Estudo de Isaías 11:10 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.
Isaías 11:10

Comentário de Albert Barnes

E naquele dia – Aquele tempo futuro em que o reinado do Messias será estabelecido; Note, Isaías 3: 2 ; Isaías 4: 1 . O profeta, tendo descrito o nascimento e as características pessoais do grande personagem a quem ele se referia, juntamente com os efeitos pacíficos de seu reinado, passa a declarar o resultado desse reinado em alguns outros aspectos. O primeiro é Isaías 11:10 , que os “gentios” seriam trazidos sob seu reinado; o segundo Isaías 11:14 , que seria assistido com a restauração do povo disperso da Judéia; e o terceiro Isaías 11: 15-16 , que seria seguido pela destruição dos inimigos do povo de Deus.

Haverá uma raiz de Jessé – Haverá um broto, um broto ou um descendente da antiga e decadente família de Jessé; veja a nota em Isaías 5: 1 . Chaldee: Haverá um filho dos filhos de Jessé. A palavra “raiz” aqui – ????? shoresh – é evidentemente usada no sentido de uma raiz que está viva quando a árvore está morta; uma raiz que envia um broto ou broto; e é assim aplicado àquele que deveria proceder da antiga e decadente família de Jessé; ver Isaías 53: 2 . Assim, em Apocalipse 5: 5 , o Messias é chamado ‘a’ raiz ‘de Davi,’ e em Apocalipse 22:16 , ‘a raiz e a descendência de Davi’.

O que deve permanecer – Há aqui referência, sem dúvida, ao fato de que bandeiras militares foram erguidas às vezes em montanhas ou torres que eram permanentes e que, portanto, poderiam ser pontos de encontro para um braço ou povo. A idéia é que a raiz de Jessé, ou seja, o Messias, seja visível, e que as nações fujam para ele, e se agrupem ao seu redor como um povo em torno de um padrão militar. Assim, o Salvador diz João 12:32 : ‘E eu, se for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim.’

Para uma bandeira – Para um estandarte, ou uma placa redonda que eles devem reunir.

Das pessoas – isto é, como mostra o paralelismo, dos gentios.

A ele os gentios buscarão – O mundo pagão procurará por ele segurança e libertação. Nas Escrituras, o mundo é mencionado como dividido em judeus e gentios. Todos os que não são judeus se enquadram nessa denominação. Esta é uma profecia distinta, de que outras nações além dos judeus devem ser beneficiadas pela obra do Messias e constituir parte de seu reino. Esse fato é freqüentemente referido por Isaías e constitui uma característica muito material em suas profecias; Isaías 42: 1 ; Isaías 42: 6 ; Isaías 49:22 ; Isaías 54: 3 ; Isaías 60: 3 , Isaías 60: 5 , Isaías 60:11 , Isaías 60:16 ; Isaías 61: 6 , Isaías 61: 9 ; Isaías 62: 2 ; Isaías 66:12 , Isaías 66:19 . A palavra “buscar” aqui, é usada no sentido de buscar como Libertador ou Salvador: eles devem solicitar a ele instruções, orientação e salvação; ou aplicar-se-ão a ele quando uma nação olhar para seu libertador para protegê-lo; compare Isaías 8:19 ; 2 Reis 1: 3 ; Isaías 65: 1 .

E seu descanso – O descanso, paz e tranquilidade, que ele dará. Evidentemente, isso inclui todo o resto ou paz que ele concederá àqueles que o buscarem. A palavra ????? menûchâh às vezes denota “um lugar de descanso” ou uma habitação Números 10:33 ; Miquéias 2:10 ; Salmo 132: 8 ; mas também denota “um estado de descanso, quietude”; Rth 1: 9; Jeremias 45: 3 ; Salmo 23: 2 ; Salmo 95:11 ; Deuteronômio 12: 9 ; Isaías 28:12 ; Isaías 46: 1 . Aqui, evidentemente, significa o último. Pode se referir,

(1) À paz que ele concede à consciência do pecador esperado e perturbado, Mateus 11: 28-30 ; ou

(2) Para a prosperidade e paz que seu reinado produzir.

Será glorioso – hebraico: será glória. Ou seja, será cheio de glória e honra. Deve ser o que confere sinal de honra ao seu reinado. O Chaldee entende isso de seu local de residência, seu palácio ou corte. ‹E o lugar da sua morada será glorioso. A Vulgata a processa, e seu sepulcro será glorioso.

‹Por seu descanso, não devemos entender sua sepultura – ou sua morte – ou seu sábado – ou o resto que ele dá ao seu povo – mas seu local de descanso, sua residência. Não há necessidade de fornecer uma preposição antes da glória, que é um resumo usado para uma glória concreta, para glorioso. A igreja, o lar de Cristo, será gloriosa por sua presença e pela adesão dos gentios. – (Alexander.) Esta é uma bela tradução; além disso, é consistente com a letra e o espírito da passagem. Alguns incluem as duas idéias.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 11:10 . E naquele dia, etc. – Temos aqui a última parte da profecia, que apresenta alguns eventos mais ilustres deste reino, com suas conseqüências; e é duplo. Primeiro, temos os eventos em si, Isaías 11: 10-16 . Em segundo lugar, a conseqüência dos eventos; uma notável ação de graças do povo judeu, convertida ao Messias, pela redenção que lhes foi concedida; indivíduo. Isaías 12: 1-6 . Os eventos aqui propostos são três; a notável conversão dos gentios, Isaías 11:10 ; o chamado dos judeus dispersos para a comunhão do reino de Cristo, Isaías 11: 11-14 ; e uma diminuição dos impérios adversos, Egito e Assíria, Isaías 11: 15-16 . O presente versículo deve ser traduzido, e será naquele dia que os gentios consultarão ou buscarão a raiz de Jessé, que representa uma bandeira do povo; e o seu descanso será glória. O significado é que os gentios, até agora iludidos por falsos milagres e falsos mestres, depois de entenderem que há um ilustre professor de verdadeira religião surgiu da raiz de Jessé, que, como um oráculo divino, ensina o caminho da salvação sem erro; quem também é a salvação de Deus, o refúgio do pecador, o rei e Salvador dos miseráveis; tendo deixado seus falsos mestres, oráculos e superstições, consultaria esse professor, profeta e fonte da verdadeira divindade, e buscaria a salvação nele com desejo, sede, fé, esperança, amor, confiança – tudo o que está implícito no próprio palavras expressivas do original; além do mais, que todo lugar em que essa raiz de Jessé se manifeste e repouse como em uma casa, palácio ou templo, seja distinguido com os indubitáveis ??sinais e provas da glória divina; até agora Deus distinguiu o tabernáculo e depois o templo, a sua sede e o lugar de descanso, com os sinais de sua glória e presença. Em resumo, onde quer que o Messias tenha sua igreja, o profeta prediz que ele deve demonstrar sua presença por meio de sinais ilustres de sua graça e da operação de seu Espírito. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 11:10 . E naquele dia, & c. – Temos aqui a última parte desta profecia, que apresenta alguns eventos mais ilustres deste reino, com suas conseqüências. Os eventos são apresentados em Isaías 11: 10-16 e são três. 1º, A notável conversão dos gentios, Isaías 11:10 . 2d, O chamado dos judeus dispersos para a comunhão do reino de Cristo, Isaías 11:11 a Isaías 14: 3 d, Uma diminuição dos poderes dos impérios adversos, Egito e Assíria, Isaías 11: 15-16 . A conseqüência desses eventos é representada como uma ação de graças notável do povo judeu, convertida ao Messias pela redenção que lhes foi concedida, Isaías 12: 1-6 . Haverá uma raiz de Jessé, etc. – Este versículo é traduzido mais literalmente, e será naquele dia – Nomeadamente, naquele glorioso dia do evangelho, que os gentios buscarão a raiz de Jessé, que representa uma bandeira do povo; e seu descanso será glorioso. Pela raiz de Jessé, podemos entender um ramo que cresce a partir dessa raiz e interpretá-lo da natureza humana de Cristo, ou, referindo-o à sua natureza divina, podemos tomá-lo como uma raiz propriamente dita, como a expressão deve ser entendido Apocalipse 22:16 ; onde Cristo é representado como sendo também a raiz, como a descendência de Davi. O qual permanecerá, ou permanecerá, como uma bandeira do povo – que crescerá em uma grande e alta árvore, se tornará uma bandeira visível e eminente, que não apenas os judeus, mas todas as nações podem discernir e com as quais eles pode e deve recorrer; a ele os gentios buscarão – como o evangelho será pregado aos gentios, assim eles o receberão e crerão no Messias; e seu descanso – ou seja, 1º, seu local de descanso, seu templo ou igreja, o local de sua presença e residência; será glorioso – Cheio de maior glória do que o tabernáculo e o templo judaicos; somente essa glória deve ser espiritual, consistindo na abundante efusão dos dons e graças do Espírito Santo. Ou, 2d, O resto desfrutado por aqueles que são verdadeiros adoradores neste templo, ou verdadeiros membros desta igreja: descanso de graça, de fé, esperança e amor: o restante resultante da justificação de suas pessoas e da renovação de sua natureza; o restante no qual eles crêem ( Hebreus 4: 3 ), que recebem em conseqüência de virem a Cristo, cansados ??e pesados, e aprenderem dele, Mateus 11:28 ; sua paz com Deus, paz de consciência e tranquilidade de espírito é gloriosa, pois ultrapassa todo entendimento, Filipenses 4: 7 . E será muito mais glorioso em um mundo futuro, quando eles entrarem no restante restante para o povo de Deus, Hebreus 4: 9 . Então o descanso deles será não somente glorioso, mas glória; e a glória será descanso, como também as palavras podem ser traduzidas.

Comentário de Adam Clarke

Uma raiz de Jessé, que permanecerá etc. “A raiz de Jessé, que permanecerá” etc. – São João tomou essa expressão de Isaías, Apocalipse 5: 5 e Apocalipse 22:16 , onde Cristo a aplicou duas vezes para ele mesmo. Sete MSS. omitimos , em pé, o particípio presente. Radix Isaei dictur jam stare, et aliquantum stetisse, em signum populorum . Vitringa. “Diz-se que a raiz de Jessé permanece e, por algum tempo, permaneceu, como uma bandeira para o povo.” O que justamente explica uma das duas leituras. Salmo 110: 1-7 ; (nota) é um bom comentário sobre esse versículo.

Comentário de John Calvin

10. E será naquele dia a raiz de Jessé. Ele volta novamente à pessoa de Cristo e repete a mesma comparação que havia introduzido no início do capítulo, a de uma raiz ou um galho brotando de um tronco em decomposição, do qual nenhum traço apareceu; e ele prediz que os gentios, que anteriormente detestavam os judeus, dali em diante se curvarão diante de seu rei com humilde homenagem. Isso pode ser considerado inacreditável, e inquestionavelmente a promessa foi ridicularizada por muitos séculos, porque era de se esperar uma reunião assim quando o reino permaneceu e floresceu do que quando foi derrubado. Mas era necessário que fosse cortado, para que depois brotasse novamente, e que a glória e o poder de Deus brilhassem mais nela do que em sua condição florescente. Quem teria visto com os olhos dos homens que o ramo se elevaria a tal ponto que seria visto por todas as nações e direcionaria os olhos de todos os homens para ele?

O qual representará uma bandeira dos povos. Ele o compara a um banner esticado no alto; e sabemos que isso foi cumprido pela pregação do evangelho e, de fato, era mais ilustre do que se Cristo tivesse subido acima das nuvens. Com o mesmo propósito é o que ele diz,

Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do homem. ( João 3:14 ; Números 21: 9. )

Será procurado pelos gentios. Diz-se que Cristo é procurado quando os homens fogem para ele com o propósito de pedir a salvação, pois buscar a Deus significa, em todas as partes das Escrituras, lançar todas as nossas esperanças sobre ele. Por conseguinte, os tradutores gregos deram rendered?p???s?, esperam , olhando mais para o significado do que para a palavra.

E o seu descanso será glória. Essas palavras são comumente explicadas como se referindo ao enterro de Cristo, e que por uma figura de linguagem na qual uma parte é tomada para o todo; pois depois aplicam-no também à sua morte; e, de fato, o enterro de Cristo não era mais que um apêndice de sua morte. Eles acham que o significado é este: “A morte de Cristo, que foi vergonhosa aos olhos do mundo, será gloriosa e esplêndida”. Mas quando eu tenho uma visão mais íntima do todo, por descanso, o Profeta quer dizer nesta passagem a Igreja; como também é dito,

Este é o meu descanso eterno; aqui vou morar.
( Salmos 132: 14. )

Ele concede uma denominação honrosa à assembléia dos piedosos, porque escolhe ter uma habitação contínua entre eles. Assim, tendo a Igreja sido exposta naquele momento a reprovações e desgraças, ele promete que será novamente elevado a uma condição mais próspera e recuperará sua antiga glória . Aqui, portanto, temos uma prova notável de que Deus tem o prazer de habitar continuamente em sua Igreja, embora isso nem sempre seja visto pelos homens.

Comentário de John Wesley

E naquele dia haverá uma raiz de Jessé, que representará uma bandeira do povo; a ele os gentios buscarão; e seu descanso será glorioso.

Uma raiz – um ramo que cresce sobre a raiz.

Bandeira – Crescerá em uma grande árvore, se tornará uma bandeira eminente.

O povo – que não apenas os judeus, mas todas as nações, podem discernir, e aos quais recorrerão.

Descanso – Seu local de descanso, seu templo ou igreja, o local de sua presença e morada.

Glorioso – Será preenchido com maior glória do que o tabernáculo e o templo judaicos; somente essa glória será espiritual, consistindo nas abundantes efusões dos dons e graças do Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *