Estudo de Isaías 63:7 – Comentado e Explicado

Quero celebrar os benefícios do Senhor e seus gloriosos feitos, por tudo o que fez em nosso favor, e por sua grande bondade, com a qual nos cumulou na sua ternura e na riqueza de seu amor.
Isaías 63:7

Comentário de Albert Barnes

Vou mencionar – Esta é evidentemente a linguagem do povo que celebra os louvores a Deus em vista de todas as suas misericórdias nos dias anteriores. Veja a análise do capítulo. O objetivo do que se segue, até o final de Isaías 64: 1-12 , é implorar a misericórdia de Deus em vista de sua condição deprimida e arruinada. Eles são representados como sofrendo sob a imposição de males longos e contínuos; como expulso e levado a uma terra distante; privados de seus antigos privilégios e há muito tempo sujeitos a grandes males. O templo deles é destruído; sua cidade desolada; e toda a sua nação afligida e oprimida. Provavelmente, o tempo está próximo do fim do cativeiro; embora Lowth suponha que se refira aos judeus espalhados por todas as terras e afastados do país de seus pais. Eles iniciam suas petições neste versículo reconhecendo as grandes misericórdias de Deus para seus pais e sua nação; então eles confessam sua própria desobediência e suplicam, por vários argumentos, a misericórdia e o favor divinos. O caldeu começa o verso assim: ‘O profeta disse: Eu me lembrarei da misericórdia do Senhor’. Mas é a linguagem do povo, não a do profeta. A palavra traduzida ‘menção’ ( ????? ‘azekiyr ) significa apropriadamente que farei lembrar ou ser lembrado (veja as notas em Isaías 62: 6 ).

E os louvores do Senhor – Ou seja, vou recontar as obras que mostram que ele é digno de ação de graças. As repetições neste versículo são projetadas para serem enfáticas; e o significado do todo é que o Senhor lhes havia dado abundante causa de louvor, apesar dos males que eles sofreram.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 63: 7. Vitringa começa aqui a segunda seção do quinto discurso, que é composta, segundo ele, neste e no capítulo seguinte, e contém o discurso de uma companhia de judeus penitentes, confessionais e suplicantes. Na parte confessional , temos, em primeiro lugar, uma comemoração dos benefícios conferidos por Deus à nação judaica, na esperança de que eles os usem corretamente; geral em Isaías 63: 7-8 em particular, com relação ao anjo de Jeová e ao Espírito Santo, Isaías 63: 9-10 . Em segundo lugar, temos a ingratidão desta nação, com a triste conseqüência disso; ou seja, privação de sua luz e graça superiores, Isaías 63:10 . Terceiro, uma queixa do povo, há muito abandonada, referente à miséria de seu estado, comparada com os benefícios dos tempos antigos; Isaías 63: 11-14 . A parte suplicante contém, primeiro, uma súplica humilde para esse povo miserável e aflito; os argumentos extraem das excelências divinas, Isaías 63:15 . – da confiança em Deus somente, com uma renúncia a todo mérito; Isaías 63:16 . – e pela grandeza de sua miséria e calamidade, Isaías 63: 17-19 . Em segundo lugar, uma oração é misturada, expressando seu desejo ardente desse benefício; a primeira razão foi extraída do exemplo da descida de Deus ao monte Sinai, cap. Isaías 64: 1-3 . O segundo dos exemplos maiores de graça divina que eram esperados sob a nova economia, Isaías 63: 4 . Em terceiro lugar, repetimos a súplica; em que justificam os caminhos de Deus e, da maneira mais humilde, confessam novamente sua própria indignidade e miséria espiritual; Isaías 63: 5-7 . Eles depreciam seriamente a ira de Deus, que há tanto tempo se apoderara deles, da consideração a Deus e a si mesmos, Isaías 63: 8-9 . Eles pedem em termos tristes sua calamidade externa e temporal, para mover a compaixão de Deus; Isaías 63: 10-12 . Vitringa supõe que esta seção se refere aos judeus dispersos atuais que, vendo a maravilhosa demonstração do poder de Deus na destruição da igreja e da tirania papais, serão convertidos em conseqüência à religião cristã: em vista disso, ele aqui apresenta um companhia de judeus, representando as primícias no início desta grande obra da graça, deplorando a cegueira e a dureza de sua nação, e com a maior humildade se voltando e orando por essa completa conversão de sua nação, que deve seguir a chegada da plenitude dos gentios. Ver Romanos 11: 25-26 .

Vou mencionar vou comemorar, etc. O profeta aqui fala na pessoa daqueles judeus penitentes, que, convencidos da verdade do cristianismo, intercedem pelo resto de seus irmãos, naquele estado de cegueira e escuridão sob o qual a nação há muito tempo gemia. Uma atenção à análise provará, talvez, o melhor comentário nesta seção.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 63: 7 . “A parte restante deste capítulo” diz o bispo Lowth, “com o capítulo inteiro a seguir, contém uma confissão penitencial e súplica dos israelitas em seu atual estado de dispersão, no qual eles há muito tempo subsistiram maravilhosamente e ainda continuam a subsistir, como povo; expulsos de seu país, sem qualquer forma adequada de política civil ou culto religioso; seu templo destruído, sua cidade desolada e perdida para eles; e toda a sua nação espalhada sobre a face da terra; aparentemente deserta e rejeitada pelo Deus de seus pais, como não mais seu povo peculiar. ” Vitringa tem quase as mesmas visões desta seção do discurso do profeta. Ele supõe que pertence aos judeus atuais e sua posteridade, durante essa dispersão, e que quando eles virem aquela maravilhosa demonstração do poder de Deus, que será feito a partir da destruição da igreja e da tirania papal, eles serão convertidos para a religião cristã. Em vista disso, ele considera o profeta aqui apresentando uma companhia deles, que representam as primícias no início desta grande obra da graça, deplorando a cegueira e dureza de sua nação e com a maior humildade se voltando. a Deus, e orando por essa conversão completa de seu povo, que deve seguir a chegada da plenitude dos gentios. Ver Romanos 11: 25-26 .

Mencionarei a bondade amorosa do Senhor – Os judeus penitentes, em cujo nome o profeta deve falar, convencidos da verdade do cristianismo, começam aqui a interceder pelo resto de seus irmãos, ainda permanecendo nesse estado. de cegueira e escuridão sob as quais a nação há muito tempo gemia. “Eles começam reconhecendo as grandes misericórdias e favores de Deus para sua nação e os retornos ingratos feitos por eles da parte deles; que, por sua desobediência, haviam perdido sua proteção e o fizeram se tornar seu adversário. Mas agora, induzidos pela lembrança das grandes coisas que ele havia feito por eles, eles lhe dirigiam sua humilde súplica pela renovação de suas misericórdias. Eles imploram que ele os considere em consideração à sua antiga bondade; eles o reconhecem por seu Pai e Criador; eles confessam sua maldade e dureza de coração; eles pedem perdão e lamentam a condição miserável sob a qual haviam sofrido há tanto tempo. Toda a passagem está na forma elegíaca, patética e elegante, e provavelmente projetada como um formulário de humilhação para os israelitas, a fim de sua conversão. ” Algumas observações sobre algumas das expressões utilizadas podem tender a colocá-las em um ponto de vista mais claro.

Comentário de Adam Clarke

Mencionarei as benevolências amorosas do Senhor – O profeta conecta as misericórdias precedentes de Deus aos judeus com a perspectiva atual que ele tem de sua redenção pelo Messias; criando assim um círculo no qual a bondade eterna gira. A parte restante deste capítulo, com o capítulo inteiro a seguir, contém uma confissão penitencial e súplica dos israelitas em seu atual estado de dispersão, no qual eles há muito tempo subsistiram maravilhosamente e ainda continuam a subsistir como povo; expulsos de seu país; sem nenhuma forma adequada de política civil ou culto religioso, seu templo destruído, sua cidade desolada e perdida para eles, e toda a nação espalhada pela face da terra, aparentemente deserta e rejeitada pelo Deus de seus pais, como não mais seu povo peculiar.

Eles começam reconhecendo as grandes misericórdias e favores de Deus para sua nação e os retornos ingratos que lhes são dados por sua desobediência, que perderam a proteção de Deus e fizeram com que ele se tornasse seu adversário. E agora o profeta os representa, induzidos pela lembrança das grandes coisas que Deus havia feito por eles, como endereçando sua humilde súplica pela renovação de suas misericórdias. Eles pedem que ele os considere em consideração à sua antiga bondade, reconhecem-no por seu Pai e Criador, confessam sua maldade e dureza de coração, imploram seu perdão e lamentam sua condição miserável atual sob a qual há tanto tempo. sofreu. Parece concebido como um formulário de humilhação para os israelitas, a fim de sua conversão.

Toda a passagem está na forma elegíaca, patética e elegante; mas sofreu muito em nossa cópia atual pelos erros dos transcritores.

Os louvores do Senhor “O louvor de Jeová” – para ????? tehilloth , plural, vinte e nove MSS. (três antigas) e duas edições, com ???? tehillath , no número singular; e assim a Vulgata a processa; e uma das versões gregas, na margem do bacalhau. Marchal. e no texto do MSS. Pachom. e 1. D. 2: t?? a??es?? ?????? , “o louvor do Senhor”. – EU.

Comentário de John Calvin

7. Lembrarei as compaixão de Jeová. Isaías traz consolo ao seu povo em circunstâncias angustiantes e calamitosas e, por seu exemplo, pede aos judeus que, quando foram oprimidos por aflições, pedem para lembrar os antigos benefícios de Deus e se rezam; para que não sejam como hipócritas, que apenas em prosperidade sentem a bondade de Deus, e são tão derrotados pela adversidade que não se lembram de nenhum benefício. Mas quando o Senhor nos castiga, devemos mencionar e celebrar Seus benefícios, e cultivar melhores esperanças para o futuro; pois o Senhor é sempre o mesmo e não muda seu propósito ou inclinação; e, portanto, se deixarmos espaço para sua compaixão, nunca seremos destituídos.

Parece-me que esse é o escopo do contexto, embora outros o vejam sob uma luz diferente, a saber, que o Profeta, até agora falado da destruição do povo, se conforta com essa esperança confiante de compaixão, que Deus deseja salve alguns deles. Mas eles estão enganados ao supor que Isaías até agora falou dos judeus, como se Deus os punisse apenas, enquanto ele testificava que puniria também outras nações, para que eles não pensassem que somente eles eram odiados por Deus; e, consequentemente, ele agora os exorta a celebrar a lembrança daqueles benefícios que Deus havia anteriormente concedido aos pais, para que, pelo exemplo deles, eles pudessem conhecer melhor o amor de Deus por eles. A partir do contexto, também parecerá claramente que os judeus se juntam a seus pais, que a aliança que lhes pertence em comum com seus pais os encoraje a ter esperança.

Como tudo o que Jeová nos concedeu. Ele emprega a partícula da comparação: Como, para mostrar que, na adversidade, devemos lembrar instantaneamente os benefícios que o Senhor concedeu ao seu povo, como se fossem colocados diante de nossos olhos, embora pareçam estar enterrados pela extrema velhice ; pois se eles não pertencem a nós, a lembrança deles seria inativa e inútil.

Ele também confirma isso dizendo sobre nós. Como os judeus eram membros do mesmo corpo, ele justamente os considera descendentes de seus avós e outros ancestrais. Na verdade, Isaías não experimentou os benefícios que ele menciona; mas por terem sido concedidos à Igreja, o fruto deles veio em parte para si mesmo, porque ele era um membro da Igreja. E, sem dúvida, a comunhão dos santos em que professamos crer deve ser tão valorizada por nós, a ponto de nos levar a pensar que o que a Igreja recebeu da mão de Deus nos foi dado; pois a Igreja de Deus é uma, e o que agora é não tem nada separado do que era anteriormente. (175)

Na multidão de bondade para com a casa de Israel. Por essas palavras, Isaías explica mais completamente seu significado. Visto que, portanto, o Senhor se mostrou bondoso e generoso com seu povo, devemos esperar a mesma coisa nos dias de hoje, porque somos “concidadãos” e membros da mesma Igreja. ( Efésios 2:19 .) Embora sintamos que Deus está zangado conosco por causa de nossos pecados, nosso coração deve ser encorajado pela esperança e armado pela confiança; porque ele não pode abandonar sua igreja. No entanto, deve ser cuidadosamente observado que o Profeta exalta e magnifica em termos elevados a misericórdia de Deus, para que possamos saber que o fundamento de nossa salvação e de todas as bênçãos está nele; pois isso exclui os méritos dos homens, para que nada lhes possa ser atribuído.

Para que essa doutrina seja melhor compreendida, devemos levar em consideração o tempo em que Isaías fala. Naquela época, a justiça e a piedade floresceram principalmente; pois, embora o povo estivesse excessivamente corrompido, Moisés, Arão e outros homens de bem deram exemplos ilustres de vidas sagradas e sem culpa. No entanto, o Profeta mostra todas as bênçãos que o Senhor. concedido a Moisés e a outros deve ser atribuído, não aos seus méritos, mas à misericórdia de Deus. Mas o que somos em comparação a Moisés, para merecermos alguma coisa de Deus? Essa repetição, portanto, de bondade, misericórdia e compaixão, à medida que eleva as mentes fracas ao alto, para que possam se elevar acima de tentações estupendas e formidáveis, deve também remover e engolir todo pensamento de méritos humanos.

Comentário de John Wesley

Mencionarei as benignidades do SENHOR, e os louvores do SENHOR, conforme tudo o que o SENHOR nos concedeu, e a grande bondade para com a casa de Israel, que ele lhes concedeu segundo as suas misericórdias e segundo para a multidão de suas benignidades.

Menção – Aqui começa um novo assunto, que contém a oração do profeta, até o final do capítulo 64, em que ele começa mencionando as grandes gentilezas que Deus demonstrou aos judeus e enfaticamente, apresentando-as com as maiores vantagens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *