Estudo de Êxodo 34:7 – Comentado e Explicado

que conserva sua graça até mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus filhos, até a terceira e a quarta geração".
Êxodo 34:7

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 34: 7 . E isso de maneira alguma limpará o culpado Não há nada para o culpado no hebraico: e Houbigant observa bem que a partícula conectiva foi colocada antes desta cláusula e nenhuma antes da próxima, visitando a iniqüidade, etc. é claro que essa parte anterior da frase se refere à segunda. O significado exato do hebraico, segundo ele, é qui erit impunis, non impune abibit; tanto quanto dizer: “se eles negligenciarem minhas leis para que seus crimes sejam irrestritos e impunes, não permitirei que eles passem impunes; mas visitarei a iniqüidade dos pais”, etc. O verbo na ? nake significa libertar-se de culpa, obrigação ou punição; e, nesse sentido, o hebraico pode ser literalmente traduzido e quem, libertando-se da culpa, não libertará da culpa; ie de acordo com o idioma hebraico, de modo algum estará livre de culpa; não sofrerá a iniquidade de passar impune. Ou podemos lê-lo, mas ele de maneira alguma ficará claro quando visitar a iniqüidade, etc.

REFLEXÕES. – Agora, Moisés, sob o comando divino, subiu ao encontro de Deus, e condescende em manifestar sua glória e proclama essas perfeições adoráveis, que não são apenas a esperança de Israel, mas de todos os confins da terra. Que possamos considerar seriamente esse caráter glorioso e ser devidamente afetados com a proclamação diante de nós!

O Senhor, o Senhor Deus, o Auto-existente e o Todo-Poderoso, cujo poder é capaz ao máximo de salvar ou destruir; e bom como ele é grande, deliciando-se com o querido atributo da misericórdia. Misericordioso e gracioso: cheio de tais entranhas de compaixão, como os pais da terra nunca souberam; termina livremente dispensando sua graça, sim, fazendo as mais transcendentes exibições dela até as menos dignas. Sofrimento: embora nossas provocações sejam inúmeras e nossos pecados sejam repetidos e agravados, sua paciência não está cansada, nem suas ofertas de perdão são retidas. Abundante em bondade e verdade: como um rio poderoso são as correntes de sua graça, sempre fluindo e transbordando; e em suas promessas, prometendo sua palavra, sim, seu juramento, pelo cumprimento de seus mais extensos compromissos de misericórdia: sim, mantendo a misericórdia por milhares, inesgotável a fonte e infinita a corrente: a grandeza do número que a compartilha, não diminui a plenitude da misericórdia nele; e corre paralelo aos dias da eternidade. Perdoar a iniqüidade, a transgressão e o pecado: para que nunca tenhamos medo de voltar, mesmo depois de nossas quedas mais longas ou mais profundas, já que Ele é o mesmo ontem, hoje e para todos e salva ao máximo. Mas lembre-se, além disso, ele é tão justo quanto misericordioso; como incapaz de limpar o impenitente, como de rejeitar aqueles que voltam para ele; e, portanto, executa vingança contra seus inimigos, visitando a iniqüidade deles sobre os filhos dos filhos. Como então devemos temer, como devemos amar este grande, gracioso e santo Senhor Deus!

Comentário de Adam Clarke

Isso de maneira alguma limpará o culpado – Esta última cláusula é bastante difícil; traduzido literalmente significa, ao limpar ele não limpará. Mas o samaritano, lendo ?? lo , para ele, em vez do negativo ?? lo , não, faz a cláusula assim: Com quem os inocentes serão inocentes; isto é, uma pessoa inocente ou santa nunca deve ser tratada como se fosse um transgressor, por este Deus justo e santo. A versão árabe tem, Ele justifica e não é justificado; e a Septuaginta é quase como nosso texto em inglês, ?a? ?? ?a?a??e? t?? e????? , e ele não purifica os culpados. A cópia alexandrina da Septuaginta, editada pelo Dr. Grabe, tem ?a? t?? e????? ?a?a??sµ??? ?a?a??e? e o culpado que ele não limpará com uma oferta de purificação. O copta é para o mesmo propósito. A Vulgata é uma paráfrase: nullusque apud te per se innocens est “, e nenhuma pessoa é inocente por si mesma diante de ti”. Isso dá um sólido sentido teológico, afirmando uma grande verdade: que ninguém pode fazer expiação por seus próprios pecados ou purificar seu próprio coração; e que todos pecaram e carecem da glória de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

perdoar = afastar-se.

iniquidade = perversidade. Hebraico. avah , App-44.

transgressão = rebelião. Hebr, paxá. App-44.

pecado. Hebraico. chat “a. Veja App-44.

de maneira alguma limpar o culpado . Nem mesmo Cristo, quando nossos pecados lhe foram imputados: portanto, tudo agora nele é “limpo” , figura de linguagem Polyptoton (App-6). Hebraico “limpar não limpará”, ênfase em “de maneira alguma”. até a terceira e a quarta geração. Este refrão se repete no todo ou em parte no Ex. Êxodo 20: 5 . Compare também Números 14:18 . Deuteronômio 5: 9 . Neemias 9:17 . Salmos 103: 8 . Jeremias 9:24 ; Jeremias 30:11 ; Jeremias 46:28 ; Daniel 9: 4 . Naum 1: 3 . A visita espalhou-se em misericórdia, não prolongada em ira.

Referências Cruzadas

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Exodo 23:7 – Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado.

Exodo 23:21 – Prestem atenção e ouçam o que ele diz. Não se rebelem contra ele, pois não perdoará as suas transgressões, pois nele está o meu nome.

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Deuteronômio 5:10 – mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

Josué 24:19 – Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês.

Neemias 1:5 – Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Jó 10:14 – Se eu pecasse, me estarias observando e não deixarias sem punição a minha ofensa.

Salmos 9:16 – O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. Interlúdio. Pausa

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 58:10 – Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:3 – É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,

Salmos 130:4 – Mas contigo está o perdão para que sejas temido.

Salmos 136:10 – Àquele que matou os primogênitos do Egito O seu amor dura para sempre!

Salmos 136:15 – mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre!

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Miquéias 6:11 – Poderia alguém ser puro com balanças desonestas e pesos falsos?

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Naum 1:6 – Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.

Mateus 6:14 – Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mateus 12:31 – Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Mateus 18:32 – “Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.

Lucas 7:42 – Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? “

Lucas 7:48 – Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:7 – “Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados.

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 4:32 – Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *