão. Juízes 4.

Sansão – Quem foi designado por Deus para libertar Israel do jugo opressivo dos filisteus; e, com assistência extraordinária, os desconcertou em várias ocasiões. Juízes 13-16.

Jefté – que, sob a mesma orientação, derrotou os amonitas e libertou Israel. Juízes 11, Juízes 12: 1-15 .

David – rei de Israel, cuja vida inteira foi uma vida de fé e dependência de Deus; but whose character will be best seen in those books which contain an account of his reign, and the book of Psalms, to which, and the notes there, the reader must be referred. It is probable he is referred to here for that act of faith and courage which he showed in his combat with Goliah. See 1 Samuel 17.

Samuel – The last of the Israelitish judges, to whom succeeded a race of kings, of whom Saul and David were the two first, and were both anointed by this most eminent man. See his history in the first book of Samuel.

All these are said to have performed their various exploits through faith.

  1. The faith of Gideon consisted in his throwing down the altar of Baal, and cutting down his grove, in obedience to the command of God.
  • The faith of Barak consisted in his believing the revelation made to Deborah, and the command to go against Jabin’s numerous army.
  • Samson’s faith consisted in his obeying the various impulses produced by the Spirit of God in his own mind.
  • Jephthae’s faith consisted particularly in his believing the promise made to Abraham and his posterity, that they should possess the land of Canaan; and in his resolutely fighting against the Ammonites, that they might not deprive the Israelites of the land between Arnon and Jabbok.
  • It may be observed, here, that the apostle does not produce these in chronological order; for Barak lived before Gideon, and Jephthae before Samson, and Samuel before David. He was not producing facts in their chronological order, but instances of the power of God exerted in the behalf of men who had strong confidence in him.

    Comentário de John Wesley

    E o que devo dizer mais? pois me falharia o tempo de Gedeão, de Baraque, de Sansão e de Jefté; também de Davi, Samuel e dos profetas:

    Depois de Samuel, os profetas são mencionados corretamente. Davi também foi um profeta; mas ele também era rei.

    Os profetas – Elias, Eliseu, etc., incluindo igualmente os crentes que moravam com eles.

    Referências Cruzadas

    Juízes 4:1 – Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova.

    Juízes 5:31 – “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.

    Juízes 6:1 – De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.

    Juízes 8:35 – Também não foram bondosos com a família de Jerubaal, isto é, Gideão, reconhecendo todo o bem que ele tinha feito por Israel.

    Juízes 11:1 – Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade.

    Juízes 12:7 – Jefté liderou Israel durante seis anos. Então o gileadita Jefté morreu, e foi sepultado numa cidade de Gileade.

    Juízes 13:1 – Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprova, e por isso o Senhor os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos.

    Juízes 16:31 – Foram então os seus irmãos e toda a família do seu pai para buscá-lo. Trouxeram-no e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no túmulo de Manoá, seu pai. Sansão liderou Israel durante vinte anos.

    1 Samuel 1:20 – Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.

    1 Samuel 2:11 – Então Elcana voltou para casa em Ramá; mas o menino começou a servir o Senhor sob a direção do sacerdote Eli.

    1 Samuel 2:18 – Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho.

    1 Samuel 3:1 – O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram freqüentes.

    1 Samuel 12:11 – Então o Senhor enviou Jerubaal, Baraque, Jefté e Samuel, e os libertou das mãos dos inimigos que os rodeavam, de modo que vocês viveram em segurança.

    1 Samuel 16:1 – O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei”.

    1 Samuel 16:13 – Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

    1 Samuel 17:1 – Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca.

    1 Samuel 18:30 – Os comandantes filisteus continuaram saindo para a batalha, e, todas as vezes que o faziam, Davi tinha mais habilidade do que os outros oficiais de Saul, e ele tornou-se ainda mais famoso.

    1 Samuel 28:3 – Samuel já havia morrido, e todo o Israel o havia pranteado e sepultado em Ramá, sua cidade natal. Saul havia expulsado do país os médiuns e os espíritas.

    Salmos 99:6 – Moisés e Arão estavam entre os seus sacerdotes, Samuel, entre os que invocavam o seu nome; eles clamavam pelo Senhor, e ele lhes respondia.

    Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

    Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

    Lucas 13:28 – “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos.

    Lucas 16:31 – “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

    João 21:25 – Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.

    Atos dos Apóstolos 2:29 – “Irmãos, posso dizer-lhes com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até o dia de hoje.

    Atos dos Apóstolos 3:24 – “De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.

    Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

    Atos dos Apóstolos 13:20 – Tudo isso levou cerca de quatrocentos e cinqüenta anos. “Depois disso, ele lhes deu juízes até o tempo do profeta Samuel.

    Atos dos Apóstolos 13:22 – Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.

    Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

    Romanos 4:1 – Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão?

    Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

    Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

    Tiago 5:10 – Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

    1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

    2 Pedro 1:21 – pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

    2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *