Estudo de Êxodo 20:5 – Comentado e Explicado

Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,
Êxodo 20:5

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 20: 5 . Não te curvarás, etc. – Isto mostra completamente o significado da proibição no versículo anterior. Como uma forte sanção para garantir sua observância, o Senhor acrescenta que ele é um Deus ciumento, ie . (falando de Deus segundo a maneira dos homens) tão zeloso por sua própria honra, que não tem rival em sua adoração, Isaías 42: 8 e tão cheio de justa indignação, quando essa honra é prejudicada, como não poupa aqueles que transgredir contra ele; visitando a iniqüidade dos pais, etc. Isso, que combina muito bem com o contexto, parece-me o verdadeiro significado da palavra ??? kanne, traduzida como ciumenta aqui. Outros, no entanto, referem-se ao ciúme que o marido tem da esposa; e que, eles pensam, podem ser adequadamente aplicados ao Senhor, que é freqüentemente considerado nas Escrituras como tendo esposado a nação judaica, cuja idolatria é, portanto, freqüentemente chamada de adultério, adultério espiritual e uma prostituição de DEUS. Ver Êxodo 34:15 . Deuteronômio 31:16 . Juízes 2:17 . Jeremias 9:20 . K? kanne, significa qualquer fervor mental que se exerce, seja por indignação, ciúme ou algo semelhante; e a idéia deriva dessa ação do fogo, que corrói e consome a substância das coisas materiais. É notável que Deus nunca se exprima contra qualquer crime com tanta indignação e zelo, como contra a idolatria; e isso por essa razão clara, porque a idolatria inclui uma total depravação de princípios, juntamente com toda uma corrupção de maneiras.

Visitando a iniqüidade dos pais, etc. – Visitando, ie . punir, com julgamentos marcantes, as iniqüidades dos pais sobre os filhos, não apenas punindo pessoalmente os pais, mas causando ainda mais sua culpa como punição à posteridade, mesmo aos terços e quartos, de acordo com a letra do hebraico ; e assim, no sexto verso, aos milhares; ie (conforme as versões fornecem adequadamente) para a terceira, quarta e milésima geração. Podemos observar como a idolatria peculiarmente abominável deve ser para com DEUS, e quão grave é um pecado em si, pela palavra aqui usada para isso; aqueles que me odeiam. A idolatria é oposição absoluta e ódio absoluto a Deus. Recompensas e punições são as grandes sanções de toda lei: recompensas e punições temporais foram as sanções peculiares da lei judaica. O mais forte e mais afetante deles para a natureza humana, a felicidade ou a miséria de seus filhos, são aqui propostos aos israelitas como seus preservativos da idolatria, a maior ofensa capital contra seu supremo Senhor e Rei; que declara que os pais culpados desse crime devem ser punidos até a quarta geração de sua posteridade; enquanto aqueles que se preservaram dessa ofensa odiosa, deveriam encontrar sua misericórdia estendida até mil; isto é, para inúmeras gerações de sua posteridade. Lembre-se de que Deus está aqui para ser considerado o rei e legislador do povo; e esse ato de idolatria sendo imediata rebelião e alta traição contra ele, não pode haver mais injustiça em fazer com que o pecado dos pais prove um mal e um castigo para os filhos, do que há injustiça em um rei terreno punindo assim traição, como é o caso, em qualquer um de seus súditos rebeldes. Além disso, é muito provável, pois Deus fala ao povo ou à nação judaica como uma pessoa, tu, etc. & c. que essa sanção deve ser entendida mais especialmente como se referindo à nação como tal, cuja idolatria ele ameaça, nacionalmente, punir ou recompensar, como seu rei e governante. Observemos ainda mais, na justificação do mandamento e de sua penalidade, que os pais iníquos costumam ocasionar filhos iníquos: nem pode alguém admitir tal isenção de defeitos pessoais, como reivindicar, por si próprio, uma isenção completa de punição . Aqui também deve ser observado, em testemunho da bondade divina, e quanto mais ele se deleita na misericórdia do que no castigo, que ele ameaça visitar os rebeldes apenas a quatro, enquanto promete poupar os obedientes a mil gerações. Isso nos parece uma justificativa suficiente da passagem diante de nós; e que parecem grandemente enganar, que supõem que as palavras daqueles que me odeiam se referem aos filhos, não aos pais; pois assim a ameaça não seria ameaça; a culpa pessoal só encontraria, como temos certeza, um castigo pessoal; e o contraste seria totalmente destruído entre aqueles que odiavam e aqueles que amavam a Deus. Mas como, sob esse ponto de vista, devemos reconciliar o que é dito Deuteronômio 24:16 e Ezequiel 18:20 ? cuja última passagem é uma prova completa e inegável de que processamos e compreendemos corretamente essa passagem no mandamento; e, conseqüentemente, que todas as soluções da dificuldade, fundamentadas em diferentes traduções do original, são vãs. Agora, pela primeira vez ( Deuteronômio 24:16 .), É evidente que a injunção ali proferida, de que pais não sejam mortos por seus filhos, ou filhos de seus pais, é entregue em oposição a alguns idólatras e iníquos. práticas que admitiam esse tipo de transmutação: para o último, não é menos evidente, que o caso que o profeta ali coloca é isento da prática geral. Tal era a maldade odiosa e contagiosa da idolatria, que uma família, uma vez contaminada por ela, continuou com muita frequência na prática; e assim derivou, do pai, sua culpa e seu castigo. Além disso, o castigo imediato infligido ao pai por DEUS pode sensatamente ter afetado os interesses da família: mas o caso foi apresentado ao profeta Ezequiel, que, se o filho de um pai mau ou idólatra, convencido de os crimes dele e de seu pai se arrependeriam e se converteriam, o arrependimento dessa alma não seria aceito? DEUS seguiria estritamente sua denúncia, de punir a iniqüidade do pai nos filhos? Ao que o profeta responde clara e peremptoriamente, que quando o filho fizer o que é lícito e correto, certamente viverá. A alma que pecar, morrerá. O filho não levará assim a iniqüidade do pai, nem o pai a iniqüidade do filho. Nesta visão, não há contradição nos textos; pois é uma máxima permitida que todos os legisladores possam, com justiça, relaxar os castigos que ameaçaram; embora não possam, com justiça, diminuir as recompensas que prometeram. Mas ainda mais, eu observaria, que parece mais provável que os castigos mencionados aqui, e no profeta Ezequiel, sejam de natureza diferente. DEUS, como observamos, fala atualmente no caráter do rei e legislador imediato dos judeus, e suas promessas e ameaças têm um aspecto temporal. Em Ezequiel, a pergunta não é relativa ao castigo temporal, mas espiritual: e, embora possa ser estritamente justo em um legislador infligir castigos temporais aos filhos pela iniquidade de seus pais; ie privá-los de muitos privilégios com os quais teriam sido investidos pela lealdade de seus pais; não parece de todo consistente com as idéias que temos dos pais comuns do universo, punir eternamente, tanto crianças quanto qualquer raça da humanidade, pelos crimes dos pais ou de qualquer outra pessoa. A este respeito, certamente, é uma verdade eterna, que os filhos não devem suportar a iniqüidade de seus pais, nem os pais a dos filhos.

Como essa lei é pelos infiéis acusados ??de injustiça, consideramos nosso dever dedicar algum tempo a defendê-la dessa calúnia. Não deve ser encarado como parte da religião universal, mas apenas como parte de um instituto civil , dado por Jeová a um povo, como seu Deus tutelar e Governador civil. Agora sabemos que é prática de todos os estados punir o crime de lesa majestade, ou traição, dessa maneira. Na república judaica, esse método de punição era administrado com mais clemência e infinitamente mais retidão do que em qualquer outro: pois, embora DEUS permitisse que a pena capital fosse infligida por lesa majestade à pessoa do ofensor; contudo, em relação à sua família ou posteridade, ele reservou a inquisição para si mesmo: isso justificou abundantemente a equidade, porque nenhum poder menos que onisciente poderia, em todos os casos, evitar a injustiça em tal inquisição. – DEUS apoiou os israelitas na Judéia por uma providência extraordinária; cujas conseqüências foram grandes bênçãos temporais, para as quais não tinham direito natural, sob condição de obediência. Nada, portanto, poderia ser mais equitativo do que, com a violação dessa condição, retirar essas bênçãos extraordinárias dos filhos de um pai que estava ofendendo. Como então o infiel pode acusar esta lei de injustiça!

Comentário de Adam Clarke

Deus ciumento – Isso mostra da maneira mais expressiva o amor de Deus para esse povo. Ele sentia por eles como o marido mais carinhoso poderia fazer por sua esposa; e ficou com ciúmes da fidelidade deles, porque ele desejou a felicidade invariável deles.

Visitar a iniqüidade dos pais sobre os filhos – isso implica necessariamente – se os filhos andam nos degraus de seus pais; pois ninguém pode ser condenado pela justiça divina por um crime do qual nunca foi culpado; ver Ezequiel 18. A idolatria é no entanto particularmente pretendida, e os pecados de visita desse tipo se referem principalmente a julgamentos nacionais. Retirando a proteção Divina, os israelitas idólatras foram entregues nas mãos de seus inimigos, dos quais os deuses em quem eles confiavam não podiam libertá-los. Este Deus fez às terceira e quarta gerações, isto é, sucessivamente; como pode ser visto em todas as partes da história judaica, e particularmente no livro de juízes. E este, finalmente, tornou-se o grande e único meio eficaz e duradouro em sua mão de sua libertação final da idolatria; pois é sabido que, após o cativeiro babilônico, os israelitas foram tão completamente salvos da idolatria, que nunca mais se desonraram com ela, como haviam feito anteriormente. Esses julgamentos nacionais, assim continuados de geração em geração, parecem ser os que são designados pelas palavras no texto, Visitando os pecados dos pais nos filhos, etc.

Referências Cruzadas

Exodo 23:24 – Não se curvem diante dos deuses deles, nem lhes prestem culto, nem sigam as suas práticas. Destruam-nos totalmente e quebrem as suas colunas sagradas.

Exodo 34:7 – que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Levítico 20:5 – voltarei o meu rosto contra aquele homem e contra o seu clã e eliminarei do meio do seu povo tanto ele quanto todos os que o seguem, prostituindo-se com Moloque.

Levítico 26:1 – “Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não coloquem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 26:29 – Vocês comerão a carne dos seus filhos e das suas filhas.

Levítico 26:39 – Os que sobreviverem apodrecerão na terra do inimigo por causa dos seus pecados, e também por causa dos pecados dos seus antepassados.

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Números 14:33 – Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto.

Deuteronômio 4:24 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus zeloso; é fogo consumidor.

Deuteronômio 6:15 – pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra.

Deuteronômio 7:10 – Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o desprezam.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Deuteronômio 32:41 – quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para julgar, eu me vingarei dos meus adversários e retribuirei àqueles que me odeiam.

Josué 23:7 – Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles.

Josué 23:16 – Se vocês violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu”.

Josué 24:19 – Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês.

Juízes 2:19 – Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.

1 Samuel 15:2 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito.

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

2 Samuel 21:6 – que sete descendentes dele sejam executados perante o Senhor, em Gibeá de Saul, no monte do Senhor”. “Eu os entregarei a vocês”, disse o rei.

1 Reis 21:29 – “Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”.

2 Reis 17:35 – Quando o Senhor fez uma aliança com os israelitas, ele lhes ordenou: “Não adorem a outros deuses, não se inclinem diante deles, não lhes prestem culto nem lhes ofereçam sacrifício.

2 Reis 17:41 – Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam.

2 Reis 23:26 – Entretanto, o Senhor não voltou atrás do fogo de sua grande ira, que se acendeu contra Judá por causa de tudo o que Manassés fizera para provocá-lo à ira.

2 Crônicas 25:14 – Amazias voltou da matança dos edomitas trazendo os deuses do povo de Seir, os quais estabeleceu como seus próprios deuses, inclinou-se diante deles e lhes queimou incenso.

Jó 5:4 – Seus filhos longe estão de desfrutar segurança, maltratados nos tribunais, não há quem os defenda.

Jó 21:19 – Dizem que Deus reserva o castigo de um homem para os seus filhos. Que ele mesmo o receba, para que aprenda a lição!

Salmos 78:58 – Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.

Salmos 79:8 – Não cobres de nós as maldades dos nossos antepassados; venha depressa ao nosso encontro a tua misericórdia, pois estamos totalmente desanimados!

Salmos 81:15 – Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.

Salmos 109:14 – Que o Senhor se lembre da iniqüidade dos seus antepassados, e não se apague o pecado de sua mãe.

Provérbios 6:34 – pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar.

Provérbios 8:36 – Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte”.

Isaías 14:20 – você não se unirá a eles num sepultamento, pois destruiu a sua própria terra, e matou o seu próprio povo. Nunca se mencione a descendência dos malfeitores!

Isaías 44:15 – É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela.

Isaías 44:19 – Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: “Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira? “

Isaías 65:6 – “Vejam, porém! Escrito está diante de mim: Não ficarei calado, mas darei plena retribuição; eu lhes darei total retribuição,

Jeremias 2:9 – “Por isso, eu ainda faço denúncias contra vocês”, diz o Senhor, “e farei denúncias contra os seus descendentes.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Ezequiel 8:3 – Ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espírito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém, à entrada da porta do norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que desperta o zelo de Deus.

Daniel 1:2 – E o Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, nas suas mãos, e também alguns dos utensílios do templo de Deus. Ele levou os utensílios para o templo do seu deus na terra de Sinear e os colocou na casa do tesouro do seu deus.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Mateus 4:9 – E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

João 7:7 – O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

Romanos 1:30 – caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

1 Coríntios 10:22 – Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *