Estudo de Romanos 9:22 – Comentado e Explicado

{Onde, então, está a injustiça} em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição,
Romanos 9:22

Comentário de Albert Barnes

E se Deus … – Se Deus faz o que o apóstolo supõe, o que então? Não está certo? Este é o segundo ponto na resposta à objeção em Romanos 9:19 . A resposta diz respeito às “duas classes” de pessoas que realmente existem na terra – os justos e os iníquos. E a pergunta é: “em relação a essas duas classes, Deus de fato faz errado?” Caso contrário, a doutrina do apóstolo é estabelecida e a objeção não é válida. Supõe-se aqui, como deve ser, que o mundo é “de fato” dividido em duas classes – santos e pecadores. O apóstolo considera o caso dos pecadores em Romanos 9:22 .

Disposto – Sendo descartado; tendo uma inclinação para. Denota uma inclinação da mente em relação à coisa proposta. Se a coisa em si estava certa; se era apropriado “mostrar sua ira”, era apropriado estar disposto a fazê-lo. Se é certo fazer uma coisa, é certo propor ou pretender fazê-lo.

Sua ira – t?? ????? ten orgenEsta palavra ocorre trinta e cinco vezes no Novo Testamento. Seu significado é derivado da idéia de sinceramente desejar ou alcançar um objeto e denota adequadamente, em seu sentido geral, um desejo veemente de alcançar qualquer coisa. Por isso, denota um desejo sincero de vingança ou de infligir sofrimento àqueles que nos feriram; Efésios 4:31 : “Toda amargura e ira, etc.” Colossenses 3: 8 ; 1 Timóteo 2: 8 . Por isso, denota indignação em geral, que não se une a um desejo de vingança; Marcos 3: 5: “Ele olhou em volta para eles com raiva.” Também denota punição pelo pecado; a ira ou desagrado de Deus contra a transgressão; Note, Romanos 1:18 ; Lucas 3: 7 ; Lucas 21:23 , etc. Nesse lugar, é evidentemente usado para denotar “severo desagrado contra o pecado”. O pecado é um mal de tão grande magnitude, “é correto” que Deus esteja disposto a demonstrar seu desagrado contra ele; e justamente na proporção da extensão do mal. Esse desagrado, ou ira, é apropriado que Deus sempre esteja disposto a mostrar; não, seria correto ele não demonstrar, pois isso seria o mesmo que ser indiferente ou aprová-lo. Nesse local, no entanto, não é afirmado,

(1) Que Deus tem algum prazer no pecado ou em seu castigo; nem,

(2) Que ele exerceu qualquer agência para obrigar o homem a pecar. Afirma apenas que Deus está disposto a mostrar seu ódio à maldade incorrigível e prolongada, quando ela realmente existe.

Para tornar seu poder conhecido – Esta linguagem é a mesma que foi usada em relação ao Faraó; Romanos 9:17 ; Êxodo 9:16 . Mas não é provável que o apóstolo pretendesse confiná-lo apenas aos egípcios. No versículo seguinte, ele fala dos “vasos de misericórdia preparados” para a glória “; que não pode ser suposto ser uma linguagem adaptada à libertação temporal dos judeus. O caso do Faraó foi “um exemplo ou ilustração” do princípio geral sobre o qual Deus lidaria com as pessoas. Seu governo é conduzido em princípios grandes e uniformes; e o caso do faraó foi o desenvolvimento das grandes leis sobre as quais ele governa o universo.

Resistido – Furo com; era paciente ou tolerante; Apocalipse 2: 3 . “E suportaste, e tens paciência, etc.” 1 Coríntios 13: 7 , “caridade (amor) tudo suporta.” Lucas 18: 7 , “Deus não vingará seus eleitos. embora ele tenha muito tempo com o tema?

Com muito sofrimento – Com muita paciência. Ele os fez viver enquanto eles mereciam morrer. Deus suporta com todos os pecadores com muita paciência; ele as poupa em meio a todas as suas provocações, para lhes dar oportunidade de arrependimento; e, embora sejam adequados para a destruição, ele prolonga a vida deles, oferece perdão e carrega benefícios. Este fato é uma completa defesa do governo de Deus das aspersões de todos os seus inimigos.

Vasos de ira – A palavra “vaso” significa um copo, etc. feito de terra. Como o corpo humano é frágil, facilmente quebrado e destruído, passa a significar também o corpo. 2 Coríntios 4: 7 ; “Nós temos esse tesouro em vasos de barro.” 1 Tessalonicenses 4: 4 , “para que todos saibam possuir o seu vaso em santificação e honra” – que todos mantenham seu corpo da indulgência de paixões ilegais; compare Romanos 9: 3 . Portanto, também significa “o próprio homem”. Atos 9:15 , “ele é um vaso escolhido para mim etc.” compare Isaías 13: 5 . Nesse lugar, sem dúvida, há alusão ao que ele acabara de dizer de argila nas mãos do oleiro. A frase “vasos da ira” denota pessoas más contra as quais é adequado ou adequado que a ira seja mostrada; como Judas é chamado de “filho da perdição”, veja a nota em João 17:12 . Isso não significa que as pessoas por sua própria criação ou natureza física sejam assim denominadas; mas pessoas que, por longa continuidade na iniquidade, merecem experimentar a ira; como Judas não era chamado de “filho da perdição” por nenhuma nomeação arbitrária ou como uma designação original, mas porque, em conseqüência de sua avareza e traição, esse era o nome que “de fato” realmente o descrevia ou se adequava ao seu caso.

Equipado – ?at??t?sµ??a katertismenaEsta palavra significa apropriadamente “restaurar; colocar em ordem; tornar completo; fornecer um defeito; ajustar-se, adaptar-se ou preparar-se para; ” veja Mateus 4:21 , “Estavam consertando suas redes”. Gálatas 6: 1 , “restaura tal, etc.” Nesse local, é um particípio e significa aqueles que são adequados ou “adaptados à” destruição; aqueles cujos personagens são dignos de destruição, ou apropriados para a destruição. Veja o mesmo uso da palavra em Hebreus 11: 3: “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados” – belamente adaptados em proporções adequadas, uma parte adaptada à outra – “pela Palavra de Deus”. Hebreus 10: 5 , “um corpo preparaste para mim;” adequado, ou adaptado para mim; compare o Salmo 68:10 ; Salmo 74:16 . Nesse lugar, não há a aparência de uma declaração de que “Deus os havia preparado, ou preparado para a destruição”. É uma declaração simples de que eles eram realmente adequados para isso, sem fazer uma afirmação sobre a maneira pela qual eles se tornaram.

Um leitor da Bíblia em inglês pode, talvez, às vezes desenhar a impressão de que Deus os havia adaptado para isso. Mas isso não é afirmado; e há um desígnio evidente em não afirmar isso, e uma distinção feita entre eles e os vasos de misericórdia que devem ser considerados. Em relação a este último, é expressamente afirmado que Deus os serviu ou os preparou para a glória; veja Romanos 9:23 : “Que ele havia preparado antes para a glória.” A mesma distinção é notavelmente impressionante no relato do último julgamento em Mateus 25:34 , Mateus 25:41 . Para os justos, Cristo dirá: “Vinde, benditos de meu Pai, herdam o reino preparado para você, etc.” Para os ímpios: “Afastai-vos de vós, amaldiçoados, no fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” não se disse ter sido originalmente preparado “para eles”. É claro, portanto, que Deus pretende manter a grande verdade em vista, que ele prepara seu povo “por ação direta” para o céu; mas que ele não exerce “tal agência” na preparação dos ímpios para a destruição.

Para destruição – e?? ?p??e?a? eis apoleianEsta palavra ocorre no Novo Testamento não menos de 20 vezes; Mateus 7:13 , “O que leva à destruição.” João 17:12 , “filho da perdição”. Atos 8:20 , “teu dinheiro perece contigo”; Grego, seja para destruição contigo, Atos 25:16 ; Filemom 1:28 , “Sinal de perdição”. Filemom 3:19 , “cujo fim é a destruição”. 2 Tessalonicenses 2: 3 , “o filho da perdição”. 1 Timóteo 5: 9 , “que afoga os homens em destruição e perdição”. Hebreus 10:39 , “que retrocedem à perdição; ver também 2 Pedro 2: 1 , 2 Pedro 2: 3 ; 2 Pedro 3: 7 , 2 Pedro 3:16 , etc. Nesses lugares, fica claro que a referência é ao castigo futuro de pessoas iníquas e, em nenhum caso, a calamidades nacionais. Esse uso da palavra não pode ser encontrado no Novo Testamento; e isso fica mais claro com o contraste com a palavra “glória” no próximo versículo. Podemos observar aqui que, se as pessoas são adequadas ou preparadas para a destruição; se o tormento futuro é adaptado a eles, e eles a ele; se for adequado, eles devem ser submetidos a ele; então Deus fará o que é adequado ou correto a ser feito e, a menos que se arrependam, devem perecer. Nem seria correto que Deus os levasse ao céu como eles são; para um lugar para o qual não são adequados e que não é adaptado aos seus sentimentos, caráter ou conduta.

Romanos 9:23

E que ele possa dar a conhecer – Que ele possa se manifestar ou exibir. O apóstolo havia mostrado (em Romanos 9:22 ) que o trato de Deus para com os iníquos não era suscetível à objeção feita em Romanos 9:19 . Neste versículo, ele passa a mostrar que a objeção não poderia estar contra o seu trato com a outra classe de pessoas – os justos. Se suas relações com nenhum dos dois eram suscetíveis à objeção, então ele “atendeu ao caso todo”, e o governo divino é justificado. Isso ele prova mostrando que, para Deus mostrar as riquezas de sua glória àqueles a quem preparou, não pode ser considerado injusto.

As riquezas de sua glória – Esta é uma forma de expressão comum entre os hebreus, significando o mesmo que sua rica ou “sua abundante glória”. A mesma expressão ocorre em Efésios 1:18 .

Nos vasos de misericórdia – Pessoas para quem sua misericórdia deveria ser exibida (veja Romanos 9:22 ); isto é, naqueles a quem ele se propôs a mostrar sua misericórdia.

Misericórdia – Favor, ou piedade demonstrada aos miseráveis. A graça é favor para quem não merece; misericórdia, favor para aqueles em perigo. Essa distinção nem sempre é rigorosamente observada pelos escritores sagrados.

O que ele havia preparado antes – Somos levados a uma diferença notável entre o modo de Deus lidar com eles e com os iníquos. Aqui é expressamente afirmado que o próprio Deus os havia preparado para a glória. No que diz respeito aos ímpios, é simplesmente afirmado que eles “estavam aptos” para a destruição, sem afirmar nada do órgão pelo qual foi feito. Que Deus prepara seu povo para a glória – começa e continua a obra de sua redenção – é abundantemente ensinado nas Escrituras; 1 Tessalonicenses 5: 9: “Deus nos designou para obter a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo”. 2 Timóteo 1: 9 , “que nos salvou e nos chamou com um chamado santo, não de acordo com nossas obras, mas de acordo com seu próprio propósito e graça, que nos foram dados em Cristo Jesus antes do mundo começar”. Veja também Efésios 1: 4-5 , Efésios 1:11 ; Romanos 8: 28-30 ; Atos 13:48 ; João 1:13 . Como a renovação do coração e a santificação da alma é um ato de bondade, ela é digna de Deus e, é claro, nenhuma objeção poderia estar contra ela. Ninguém poderia reclamar de uma série de negociações destinadas a melhorar as pessoas; e como esse é o único desígnio do amor eleitor de Deus, seu trato com essa classe de pessoas é facilmente justificado. Nenhum cristão pode reclamar que Deus o escolheu, o renovou e o fez puro e feliz. E como essa era uma parte importante do plano de Deus, é facilmente defendida da objeção em Romanos 9:19 .

Para a glória – Para a felicidade; e especialmente para a felicidade do céu Hebreus 2:10 : “Tornou-se ele, trazendo muitos filhos à glória, etc.” Romanos 5: 2 , “nos alegramos na esperança da glória de Deus”. 2 Coríntios 4:17 , “nossa aflição leve opera por nós um peso de glória muito mais excedente e eterno”, 2 Tessalonicenses 2:14 ; 2 Timóteo 2:10 ; 1 Pedro 5: 4 . Esse estado eterno é chamado de “glória”, porque combina tudo o que constitui honra, dignidade, pureza, amor e felicidade. Todos esses significados estão em vários lugares ligados a essa palavra, e todos se misturam no estado eterno dos justos. Podemos comentar aqui,

(1) Que esta palavra “glória” não é usada nas Escrituras para denotar quaisquer “privilégios nacionais externos”; ou para descrever qualquer chamada externa do evangelho. Nenhuma instância é encontrada. É claro que o apóstolo aqui, por vasos de misericórdia, significava indivíduos destinados à vida eterna, e não nações chamadas externamente ao evangelho. Não pode ser encontrado nenhum exemplo em que Deus fale de nações chamadas a privilégios externos, e fale deles como “preparados para a glória”.

(2) como essa palavra se refere ao estado futuro dos indivíduos, mostra o que se quer dizer com a palavra “destruição” em Romanos 9:22 . Esse termo está em contraste com a glória; e descreve, portanto, a condição futura das pessoas más. Esse também é seu significado uniforme no Novo Testamento.

Nesta vindicação do apóstolo, podemos observar:

(1) Que todas as pessoas serão tratadas como deveriam ser tratadas. As pessoas serão tratadas de acordo com seus personagens no final da vida.

(2) se as pessoas não sofrerão injustiça, é o mesmo que dizer que serão tratadas com justiça. Mas o que é isso? Que os iníquos serão tratados como merecem. O que eles merecem Deus nos disse nas Escrituras. “Estes irão para o castigo eterno.”

(3) Deus tem o direito de conceder suas bênçãos à sua escolha. Onde todos são indignos, onde ninguém tem direito, ele pode conferir seus favores a quem quiser.

(4) ele realmente lida com as pessoas dessa maneira. O apóstolo toma isso como garantido. Ele não nega. Ele evidentemente acredita nisso, e trabalha para mostrar que é certo fazê-lo. Se ele não acreditasse e pretendesse ensiná-lo, ele teria dito. Teria encontrado a objeção de uma só vez e salvado todos os argumentos. Ele raciocina como se acreditasse; e isso resolve a questão de que a doutrina é verdadeira.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

poder . Grego. para Dunaton.

com . App-104.

o . Omitir.

montado = reunido, como um vaso quebrado. App-125.

para . App-104.

destruição = perdição, como em João 17:12 . A partir disso, não está claro que, na ressurreição, os injustos saem da sepultura nos mesmos corpos em que entraram nela ( João 5:28 , João 5:29 )?

Comentário de John Calvin

22. E o que, etc. Uma segunda resposta, pela qual ele mostra brevemente, que, embora o conselho de Deus seja de fato incompreensível, sua justiça inabalável brilha não menos na perdição dos réprobos quanto na salvação dos eleitos. Ele realmente não dá uma razão para a eleição divina, de modo a atribuir uma causa pela qual esse homem é escolhido e esse homem rejeitado; pois não era certo que as coisas contidas no conselho secreto de Deus fossem submetidas ao julgamento dos homens; e, além disso, esse mistério é inexplicável. Ele, portanto, nos impede de examinar com curiosidade aquelas coisas que excedem a compreensão humana. Ele ainda mostra que, tanto quanto a predestinação de Deus se manifesta, ela parece perfeitamente justa.

As partículas, e? d? , usadas por Paul, entendo como significadas, e se? de modo que a frase inteira é uma pergunta; e assim o sentido será mais evidente: e há aqui uma elipse, quando devemos considerar isso como entendido: – “Quem pode acusá-lo de injustiça ou denunciá-lo? Pois aqui não aparece senão o mais perfeito curso de justiça. 307)

Mas se queremos entender completamente Paulo, quase todas as palavras devem ser examinadas. Ele então argumenta assim: – Existem vasos preparados para destruição, isto é, entregues e designados para destruição: eles também são vasos de ira, isto é, criados e formados para esse fim, para que possam ser exemplos da vingança e desagrado de Deus. . Se o Senhor agüenta pacientemente por um tempo com eles, não os destruindo no primeiro momento, mas adiando o julgamento preparado para eles, e isso a fim de estabelecer as decisões de sua severidade, para que outros possam ficar aterrorizados com exemplos tão terríveis, e também tornar conhecido seu poder, exibir o que ele os faz de várias maneiras para servir; e, além disso, que a amplitude de sua misericórdia para com os eleitos possa, portanto, ser mais conhecida e brilhar mais intensamente; – o que há de digno de ser repreendido nesta dispensação? Mas o fato de ele estar calado quanto à razão pela qual são vasos designados para a destruição não é de admirar. De fato, ele assume como garantido, de acordo com o que já foi dito, que a razão está oculta no conselho secreto e inexplorável de Deus; cuja justiça nos convém adorar a examinar.

E ele mencionou embarcações, como instrumentos comumente significantes; pois tudo o que é feito por todas as criaturas é, por assim dizer, o ministério do poder divino. Pela melhor razão, somos nós, os fiéis, chamados vasos de misericórdia, a quem o Senhor usa como instrumentos para a manifestação de sua misericórdia; e os réprobos são os vasos da ira, porque servem para mostrar os juízos de Deus.

22. “Desde então, Deus quis (ou era a vontade de Deus) mostrar Sua ira e dar a conhecer seu poder, suportou com muita tolerância os vasos da ira, preparados para a destruição;

23. Por isso , quis dar a conhecer as riquezas da sua glória para os vasos de misericórdia, a quem preparou para a glória;

24. Até nós, a quem ele chamou não apenas dos judeus, mas também dos gentios. ”

O verbo ?st?, ou ??, é frequentemente entendido após particípios, especialmente em hebraico; e ?a? tem o significado de ‘so’ em alguns casos, Mateus 6:10 ; Atos 7:51 ; Gálatas 1: 9 ; e em alguns casos, como [Schleusner] diz, sem ser precedido por nenhuma partícula de comparação, como Mateus 12:26 e 1 João 2:27 ; mas e?; aqui está um pouco nesse personagem.

O começo de Romanos 9:23 apresenta uma anomalia, se, com [Stuart] e outros, considerarmos “disposto:” ou deseja ser entendido, como é seguido no versículo anterior por um infinitivo e aqui por um humor subjuntivo . Mas [Beza] , [Grotius] e [Hammond] , parecem considerar o verbo “suportado”, por estar aqui, por assim dizer, repetido, o que dá o mesmo significado à passagem que aquele que lhe é dado por [ Calvin] – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E se Deus, disposto a mostrar sua ira – O apóstolo se refere aqui ao caso de Faraó e dos egípcios, e ao qual ele aplica a parábola de Jeremias ao oleiro, e, a partir deles, ao então estado dos judeus. Faraó e os egípcios eram vasos de ira – pessoas profundamente culpadas diante de Deus; e por sua obstinada recusa de sua graça e abuso de sua bondade, eles haviam se adaptado àquela destruição que a ira, a justiça vingativa de Deus, infligiu, depois que ele suportou sua obstinada rebelião com muito sofrimento; que é uma prova absoluta de que o endurecimento de seus corações e seu castigo final foram as conseqüências de sua obstinada recusa de sua graça e abuso de sua bondade; como a história em Êxodo mostra suficientemente. Como os judeus da época do apóstolo haviam pecado após a semelhança dos egípcios, endurecendo seus corações e abusando de sua bondade, depois de cada demonstração de sua bondade sofredora, estando agora preparada para a destruição, estavam propensos à punição; e esse poder, que Deus estava dando a conhecer por sua salvação, por tanto tempo e tanto abusado e provocado, estava agora prestes a se mostrar em sua destruição como nação. Mas, mesmo neste caso, não há uma palavra de sua condenação final; muito menos que eles ou quaisquer outros foram, por decreto soberano, reprovados por toda a eternidade; e que seus próprios pecados, a causa imediata de seu castigo, foram o efeito necessário daquele decreto que desde toda a eternidade os condenara a tormentos sem fim. Como tal doutrina nunca poderia vir de Deus, nunca pode ser encontrada nas palavras de seu apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

Romans 9:22 . What if God, willing, &c.— See on ch. Romanos 1:18 . Immediately after the instance of Pharaoh, whom God declared that he raised up to shew his power in him, Romans 9:17 it is subjoined, Romans 9:18 , And whom he will he hardeneth; plainly with reference to the history of Pharaoh, who is said to harden himself, and whom God is said to harden, as may be seen in the parallel places of Exodus. What God’s part in hardening is, we find in the words, Endured with much long-suffering. God sends Moses to Pharaoh with signs; Pharaoh’s magicians do the like; and so he is not prevailed with. God sends a plague:while the plague is upon him, Pharaoh is mollified, and promises to let the people go: but as soon as God takes off the plague, he returns to his obstinacy, and refuses; and this repeatedly. God’s being intreated by him to withdraw the severity of hishand, and his gracious compliance with Pharaoh’s desire, was what God did in the case; and this was all goodness and bounty. But Pharaoh and his people made such ill use of his forbearance and long-suffering, as still to harden themselves the more for God’s goodness and gentleness to them;—till they brought on themselves exemplary destruction, from the visible power and hand of God employed in it. This behaviour of theirs God foresaw, and so made use of their obstinate temper for his ownglory, as he himself declares, Exodus 7:3-5 ; Exodus 8:18 ; Exodus 8:32 . The Apostle, by the instance of a potter’s power over his clay, having demonstrated that God, by his dominion and sovereignty, had a right to set up or pull down what nation he pleased, and might, without any injustice, take onerace into his favour to be his peculiar people, or reject them, as he thought fit, in this general sense of privileges—In this verse he applies it to the subject in hand; namely, the rejection of the Jewish nation; whereof he speaks here in terms, which plainly make a parallel betweenthis and his dealing with the Egyptians, mentioned Romans 9:17 .: and therefore that history, will best explain this verse, which will thence receive its full light. For it seems, at first sight, a somewhat strange sort of reasoning to say that God, to shew his wrath, endured with much long-suffering those who deserved his wrath, and were fit for destruction. But he who will read in Exodus God’s dealings with Pharaoh and the Egyptians,—and how he passed over provocation upon provocation, and patiently endured those who by their first refusal, nay, by their former cruelty and oppression of the Israelites, deserved his wrath, and were fitted for destruction, that by a more signal vengeance on the Egyptians, and glorious deliverance of the Israelites, he might make his power and his goodness known, —will easily see the strong and natural sense of this and the following verse. Veja Locke e Doddridge.

Comentário de John Wesley

E se Deus, disposto a mostrar sua ira, e tornar conhecido seu poder, suportasse com muito tempo os vasos da ira adaptados à destruição?

E se Deus, estando disposto – Referindo-se a Romanos 9: 18,19 . Isto é, embora agora fosse sua vontade, por causa de sua incredulidade obstinada, Mostrar sua ira – Que necessariamente pressupõe pecado.

E para tornar seu poder conhecido – Isso é repetido a partir do décimo sétimo verso.

No entanto, suportou – como fez o faraó.

Com muito sofrimento – O que deveria tê-los levado ao arrependimento.

Os vasos da ira – Aqueles que haviam movido sua ira ainda rejeitando sua misericórdia.

Apto para a destruição – Por sua própria impenitência voluntária e final. Existe alguma injustiça nisso?

Referências Cruzadas

Gênesis 15:16 – Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa”.

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Números 14:11 – E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Salmos 90:11 – Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Provérbios 16:4 – O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.

Eclesiastes 8:11 – Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Mateus 23:31 – Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 9:17 – Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Romanos 9:21 – O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

1 Tessalonicenses 2:16 – esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios, e estes sejam salvos. Dessa forma, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Sobre eles, finalmente, veio a ira.

1 Tessalonicenses 5:9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 2:20 – Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.

1 Pedro 2:8 – e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 2:3 – Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

2 Pedro 3:8 – Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Apocalipse 6:9 – Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.

Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *