Estudo de Isaías 55:4 – Comentado e Explicado

Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações;
Isaías 55:4

Comentário de Albert Barnes

Eis que eu lhe dei – Esta é evidentemente a linguagem de Deus respeitando o Messias, ou de Davi como representando o Messias. Rosenmuller supõe que o nome David aqui seja usado para designar o Messias, e em apoio a esse apelo a Ezequiel 34: 23-24 ; Ezequiel 37: 24-25 ; Jeremias 30: 9 ; Oséias 3: 5 . Um exame dessas passagens mostrará que todas elas se referem ao Messias com o nome de Davi; e é moralmente certo que, na passagem diante de nós, o nome David Isaías 55: 3 sugeriu o Messias. Parece-me que isso deve ser considerado um endereço direto a respeito do Messias, e que o objetivo do orador aqui é declarar uma razão pela qual ele deve ser acolhido. Essa razão foi que Deus o constituiu como líder. Os caldeus afirmam: “Eis que eu o constituí como príncipe do povo, rei e governante de todos os reinos”. Kimchi diz que isso significa que o Messias seria um monitor ou um mediador entre as pessoas e quem as acusaria. Grotius supõe que Jeremias se destina aqui; mas nessa opinião ele está destinado, sem dúvida, a ficar para sempre sozinho. A interpretação quase ininterrupta, desde os primeiros tempos, é aquela que a refere diretamente ao Messias.

Para uma testemunha para o povo, Noyes dá isso, ‘Um governante’. Rosenmuller, ‹Um monitor ‘- aquele cujo escritório era publicamente advertir ou reprovar outros na presença de testemunhas. Jerome presta: Uma testemunha. A Septuaginta, Marta?t????? Marturion – ‹Um testemunho. Os caldeus ( ?? rab ), ‹Um príncipe. A palavra hebraica ( ?? ?ed ) significa apropriadamente“ uma testemunha ” Provérbios 19: 5-9 ; então testemunho, testemunho de Êxodo 20:13 ; Deuteronômio 5:17 ; então um príncipe, chefe, legislador, comandante. Compare o uso do verbo em 2 Reis 17:13 ; Salmo 50: 7 ; Salmo 81: 9 ; Lamentações 2:13 . O paralelismo exige que nós o entendamos neste sentido aqui – como alguém que se destacou para prestar testemunho solene em relação a Deus à sua lei, reivindicações e planos; e alguém que, portanto, foi designado para ser o instrutor, guia e professor de pessoas.

Um líder – Chaldee, um rei. A idéia é que ele sustentaria a relação de um soberano. Um dos escritórios importantes do Messias é o do rei.

Um comandante – ou melhor, um legislador. Ele originaria as leis e instituições de seu povo.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 55: 4 . Eis que eu lhe dei, etc. – A testemunha e o líder aqui mencionados, inquestionavelmente, são o Messias, a quem Deus declara que ele havia dado, não para instruir apenas os judeus, mas também o povo dos gentios. Em vez de comandante, Vitringa lê instrutor. Cristo é a testemunha fiel e verdadeira. Ver Apocalipse 3:14 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 55: 4-5 . Eis que eu lhe dei – eu já nomeei e, no devido tempo, realmente darei o último Davi mencionado, mesmo Cristo, como testemunha – Declarar a vontade de Deus com relação ao dever e salvação dos homens; testemunhar a verdade, João 18:37 ; confirmar as promessas de Deus e, entre outras, as que respeitam o chamado dos gentios; ser testemunha de ambas as partes da aliança feita entre Deus e os homens; ao povo – Não apenas ao meu povo de Israel, mas a todo povo, gentios não menos que judeus, como é evidente no versículo seguinte, de Isaías 49: 6 , e em vários outros lugares; um líder e comandante do povo – Um príncipe soberano, para dar-lhes leis e exigir sua obediência e, no caso delas, dar-lhes proteção e recompensas. Eis que tu – ó Messias, de quem ele falou Isaías 55: 4 , e a quem ele agora repentinamente se volta; chamará – Nomeadamente, a si mesmo e ao conhecimento da sua verdade, e, assim, a um conhecimento e comunhão com Deus; uma nação que você não conhece – ou melhor, não sabia, a saber, com aquele conhecimento especial que implica aprovação. E nações que não te conheciam – Que tinham pouco conhecimento do Deus vivo e verdadeiro, e nenhum conhecimento do Messias; correrá até ti – Mediante a tua chamada, rápida e rapidamente chegará a ti, para receber instruções de ti e para te seguir aonde quer que os conduzes; por causa do Senhor teu Deus – Porque o Senhor, por muitos sinais evidentes e inquestionáveis, se manifestará como teu Deus, e você como seu Filho e servo fiel. E para o Santo de Israel – Porque o Deus de Israel, o único Deus verdadeiro, te honrará altamente por sua presença singular contigo; pelo poder todo-poderoso que acompanha a tua palavra e a torna eficaz para a conversão de uma companhia inumerável, tanto de judeus quanto de gentios; e confirmando tua palavra com sinais e milagres ilustres, e particularmente por tua ressurreição e ascensão gloriosa. Essas e outras considerações semelhantes foram os argumentos que convenceram os gentios de que Cristo era o verdadeiro Messias e de que a religião que ele ensinava era a verdadeira religião.

Comentário de John Calvin

4. Eis que eu lhe dei testemunho para os povos. O Profeta agora explica mais completamente a razão pela qual ele mencionou “Davi”. Foi porque em suas mãos havia sido prometida a promessa de um Redentor que estava por vir, e esse discurso poderia ser expresso com vistas ao seu caráter público, na medida em que ele era a garantia da aliança; pois ele não agiu por si mesmo individualmente, mas foi designado para ser uma espécie de mediador entre Deus e o povo. No entanto, é indiscutível que o Profeta os leva diretamente a Cristo, para quem a transição de Davi foi fácil e natural; como se ele tivesse dito: “Esse sucessor de Davi surgirá, por cuja mão foi prometida perfeita salvação e felicidade.”

Ao chamá-lo de “testemunha”, ele quer dizer que a aliança na qual ele entrou será ratificada e confirmada em Cristo. Há um significado importante na palavra “testemunha”; pois ele mostra claramente que essa aliança será provada em Cristo, por quem a verdade de Deus será manifestada. Ele vai! testemunhe que Deus não é falso. Mas esse testemunho consiste em doutrina; e se não fosse acrescentado, receberíamos pouco benefício da vinda de Cristo, como se diz: “Publicarei o mandamento”. ( Salmos 2: 7 ) Nesse sentido também Isaías disse em outra passagem, que Cristo terá uma boca como uma espada ou uma flecha. ( Isaías 49: 2 )

Um líder e instrutor. Isso é acrescentado, a fim de obter atenção à sua doutrina; pois, se não o ouvimos quando ele fala, e se não abraçamos com fé garantida o que ele nos dá a respeito do bom prazer do Pai, seu poder é posto de lado. Da mesma maneira, o nome de Cristo é pronunciado em voz alta pelos papistas; mas, como se recusam a recebê-lo como professor e instrutor, e o reconhecem apenas pelo nome, a vanglória é ociosa e ridícula.

Para os povos. Isso foi acrescentado com a finalidade de amplificação, porque a Igreja não pôde ser restaurada à sua antiga dignidade ou ser ampliada, mas reunindo os gentios; e, portanto, era necessário que a voz de Cristo penetrasse até nos países mais remotos, porque ele foi designado “testemunha, líder e instrutor” para toda a raça humana.

Comentário de John Wesley

Eis que eu o dei como testemunha para o povo, líder e comandante para o povo.

Eis que eu designei, e no devido tempo realmente darei.

Ele – O Davi mencionado pela última vez, até Cristo.

Uma testemunha – Declarar a vontade de Deus em relação ao dever e salvação dos homens, testemunhar a verdade, confirmar as promessas de Deus e, entre outras, aquelas que respeitam o chamado dos gentios: ser testemunha de ambas as partes da aquela aliança feita entre Deus e os homens.

As pessoas – para todas as pessoas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *