Estudo de Josue 24:19 – Comentado e Explicado

Josué disse ao povo: Vós não podereis servir o Senhor, porque ele é um Deus santo, um Deus zeloso que não perdoará as vossas rebeliões e os vossos pecados.
Josue 24:19

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. E Josué disse ao povo: Não podeis servir ao Senhor, etc. – Essas palavras ele pode entender de duas maneiras. 1. Eles podem significar: “você não servirá ao Senhor; prevejo que não cumprirá sua palavra”; no mesmo sentido que se diz de Jesus Cristo, que ele não poderia realizar milagres em Nazaré, para expressar que não faria; ou, como quando ele disse aos judeus, não ouvistes a minha palavra; isto é, seus preconceitos e paixões o impedem de desejá-lo. 2. Eles podem significar “a coisa é difícil, exige muita coragem e custará mais do que você imagina, devido às tentações que você terá que vencer para alcançá-la”. Esses dois sentidos parecem necessários para se unirem para o entendimento adequado da passagem. A intenção de Josué é certamente não insinuar aos israelitas que lhes será impossível servir a Deus; por que então ele deveria exortá-los a servi-lo, como ele acabara de fazer em ver. 14.? Seu desígnio é evidente: é despertar o zelo dos israelitas, envolvê-los seriamente para refletir sobre o que prometeram e estimular seus protestos de fidelidade, parecendo duvidar da sinceridade deles: como se ele tivesse dito: “Você promete servir a Deus; mas pode fazê-lo, cujas inclinações à idolatria são tão fortes? E você será firme e corajoso o suficiente para perseverar sinceramente no desejo de fazê-lo?”

Pois ele é um Deus santo; ele é um Deus ciumento, etc. – Como ele não tem igual, ele também não pode sofrer um rival. Pagar aos ídolos aquele culto que ele apenas merece, ou mesmo associá-los à homenagem que lhe é prestada, é contestar com ele, tirar dele uma parte daquela perfeita santidade que constitui sua glória, e é isso que As escrituras chamam de profanar seu santo nome. Ver Discursos de Mede, b. 1: disco. 2)

Comentário de Adam Clarke

he is a holy God – If we are to take this literally, we cannot blame the Israelites for their defection from the worship of the true God; Não podeis servir ao Senhor : pois ele é um Deus santo – Se quisermos entender isso literalmente, não podemos culpar os israelitas por sua deserção da adoração ao Deus verdadeiro; pois, se lhes era impossível servir a Deus, não poderiam deixar de encontrar o seu reino; mas certamente não era esse o caso. Em vez de escrever sobre thuchelu , você não pode servir, etc., alguns críticos eminentes lêem ler em thechallu , não deixará de servir, etc. Essa é uma emenda muito engenhosa, mas não há um EM. em todas as coleções de Kennicott e De Rossi para apoiá-lo. No entanto, parece muito possível que o primeiro ? vau em ????? não tenha feito parte da palavra originalmente. Se a leitura comum for preferida, o significado do lugar deve ser: “Não podeis servir ao Senhor, porque ele é santo e ciumento, a menos que repudie os deuses que seus pais serviram além do dilúvio. Porque ele é um Deus ciumento, e não cederá nem dividirá sua glória a nenhum outro. Ele é um Deus santo e não terá seu povo contaminado com a adoração impura dos gentios “.

Comentário de John Wesley

E Josué disse ao povo: Não podeis servir ao SENHOR, porque ele é um Deus santo; ele é um Deus ciumento; ele não perdoará suas transgressões nem seus pecados.

Você não pode – Ele não fala de uma impossibilidade absoluta (pois então sua resolução de servir a Deus e sua exortação a eles tinham sido vãs), mas de uma impossibilidade moral ou uma dificuldade muito grande, que ele pretendia não desanimar. do serviço de Deus, mas para torná-los mais atenciosos em se obrigar; e mais decidido em responder às suas obrigações. O significado é que o serviço de Deus não é, como você gosta, uma coisa leve e fácil, mas é uma obra de grande dificuldade e requer muito cuidado, coragem e resolução; e quando considero a infinita pureza de Deus, que ele não será escarnecido ou abusado; e com sua propensão à superstição e idolatria, mesmo durante a vida de Moisés, e em alguns de vocês, enquanto eu vivo, e enquanto as obrigações que Deus lhes impôs nesta terra, são frescas em lembrança; Não posso deixar de temer que, depois do meu falecimento, você considere o serviço de Deus oneroso e, portanto, o rejeite e se revolte com ele, se você não evitar cuidadosamente todas as ocasiões de idolatria.

Um Deus ciumento – No hebraico, Ele é o Deus Divino, o Pai Santo, o Filho Santo, o Espírito Santo. Ele não suportará um parceiro em sua adoração; você não pode servir a ele e ídolos juntos.

Não perdoará – Se você, que é dono de seu povo e servos, voluntariamente violar suas leis, ele não deixará isso impune em você, como em outras nações; portanto considere o que você faz, quando você toma o Senhor por seu Deus; pesar suas vantagens e inconvenientes juntos; pois como se você fosse sincero e fiel no serviço de Deus, terá benefícios admiráveis ??por ele; portanto, se você for falso com suas profissões e abandonar aquele a quem você tão solenemente se manifestou para ser seu Deus, ele irá lidar com você com mais severidade do que com qualquer pessoa no mundo.

Comentário de John Calvin

19. E Josué disse ao povo, etc. Aqui Josué parece agir de maneira absurda ao esmagar o zelo imediato e alerta do povo, sugerindo motivos de alarme. Pois para que fim ele insiste que eles não podem servir ao Senhor, a menos que seja para fazê-los, a partir de um sentimento de sua total impotência, se entregarem ao desespero e, portanto, necessariamente se afastarem do temor de Deus. Era necessário, no entanto, empregar esse modo severo de obtenção, para despertar um povo preguiçoso, tornado mais letárgico pela segurança. E vemos que o expediente não deixou de obter, pelo menos, um sucesso momentâneo. Pois eles não se desanimam nem se tornam mais preguiçosos, mas, superando o obstáculo, respondem intrépidamente que serão constantes no desempenho do dever.

Em suma, Josué não os impede de servir a Deus, mas apenas explica o quão refratários e desobedientes eles são, para que possam aprender a mudar de temperamento. Assim, Moisés, em seu cântico, ( Deuteronômio 32: 0 ), quando ele parece se divorciar de Deus e do povo, nada faz além de picá-lo e aguçá-lo, para que se apressem em mudar para melhor. Josué, de fato, argumenta absolutamente da natureza de Deus; mas o que ele visa especialmente é o comportamento perverso e a obstinação indomável do povo. Ele declara que Jeová é um Deus santo e ciumento. Isso, certamente, não deve, de forma alguma, impedir que os homens o adorem; mas daí resulta que desprezadores impuros, maus e profanos, que não têm religião, provocam sua ira e não podem ter relações sexuais com ele, pois sentirão que ele é implacável. E quando se diz que ele não poupará a iniquidade deles, nenhuma regra geral é estabelecida, mas o discurso é dirigido, como muitas vezes em outros lugares, contra seu temperamento desobediente. Não se refere a falhas em geral, nem a falhas especiais, mas limita-se à grave negação de Deus, como o próximo versículo demonstra. O povo, portanto, responde com mais prontidão (202) que eles servirão ao Senhor.

Comentário de Joseph Benson

Josué 24:19 . Você não pode – Ele não fala de uma impossibilidade absoluta (pois então sua resolução de servir a Deus e sua exortação a eles foram inúteis), mas de uma impossibilidade moral ou de uma dificuldade muito grande, que ele alega não desencorajá-los do serviço de Deus, mas para torná-los mais atenciosos em se obrigar e mais decididos a cumprir suas obrigações. O significado é que o serviço de Deus não é, como você gosta, uma coisa leve e fácil, mas é uma obra de grande dificuldade e requer muito cuidado, coragem e resolução; e quando considero a infinita pureza de Deus, que ele não será escarnecido ou abusado, e com sua propensão à superstição e idolatria, mesmo durante a vida de Moisés, e em alguns de vocês enquanto eu viver, e enquanto as obrigações que Deus que lhe foi imposta nesta terra são frescas em lembrança, não posso deixar de temer que, após minha morte, você considere o serviço de Deus oneroso e, portanto, o rejeite e se revolte com ele, se você não evitar cuidadosamente todas as ocasiões de idolatria. Um Deus ciumento – No hebraico, Ele é o Deus Divino, o Pai Santo, o Filho Santo, o Espírito Santo. Ele não suportará um parceiro em sua adoração; você não pode servir a ele e ídolos juntos. Não perdoará – Se você, que é dono de seu povo e servos, transgredir voluntariamente suas leis, ele não deixará isso impune em você, como em outras nações; portanto, considere o que você faz, quando você toma o Senhor por seu Deus; pesar suas vantagens e inconvenientes juntos; pois, se você for sincero e fiel no serviço de Deus, terá benefícios admiráveis ??por ele; então, se você for falso com suas profissões e abandonar aquele a quem você tão solenemente se manifestou para ser seu Deus, ele lidará com você mais severamente do que com qualquer pessoa no mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

Não podeis servir. As reticências devem ser fornecidas adicionando Josué 24:14 . “A menos que você guarde seus ídolos” . Veja App-6.

piedosos. Veja nota em Êxodo 6: 5 .

DEUS. Hebraico. El. App-4.

pecados. App-44.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Exodo 23:21 – Prestem atenção e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, pois não perdoará as suas transgressões, pois nele está o meu nome.

Exodo 34:7 – que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.

Exodo 34:14 – Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.

Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

Josué 24:23 – Disse Josué: “Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel”.

Rute 1:15 – Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! “

1 Samuel 3:14 – Por isso jurei à família de Eli: ‘Jamais se fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta’ “.

1 Samuel 6:20 – e os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? “

2 Crônicas 36:16 – Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Isaías 5:16 – Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Isaías 30:11 – Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! “

Isaías 30:15 – Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram.

Habacuque 1:13 – Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Lucas 14:25 – Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:

1 Coríntios 10:20 – Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *