Estudo de Romanos 6:1 – Comentado e Explicado

Então que diremos? Permaneceremos no pecado, para que haja abundância da graça?
Romanos 6:1

Comentário de Albert Barnes

O que diremos então? Este é um modo de apresentar uma objeção. A objeção se refere ao que o apóstolo havia dito em Romanos 5:20 . O que diremos a um sentimento como aquele em que abundava a graça do pecado, abundava muito mais?

Vamos continuar em pecado? … – Se o pecado foi a ocasião da graça e do favor, não devemos continuar nele e cometer o máximo possível, para que a graça possa abundar? Essa objeção o apóstolo passa a responder. Ele mostra que a consequência não segue; e prova que a doutrina da justificação não leva a ela.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Que c. Ver Romanos 3: 5 .

continue . Grego. epimeno. Veja Atos 10:48 .

pecado . App-128.

isso = para que isso. Grego. hina .

graça . App-184.

abundam . Veja Romanos 5:20 .

Comentário de John Calvin

1. O que dizer então? Ao longo deste capítulo, o apóstolo prova que aqueles que imaginam que a justiça gratuita nos é dada por ele, além da novidade de vida, vergonhosamente rasgam a Cristo: não, ele vai mais longe e se refere a essa objeção – que parece neste caso ser uma oportunidade para a demonstração da graça, se os homens continuassem fixos no pecado. De fato, sabemos que nada é mais natural do que que a carne se submeta a qualquer desculpa e também que Satanás deve inventar todo tipo de calúnia, a fim de desacreditar a doutrina da graça; o que para ele não é de forma alguma difícil. Pois, como tudo o que é anunciado sobre Cristo parece muito paradoxal ao julgamento humano, não deve ser considerado algo novo que a carne, ouvindo justificação pela fé, atinja com tanta frequência, por assim dizer, contra tantas pedras de tropeço . Continuemos, no entanto, em nosso curso; nem Cristo seja suprimido, porque ele é para muitos uma pedra de ofensa e uma pedra de tropeço; pois como ele é para arruinar os ímpios, assim é para os piedosos uma ressurreição. Ao mesmo tempo, devemos evitar perguntas irracionais, para que a fé cristã não pareça conter algo absurdo.

O apóstolo agora percebe a objeção mais comum contra a pregação da graça divina, que é esta: – “Se for verdade, que quanto mais abundante e abundantemente a graça de Deus nos ajudar, mais completamente nos sentiremos sobrecarregados. a massa do pecado; então, nada é melhor para nós do que ser mergulhado nas profundezas do pecado, e freqüentemente provocar a ira de Deus com novas ofensas; pois, por fim, encontraremos uma graça mais abundante; do que nada melhor pode ser desejado. ” A refutação disso, vamos encontrar aqui depois.

Comentário de Adam Clarke

Devemos continuar em pecado – É muito provável que estas tenham sido as palavras de um gentio crente, que – tendo recebido ainda pouca instrução, pois ele é apenas tirado de seu estado pagão para crer em Cristo Jesus – pode imaginar, da maneira pela qual Deus havia engrandecido sua misericórdia, apagando seu pecado por simplesmente crer em Cristo, que, supondo que ele tivesse cedido lugar às más propensões de seu próprio coração, suas transgressões não lhe causariam dano agora que ele estava a favor de Deus. E não precisamos nos perguntar que um gentio, emergindo das trevas mais profundas, possa ter pensamentos como esses; quando descobrimos que dezoito séculos depois disso, pessoas apareceram nos países mais cristãos da Europa, não apenas fazendo essa pergunta, mas defendendo a doutrina com todo o seu poder; e afirmando da maneira mais desqualificada, “que os crentes não tinham obrigação de guardar a lei moral de Deus; que Cristo a guardara para eles; que sua guarda era imputada a eles; e que Deus, que a exigira dEle , que era sua fiança e representante, não exigia isso deles, pois seria injustiça exigir dois pagamentos por uma dívida “. Estes são os antinomianos que floresceram nesta terra e cuja raça ainda não está totalmente extinta.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6: 1. O apóstolo agora provou, por três argumentos distintos, que tanto gentios quanto judeus podem ser perdoados, e fizeram participantes dos privilégios e bênçãos do reino de Deus sob o Messias, a não ser pela graça de Deus. Deus, somente pela fé; Em seguida, ele procede, em ordem apropriada, para mostrar as obrigações que tanto os gentios quanto os judeus estavam submetidos a uma vida de santidade neste novo estado, e os meios e vantagens de que gozavam para esse fim. É o que ele faz, não apenas para instruir os cristãos, e para evitar seus erros, mas também para limpar uma calúnia industriosamente espalhada, como se, ao afirmar a justificação pela graça sem obras, ele tivesse ensinado que não temos obrigação de obediência, indivíduo. Romanos 3: 8 . Contra essa objeção, erro ou calúnia, ele coloca uma ressalva, cap. Romanos 3:31 e manusear o ponto em geral. Veja as notas introdutórias deste capítulo.

Comentário de Scofield

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

graça Graça (transmitida). Romanos 5: 1 ; Romanos 5:14 ; Romanos 5:15 ; Romanos 12: 3 ; Romanos 12: 6 ; Romanos 6: 1-15 . (Veja Scofield “ 2 Pedro 3:18 “) .

Comentário de Spurgeon

Paulo termina o último capítulo dizendo: “Para que, como o pecado reinou até a morte, assim também a graça reine através da justiça para a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor”. “O que diremos então?” Que inferência devemos extrair da superabundância da graça sobre o pecado?

Romanos 6: 1 . O que diremos então? Devemos continuar em pecado, para que a graça seja abundante?

“Vamos continuar em pecado, para que a graça seja abundante?” Essa foi uma inferência muito horrível. É um grande exemplo da depravação chocante do homem que a inferência tenha sido feita algumas vezes, espero que não seja frequente, pois certamente o próprio Satanás dificilmente pode tirar do amor uma inferência de licenciosidade. Ainda assim, alguns o desenharam.

Romanos 6: 2 . Deus não permita. Como nós, que estamos mortos para o pecado, viveremos mais nele?

Agora, ele continua com um argumento para provar que aqueles em quem a graça de Deus realizou a maravilhosa mudança não podem escolher o pecado, nem viver nele.

Romanos 6: 3 . Não sabeis que muitos de nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados em sua morte?

Essa é a própria dobradiça da nossa religião. Sua morte, não apenas em seu exemplo, nem principalmente em sua vida, mas “em sua morte”. Nisto cremos – com um Salvador moribundo, estamos ligados, e nosso batismo estabelece isso. Nós “fomos batizados em sua morte”.

Romanos 6: 4 . Portanto, somos sepultados com ele pelo batismo na morte: para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos na novidade de vida.

As operações, portanto, do Espírito de Deus proíbem que um homem salvo viva em pecado. Ele está morto; ele é elevado à novidade de vida: na própria entrada da igreja, no próprio ato do batismo, ele declara que não pode viver como antes, pois está morto: ele declara que deve viver de outra maneira, por não foi ele ressuscitado no tipo e ressuscitado em muito ato dentre os mortos?

Romanos 6: 5-6 . Pois, se formos plantados juntos à semelhança de sua morte, também estaremos à semelhança de sua ressurreição: sabendo disso, que nosso velho homem é crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, a partir de agora devemos não servir ao pecado.

Houve uma morte em nós e, embora ainda existam relíquias de corrupção, ainda assim elas são crucificadas: elas terão que morrer, devem morrer, são pregadas rapidamente na cruz para morrer em união com a morte de Cristo.

Romanos 6: 7 . Pois quem está morto é libertado do pecado.

O homem está morto. A lei não pode pedir mais a um criminoso do que render sua vida. Se, portanto, ele vivesse novamente após a morte, ele não seria aquele que poderia sofrer por suas ofensas passadas. Eles foram cometidos em outra vida, e “aquele que está morto é libertado do pecado”.

Romanos 6: 8-9 Agora, se estivermos mortos com Cristo, cremos que também viveremos com ele: sabendo que Cristo ressuscitado dentre os mortos não morre mais; a morte não tem mais domínio sobre ele.

Ou, a morte não terá mais domínio sobre ele: ele nunca voltará à morte pela segunda vez, e nem o seu povo. “Porque naquilo que ele morreu, ele morreu para pecar uma vez.” Havia um fim no sentido de uma vez por todas, sem segunda morte para Cristo.

Romanos 6: 10-12 . Pois naquilo que ele morreu, ele morreu para pecar uma vez; mas nele vive para Deus. Da mesma forma, acham que também estais mortos para o pecado, mas vivos para Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Não peque, portanto, reinar em seu corpo mortal, para que o obedeçam nas suas concupiscências.

Por acaso, havia quem dissesse que em seus espíritos a verdade e a justiça eram supremas, mas que em seus corpos o pecado tinha o domínio Sim, mas isso não serve. Não deve haver nenhuma peça espreita para o pecado dentro do sistema completo de nossa masculinidade: deve ser caçado e caçado completamente, tanto fora do corpo quanto da mente.

Romanos 6:13 . Não entregueis seus membros como instrumentos de injustiça ao pecado; mas entreguem-se a Deus, como aqueles que estão vivos dentre os mortos e seus membros como instrumentos de justiça para Deus.

Penso que não aproveitamos bastante a parte passiva de nossa religião. Muitas vezes somos a favor e também bastante certos, e quanto mais ativos pudermos ser, melhor; todavia, antes que o ato chegue, deve haver uma cedência, porque lembramos quem é que trabalha em nós, “tanto para querer quanto para fazer o seu próprio prazer”, e nossas atividades, afinal, não são tão nossas quanto julgamos. , se eles estiverem certos. São as atividades da vida divina dentro de nós, do próprio Espírito de Deus trabalhando em nós para a glória do Pai. Um grande ponto, portanto, é nos entregarmos, nossos membros, a ser armas nas mãos de Deus para a luta da guerra espiritual.

Romanos 6:14 . Pois o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

O princípio reinante e dominante agora não é “Você deve, deve”, como recompensa ou com medo de punição, mas Deus o amou, e agora você o ama em troca e o que você faz não provém de mercenário ou egoísta. servindo motivo. Você não está sob a lei, mas sob a graça; contudo, em outro sentido, você nunca esteve tão sob a lei como está agora, pois a graça impõe a você uma lei abençoadamente doce e agradável, que tem poder sobre nós como nunca foi a palavra de comando. “Escreverei minha lei em seus corações; em suas partes internas, escreverei”. Sim, essa é a glória da nova vida, o deleite daqueles que passaram da morte para a vida.

Romanos 6:15 . O que então? pecaremos, porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?

Oh! essa velha pergunta continua aparecendo. Alguém quer pecar. Bem, se ele quer pecar, por que ele não deixa esse negócio em paz e vai pecar? O que ele tem a ver com essas questões teológicas? Mas, ainda assim, ele quer, se puder, fazer uma colcha para sua maldade; ele quer apreciar os doces do filho de Deus e, no entanto, viver como um inimigo de Deus, e então ele aparece na sua cabeça repetidas vezes: “Não podemos pecar por causa disso ou daquilo?” A que o apóstolo responde novamente: “Deus não permita”. Oh! que Deus sempre o proíba para você e para mim: que a pergunta nunca seja tolerada entre nós.

Romanos 6: 15-16 . Deus não permita. Não sabeis que a quem vos entregues servos a obedecer, seus servos sois a quem obedeçais; seja do pecado até a morte, ou da obediência à justiça?

Se você está fazendo as obras do pecado, você é um servo do pecado e somente como você está fazendo a vontade de Deus você pode reivindicar ser o servo de Deus. “Nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos seus mandamentos.” Isso se torna o índice de nossa condição. O homem, então, que vive em pecado e o ama, não precisa falar sobre a graça de Deus; ele é um estranho para ela, pois a marca daqueles que estão embaixo da graça é esta: que eles servem a Deus e não servem mais ao pecado .

Romanos 6: 17-18 . Mas Deus seja grato por você ser servo do pecado, mas de coração obedeceu à forma de doutrina que lhe foi dada. Sendo então libertados do pecado, vós vos tornastes servos da justiça.

“Servos de servos”, você recebeu nossa nova tradução, e foi assim, e o apóstolo parece se desculpar por usar essa palavra dizendo:

Romanos 6:19 . Falo segundo a maneira dos homens, por causa da enfermidade de vossa carne; pois, como entregastes a vossos membros servos à impureza, e iniqüidade à iniqüidade; agora, porém, rendem seus servos à justiça para a santidade.

Como vocês se submeteram ao pecado de maneira mais alegre e voluntária, e ainda assim eram escravos por ele, agora venham e sejam escravos sob Cristo com a mais abençoada alegria e prazer: esforce-se agora por perder suas próprias vontades em sua vontade, pois a escravidão de ninguém é tão completo quanto aquele que cede sua vontade. Agora, entregue tudo a Cristo. Você nunca deve ser tão livre como quando faz isso, nunca tão abençoadamente libertado de todo cativeiro como quando se entrega absoluta e completamente ao poder e supremacia do seu Senhor.

Comentário de John Wesley

O que diremos então? Devemos continuar em pecado, para que a graça seja abundante?

O apóstolo aqui se propõe mais plenamente a justificar sua doutrina da consequência sugerida acima, Romanos 3: 7,8 . Ele então apenas negou e renunciou em termos fortes: aqui ele remove o próprio fundamento.

Referências Cruzadas

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *