Estudo de Números 14:18 – Comentado e Explicado

O Senhor é lento para a cólera e rico em bondade; ele perdoa a iniqüidade e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, e castiga a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.
Números 14:18

Comentário de Thomas Coke

Números 14:18 . O Senhor está sofrendo muito, etc. – Ver Êxodo 34: 6-7 . Moisés pede a benignidade geral e a misericórdia de Deus; e, com base nisso, intercede pelo povo, apesar de merecer confessadamente o castigo que Deus decretara para os culpados. Seu argumento se volta para a consideração da bondade divina: “Você tem sido misericordioso e há muito sofrido até agora com este povo, por mais rebeldes e ingratos que sejam; mas, embora indignos, sua bondade ainda é a mesma: não quer, portanto, , poupe-os desta vez e adicione este exemplo de tua paciência aos muitos milhares que você já deu? ” E, de fato, quando todos os outros motivos para esperar perdão fracassam nos filhos dos homens, a extensão ilimitada da bondade divina ainda é um fundamento de esperança para os principais pecadores. Eles são apenas humilhados em uma disposição penitente, não têm motivos para afundar no desespero; porque a misericórdia de Deus dura para sempre.

REFLEXÕES. – Justamente descontentes com um povo tão rebelde, Deus se levanta do seu lugar para julgamento. (1.) Ele fala a Moisés, a quem eles desprezaram; pois, por mais que os homens os censurem àqueles que o honram, ele o honrará. 1. Deus censura sua incredulidade. Esta foi a raiz da amargura de onde todo o mal surgiu. Nota; A descrença está entre os pecados maiores e a causa de todos os outros; e a perseverança deles ainda era mais provocadora depois de todas as interposições que haviam experimentado. É extremamente pecaminoso no povo de Deus, após a experiência de suas misericórdias, desconfiar de sua fidelidade, e ele a exigirá de suas mãos. 2. Deus ameaça consumi-los e deserdá-los, e oferece, em seu lugar, educar os filhos da promessa dos lombos de Moisés. No julgamento, Deus não esquecerá suas promessas; mas é apenas para privar as bênçãos que as subestimam e as desprezam.

(2.) Moisés, como sempre, se torna advogado do povo. Ele era um verdadeiro patriota e preferia o bem de Israel às suas preocupações particulares. Sua oração é abrupta e urgente, como de quem esperava que surgisse uma ira imediata. 1. Ele alega a honra de Deus: os olhos das nações vizinhas estavam sobre eles, particularmente o Egito e Canaã, que, se fossem destruídos, aproveitariam a ocasião para reprovar o poder e a fidelidade de Deus. Nota; (1) A honra de Deus está perto do coração de todo israelita. (2.) Os olhos do mundo estão concentrados no povo de Deus e felizes em encontrar qualquer ocasião para blasfemar. 2. Ele pede a proclamação de Deus no Horebe. Seu poder de salvar e a graça de perdoar, ao máximo, têm agora uma oportunidade de serem exibidas; e nunca poderia ser tão maravilhosamente demonstrado sua paciência e longo sofrimento como na ocasião atual. É bom abordar Deus com sua própria palavra de promessa, e podemos muito bem esperar que nossas orações tenham sucesso. 3. Ele ora importunadamente por perdão, de acordo com a experiência passada de suas misericórdias. O! com que Deus temos a ver com quem, depois das provocações mais profundas e repetidas, ainda pode ser aplicado; e, por mais desesperado que pareça nosso caso, ainda há esperança em sua misericórdia!

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é longânimo – Veja a nota em Êxodo 34: 6 .

Comentário de John Wesley

O Senhor é longânimo e de grande misericórdia, perdoando a iniqüidade e a transgressão, e de nenhuma maneira limpando os culpados, visitando a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.

Visitando a iniqüidade – Essas palavras podem parecer indevidamente mencionadas, como sendo um argumento poderoso para levar Deus a destruir esse povo iníquo, e não a perdoá-lo. Pode-se responder que Moisés usa essas palavras juntamente com o resto, porque ele não separaria o que Deus havia reunido. Mas a resposta mais verdadeira parece ser que essas palavras devem ser traduzidas de outra maneira. E, ao destruir, ele não destruirá completamente, embora visite a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração.

Comentário de John Calvin

Desde que expus o versículo 18 em outro lugar (59), meus leitores devem se referir a esse lugar.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Exodo 34:7 – que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Jeremias 23:2 – Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que tomam conta do meu povo: “Foram vocês que dispersaram e expulsaram o meu rebanho, e não cuidaram dele. Mas eu cuidarei de vocês pelos seus maus procedimentos”, declara o Senhor.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *