Estudo de 1 Coríntios 10:22 – Comentado e Explicado

Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?
1 Coríntios 10:22

Comentário de Albert Barnes

Provocamos o Senhor ao ciúme? Ou seja, devemos, juntando-nos à adoração de ídolos, “provocar” ou “irritar” Deus, ou excitá-lo à ira? Evidentemente, este é o significado da palavra pa?a?????µe? parazeloumenrendered “provocar ciúmes”. A palavra q ? qaana ‘ normalmente traduzida por essa palavra pela Septuaginta, tem esse sentido em Deuteronômio 32:21 ; 1 Reis 14:22 ; Esdras 8: 3 ; Salmo 78:58 . Há uma referência aqui, sem dúvida, à verdade registrada em Êxodo 20: 5 . que Deus “é um Deus ciumento” e que ele considera a adoração de ídolos uma afronta direta a si mesmo. O sentimento de Paulo é que se juntar à adoração de ídolos, ou à observância de suas festas, seria participar daquilo que já havia sido considerado por Deus com aversão especial, e que mais do que qualquer outra coisa tendia a provocar sua ira. Podemos observar que qualquer curso da vida que tende a alienar as afeições de Deus e fixá-las em outros seres ou objetos é um pecado do mesmo tipo que se refere aqui. Qualquer amor desordenado de amigos, de propriedade, de honra tem substancialmente a mesma natureza idólatra e tenderá a provocá-lo de raiva. E pode-se perguntar agora aos cristãos se eles, por apegos tão desordenados, provocam a ira do Senhor? se assim excitarão seu descontentamento e se exporão à sua indignação? Muitas vezes, os cristãos o provocam. Tornam-se indevidamente apegados a um amigo ou à riqueza, e Deus com raiva tira esse amigo pela morte, ou essa propriedade pelas chamas, ou se conformam ao mundo, e se misturam em suas cenas de moda e alegria, e esquecem Deus ; e, desagrado, ele os visita com julgamentos, humilha-os e os chama a si mesmo.

Somos mais fortes que ele? Isto é dado como uma razão pela qual não devemos provocar seu descontentamento. Não podemos competir com sucesso com ele; e, portanto, é loucura e loucura lutar com Deus ou nos expor aos efeitos de Sua indignação.

Comentário de E.W. Bullinger

provocar. . . ao ciúme . Grego. parazelod. Veja Romanos 10:15 .

Senhor . App-98.

somos nós, etc. Esta pergunta é apresentada por mim , esperando uma resposta negativa. Observe a vivacidade dada ao argumento do apóstolo pelo uso da Figura da fala Erotese nos versículos: 1 Coríntios 10:10 , 1 Coríntios 10:16 , 1 Coríntios 16:18 , 1 Coríntios 16:18 , 1 Coríntios 16:19 , 1 Coríntios 16: 22)

Comentário de John Calvin

22. Provocamos o Senhor ? Tendo estabelecido a doutrina, ele assume um tom mais veemente, ao observar que o que era uma ofensa mais atroz contra Deus era considerado nada, ou, pelo menos, era visto como um erro muito trivial. Os coríntios desejavam a liberdade que eles consideravam desculpável, pois não há um de nós que se permita de boa vontade ser encontrado culpado, mas, pelo contrário, buscamos um subterfúgio após o outro, sob o qual nos abrigar. Agora Paulo diz, e não sem razão, que desta maneira travamos guerra contra Deus; pois nada mais Deus exige de nós do que isso – que sigamos estritamente tudo o que ele declara em sua palavra. Aqueles, então, que usam subterfúgios, (591) para que possam ter liberdade de transgredir o mandamento de Deus, não se armaram abertamente contra Deus? Daí a maldição que o Profeta denuncia contra todos aqueles que chamam de mal , bem e trevas , luz ( Isaías 5:20 .)

Somos mais fortes ? Ele os adverte como é perigoso provocar Deus – porque ninguém pode fazer isso, a não ser por sua própria ruína. (592) Entre os homens, a chance de guerra, como eles falam, é duvidosa, mas lutar com Deus não é nada menos que cortejar voluntariamente a destruição. Consequentemente, se tememos ter Deus como inimigo, estremecemos com o pensamento de apresentar desculpas para pecados manifestos, isto é, qualquer que seja a oposição à sua palavra. Também estremecemos com o pensamento de questionar aquelas coisas sobre as quais ele próprio se pronunciou – pois isso é nada menos do que levantar-se contra o céu à maneira dos gigantes. (593) ( Gênesis 11: 4. )

Comentário de Adam Clarke

Provocamos o Senhor ao ciúme? – Toda idolatria é representada como uma espécie de adultério espiritual; é dar aquele coração a Satanás que deve ser dedicado a Deus; e ele é representado como ciumento, por causa da infidelidade daqueles que se comprometeram a dar seu coração a ele.

Somos mais fortes que ele? Como ele ameaçou punir tais transgressores, e o fará infalivelmente, podemos resistir à sua onipotência? Um pecador deve considerar, enquanto está em rebelião contra Deus, se ele é capaz de resistir àquele poder pelo qual Deus infligirá vingança.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 10:22 . Provocamos o Senhor, etc. – Isso alude à idéia sob a qual a idolatria é representada como uma espécie de adultério espiritual, que comoveu o ciúme de Deus; embora todo pecado deliberado seja, de fato, uma ousadia de sua vingança onipotente. Veja Doddridge e Locke.

Comentário de John Wesley

Provocamos o Senhor ao ciúme? somos mais fortes que ele?

Provocamos o Senhor ao ciúme – ao acariciar seus rivais? Somos mais fortes que ele – somos capazes de resistir ou suportar sua ira?

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Deuteronômio 4:24 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus zeloso; é fogo consumidor.

Deuteronômio 6:15 – pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra.

Deuteronômio 32:16 – Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Josué 24:19 – Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês.

Jó 9:4 – Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resisti-lo e saiu ileso?

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 78:58 – Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.

Ezequiel 22:14 – Será que a sua coragem suportará ou as suas mãos serão fortes para o que eu vou fazer no dia em que eu tratar com você? Eu, o Senhor, falei, e o farei.

Sofonias 1:18 – Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra. “

Hebreus 10:31 – Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *