Estudo de Jeremias 7:16 – Comentado e Explicado

Quanto a ti, não intercedas por esse povo. Não ergas em favor dele queixas ou súplicas e não insistas junto de mim, porque não te escutarei.
Jeremias 7:16

Comentário de Albert Barnes

Eles alcançaram o estágio em que os homens pecam sem nenhum sentimento de culpa (ver 1 João 5:16 ).

Nem faça intercessão por mim – Em Jeremias 14: 7-9 , temos uma oração de intercessão oferecida por Jeremias, mas não ouvimos. A intercessão de Moisés prevaleceu com Deus Números 11: 2 ; Números 14: 13-20 ; Números 16:22 , porque o progresso do povo vence para cima; o progresso agora foi de mal a pior, e, portanto, em Jeremias 15: 1 lemos que a intercessão até de Moisés e Samuel (ver 1 Samuel 12:23 ) não valeria nada.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 7:16 . Portanto, não ore, etc. – Isto não é dito a Jeremias, porque Deus não o teria afetado com amor por seu país; mas para assegurar-lhe que, se ele orasse, seria em vão, pois ele havia decidido punir os pecados incorrigíveis dos judeus. Essas expressões, no entanto, marcam admiravelmente a eficácia das orações dos crentes pelos pecadores. Veja Ezequiel 32:30 e Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 7:16 . Portanto, não ore por este povo – Deus costumava se permitir prevalecer para poupar seu povo pela mediação de seus servos, como em Moisés, Êxodo 32:11 ; Êxodo 32:14 ; Números 14: 19-20 ; mas agora ele não admitirá intercessão. Veja também o cap. Jeremias 15: 1 ; Ezequiel 14:20 . Nada além de uma reforma universal, que Deus previa que não ocorreria, poderia preservar os judeus daquele cativeiro e desolação que ele havia ameaçado trazer sobre eles. Este decreto de Deus para destruí-los, a menos que se arrependessem e fossem reformados, sendo irrevogável, o profeta está proibido de interpor suas orações para revertê-lo. Ainda assim, ele poderia suplicar a Deus que não procurasse uma completa destruição de seu povo, mas, em lembrança de sua aliança com Abraão e sua semente, poderia poupar um remanescente, e, portanto, descobrimos que ele orou para esse efeito, Jeremias 14: 7. -9

Comentário de Adam Clarke

Portanto, não ore por este povo – eles encheram a medida de sua iniqüidade e devem tornar-se exemplos da minha justiça. Quão terrível deve ser o estado daquele lugar, onde Deus se recusa a derramar o espírito de súplica sobre seus ministros e pessoas em seu favor!

Comentário de John Calvin

Deus, a fim de exonerar seu servo de toda má vontade, o proíbe de orar pelo povo. Isso pode ter sido feito por causa do Profeta, bem como de todo o povo; sem dúvida, Jeremias considerou a ruína de sua própria nação com grande pesar e tristeza: como veremos em outros lugares, ele não havia se despojado de todos os sentimentos humanos. Ele estava sem dúvida ansioso pela segurança de seus irmãos, e ele condoliu com os miseráveis, quando viu que eles já estavam entregues à destruição. Mas Deus o fortalece, para que ele corajosamente exija seu cargo; pois a piedade muitas vezes derreteu o coração dos homens, de modo a não poder, como deveriam, desempenhar seu ofício. Jeremias poderia ter sido mais tardio ou mais moderado em denunciar a vingança de Deus, se todos os impedimentos, que controlavam sua vivacidade, tivessem sido removidos. Portanto, ele é obrigado a se desfazer da simpatia, para que possa se elevar acima de todos os sentimentos humanos, e lembre-se de que ele foi julgado pelo povo, ou um arauto para denunciar sua destruição final. Ainda não há dúvida, porém, de que Deus também respeitava o povo – para que soubesse que Jeremias estava constrangido a desempenhar sua parte, por mais desagradável que isso fosse para ele. Por isso, como eu disse, ele ficou assim isento da acusação de má vontade, para que não exasperasse sua própria nação enquanto os tratava com tanta severidade.

Não ore, ele diz, por esse povo; e então, não levante uma oração. Alguns leem: “Não levante uma oração”. O verbo ??? , nesha, significa corretamente levantar-se. Já falamos dessa frase em outro lugar; pois existem duas maneiras diferentes de falar quando a oração é o assunto. As Escrituras às vezes dizem dos fiéis que eles oram diante de Deus; e assim é apresentada sua humildade, quando eles vêm como suplicantes, e não ousam erguer os olhos, como o publicano, de quem Cristo fala. ( Lucas 18:13 .) Dizem-nos então que oramos diante de Deus, quando humildemente buscamos perdão, e nos colocamos diante dele com vergonha e auto-censura. Também se diz, por outro motivo, que levante uma oração; pois quando nossos corações afundam e não ascendem a Deus com fé, é certo que nossas orações não são reais; portanto, diz-se que os fiéis, devido ao fervor de seus desejos, elevam suas orações. Mesmo que o significado esteja aqui, não levante para eles um grito e uma oração

Então ele diz: Não intercede, porque eu não te ouvirei. (200) Ainda não há dúvida, a não ser que o Profeta, como veremos, continuou em suas orações; mas ainda como alguém que sabia que a segurança da cidade e do reino não seria mais garantida por Deus: pois ele poderia ter orado por duas coisas – que Deus reverteria seu decreto; e isso ele foi proibido de fazer; – e que Deus estaria atento à sua aliança na preservação de um remanescente; e isso foi feito; pois o nome do povo, apesar de a cidade e o templo terem sido destruídos, nunca foi destruído. Algumas pessoas sobreviveram, embora sem distinção ou renome. E, portanto, na restauração da Igreja, Deus chama seus súditos de um novo povo, como nos Salmos 102: 19 ,

“Um povo que será criado”, ou seja, um novo povo,
“Louvará o Senhor”

como se ele sugerisse que o exílio babilônico seria a ruína de seu povo antigo. Deus, no entanto, preservou um remanescente, como Paulo diz em Romanos 10: 0 e Romanos 11: 0 . Portanto, para todo o corpo do povo e para o reino, o Profeta não deveria orar, porque sabia que tudo acabara com o povo. Mas, sobre esse assunto, falaremos mais amplamente em outro lugar. Segue-se –

E tu, não sejas intercessor por este povo, nem suscite para eles um clamor e uma súplica, nem faça um pedido para mim, pois não te ouvirei.

Ou seja, “Não empreenda a causa deles como alguém que intercede ou medeia entre um juiz e um criminoso, nem clama por clemência por misericórdia, nem me pede que seja favorável a eles”. Ele não devia ser para eles um intercessor, nem um depreciativo dos males, nem um solicitador de favores. Todas as versões tornam a passagem vagamente. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

faça intercessão. Compare Jeremias 11:14 ; Jeremias 14:11 .

Comentário de John Wesley

Portanto, não ores por este povo, nem levantes clamor nem oração por eles, nem me intercesses; porque eu não te ouvirei.

Não ore – Certamente o profeta orou para que Deus salvasse um remanescente, embora não revogasse seu decreto; ou salve o corpo deles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *