Estudo de Jeremias 14:11 – Comentado e Explicado

Disse-me o Senhor em seguida: Não intercedas em favor desse povo.
Jeremias 14:11

Comentário de Adam Clarke

Não ore por esse povo – eles estão maduros para a destruição, não interceda por eles. Oh, quão terrível é o estado daquele povo em referência a quem o Senhor diz a seus ministros: Não ore por eles; ou, o que equivale a uma proibição, retém de seus ministros o espírito de oração e intercessão em favor do povo!

Comentário de John Calvin

Deus primeiro proíbe o Profeta de orar pelas pessoas, como vimos anteriormente ( Jeremias 7:16 ; Jeremias 11:14 ). Mas devemos lembrar o que eu disse antes, que essa proibição deve ser entendida quanto ao seu exílio; pois como Deus já havia decretado que o povo deveria ser banido da terra prometida, o Profeta foi proibido de orar, na medida em que esse decreto fosse imutável. Portanto, não é uma proibição geral, como se o Profeta não tivesse permissão de pedir perdão a Deus em favor de todo o povo, ou pelo menos em favor dos que ainda permaneceram. O Profeta poderia, de fato, orar de uma certa maneira por todo o povo, ou seja, que Deus, estando satisfeito com o castigo temporal deles, acabaria poupando os miseráveis ??em relação à vida eterna: ele também poderia ter orado pelo remanescente; pois ele sabia que havia alguma semente restante, embora oculta; antes, ele próprio era uma das pessoas, e ele não apenas sabia que ainda restavam alguns verdadeiros servos de Deus, mas também tinha alguns amigos, cuja piedade era suficientemente conhecida por ele. Deus, portanto, não excluiu estritamente todas as suas orações, mas toda oração em relação ao exílio que logo seria submetido pelo povo.

Exceto que tenhamos em mente isso. Nesse caso, a proibição pode parecer estranha; pois sabemos que é um dos primeiros deveres do amor ser solícito diante de Deus e, assim, orar pelo bem-estar de nossos irmãos. ( Tiago 5:16 ) Não é o propósito de Deus privar o Profeta desse sentimento santo e louvável, que está necessariamente conectado à verdadeira religião; mas seu objetivo era mostrar que agora era em vão implorá-lo pela remissão daquela punição que havia sido determinada.

Portanto, vemos primeiro que, sob o nome de pessoas, todos os indivíduos não foram incluídos, pois algumas sementes permaneceram; e vemos ainda que essa proibição não se estendia à vida eterna, mas, ao contrário, à punição temporal. E o pronome demonstrativo indica indiferença ou desdém, como se ele tivesse dito: “O quê! por que você deveria orar por um povo totalmente indigno de misericórdia; que pereçam como merecem. ” Então, quando ele diz, para sempre????? lethube, também deve ser referido o exílio deles, pelo qual ele sugere: “Não espere que o que uma vez foi fixado por mim respeitando esse povo possa ser mudado por quaisquer orações; eles devem, portanto, sofrer o castigo que mereceram, porque eu os banirei da terra. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Não ore, etc. Referência a Pentateuco ( Êxodo 32:10 ). Compare Jeremias 7:16 ; Jeremias 11:14 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *