Estudo de 1 João 1:9 – Comentado e Explicado

Se reconhecemos os nossos pecados, {Deus aí está} fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.
1 João 1:9

Comentário de Albert Barnes


Se confessarmos nossos pecados – o perdão nas Escrituras, sempre supomos que haja confissão e não há promessa de que ela será transmitida, a menos que um reconhecimento completo tenha sido feito. Compare o Salmo 32: 1-11 ;; Lucas 15:18 e seguintes; Lucas 7:41 e segs; Provérbios 28:13 .

Ele é fiel – às suas promessas. Ele fará o que nos garantiu que fará ao lembrá-los.

E apenas para perdoar nossos pecados – A palavra “justo” aqui não pode ser usada em um sentido estrito e adequado, pois o perdão dos pecados nunca é um ato de justiça, mas um ato de misericórdia. Se fosse um ato de justiça, poderia ser exigido ou imposto, e é o mesmo que dizer que não é perdão, pois nesse caso não poderia haver pecado a ser perdoado. Mas a palavra “justo” é freqüentemente usada em um sentido mais amplo, como denotando a posição vertical, eqüitativa, agindo adequadamente nas circunstâncias do caso, etc. Compare as anotações em Mateus 1:19 . Aqui a palavra pode ser usada em um dos seguintes sentidos:

(1) Referindo-se à sua excelência geral de caráter ou à sua disposição de fazer o que é apropriado; isto é, ele é aquele que agirá de todas as maneiras que se tornar Deus; ou,

(2) que ele será justo no sentido de que ele será fiel às suas promessas; ou que, uma vez que prometeu perdoar pecadores, ele será fielmente fiel a esses compromissos; ou talvez,

(3) que ele será justo com seu Filho na aliança da redenção, já que, agora que uma expiação foi feita por ele, e um caminho foi aberto através de seus sofrimentos pelos quais Deus sempre pode perdoar, e com vista e um entendimento de que ele poderia e perdoaria, seria um ato de injustiça para ele se ele não perdoasse aqueles que nele criam.

Visto em ambos os aspectos, podemos ter a garantia mais completa de que Deus está pronto para nos perdoar se exercitarmos verdadeiro arrependimento e fé. Ninguém pode vir a Deus sem encontrá-lo pronto para fazer tudo o que é apropriado que um Deus faça ao perdoar os transgressores; ninguém que, de fato, não receberá perdão se se arrepender, crer e confessar; ninguém que não ache que Deus é justo com seu Filho na aliança da redenção, perdoando e salvando todos os que confiam nos méritos de seu sacrifício.

E para nos purificar de toda injustiça – perdoando tudo o que é passado, tratando-nos como se fôssemos justos e, finalmente, removendo todas as manchas de culpa da alma.

Comentário de E.W. Bullinger

fiel . App-150.

apenas App-191.

para . Grego. hina, como em 1 João 1: 3 . Literalmente para que Ele possa perdoar.

perdoe . App-174.

injustiça . App-128.

Comentário de John Calvin

9 Se confessarmos que Ele novamente promete aos fiéis que Deus lhes será propício, desde que se reconheçam pecadores . É um grande momento para sermos totalmente convencidos de que, quando pecamos, há uma reconciliação com Deus pronta e preparada para nós: caso contrário, sempre levaremos um inferno para dentro de nós. Poucos, de fato, consideram o quão miserável e miserável é uma consciência duvidosa; mas a verdade é que o inferno reina onde não há paz com Deus. Quanto mais, então, nos torna receber com todo o coração essa promessa que oferece perdão gratuito a todos os que confessam seus pecados. Além disso, isso se baseia mesmo na justiça de Deus, porque Deus que promete é verdadeiro e justo. Para aqueles que pensam que ele é chamado apenas , porque ele nos justifica livremente, a razão, como eu penso, com muito refinamento, porque a justiça ou a retidão aqui depende da fidelidade, e ambos estão anexados à promessa. Pois Deus poderia ter sido justo, se ele lidasse conosco com todo o rigor da justiça; mas como ele se vinculou a nós por sua palavra, ele não seria considerado justo, a menos que perdoe. (61)

Mas essa confissão, como é feita a Deus, deve ser sincera; e o coração não pode falar com Deus sem novidade de vida. Em seguida, inclui o verdadeiro arrependimento. Deus, de fato, perdoa livremente, mas de tal maneira que a facilidade da misericórdia não se torne uma tentação para o pecado.

E para nos purificar O verbo, para purificar , parece ser tomado em outro sentido que antes; pois ele havia dito que somos purificados pelo sangue de Cristo, porque através dele os pecados não são imputados; mas agora, tendo falado em perdão, ele também acrescenta, que Deus nos purifica da iniqüidade: de modo que esta segunda cláusula é diferente da anterior. Assim, ele inicia que um fruto duplo nos chega da confissão – que Deus sendo reconciliado pelo sacrifício de Cristo nos perdoa – e que ele nos renova e reforma.

Alguém deveria objetar e dizer que, enquanto peregrinarmos no mundo, nunca seremos limpos de toda injustiça no que diz respeito à nossa reforma: isso é realmente verdade; mas João não se refere ao que Deus agora realiza em nós. Ele é fiel, diz ele, para nos purificar, não hoje ou amanhã; enquanto estivermos cercados de carne, devemos estar em um estado contínuo de progresso; mas o que ele começou uma vez, ele continua fazendo diariamente, até que finalmente o conclua. Assim, Paulo diz que somos escolhidos, para que possamos aparecer sem culpa diante de Deus ( Colossenses 1:22 😉 e em outro lugar, ele diz que a Igreja é purificada, que pode ser sem mancha ou ruga. ( Efésios 5:27 .)

Se, ainda assim, alguém preferir outra explicação, que ele diz a mesma coisa duas vezes, eu não objetarei. (62)

Podemos, ao mesmo tempo, considerar “justos” como referência ao perdão e “fiéis” à limpeza, de acordo com um modo muito comum de declarar as coisas no Antigo e no Novo Testamento, sendo a ordem na segunda cláusula invertida. . Então ” justo ” significa o mesmo que quando Paulo diz: “para que ele seja justo e o justificador daquele que crê em Jesus”, Romanos 3:26 . O perdão é, portanto, um ato de justiça, não para nós, mas para Cristo, que fez expiação pelos pecados. – Ed .

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 9 . Se confessarmos nossos pecados, etc. – “Se, por outro lado, nós, sob um senso humilhante de nossas imperfeições e muitas falhas não permitidas, reconhecemos nossa transgressão ao Senhor, e confessamos com o sacrifício propício de Cristo pelo perdão deles, ele é tão verdadeiro e fiel. a sua promessa ao Redentor, e àqueles que nele crêem ( Isaías 53:11 . Hebreus 8:12 .); e é tão justo pelo mérito de seu Sangue ( Romanos 3:26 .), quanto por sua causa livremente perdoar todos os nossos pecados de omissão e comissão, em pensamento, palavra e ação, e purificar nossas consciências de toda culpa; e nos purificar da contaminação interna de todas as nossas iniqüidades pela santificação do Espírito, que foi comprada por o sangue de seu Filho para purificar nossos corações e vidas, para que possamos estar em constante comunhão com ele neste mundo e desfrutar eternamente de sua presença e glória no mundo vindouro. ”

Comentário de John Wesley

Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Mas se com um coração penitente e crente, confessamos nossos pecados, ele é fiel – porque ele havia prometido essa bênção, pela voz unânime de todos os seus profetas.

Apenas – Certamente então ele irá punir: não; por essa mesma razão, ele perdoará. Isso pode parecer estranho; mas sobre o princípio evangélico de expiação e redenção, é sem dúvida verdade; porque, quando a dívida é paga ou a compra é feita, é parte do patrimônio líquido cancelar o título e consignar sobre a posse adquirida.

Tanto para nos perdoar nossos pecados – Para tirar toda a culpa deles.

E para nos purificar de toda injustiça – Purificar nossas almas de todo tipo e grau.

Referências Cruzadas

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Deuteronômio 7:9 – Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Crônicas 6:37 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

Neemias 1:6 – que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

Neemias 9:2 – Os que eram de ascendência israelita tinham se separado de todos os estrangeiros. Levantaram-se nos seus lugares, confessaram seus pecados e a maldade dos seus antepassados.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Jeremias 33:8 – Eu os purificarei de todo o pecado que cometeram contra mim e perdoarei todos os seus pecados de rebelião contra mim.

Lamentações 3:23 – Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Ezequiel 37:23 – Não se contaminarão mais com seus ídolos e imagens detestáveis nem com nenhuma de suas transgressões, pois eu os salvarei de todas as suas apostasias pecaminosas, e os purificarei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 3:6 – Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Marcos 1:5 – A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Atos dos Apóstolos 19:18 – Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 11:11 – Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *