Estudo de Josue 7:19 – Comentado e Explicado

Josué disse-lhe: Meu filho, dá glória e homenagem ao Senhor, Deus de Israel; confessa-me o que fizeste, sem nada ocultar.
Josue 7:19

Comentário de Albert Barnes

Dê glória ao Senhor – Uma forma de correção solene pela qual a pessoa abordada foi chamada diante de Deus para declarar a verdade. A frase assume que a glória de Deus é sempre promovida pela manifestação da verdade (compare as referências marginais).

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. E Josué disse a Acã: Meu filho, etc. – Compaixão e clemência são a porção de grandes almas. Assim que o criminoso foi conhecido e levado a Josué, esse líder misericordioso e generoso o exortou, diante de todas as coisas, e com toda a moderação que um juiz julga, cujos decretos a paixão e a malícia nunca deveriam ditar, para dar glória a Deus; isto é, usar a expressão da Crônica Samaritana, elevar os olhos para o Rei do céu e da terra; e confessar que nada lhe está oculto e que ele conhece os segredos mais profundos. Dar glória a Deus e confessar a própria culpa era a mesma coisa; pois Acã não podia confessá-lo sem prestar homenagem à onisciência, ao poder e à justiça do Senhor.

Comentário de Adam Clarke

God – The person being now detected, Joshua wishes him to acknowledge the omniscience of God, and confess his crime. Meu filho , dê glória ao Senhor Deus . A pessoa que está sendo detectada agora, Josué deseja que ele reconheça a onisciência de Deus e confesse seu crime. E, sem dúvida, isso foi planejado, não apenas para a edificação do povo, e uma reivindicação do justo julgamento de Deus, mas em referência à sua própria salvação; pois agora que sua vida havia sido perdida pela lei, havia a maior necessidade de humilhação diante de Deus para que sua alma fosse salva. Dar glória a Deus significa o mesmo que: fazer uma confissão completa como na presença de Deus e não disfarçar parte da verdade. Dessa maneira e nessas mesmas palavras, os judeus ajustaram o homem que nasceu cego que ele realmente diria quem o curara; pois eles fingiram acreditar que Cristo era tão pecador que Deus não operaria um milagre por ele. João 9:24 .

Comentário de John Wesley

E Josué disse a Acã: Meu filho, rogo-te, glorifica-te ao Senhor Deus de Israel, e faz-lhe confissão; e diga-me agora o que você fez; não esconda isso de mim.

Meu filho – Então ele o chama, para mostrar, que essa severa inquisição e sentença não provinham de ódio a sua pessoa, que ele amava como pai e que seu filho, e como príncipe, deveria fazer cada um de seus súditos.

O Senhor Deus de Israel – Como você o desonrou altamente, agora leve a culpa para si mesmo e atribua a Deus a glória de sua onisciência em conhecer o seu pecado, de sua justiça em puni-lo em ti e em outros por sua causa; de sua onipotência, que foi obstruída por ti; e da sua bondade e fidelidade ao seu povo, que foi ofuscado pela tua maldade; tudo o que será agora evidente pelo teu pecado confessado e punido.

Comentário de John Calvin

19. E Josué disse a Acã, etc. Embora apenas por sorteio, que parece cair por acaso, Acã é completamente pego; todavia, como Deus declarou que indicará a parte culpada, como se com o dedo, Josué interroga sem ter nenhuma dúvida e, quando a descoberta é feita, insta Acã a confessá-la. É provável, de fato, que essa fosse a forma usual de adjuração, como lemos no Evangelho de João ( João 9:24 ), que os escribas e sacerdotes usaram as mesmas palavras para ajustar o cego cuja visão nosso Salvador havia restaurado, para resposta sobre o milagre. Mas havia uma razão especial pela qual Josué exortou Acã a dar a glória a Deus, porque negando ou equivocando ele poderia ter prejudicado o crédito da decisão. O assunto já havia sido determinado por sorteio. Josué, portanto, simplesmente ordena que ele assine a sentença divina, e não agrave o crime com negações vãs.

Ele o chama de filho, nem ironicamente nem hipocritamente, mas declara verdadeira e sinceramente que ele se sentiu como um pai em relação a ele, a quem ele já havia condenado à morte. Por esse exemplo, os juízes são ensinados que, embora punam crimes, devem moderar sua severidade para não deixar de lado os sentimentos da humanidade e, por outro lado, que devem ser misericordiosos sem serem imprudentes e negligentes; que, em suma, eles deveriam ser como pais daqueles que condenam, sem substituir a brandura indevida pela severidade da justiça. Muitos, com uma bondade bajuladora, desprendem os criminosos desprezíveis, fingindo que pretendem perdoá-los e, depois que uma confissão é extraída, repentinamente os entregam ao carrasco, enquanto se lisonjeavam com a esperança de impunidade. Mas Josué, satisfeito por ter citado o criminoso perante o tribunal de Deus, não o lisonjeia com uma vã esperança de perdão e, portanto, tem mais liberdade para pronunciar a sentença que Deus ditou.

Referências Cruzadas

Números 5:6 – “Diga aos israelitas: Quando um homem ou uma mulher prejudicar outra pessoa e, portanto, ofender ao Senhor, será culpado.

1 Samuel 6:5 – Façam imagens dos tumores e dos ratos que estão assolando o país e dêem glória ao deus de Israel. Talvez ele alivie a sua mão de sobre vocês, seus deuses e sua terra.

1 Samuel 14:43 – Então Saul disse a Jônatas: “Diga-me o que você fez”. E Jônatas lhe contou: “Eu provei um pouco de mel com a ponta de minha vara. Estou pronto para morrer”.

2 Crônicas 30:22 – Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os levitas, que mostraram boa disposição para com o serviço do Senhor. Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apresentaram sacrifícios de comunhão e louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Esdras 10:10 – Então o sacerdote Esdras levantou-se e disse-lhes: “Vocês têm sido infiéis! Vocês se casaram com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 51:3 – Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 13:12 – Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir.

Jeremias 3:12 – Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ” ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre.

Jeremias 13:16 – Dêem glória ao Senhor, ao seu Deus, antes que ele traga trevas, antes que os pés de vocês tropecem nas colinas ao escurecer. Vocês esperam a luz, mas ele fará dela uma escuridão profunda sim, ele a transformará em densas trevas.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Jonas 1:8 – Por isso lhe perguntaram: “Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? “

Lucas 17:18 – Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? “

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tito 2:2 – Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.

Tiago 1:20 – pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Apocalipse 16:9 – Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *