Estudo de Salmos 32:5 – Comentado e Explicado

Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa. Disse: Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade. E vós perdoastes a pena do meu pecado.
Salmos 32:5

Comentário de Albert Barnes

Eu reconheci meu pecado para ti – Isto é, então eu confessei minha culpa. Eu suportara a terrível pressão o máximo que pude. Eu tentara ocultar e reprimir minha convicção, mas não encontrei alívio. A angústia tornou-se cada vez mais profunda; minha força estava falhando; Fui esmagado pelo fardo intolerável e, quando não aguentava mais, fui e fiz humilde confissão, e encontrei alívio. O verbo usado aqui está no tempo futuro: “Eu reconhecerei meu pecado;” mas, para um entendimento correto, deve-se considerar que se refere ao estado de espírito no momento mencionado no salmo e à resolução que o salmista formou. As palavras “eu disse” devem ser entendidas aqui. Isso ele expressa em uma parte subsequente do versículo, referindo-se sem dúvida ao mesmo tempo. “Eu disse”, ou formei uma resolução para esse efeito. A ideia é que ele não encontre alívio de nenhuma outra maneira. Ele não podia banir esses pensamentos sérios e problemáticos de sua mente; seus dias e noites eram passados ??em angústia. Ele resolveu ir a Deus e confessar seu pecado, e ver que alívio poderia ser encontrado por esse reconhecimento de culpa.

E a minha iniquidade não escondi – isto é, não tentei escondê-la. Fiz uma confissão franca e completa. Afirmei tudo, sem qualquer tentativa de escondê-lo; pedir desculpas por isso; para defendê-lo. antes, ele tentara ocultá-lo, e o estava esmagando na terra. Ele agora resolveu confessar tudo e encontrou alívio.

Eu disse – eu formei a resolução.

Confessarei minhas transgressões ao Senhor – não tentarei mais escondê-las ou reprimir as convicções de culpa. Buscarei o único alívio adequado confessando meus pecados e obtendo perdão. Esta resolução foi substancialmente a mesma que a do filho pródigo: “Levantarei-me e irei a meu pai e direi a ele: Pai, pequei”, Lucas 15:18 .

E perdoaste a iniqüidade do meu pecado – Ele descobriu que Deus estava disposto a perdoar; assim que confessou, obteve a evidência do perdão. “Toda a culpa”, ou a “iniqüidade” de seu pecado, foi imediatamente perdoada; e, como conseqüência, ele encontrou a paz. De que maneira ele tinha evidência de que seu pecado foi perdoado, ele não declara. Pode ter sido no caso dele por revelação direta, mas é mais provável que ele tenha obtido essa evidência da mesma maneira que os pecadores agora, pela paz e alegria internas que se seguem a um ato de confissão penitente. Em relação a isso, podemos observar:

(a) O próprio ato de confessar tende a aliviar a mente; e, de fato, o alívio nunca pode ser encontrado quando a confissão não é feita.

(b) Temos a certeza de que, quando a confissão for feita de maneira adequada, Deus perdoará. Veja as notas em 1 João 1: 9 .

(c) Quando essa confissão é feita, a paz flui para a alma; Deus se mostrará misericordioso e gracioso. A paz que se segue de uma verdadeira confissão de culpa diante de Deus prova que Deus “ouviu” a oração do penitente e teve misericórdia de perdoar suas ofensas.

Assim, sem qualquer milagre ou revelação direta, podemos obter evidências de que nossos pecados foram lavados, o que dará conforto à alma.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu reconheci = eu [decidi que reconheceria].

não me escondi = não me escondi.

transgressões. Refere-se a 2 Samuel 12:13 (941 aC). Alguns códigos, com Septuaginta e Vulgata, o leem em singular.

Tu perdoas. O perdão divino segue imediatamente a verdadeira confissão a Ele. Compare 2 Samuel 12:13 . Gênesis 44:16 , Gênesis 44:17 . Jó 42: 5 , Jó 42: 6 . Isaías 6: 5-7 . Daniel 10: 10-12 . Lucas 5: 8-10 .

Selah. Conectando esse perdão divino com oração e adoração, que só pode ser aceito daqueles que têm essa experiência. Compare os Salmos 32: 4 e Salmos 32: 7 ; e veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Eu reconheci meu pecado – Quando essa confissão foi feita completa e sinceramente, e eu deixei de cobrir e atenuar minha ofensa, então perdoaste a iniqüidade do meu pecado. Senti a dureza do coração: senti a profunda angústia da alma; Eu senti poder de confessar e abominar meu pecado; Eu senti confiança na misericórdia do Senhor; e senti o perdão da iniqüidade do meu pecado.

Selah – Isso tudo é verdade; Eu sei isso; Eu senti; Eu sinto.

Comentário de John Calvin

5. Eu reconheço meu pecado para ti. O profeta agora descreve a questão de sua miséria, a fim de mostrar toda a maneira pronta de obter a felicidade da qual ele menciona. Quando seu sentimento de ira divina o irritou e o atormentou, seu único alívio foi sem fingir condenar-se diante de Deus e humildemente fugir com ele para implorar seu perdão. Ele não diz, no entanto, que seus pecados vieram apenas para sua lembrança, pois também os pecados de Caim e Judas, embora sem proveito; porque, quando as consciências dos ímpios estão perturbadas com seus pecados, elas deixam de não se atormentar e se irritar com Deus: sim, embora ele as force a querer ir a sua barra, elas ainda desejam ansiosamente se esconder. Mas aqui é descrito um método muito diferente de reconhecer o pecado; a saber, quando o pecador se entrega voluntariamente a Deus, construindo sua esperança de salvação não na teimosia ou na hipocrisia, mas na súplica pelo perdão. Essa confissão voluntária é sempre conjunta com fé; pois, caso contrário, o pecador buscará continuamente lugares ocultos onde possa se esconder de Deus. As palavras de Davi mostram claramente que ele entrou sem fingimento e cordialmente na presença de Deus, para que ele não escondesse nada. Quando ele nos diz que reconheceu seu pecado e não o ocultou, a última cláusula é adicionada, de acordo com o idioma hebraico, por uma questão de amplificação. Não há dúvida, portanto, que Davi, quando apareceu diante de Deus, derramou todo o seu coração. Hipócritas, sabemos, que eles podem atenuar suas más ações, disfarçar ou deturpá-las; em resumo, eles nunca fazem uma confissão honesta deles, com uma boca ingênua e aberta. Mas Davi nega que ele era responsável por essa baixeza. Sem nenhuma dissimulação, ele fez saber a Deus o que o entristecia; e isso ele confirma pelas palavras, eu disse. Enquanto os ímpios são arrastados à força, assim como um juiz compele os infratores a serem julgados, ele nos garante que veio deliberadamente e com todo o propósito de mente; para o termo, disse, apenas significa que ele deliberou consigo mesmo. Portanto, ele prometeu e garantiu perdão pela misericórdia de Deus, para que o terror não o impedisse de fazer uma confissão livre e ingênua de seus pecados.

A frase, sobre mim ou contra mim, sugere que Davi afastou dele todas as desculpas e pretensões pelas quais os homens estão acostumados a desabafar a si mesmos, a transferir sua culpa ou a localizar outras pessoas. Davi, portanto, decidiu submeter-se inteiramente ao julgamento de Deus e dar a conhecer sua própria culpa, que por ser autocondenada, poderia, como suplicante, obter perdão.

E perdoaste a culpa do meu pecado. Esta cláusula é posta em oposição às agitações graves e terríveis pelas quais ele diz que foi assediado antes de abordar pela fé a graça de Deus. Mas as palavras também ensinam que, sempre que o pecador se apresentar no trono da misericórdia, com confissão ingênua, ele encontrará reconciliação com Deus que o espera. Em outras palavras, o salmista significa que Deus não estava apenas disposto a perdoá-lo, mas que seu exemplo proporcionou uma lição geral de que aqueles que estão em perigo não devem duvidar do favor de Deus para com eles, assim que se dirigirem a ele com sincera sinceridade. e mente disposta. Se alguém inferir disso, que arrependimento e confissão são a causa da obtenção de graça, a resposta é fácil; a saber, que Davi não está falando aqui da causa, mas da maneira pela qual o pecador se reconcilia com Deus. A confissão, sem dúvida, intervém, mas devemos ir além disso e considerar que é a fé que, ao abrir nossos corações e línguas, realmente obtém nosso perdão. Não se admite que tudo o que esteja necessariamente relacionado ao perdão deva ser considerado entre suas causas. Ou, falando de maneira mais simples, Davi obteve perdão por sua confissão, não porque o mereceu pelo mero ato de confessar, mas porque, sob a orientação da fé, humildemente o implorou por seu juiz. Além disso, como o mesmo método de confissão deveria estar em uso entre nós hoje em dia, anteriormente empregado pelos pais sob a lei, isso refuta suficientemente o decreto tirânico do papa, pelo qual ele nos afasta de Deus, e envia-nos a seus sacerdotes para obter perdão.

Comentário de John Wesley

Eu te reconheci o meu pecado, e não escondi a minha iniqüidade. Eu disse: Confessarei minhas transgressões ao SENHOR; e perdoaste a iniqüidade do meu pecado. / * Selah * /.

A iniqüidade – A culpa do meu pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *