Estudo de Romanos 2:4 – Comentado e Explicado

Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento?
Romanos 2:4

Comentário de Albert Barnes

Ou desprezo – Esta palavra significa propriamente desprezar ou tratar com negligência. Não significa aqui que eles professamente trataram a bondade de Deus com negligência ou desprezo; mas que eles perverteram e abusaram; eles não fizeram um uso adequado disso; eles não consideraram adequado levá-los ao arrependimento; mas eles obtiveram uma impressão prática de que, porque Deus não havia saído em julgamento e os cortado, mas continuado a segui-los com bênçãos, que, portanto, ele não os considerava pecadores, ou deduziram que eram inocentes e seguros. Esse argumento que os judeus estavam acostumados a usar (compare Lucas 13: 1-5 ; João 9: 2 ); e assim os pecadores ainda continuam abusando da bondade e misericórdia de Deus.

As riquezas de sua bondade – Este é um modo de falar em hebraico, por “sua rica bondade”, isto é, por sua abundante ou grande bondade. Riquezas denotam superfluidade, ou o que abunda, ou que excede os desejos atuais de um homem; e, portanto, a palavra no Novo Testamento é usada para denotar abundância; ou o que é muito grande e valioso; veja a nota em Romanos 9:23 ; compare Romanos 11:12 , Romanos 11:33 ; 2 Coríntios 8: 2 ; Efésios 1: 7 , Efésios 1:18 ; Efésios 3: 8 , Efésios 3:16 ; Colossenses 1:27 ; Efésios 2: 4 . A palavra é usada aqui para qualificar cada uma das palavras que a seguem, sua rica bondade, tolerância e longanimidade.

Bondade – Bondade, benignidade.

Tolerância – ?????? anochesLiteralmente, sua retenção ou restrição de sua indignação; ou deixar de manifestar seu descontentamento contra o pecado.

Sofrimento – Esta palavra denota sua lentidão à raiva; ou seu sofrimento para que cometam pecados por muito tempo sem puni-los. Não difere essencialmente da tolerância. Isso é demonstrado por ele não sair, no momento em que o pecado é cometido, para puni-lo. Ele pode fazer isso de maneira justa, mas poupa as pessoas dia após dia e ano após ano, para dar-lhes oportunidade de se arrependerem e serem salvas. A maneira pela qual as pessoas desprezam ou abusam da bondade de Deus é inferir que Ele não pretende punir o pecado; para que eles possam fazer isso com segurança; e, em vez de desistir, continuar cometendo-o mais constantemente, como se estivessem seguros. “Como a sentença contra uma obra maligna não é executada rapidamente, portanto o coração dos filhos dos homens está totalmente disposto a fazer o mal”, Eclesiastes 8:11 . O mesmo aconteceu no tempo de Pedro; 2 Pedro 3: 3-4 . E o mesmo se aplica às pessoas más em todas as épocas; nem existe uma prova mais decisiva da maldade do coração humano do que essa disposição de abusar da bondade de Deus, e porque ele mostra bondade e tolerância, aproveita a ocasião para mergulhar mais fundo no pecado, esquecer sua misericórdia e provocar ele com raiva.

Sem saber – sem considerar. A palavra usada aqui, ag????? agnoon , significa não apenas ser ignorante, mas denota um grau de desatenção que resulta em ignorância. Compare Oséias 2: 8 . Nesse sentido, denota uma ignorância voluntária e, portanto, criminosa.

Conduz a ti … – Ou a tendência, o objetivo da bondade de Deus é induzir as pessoas a se arrependerem de seus pecados, e não levá-las a uma iniqüidade mais profunda e agravada. O mesmo sentimento é expresso em 2 Pedro 3: 9: “O Senhor está sofrendo muito conosco, não desejando que alguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento”. Veja também Isaías 30:18 : “E, portanto, o Senhor esperará, para que seja misericordioso com você;” Oséias 5:15 ; Ezequiel 18:23 , Ezequiel 18:32 .

Arrependimento – Mudança de mente, propósito e vida. A palavra aqui evidentemente significa, não apenas tristeza, mas um abandono do pecado e o afastamento dele. A tendência da bondade e tolerância de Deus para levar as pessoas ao arrependimento, se manifesta das seguintes maneiras.

(1) mostra o mal da transgressão quando é vista ser cometida contra um ser tão amável e misericordioso.

(2) é adequado para derreter e amolecer o coração. Os julgamentos muitas vezes endurecem o coração do pecador e o tornam obstinado. Mas se enquanto ele pratica o mal, Deus o faz constantemente o bem; se a paciência de Deus é vista de ano para ano, enquanto o homem é rebelde, é adaptada para derreter e subjugar o coração.

(3) a grande misericórdia de Deus nisso muitas vezes parece ser esmagadora; e assim seria para todos, se eles vissem como é. Deus suporta pessoas desde a infância até a juventude; da juventude à masculinidade; da masculinidade à velhice; freqüentemente enquanto violam todas as leis, desprezam sua misericórdia, profanam seu nome e desonram suas espécies; e ainda assim, apesar de tudo isso, sua raiva se afasta, e o pecador vive e “se revolta em benefício de Deus”. Se há algo que pode afetar o coração do homem, é isso; e quando ele é trazido para vê-lo e contemplá-lo, corre sobre a alma e a oprime com amarga tristeza.

(4) a misericórdia e a tolerância de Deus são constantes. As manifestações de sua bondade vêm em todas as formas; no sol, e luz e ar; na chuva, a corrente, a gota de orvalho; em comida, vestuário e lar; em amigos, liberdade e proteção; em saúde e paz; e no evangelho de Cristo e nas ofertas da vida; e de todas essas maneiras Deus está apelando para suas criaturas a cada momento. e pondo diante deles os males da ingratidão, e suplicando que se voltassem e vivessem.

E a partir desta passagem, não podemos deixar de comentar,

(1) Que a pregação mais eficaz é o que coloca diante das pessoas a maior parte da bondade de Deus.

(2) todo homem tem a obrigação de abandonar seus pecados e se voltar para Deus. Não há homem que não tenha visto provas repetidas de sua misericórdia e amor.

(3) o pecado é um mal teimoso e surpreendente.

Onde ele pode resistir a todos os apelos da misericórdia de Deus; onde o pecador pode descer ao inferno através de todas as provas da bondade de Deus; onde ele pode se recusar a ouvir Deus falando com ele todos os dias e a cada hora, isso mostra uma incrível extensão de depravação para resistir a tudo isso e ainda permanecer um pecador. No entanto, existem milhares e milhões que fazem isso; e quem pode ser vencido por nenhuma demonstração de amor ou misericórdia para abandonar seus pecados e se voltar para Deus. Feliz é o homem que se derrete em bondade de Deus, e que vê e lamenta o mal de pecar contra um ser tão bom, como é o Criador e Pai de todos.

Comentário de E.W. Bullinger

riquezas. Compare Romanos 9:23 ; Romanos 11:33 . Efésios 1: 7 , Efésios 1:18 ; Efésios 2: 7 ; Efésios 3: 8 , Efésios 3:16 . Filipenses 1: 4 , Filipenses 1:19 . Colossenses 1:27 ; Colossenses 2: 2 .

Deus . Grego. Chrestotes. App-184. a )

paciência . Grego. anoche. Somente aqui e Romanos 3:25 .

sem saber. Grego. agnoeo. Veja Romanos 1:13 .

Deus . Grego. Chrestos. App-184. Neut. adjetivo usado como substantivo.

arrependimento . Grego. metanoia. App-111.

Comentário de John Calvin

4. Desprezas as riquezas? etc. Não me parece, como alguns pensam, que exista aqui um argumento conclusivo por dois motivos ( dilema ), mas uma antecipação de uma objeção: pois como os hipócritas são comumente transportados com prosperidade, como se tivessem merecido bondade do Senhor por suas boas ações e, assim, se tornam mais endurecidos em seu desprezo a Deus, o apóstolo antecipa sua arrogância e prova, por um argumento retirado de uma razão de tipo oposto, que não há motivo para pensarem que Deus, por causa de sua prosperidade externa, é propício a eles, já que o desígnio de sua benevolência é muito diferente, ou seja, converter os pecadores para si mesmo. Onde então o temor de Deus não domina, a confiança, por conta da prosperidade, é um desprezo e uma zombaria de sua grande bondade. Daí resulta que um castigo mais pesado será infligido àqueles a quem Deus nesta vida favoreceu; porque, além de outras iniquidades, eles rejeitaram o convite paternal de Deus. E embora todos os dons de Deus sejam tantas evidências de sua bondade paterna, mas como ele muitas vezes tem um objeto diferente em vista, os ímpios absurdamente se felicitam por sua prosperidade, como se fossem queridos por ele, enquanto ele gentil e generosamente apóia eles.

Não sabendo que a bondade de Deus, etc. Para o Senhor, por sua bondade, mostra-nos que é a quem devemos nos voltar, se desejamos garantir nosso bem-estar e, ao mesmo tempo, fortalece nossa confiança em esperar misericórdia. . Se não usarmos a graça de Deus para esse fim, abusamos dela. Mas, no entanto, não deve ser visto sempre da mesma maneira; pois quando o Senhor lida favoravelmente com seus servos e lhes dá bênçãos terrenas, ele lhes dá a conhecer por símbolos desse tipo sua própria benevolência, e os treina ao mesmo tempo para buscar a soma e a substância de todas as coisas boas em si mesmo. : quando ele trata os transgressores de sua lei com a mesma indulgência, seu objetivo é suavizar por sua bondade a perversidade deles; ele ainda não testemunha que já é propício a eles, mas, pelo contrário, os convida ao arrependimento. Mas se alguém trouxer essa objeção – que o Senhor cante para os surdos enquanto ele não tocar interiormente seus corações; devemos responder – que nenhuma falha pode ser encontrada neste caso, exceto com nossa própria depravação. Mas prefiro traduzir a palavra que Paulo aqui usa, lidera , em vez de convidar, pois é mais significativa; Eu não entendo isso no sentido de dirigir, mas de liderar por assim dizer.

Comentário de Adam Clarke

Ou desprezas as riquezas de sua bondade – Não produzirás nenhum efeito que tenha marcado benevolência de Deus para com ti, que tem dado tantas vantagens superiores, e aquela tolerância que tolerou muitos abortos e o sofrimento que, após repetidas provocações ainda continua a carregar contigo?

Não conhecer – ?????? , não reconhecer que essa bondade de Deus, que há tanto tempo se manifesta em tolerância e longanimidade, te leva ao arrependimento – foi projetada para alcançar esse fim abençoado; cuja falta de consideração e reconhecimento tornou até agora ineficaz. Essa era uma máxima entre os próprios judeus; pois, na Sinopse Sohar, é dito: – O santo e abençoado Deus retarda sua ira contra os iníquos, para que eles se arrependam e se convertam.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2: 4 . Bondade e tolerância, etc. – Taylor observa que a bondade está aqui para ser entendida da misericórdia e bondade de Deus, que concederam luz e vantagens superiores aos judeus. A bondade é usada no mesmo sentido em relação aos gentios, cap. Romanos 11:22 . Podemos observar que o apóstolo usa termos gerais, que o judeu pode não ver claramente que está falando com ele. Quando ele diz que te leva ao arrependimento, o significado é que deve te levar: pois deve ser observado com atenção, que é muito comum nos escritos sagrados expressar não apenas nossos privilégios cristãos, mas também os deveres aos quais eles obrigar, no sentido atual ou pré-perfeito; ou falar daquilo que foi feito, o que só deve ser feito; e que, de fato, possivelmente nunca pode ser feito. Veja Mateus 5:13 . 1 Pedro 1: 6 . Hebreus 13:14 ; Hebreus 13:25 .

Comentário de John Wesley

Ou desprezas as riquezas de sua bondade, tolerância e longanimidade; sem saber que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?

Ou menosprezas – ainda mais – da esperança de escapar de sua ira, ao abuso de seu amor?

As riquezas – A abundância.

De sua bondade, tolerância e longanimidade – Vendo que ambos pecaram, cometemos pecado e queremos pecar. Todos estes são posteriormente compreendidos na única palavra bondade. Te conduz – Ou seja, é designado por Deus para te guiar ou encorajar.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 10:11 – Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”.

Salmos 78:38 – Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu. Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Eclesiastes 8:11 – Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Jeremias 3:12 – Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ” ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre.

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 7:10 – e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes?

Ezequiel 12:22 – “Filho do homem, que provérbio é este que vocês têm em Israel: ‘Os dias passam e todas as visões dão em nada’?

Ezequiel 16:63 – Então, quando eu fizer propiciação em seu favor por tudo o que você tem feito, você se lembrará e se envergonhará e jamais voltará a abrir a boca por causa da sua humilhação, palavra do Soberano Senhor’ “.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Mateus 24:48 – Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’,

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Lucas 19:5 – Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 3:3 – Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *