Estudo de Jeremias 11:14 – Comentado e Explicado

Quanto a ti, não intercedas por esse povo, nem ores por ele, nem supliques, porque ao tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei.
Jeremias 11:14

Comentário de Albert Barnes

Um parêntese. Como em Jeremias 7:16 , toda intercessão é proibida e por esse motivo. A oração pelos outros pelo perdão de seus pecados só vale quando eles também oram. O clamor do povo agora era o do culpado sofrendo punição, não do penitente luto pelo pecado.

Jeremias 11:15

Essa passagem, como Isaías 1:12 , repreende a inconsistência do culto público de Judá ao Senhor com sua imoralidade particular e preferência pela idolatria. Traduza: “O que meu amado em minha casa pratica dolo ali? Os grandes homens e a carne santa (ie, os sacrifícios) passarão de ti. ”

Jeremias 11:16

O “fruto bom” ou “bem torneado” significa a justiça e a fé que deveriam ter sido o resultado da posse de privilégios extraordinários por Israel. A árvore não deu esse fruto, e Deus agora o destrói por uma tempestade.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, não ore por este povo – estou determinado a entregá-lo nas mãos de seus inimigos; Não ouvirei tua intercessão, nem considerarei suas orações. A medida deles está completa.

Comentário de John Calvin

Para que os judeus entendam que uma calamidade dolorida estava próxima e que Deus não seria agradável, o próprio Profeta está proibido de interceder por eles. Não há dúvida de que, mesmo quando ele reprovou o povo sob a mais severa tensão, ele fez súplicas a Deus por eles; pois ele sustentava um caráter duplo: quando saiu como o arauto da vingança celestial, trovejou contra os ímpios e os desprezadores de Deus; mas ao mesmo tempo ele humildemente pediu perdão em favor de homens perdidos e miseráveis; pois se ele não tivesse sido solícito pela salvação do povo, não tivesse orado diligentemente, não teria sido necessário proibi-lo de orar. Portanto, parece que o Profeta foi diligente nessas duas coisas, que ele reprovou severamente o povo de acordo com a ordem de Deus, e que ele também era um suplicante na busca do favor de Deus para os indignos. Isso é uma coisa.

Agora que Deus proíbe Jeremias de orar, isso não foi feito apenas por causa dele, mas ele teve uma consideração também com todo o povo, para que eles soubessem que uma frase era pronunciada sobre eles e que não havia mais esperança. Portanto, vemos que Deus declara positivamente que era seu propósito destruir o povo e que, portanto, não havia espaço para oração.

Mas pode-se perguntar: se o Profeta, orando, ofendeu a Deus? pois veremos que ele ainda estava tão ansioso pelo bem-estar do povo que deixou de não orar; e o que se diz de Jeremias também se aplica a todos os outros profetas; e os fiéis já oraram por perdão, embora o estado das coisas tivesse sido levado ao extremo. Mas devemos observar que Deus, quando ele emite uma simples proibição, muitas vezes estimula as orações do seu povo, de acordo com o que lemos sobre Samuel; pois, embora soubesse pela própria boca de Deus que Saul foi rejeitado, ainda assim, por amor, deixou de procurar o seu bem e de interceder a Deus por ele. ( 1 Samuel 15:35 ; 1 Samuel 16: 1 ) Mas os profetas, sem dúvida, deram atenção ao conselho de Deus neste caso: contudo, como Deus não falou por causa de Jeremias, mas do povo, o Profeta não deve ser acusado. com imprudência ou presunção, obstinação tola ou zelo imprudente, por depois ter rezado; pois ele sabia que isso não era tanto por causa dele, mas por causa do povo.

Mas há outra coisa a ser observada – que Jeremias não foi proibido de orar pelos remanescentes, isto é, pelos eleitos e pela semente da qual a Igreja mais tarde surgiria; mas ele foi proibido de orar por todo o corpo do povo; e, sem dúvida, sentiu-se seguro, desde então, que nenhum remédio poderia ser aplicado e que o povo seria levado ao exílio. Isso então deve ser entendido de toda a massa do povo; Jeremias ainda pode orar pelos eleitos , e também pela nova Igreja, isto é, pela renovação da Igreja: ele não deveria realmente orar para que o Senhor não execute a vingança que já havia sido decretada, pois isso não poderia ser. desviado por qualquer oração.

Agora entendemos o significado dessa passagem: Jeremias orava diariamente por todos os homens e também pela renovação da Igreja; mas que ele deveria procurar a calamidade do exílio como uma coisa certa, pois isso fora corrigido por Deus.

Quanto às palavras, não levante para eles um grito ou uma oração, dissemos em outro lugar que existem duas maneiras de falar, que embora diferentes em alguns aspectos, ainda têm o mesmo significado – levantar e lançar uma oração. Por isso, diz-se às vezes que os santos lançam suas orações: “Deixe minha oração ser lançada em sua presença.” ‘Pois ninguém está corretamente preparado para invocar a Deus, a menos que seja derrubado em si mesmo e posto prostrado. Por isso, diz-se que as orações dos santos são lançadas por causa de sua humildade; também se diz que eles são levantados por causa do fervor de seu zelo e também por sua confiança. E que ele repete a mesma coisa em palavras diferentes não deixa de ter significado; pois é a mesma coisa que ele havia dito. “Nada farás suplicando, orando, intercedendo e suplicando”. Deus então confirma com essas várias palavras que ele não seria mais reconciliado com o povo.

Segue-se: Pois eu não os ouvirei no momento em que eles clamarem a mim. Parece não haver uma razão adequada dada aqui, pois Deus poderia ter concedido ao Profeta o que não havia sido negado aos ímpios e rebeldes: mas ele simplesmente quer dizer que ele seria um juiz severo na execução de punições, para que não houvesse espaço para misericórdia: então não os ouvirei; isto é, “se até eles chorarem, eu não os ouvirei (é um argumento do maior para o menor) e muito menos, então eu os ouvirei”. Mas por que Deus não foi propício a seu servo? A isto, respondo: que Deus está mais pronto para mostrar misericórdia quando alguém o invoca do que quando é suplicado por outros. O significado é que, quer eles mesmos orassem ou empregassem outros para orar por eles, Deus não se reconciliaria com eles.

O que pode ser contestado aqui foi respondido em outro lugar; pois se eles tivessem o coração e orassem sinceramente, Deus sem dúvida os teria ouvido; pois essa promessa nunca decepciona ninguém,

“Deus está próximo a todos que o invocam;” ( Salmos 145: 18 )

mas é adicionado “na verdade”. Como então se fala aqui de hipócritas sobre quem derramou orações errantes e falsas, e misturou a adoração do Deus verdadeiro com a de seus próprios ídolos, não é de admirar isso. Deus rejeitou suas orações, pois nossas orações são santificadas pela fé e arrependimento. Quando, portanto, a incredulidade prevalece, e quando o coração se apega perversamente à maldade, nossas orações são poluídas e presunçosas; pois então o nome de Deus é profanado. Portanto, não é estranho que Deus rejeite aqueles que o invocam hipocritamente. (43) Segue –

Comentário de E.W. Bullinger

não ore, etc. Referência a Pentateuco (Ex, Jeremias 32:10 ). Compare Jeremias 7:16 ; Jeremias 14:11 . App-92.

para. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, aramaico, Septuaginta, siríaca e vulgata, liam “no tempo de” , como em Jeremias 11:12 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *