Estudo de Provérbios 16:4 – Comentado e Explicado

Tudo fez o Senhor para seu fim, até o ímpio para o dia da desgraça.
Provérbios 16:4

Comentário de Albert Barnes

Para si mesmo – melhor, o Senhor fez tudo para seu próprio fim; e isso inclui a nomeação de um “dia mau” para “os iníquos” que o merecem.

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 16: 4 . O Senhor fez todas as coisas para si mesmo, etc. – O Senhor ordena todas as coisas de acordo com sua vontade; sim, os ímpios para o dia da vingança. Patrick. O Senhor fez todas as coisas de acordo com sua correspondência; sim, até os iníquos estão preparados para, ou correspondem ao dia do mal. Le Cene, p. 165. O significado, segundo Schultens, é que Deus formou e formou este universo, que tudo nele tem sua devida conexão e correspondência: o mal está tão naturalmente conectado ao castigo, quanto a santidade e a virtude à felicidade e à recompensa.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 16: 4 . O Senhor fez todas as coisas – e especialmente todos os homens; por si mesmo – por seu próprio serviço e glória; pela descoberta e ilustração de sua própria sabedoria, poder, bondade, verdade, justiça e outras perfeições mais gloriosas. O hebraico, ?? ??? ???? , é, literalmente, o Senhor operou, ou trabalha, todas as coisas; ou ele ordena, ou dispõe deles; e assim isto pode ser entendido das obras da providência, bem como das da criação; sim, até os ímpios – pecadores deliberados e impenitentes; para o dia do mal – Para o tempo da punição, como esta frase é usada Salmos 49: 5 ; Jeremias 17:18 , e em outros lugares: dos quais as Escrituras falam freqüentemente, tanto para advertir os pecadores quanto a seus perigos, como para satisfazer as mentes daqueles que estão inquietos com a consideração da atual impunidade e prosperidade dos homens maus. Os homens se tornam maus, e Deus, portanto, os torna miseráveis.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele mesmo. A mesma palavra que “resposta” ( Provérbios 16: 1 ) = Seu decreto ou seu próprio fim. Veja nota em Provérbios 16: 1 .

os maus =. um sem lei. Hebraico. rasha “. App-44.

mal. Hebraico. raa “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor fez todas as coisas para si mesmo – Ele estruturou e executou todas as partes de sua criação, a fim de manifestar sua sabedoria, poder, bondade e verdade.

Até os ímpios para o dia do mal – ??? ???? ??? ??? vegam rasha leyom raah . Todo o versículo é traduzido pelos caldeus assim: “Todas as obras do Senhor são para aqueles que lhe obedecem; e os ímpios são reservados para o dia mau”. Como ??? raah significa literalmente alimentar, foi conjeturado que a cláusula pode ser lida, sim, até os iníquos que ele alimenta a cada dia ou diariamente.

Se tomarmos as palavras como estão em nossa versão atual, elas significam nada além do que é expresso por Caldeus e Spriac: e, tanto quanto podemos aprender com seu atual estado confuso, pela Septuaginta e pelo Árabe, que “os iníquos são reservados para o dia da punição “. Coverdale deu, como geralmente faz, um bom senso: “O Lorde tem tudo a seu favor; sim, e quando ele aceita o ímpio pelo dia da ira”. Ele não faz o homem mau ou ímpio; mas quando o homem se fez assim, mesmo assim Deus carrega consigo. Mas se ele não se arrepender, quando a medida de sua iniqüidade estiver completa, ele cairá sob a ira de Deus, seu Criador.

Comentário de John Wesley

O Senhor fez todas as coisas para si; ??sim, os ímpios para o dia do mal.

Trabalho – Ele ordena ou descarta.

Para – para sua própria glória; pela descoberta de sua sabedoria, poder, bondade, verdade, justiça.

Os ímpios – pecadores deliberados e impenitentes. Os homens se tornam maus, e Deus, portanto, os torna miseráveis.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *