Estudo de 1 Samuel 16:1 – Comentado e Explicado

O Senhor disse-lhe: Até quando chorarás tu Saul, tendo-o eu rejeitado da realeza de Israel? Enche o teu corno de óleo. Vai; envio-te a Isaí de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos.
1 Samuel 16:1

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 16: 1 . Por quanto tempo lamentarás por Saul? E ore por sua restauração, o que as seguintes palavras implicam que ele fez. Encha teu chifre com óleo que foi usado na inauguração dos reis. Mas aqui foi usado na designação de um rei; pois Davi não foi realmente rei por ele, mas ainda permaneceu um assunto. E a razão dessa antecipação foi o conforto de Samuel e outros homens bons, contra seus medos no caso da morte de Saul, e a garantia do título de Davi, que de outro modo teria sido duvidoso. Eu me forneci um rei – Esta frase é muito enfática e implica a diferença entre este e o antigo rei. Saul era o rei da provisão do povo; ele era o produto de seus desejos pecaminosos; mas este é um rei de minha própria provisão, para cumprir toda a minha vontade e servir à minha glória.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Eu rejeitei . Observe aqui a soberania de Jeová.

Eu forneci. Observe a soberania de Jeová nessa escolha de “o mais novo. É essa escolha que faz de Davi o “homem segundo o coração de Jeová” , não o caráter ou conduta pessoal de Davi.

Comentário de Adam Clarke

Encha seu chifre com óleo – os chifres parecem ter sido os antigos vasos de bebida de todas as nações; e podemos supor que a maioria das pessoas que teve que viajar muito, sempre carregava uma com elas, com o objetivo de pegar água das fontes para saciar sua sede. Tal chifre tinha Samuel; e nessa ocasião ele recebeu ordem de enchê-lo de óleo, com o objetivo de consagrar um rei sobre Israel dentre os filhos de Jessé.

Comentário de John Wesley

E disse o SENHOR a Samuel: Até quando lamentarás a Saul, visto que eu o rejeitei de reinar sobre Israel? enche a tua buzina de óleo e vai-te enviar a Jessé, o belemita, porque me dei um rei entre seus filhos.

Lamentar – E rezar por sua restituição, o que as seguintes palavras implicam que ele fez.

Petróleo – que foi usado na inauguração dos reis. Mas aqui é usado na designação de um rei; pois Davi não foi realmente rei por ele, mas ainda permaneceu um assunto. E a razão dessa antecipação foi o conforto de Samuel e outros homens bons, contra seus medos no caso da morte de Saul, e a garantia do título de Davi, que de outro modo teria sido duvidoso.

Eu forneci – Esta frase é muito enfática e implica a diferença entre este e o antigo rei. Saul era o rei da provisão do povo, ele era o produto de seus desejos pecaminosos; mas este é um rei da minha provisão, para cumprir toda a minha vontade e servir à minha glória.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:8 – “Judá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de você.

Rute 4:18 – Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom;

1 Samuel 9:16 – “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”.

1 Samuel 10:1 – Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.

1 Samuel 13:13 – Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.

1 Samuel 13:14 – Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor”.

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

1 Samuel 15:23 – Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.

1 Samuel 15:26 – Samuel, contudo, lhe disse: “Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! “

1 Samuel 15:35 – Nunca mais Samuel viu a Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel.

1 Samuel 16:15 – Os funcionários de Saul lhe disseram: “Há um espírito maligno mandado por Deus te atormentando.

1 Samuel 16:23 – E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.

2 Reis 9:1 – Enquanto isso o profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos profetas e lhe disse: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue este frasco de óleo e vá a Ramote-Gileade.

2 Reis 9:3 – Depois pegue o frasco, derrame o óleo sobre a cabeça dele e declare: ‘Assim diz o Senhor: Eu o estou ungindo rei sobre Israel’. Então abra a porta e fuja sem demora! “

2 Reis 9:6 – Jeú levantou-se e entrou na casa. Então o jovem profeta derramou o óleo na cabeça de Jeú e declarou-lhe: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o estou ungindo rei de Israel, o povo do Senhor.

1 Crônicas 2:10 – Rão gerou Aminadabe, e Aminadabe gerou Naassom, o líder da tribo de Judá.

Salmos 78:68 – ao contrário, escolheu a tribo de Judá e o monte Sião, o qual amou.

Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Jeremias 6:30 – São chamados prata rejeitada, porque o Senhor os rejeitou. “

Jeremias 7:16 – “Mas a você, Jeremias, não ore por este povo nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele junto a mim, pois eu não o ouvirei.

Jeremias 11:14 – “E você, Jeremias, não ore em favor desse povo nem ofereça súplica ou petição alguma por eles, porque eu não ouvirei quando clamarem a mim na hora da desgraça. “

Jeremias 14:11 – Então o Senhor me disse: “Não ore pelo bem-estar deste povo.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Atos dos Apóstolos 13:21 – Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos.

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *