Estudo de Levítico 26:40 – Comentado e Explicado

Eles confessarão, então, as suas iniqüidades e as de seus pais, as transgressões cometidas contra mim, porque me resistiram;
Levítico 26:40

Comentário de Albert Barnes

transgressão – A palavra hebraica significa um dano infligido aos direitos de uma pessoa, distinto de um pecado ou iniqüidade considerado um ultraje à lei divina. Todo ato errado é, obviamente, um pecado e uma transgressão contra Deus. Nesse lugar, o Senhor toma a violação da aliança como uma transgressão pessoal.

Comentário de John Wesley

Se eles confessarem a sua iniqüidade e a iniqüidade de seus pais, com a transgressão que transgrediram contra mim, e que também andaram contra mim;

Se eles confessarem sua iniqüidade e a iniqüidade de seus pais, com a transgressão que transgrediram contra mim – isto é, com a prevaricação comigo e a deserção de mim para a idolatria, que por eminência ele chama transgressão: e que eles também andaram contra mim, Levítico 26:41 , e que eu também andei contra eles, e os trouxe para a terra de seus inimigos – Ou seja, que eles não entraram nessas calamidades por acaso, nem pelo infortúnio da guerra, mas pelo meu justo julgamento sobre eles. E se seus corações incircuncisos, isto é, impuros, carnais, profanos e impenitentes, forem humilhados, isto é, subjugados, purgados, reformados: se a essa confissão acrescentarem sincera humilhação e reforma, farei o que segue.

Comentário de John Calvin

40. Se eles confessarem sua iniqüidade . Embora Moisés tenha discursado sobre punições muito severas e cruéis, ele ainda declara que, mesmo em meio a essa terrível severidade, Deus deve ser apaziguado se apenas o povo se arrepender, apesar de poderem ter se despojado de toda a esperança de perdão. pecados prolongados. Pois ele não se dirige aos pecadores em geral, mas aqueles que, por sua obstinação e impetuosidade brutal, se aproximaram cada vez mais da vingança de Deus; e mesmo estes ele encoraja a ter uma boa esperança, se eles forem convertidos de seus corações. Portanto, tenhamos certeza de que a misericórdia de Deus é oferecida aos piores homens, que foram mergulhados por sua culpa nas profundezas do desespero, como se chegassem até o próprio inferno. Daí, também, segue-se que todos os castigos são como esporões para despertar o inerte e hesitar no arrependimento, enquanto as pragas mais severas pretendem quebrar seu coração duro. No entanto, ao mesmo tempo, deve-se observar que esse favor é concedido por privilégio especial à Igreja de Deus; pois Moisés logo depois designa expressamente sua causa, ie . , que Deus se lembrará de Sua aliança. De onde é claro que Deus, em relação à Sua adoção gratuita, será misericordioso com os indignos a quem Ele elegeu; e de onde também acontece que, desde que não fechemos a porta da esperança contra nós mesmos, Deus ainda se apresentará voluntariamente para nos reconciliar consigo mesmo, se nos apegarmos à aliança da qual caímos por nós mesmos. culpa, como marinheiros naufragados agarrando uma prancha para levá-los a salvo no porto. Mas será bom para nós examinar seriamente os frutos do arrependimento que Moisés aqui enumera. Em primeiro lugar, existe a confissão, não como é exigido pelo papado, que homens miseráveis ??devem se desferir aos ouvidos de um sacerdote ( sacrifici ) como se repugnassem secretamente seus pecados, mas pelo qual se reconhecem culpados diante de Deus. Essa confissão contrasta tanto com as queixas barulhentas quanto com os subterfúgios e evasões dos iníquos. Um exemplo memorável disso ocorre no caso de Davi, que, quando oprimido pela repreensão do profeta Natã, confessa engenhosamente que pecou contra Deus. ( 2 Samuel 12:13 .) Pela palavra “pais” Ele magnifica a grandeza de seus pecados, porque por um longo período de tempo eles não deixaram de acrescentar pecado ao pecado, como se os pais tivessem conspirado com seus filhos, e os filhos com seus próprios descendentes; e, como Deus é um vingador justo até a terceira e quarta geração, não é sem razão que a posteridade é ordenada humildemente a orar para que Deus perdoe a culpa contraída há muito tempo. Por isso, também é claramente visto quão pouco a imitação de seus pais servirá para atenuar as falhas dos filhos, uma vez que percebemos que isso os torna menos desculpáveis, até agora Deus está admitindo esse argumento tolo. Acrescenta-se ainda que sua confissão deve corresponder à grandeza de suas transgressões, e que não deve ser insignificante e superficial; pois embora os hipócritas, quando condenados, não negam que pecaram, ainda confessando que extenuam sua culpa, como se fossem culpados apenas de crimes veniais. Deus, portanto, teria em consideração as circunstâncias de seus pecados, e isso também Ele prescreve em relação à sua obstinação, para que eles não fingissem que seus castigos não eram merecidamente redobrados, porque haviam caminhado (233) em aventuras com Deus.

Finalmente, a fim de provar a realidade de sua conversão, toda dissimulação é excluída pela humilhação de seus corações ; pois é como se Deus rejeitasse suas orações, até que com humildade sincera e sentida no coração, eles deveriam pedir perdão. Essa humilhação é contrastada com segurança, bem como com contumacia e orgulho; e também é comparado com a circuncisão, onde o coração é chamado de incircunciso antes de ser subjugado e reduzido à obediência. Pois, embora a circuncisão fosse uma marca de distinção entre o povo de Deus e as nações pagãs, ela deve também ter sido um sinal de regeneração. (234) Mas, uma vez que os judeus negligenciaram a verdade, e tolamente e indevidamente glorificaram apenas o símbolo externo, Moisés, reprovando a incircuncisão de seus corações, refuta esse júbilo vazio. Assim, como Paulo testifica, a menos que a lei seja obedecida, a circuncisão literal é inútil e transformada em incircuncisão. ( Romanos 2:25 .) Então, Moisés acusa os israelitas de infidelidade, porque eles professam ser o povo santo de Deus, enquanto apreciam a imundície e a impureza em seus corações. Os Profetas também freqüentemente os repreendem por serem incircuncisos no coração ou nos ouvidos; e nisso Stephen os seguiu. ( Jeremias 6:10 ; Ezequiel 44: 7 ; Atos 7:51 .)

Outros suscitam um significado muito diferente das palavras (235) que traduzimos: ” expiem ( propitentes ) a sua iniqüidade”. O substantivo usado é ??? , gnevon , que significa iniquidade e punição; e o verbo ??? , ratzah , que deve expiar, estimar agradecido ou apaziguar. Alguns, portanto, explicam que devem suportar pacientemente o castigo ou considerá-lo agradável; mas me parece que Moisés conecta com arrependimento o desejo de apaziguar a Deus, sem o qual os homens nunca ficam realmente insatisfeitos consigo mesmos, ou renunciam a seus pecados; e sua alusão é aos sacrifícios e abluções legais, pelos quais eles se reconciliaram com Deus. A soma é que, quando eles se empenharem seriamente em retornar ao favor de Deus, Ele será propiciado a eles por causa de Sua aliança.

Comentário de E.W. Bullinger

Se eles confessarem. Esta é a condição permanente para a benção e restauração nacionais.

transgressão. . . ultrapassado. Hebraico. maal. App-44.

Referências Cruzadas

Levítico 26:21 – “Se continuarem se opondo a mim e recusarem ouvir-me, eu os castigarei sete vezes mais, conforme os seus pecados.

Levítico 26:24 – eu mesmo me oporei a vocês e os castigarei sete vezes mais por causa dos seus pecados.

Levítico 26:27 – “Se apesar disso tudo vocês ainda não me ouvirem, mas continuarem a opor-se a mim,

Números 5:7 – Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

Deuteronômio 30:1 – Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

Josué 7:19 – Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

1 Reis 8:33 – “Quando Israel, o teu povo, for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e voltar-se para ti e invocar o teu nome, orando e suplicando a ti neste templo,

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

Neemias 9:2 – Os que eram de ascendência israelita tinham se separado de todos os estrangeiros. Levantaram-se nos seus lugares, confessaram seus pecados e a maldade dos seus antepassados.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *