Estudo de Isaías 30:15 – Comentado e Explicado

Porque aqui está o que disse o Senhor Deus, o Santo de Israel: É na conversão e na calma que está a vossa salvação; é no repouso e na confiança que reside a vossa força. Porém, sem nada querer ouvir,
Isaías 30:15

Comentário de Albert Barnes

Pois assim diz o Senhor Deus: O propósito deste versículo é dar uma razão para a destruição que deve vir sobre eles. A razão era que Deus havia indicado a eles o caminho da verdade e da segurança, mas eles escolheram não segui-lo e se recusaram a confiar nele.

Ao retornar – Ao retornar a Deus; isto é, se você se converter a ele.

E descanse – isto é, repousando calmamente em Deus para obter assistência, e não buscando a aliança do Egito (veja Êxodo 14:13 ).

Em silêncio – Em um estado de espírito calmo e tranquilo.

Confiança – Ao colocar simples confiança em Deus.

Será sua força – Você estará seguro; seus inimigos não serão capazes de vencer e subjugar você.

Mas não o faria – Quando Jerusalém foi ameaçada por Senaqueribe, Ezequias depositou essa confiança em Deus e repousou calma e firmemente em suas promessas Isaías 36:15 , Isaías 36:18 , Isaías 36:21 ; mas não é improvável que, quando a cidade foi ameaçada pela primeira vez, e Ezequias soube dos preparativos feitos pelos assírios, ele se juntou ao partido em Jerusalém que propôs uma aliança com o Egito, e que isso era conhecido por Senaqueribe Isaías 36: 6. . Provavelmente, no entanto, antes que a invasão realmente começasse, ele havia visto a impropriedade disso, ou porque a ajuda do Egito não podia ser garantida, ou porque Isaías o avisara disso e fora levado a depositar sua confiança inteiramente no Senhor. No entanto, a ofensa havia sido “cometida” por recusar depositar confiança implícita no Senhor e em buscar a ajuda do Egito, e por isso a punição está ameaçada neste capítulo Isaías 30: 16-17 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 30: 15-18 . Pois assim diz o Senhor : A segunda frase contém uma reprovação e denúncia judicial, em que a punição a ser infligida aos desobedientes e mal aconselhados é comparada distintamente com o crime; pois o Todo-Poderoso, maravilhoso em todos os seus aspectos, geralmente envergonha os homens carnais pelas mesmas coisas em que depositam sua confiança. O crime deles aqui novamente é proposto duas vezes; a saber, sua luta pertinente contra o conselho sugerido a eles pelos profetas de Deus e seu desprezo por esse conselho, Isaías 30: 15-16 . Sua conseqüência; primeiro, a decepção de sua esperança e a destruição de suas más consultas, Isaías 30:17 . E então a lentidão de Deus e seu desejo de ser gracioso antes de exercer seus julgamentos, Isaías 30:18 . O significado de todo o período é este: que, se os efraimitas e os judeus, no estado incerto de seus negócios, se absteriam de todo cuidado e se esforçarem para se defender com ajuda estrangeira, e se comprometessem com o cuidado e providência de Deus com uma mente decidida, com fé e esperança, eles deveriam estar seguros e evitar as calamidades que os ameaçavam: que conselho salutar o profeta mostra que eles obstinadamente desprezavam e que desprezariam; que, pelo contrário, estavam determinados a buscar a libertação do jugo dos assírios ou caldeus na ajuda dos egípcios, que eram notáveis ??por seus cavalos velozes e finos , Isaías 30:16, sobre o qual deveriam encontrar o calamidades decretadas por eles; de modo que, tomado pelo pânico, quando chegassem ao ponto, deveriam dar as costas aos inimigos e voar com a rapidez com que pensavam em fazer seus inimigos voar; de modo que pouquíssimos deles devem escapar da destruição comum: – meio de Isaías 30: 16-17 . E embora Deus tivesse decidido não negar sua graça e ajudá-los na aflição, quando reduzido à extremidade extrema, e depois de terem experimentado a vaidade de seus próprios conselhos, ele daria essa misericórdia lentamente, com demora; porque a enormidade de sua ofensa exigia uma severidade de punição agradável às leis da justiça. No entanto, ele não falharia com a esperança daqueles que acreditavam nele; pelo contrário, todos os que esperam por ele devem ser abençoados. A palavra ????? shubah, traduzida como retorno, no versículo 15, é traduzida e, como parece, muito apropriadamente, por Vitringa, conversão ou mudança de conselho. Em vez de sua força, ele lê, sua vitória; e no versículo 18 ele lê a primeira cláusula: E , portanto, o Senhor demorará a ser gracioso, etc. Veja o primeiro versículo do próximo capítulo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 30: 15-17 . Ao retornar – Do seu objetivo atual de enviar para o Egito; ou, como o LXX., o siríaco e o árabe o entendem, ao retornar a Deus; sereis salvos – Preservados do poder de seus inimigos. Em quietude e confiança – Em uma calma e silenciosa submissão à vontade divina, e em uma confiança depositada em sua misericórdia, poder e fidelidade; será sua força – seu apoio sob seus problemas e sua capacidade de suportar seus invasores. Mas vós dissestes: Não; pois fugiremos sobre cavalos; no rápido – Teremos cavalos rápidos do Egito, para que, em caso de perigo, possamos escapar de nossos inimigos. É provável que muitos dos mais ricos pretendam fugir, e talvez tenham realmente fugido para o Egito, tendo enviado seus tesouros para lá antes deles. Portanto fugireis – Seu pecado será sua punição: você fugirá, e fugirá. Mil na repreensão de um – Você ficará tão desanimado e enervado por seus medos, que, em vez de um de vocês perseguir mil, como Deus prometeu que você faria, se fosse obediente, mil de vocês serão perseguidos por um dos seus inimigos. Na repreensão, ou assalto, de cinco – De um número comparativamente pequeno; fareis – Todos vocês, por mais numerosos que sejam; até que você seja deixado, etc. – Até que você geralmente seja destruído, e apenas alguns de vocês foram embora. “O significado de todo o período é que, se os judeus, no estado incerto de seus negócios, se absteriam de todos os esforços para se defender com ajuda estrangeira e se comprometessem com o cuidado e a providência de Deus, com mentes decididas, com fé e esperança, eles devem estar seguros e evitar as calamidades que os ameaçavam. ” Mas isso eles não fariam; eles estavam determinados a buscar a preservação ou libertação do jugo dos assírios na ajuda dos egípcios, e, portanto, é predito que eles devem encontrar as calamidades aqui mencionadas; e “devem ser tomados com tanto medo de pânico que, quando chegarem ao ponto, devem dar as costas aos inimigos e fugir com a rapidez com que pensaram em fazer seus inimigos fugir, de modo que poucos deles deveriam escapar da destruição comum. ”

Comentário de John Calvin

15. Pois assim diz o Senhor. Aqui ele descreve um tipo de desprezo a Deus; pois quando os avisos são dirigidos a hipócritas em termos gerais, geralmente produzem pouco efeito. Além da doutrina geral, portanto, os profetas especificam instâncias particulares, que acomodam especialmente à conduta daqueles com quem têm que fazer, de modo a sempre procurar um objeto definido. Eles podem ter discutido e insistido: “Por que você nos acusa de tanta impiedade, como se rejeitássemos a palavra do Senhor?” Ele, portanto, apresenta essa classe, a fim de atingir suas consciências e reduzir seus sofismas ociosos. “Não era a palavra do Senhor: em esperança e em silêncio será a sua força? por que você não confiou em Deus? por que você levantou uma comoção? ” Assim, o Profeta considera que eles são condenados, de modo que eles não podem se desviar sem a imprudência mais grosseira, ou, se o fizerem, não obterão vantagem.

O Santo de Israel. Ele faz uso dessa denominação, a fim de repreendê-los ainda mais por sua ingratidão, para que eles saibam a grande proteção que teriam encontrado em Deus: pois Deus desejava ser seu protetor e guardião. Quando o abandonaram, sua desconfiança os levou a solicitar a ajuda dos egípcios, que era uma maldade muito grande e intolerável. Este título contém uma queixa amarga, de que eles impediram Deus de entrar, quando ele se aproximou deles.

Em descanso e sossego, você estará seguro. Alguns traduzem ???? ( shubah ) “arrependimento”. Outros o fazem “descansar” (295) e estou mais disposto a adotar essa tradução; pois penso que o Profeta pretendia freqüentemente impressionar as pessoas, que o Senhor exige mais delas do que confiar plenamente nele. A repetição da afirmação também não é supérflua; pois ele expressamente pretendia reunir as palavras “descanso e sossego”, a fim de reprovar o povo com mais nitidez por sua desconfiança e descrença.

Este versículo consiste em duas cláusulas, um comando e uma promessa. Ele ordena que o povo tenha uma disposição quieta, e depois promete que sua salvação será certa. O povo não acredita nessa promessa e, conseqüentemente, não obedece à ordem; pois como eles prestariam obediência a Deus, em quem não acreditam, e em cujas promessas não confiam? Não precisamos nos perguntar, portanto, que eles não desfrutam de paz e repouso; pois estes não podem existir sem fé, e a fé não pode existir sem as promessas, e assim que as promessas foram cumpridas, as almas que estavam inquietas e inquietas são acalmadas. Assim, somente a descrença produz esse desconforto; e, portanto, o Profeta justamente o reprova e mostra que é a fonte de todo o mal.

Embora nossa condição não seja inteiramente a mesma que a dos judeus, Deus nos ordena a esperar por sua assistência com disposições tranquilas, a não murmurar, a ficar perturbado ou perplexo, ou a desconfiar de suas promessas. Essa doutrina deve pertencer igualmente a todos os crentes; pois todo o objetivo dos artifícios de Satanás é afligi-los e expulsá-los de sua condição. Da mesma maneira Moisés já havia se dirigido a eles,

“Você ficará em silêncio, e o Senhor lutará por você.” ( Êxodo 14:14 .)

Não que ele desejasse que eles dormissem ou ficassem ociosos, mas ele os ordenou que tivessem essa paz em seus corações. Se a tivermos, sentiremos que ela nos fornece proteção suficiente; e se não, seremos punidos por nossa leviandade e imprudência.

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel; Ao voltar e descansar, sereis salvos; em sossego e confiança serão vossas forças; e não o fareis.

Ao retornar – A Deus.

TranquilidadeFicar parado e acalmar sua mente.

Confiança – Colocado em mim, e minhas promessas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *