Estudo de Romanos 3:5 – Comentado e Explicado

Portanto, se a nossa injustiça realça a justiça de Deus, que diremos então? Para falar como os homens: não é injusto Deus quando descarrega a sua cólera?
Romanos 3:5

Comentário de Albert Barnes

Mas se a nossa injustiça – Se o nosso pecado. O pecado em particular que havia sido especificado em Romanos 3: 3 era “incredulidade”. Mas o apóstolo aqui dá à objeção uma forma geral. Isso deve ser considerado como uma objeção que um judeu pode fazer. A força disso é esta:

(1) Foi admitido que alguns não acreditavam; isto é, pecou.

(2) mas Deus foi fiel às suas promessas. Não obstante o pecado deles, o caráter de Deus era o mesmo. Não,

(3) No meio do pecado, e como um dos resultados dele, o caráter de Deus, como um Ser justo, brilhou ilustrativamente. A questão então era:

(4) Se sua glória resultou dela; se o efeito de todos era mostrar que seu caráter era puro; como ele poderia punir o pecado do qual sua própria glória resultou? E esta é uma pergunta que é freqüentemente feita pelos pecadores.

Elogiar – Recomendar; mostrar; tornar ilustre.

A justiça de Deus – Seu caráter justo e santo. Este foi o efeito na mente de Davi, que ele viu mais claramente a justiça de Deus em suas ameaças contra o pecado, em conseqüência de sua própria transgressão. E se esse efeito se seguisse, se a honra era assim feita a Deus, a pergunta era: como ele poderia punir consistentemente o que tendia a promover sua própria glória?

O que diremos? O que se segue? ou, qual é a inferência? Esse é um modo de falar como se o objetor hesitasse em expressar uma inferência que pareceria seguir, mas que era horrível em seu caráter.

Deus é injusto? O significado disso seria melhor expresso assim: “Deus não é injusto em punir? Não se segue que, se Deus é honrado pelo pecado, seria errado ele infligir punição? ”

Quem realiza vingança – O significado disso é simplesmente “quem inflige punição”. A idéia de vingança não está necessariamente no ????? orgen original . Geralmente é traduzida por “ira”, mas muitas vezes significa simplesmente “punição”, sem qualquer referência ao estado de espírito daquele que a inflige, Mateus 3: 7 ; Lucas 3: 7 ; Lucas 21:23 ; João 3:36 . Notas, Romanos 1:18 ; Romanos 4:15 .

Falo como homem – falo da maneira dos seres humanos. Falo como parece ser o caso da visão humana; ou como atingiria a mente humana. Isso não significa que a linguagem fosse a que as pessoas más estavam acostumadas a usar; mas que o opositor expressou um sentimento que, para a visão humana, pareceria seguir do que foi dito. Considero isso a linguagem de um objetor. Implica um certo grau de reverência pelo caráter de Deus e uma aparente falta de vontade de declarar uma objeção que parecia desonrosa a Deus, mas que, no entanto, pressionava tanto a mente a ponto de parecer irresistível. Nenhuma maneira de afirmar a objeção poderia ter sido mais ardilosa ou impressionante.

Comentário de E.W. Bullinger

injustiça . Grego. adikia. App-128.

recomendar = estabelecer, estabelecido. Grego. sunistemi.

justiça . Grego. dikaiosune. App-191. Compare Romanos 1:17 .

o que diremos? Grego. ti eroumen. Essa expressão ocorre sete vezes; aqui, Romanos 4: 1 ; Romanos 6: 1 ; Romanos 7: 7 ; Romanos 8:31 ; Romanos 9:14 , Romanos 9:30 .

É, & c . Veja “deve” , Romanos 3: 3 .

taketh = inflige. Grego. epiphero. Ocorrências: Judas 1: 9 .

vingança = a ira. Veja Romanos 1:18 .

como . Grego. kata . App-104. Compare Romanos 6:19 . Esta é a figura da fala Hipotimesis. App-6.

Comentário de John Calvin

5 Mas se nossa injustiça, etc. Embora esta seja uma digressão do assunto principal, ainda era necessário que o apóstolo a apresentasse, para que ele não parecesse dar ao mal-disposto uma ocasião para falar o mal, que ele sabia que faria. ser prontamente segurado por eles. Visto que estavam observando todas as oportunidades de difamar o evangelho, eles tinham, no testemunho de Davi, o que poderiam ter tomado com o objetivo de fundar uma calúnia: “Se Deus não busca mais nada, a não ser ser glorificado pelos homens, por que ele os pune quando os ofendem, pois, ao ofendê-lo, o glorificam? Sem causa, então certamente ele se ofende, se deriva a razão de seu descontentamento daquilo pelo qual é glorificado. ” De fato, não há dúvida, mas isso era uma calúnia comum e em todos os lugares, como parecerá atualmente. Portanto, Paulo não poderia ter passado por isso secretamente; mas que ninguém deve pensar que ele expressou os sentimentos de sua própria mente, ele pressupõe que assume a pessoa dos ímpios; e ao mesmo tempo, ele bruscamente, toca, por uma única expressão, a razão humana; cuja obra, como ele sugere, é sempre latir contra a sabedoria de Deus; pois ele não diz “segundo os ímpios”, mas “segundo os homens” ou como homem. E assim é de fato, pois todos os mistérios de Deus são paradoxos para a carne: e ao mesmo tempo possui tanta audácia, que teme não se opor a eles e insolentemente atacar o que não pode compreender. Por isso, somos lembrados de que, se desejamos ser capazes de entendê-los, devemos trabalhar especialmente para nos libertar de nossa própria razão ( proprio sensu ), desistir de nós mesmos e, sem reservas, submeter-nos à sua palavra. – A palavra ira, usada aqui para julgamento, refere-se a punição; como se ele dissesse: “Deus é injusto, quem pune os pecados que expõem sua justiça?”

Comentário de Adam Clarke

Judeu. Mas se nossa injustiça elogia a justiça de Deus – não podemos supor que nossa injustiça possa servir para elogiar e ilustrar a misericórdia de Deus em manter e cumprir-nos a promessa que ele fez aos nossos antepassados? Quanto mais perversos somos, mais sua fidelidade à antiga promessa deve ser admirada. E se sim, Deus não pareceria injusto ao se vingar e nos rejeitar?

Falo como homem – sinto a situação tanto de mim quanto de meus compatriotas, e é natural que alguém fale como eu.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 5 . A justiça de Deus São Paulo, por meio deste, pretende a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa. Esse versículo é a linguagem de um judeu incrédulo e , portanto, em sua boca, a justiça de Deus, ou fidelidade à sua promessa, tem relação apenas com a nação dos judeus, e eles continuam sendo a igreja e o povo de Deus. – Que se vingam. , pode ser prestado, de maneira mais agradável ao original, que inflige ira ou “quem inflige a ira, como você deseja”. Veja no cap. Romanos 2: 1 e em Romanos 1:18 . Essa expressão evidentemente aponta para a rejeição dos judeus e, portanto, está intimamente ligada ao cap. 9: onde o apóstolo não apenas lida com o mesmo assunto, mas retoma essas mesmas perguntas ou objeções do judeu incrédulo, e as responde em geral; e como a rejeição dos judeus permanece aqui inserida no meio de seu argumento relativo à justificação dos gentios, ela está manifestamente conectada a esse argumento ou à doutrina de justificação da fé pelo apóstolo. Pois depois de seu discurso aqui, após a rejeição dos judeus, ele imediatamente se submete a Romanos 3: 9 . O que então? somos melhores do que eles? – Em resposta à qual, ele prova até o final do capítulo que os judeus não eram melhores que os gentios, pois ambos precisavam da graça ou favor de Deus para sua justificação. Assim, no discurso e argumento do apóstolo, a rejeição dos judeus está em estreita conexão com sua doutrina da justificação. Mas que conexão ou relação existe entre a justificação dos gentios e a rejeição dos judeus? – Isso aparecerá no que é dito, cap. Romanos 9: 30-31 , e a nota ali. Em resumo, a rejeição dos judeus por sua falta de fé está em oposição direta à justificação dos gentios pela fé; portanto, se tivermos uma idéia verdadeira da rejeição dos judeus, poderemos, então, coletar uma idéia verdadeira da justificação dos gentios; mas a rejeição dos judeus está sendo expulsa da igreja de Deus e despojada dos privilégios e bênçãos do povo peculiar de Deus; consequentemente, a justificação dos gentios, pelos quais o apóstolo pede, cap. 3: e 4: estão sendo perdoados e recebidos a todos os privilégios e bênçãos do povo peculiar de Deus. Veja Locke.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

Mas se nossa injustiça elogia a justiça de Deus, o que diremos? Deus é injusto, que se vinga? (Eu falo como homem)

Mas, pode ser mais objetado, se nossa injustiça for subserviente à glória de Deus, não é injusto nele nos punir por isso? Falo como homem – Como a fraqueza humana seria capaz de falar.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

Salmos 58:10 – Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.

Salmos 94:1 – Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém!

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Naum 1:6 – Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:7 – Alguém pode alegar ainda: “Se a minha mentira ressalta a veracidade de Deus, aumentando assim a sua glória, por que sou condenado como pecador? “

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 4:1 – Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão?

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 8:20 – Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança

Romanos 9:13 – Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 12:19 – Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

1 Coríntios 9:8 – Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa?

Gálatas 3:15 – Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *